Autor Tópico: [DIY] Troca da bomba d'água elétrica - E87/E90  (Lida 1301 vezes)

Vanessa Elisa

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[DIY] Troca da bomba d'água elétrica - E87/E90
« Online: Junho 05, 2018, 07:54:13 pm »
Pessoal, há tempos queria postar aqui com vocês, um DIY que acho que pode ser útil.

Lá no tópico do Wiesel, conto que uma das primeiras manutenções que fiz, lá em 2013, foi a troca da bomba d'água. Nos E87/E90 - e acredito que todos os BMWs atuais - ela é elétrica. O mecânico da minha cidade logo disse que nunca havia trocado uma bomba elétrica, mas se eu explicasse como fazer, ele faria. Ok, fui atrás de DIY na internet e traduzi do inglês o texto abaixo, que talvez possa ser útil para mais alguém. Perdoem se tiver algum errinho de tradução, se encontrarem comentem para corrigir. O original está aqui: http://www.e90post.com/forums/attachment.php?attachmentid=1171787&d=1426160435

O cara que escreveu, disse que tentou fazer um texto suficientemente detalhado para não ser necessário usar fotos. Como o mecânico conseguiu trocar e a bomba funciona até hoje, quase 5 anos depois, acho que deu certo... Vamos lá:

Instruções gerais:

   Para fins de orientação, o lado direito do motor é o lado do passageiro, e o esquerdo é o lado do motorista.
   Cuidado ao manusear parafusos e braçadeiras de plástico e alumínio, não utilize torque excessivo para não danificá-los.
   O termostato e bomba são elétricos, ambos estão em frente ao motor no lado direito, juntos um do outro, logo acima do setor da direção hidráulica.
   Zerar os erros no scanner antes de trocar a bomba d’água.

Ferramentas necessárias:
Conjunto de soquetes E-torx
Barras de extensão
Torquímetro
Palito

Procedimento básico:

Remover as proteções embaixo do motor
rertirar as mangueiras do fluido de direção hidráulica do caminho
Drenar o fluido de arrefecimento
Retirar o ventoinha do radiador
Remover o termostato
Remover a bomba d’água
Trocar o termostato
trocar a bomba d’água
repor o fluido de arrefecimento
“sangrar” o ar fora do sistema usando a bomba d’água
completar o fuido de arrefecimento
reinstalar as proteções do motor

Passo a passo:

1) Abra o capô e tire a tampa do reservatório do fuido de arrefecimento.
2) Abra o parafuso de sangrar o fluido do reservatório (é o parafuso com cabeça phillips ao lado de onde a mangueira de retorno do reservatório)
3) Levante o carro para poder acessá-lo por baixo. Levante-o de forma que fique alinhado. 
4) Remova a cobertura de plástico embaixo do compartimento do motor. Ela está presa no lugar por aproximadamente 16 parafusos de 8mm de cabeça.
5) Remova a proteção de plástico embaixo do radiador. Está presa por 2 parafusos de 8mm. Depois há duas presilhas a prendendo à barra transversal. Puxe-as para baixo, e a cobertura vai deslizar para trás. Há dois apoios de alumínio que saem junto, anote como eles são instalados para montá-los novamente depois.
6) Solte a mangueira de arrefecimento da direção hidráulica e remova-a do caminho. A mangueira é duas mangueiras paralelas que se enrolam (com um tubo de metal em forma de ferradura com uma borracha isolante) que corre próximo e está presa no setor da direção. Está presa em dois lugares, mas só é preciso soltar o lado direito. Solte-a removendo o parafuso da flange do setor da direção.  Afaste as mangueiras do caminho amarrando-as com uma borracha ou barbante.
7) Coloque uma bacia embaixo do lado esquerdo do radiador e abra o parafuso de plástico azul do dreno no lado esquero do radiador. Remova apenas o parafuso azul - ele se prende a uma porca branca, não remova a porca! Alguns carros possuem dois drenos. Use o que tiver acesso mais fácil.
8) Deixe escorrer o fluido, leva 10 minutos ou um pouco mais. Apertando a mangueira do do lado direito do radiador é possível remover um pouco mais de fluido. Tente manter todo o motor limpo, sem respingos de fluido, vai ajudar a detectar possíveis vazamentos depois.

Remova a ventoinha do radiador:
(se não me engano, meu mecânico disse que não foi necessário remover... não lembro mais com certeza)
A hélice sai inteira. Está presa com um parafuso torx comum e uma presilha no lado esquerdo. Está apoiada em bases de plático embaixo do radiador.

Para removê-la:
Remova o parafuso torx cinza no canto superior direito do gabinete da ventoinha.
Remova o conector do sensor de temperatura na mangueira na parte de baixo do radiador. Empurre a presilha de arame e puxe o conector para trás.
Remova o conector elétrico do motor da ventoinha; está do lado esquerdo da unidade ao lado do motor da hélice.
Mova o pequeno tubo que é parte da mangueira de overflow do fluido de arrefecimento; ele encaixa no radiador.
Mova a fiação elétrica do caminho. Ela está montada ao lado da tubulação de água.
Procure a lingüeta no lado esquerdo do gabinete (aproximadamente na metade da altura). Aperte ela e puxe para cima a unidade da ventoinha inteira.
Mova a ventoinha para trás e para a direita para ter acesso à mangueira inferior do radiador, então retire toda a unidade para cima e para fora.

Retirar bomba e termostato:

Termostato (retirar primeiro):

Há quatro mangueiras presas ao termostato. As duas maiores estão na frente e atrás da peça; a dianteira é a mangueira de baixo do radiador, e a dianteira é a mangueira em forma de U que conecta o termostato à bomba d’água. As outras duas são mangueiras menores. Elas estão presas usando dois tipos diferentes de braçadeiras: a) braçadeiras plásticas com um clip de metal e b) braçadeiras de metal comuns.

9) Encontre o conector de 2 fios do termostato e remova-o. Puxe a pequena aba do plug para cima, e puxe o plug para trás. Usar um palito pode facilitar o processo.
10) Coloque uma bacia abaixo da bomba d’água para recolher o fluido que vai escorrer.
11) Remova a mangueira em forma de U que liga o termostato à bomba d’água primeiro e deixe escorrer o fluido.
12) Desconecte a mangueira do radiador do termostato (na frente). Para soltar, puxe o clipe de metal da braçadeira para cima, até ele escorregar para a posição de aberto. Então vá removendo a mangueira puxando-a de um lado para o outro. Atenção: ela não gira, tem guias nas posições de 12 e 6 horas, então para retirá-la é necessário puxar de um lado para o outro até ela se soltar do o-ring do termostato.
13) Remova as duas mangueiras menores, uma delas usa uma braçadeira de metal, e a outra de plástico.
14) Remova os dois parafusos de fixação que prendem o termostato à bomba d’água. Os parafusos estão localizados acima da tubulação de água. Você vai precisar de uma extensão para alcançá-los. Eles tem 10mm de cabeça.
15) Remova o termostato do carro girando-o e puxando-o em direção à traseira do carro e para baixo, entre o motor e a barra transversal (por isso as mangueiras da direção hidráulica devem ser afastadas antes).


Remover a bomba d’água:
A bomba d’água vem em uma embalagem anti-estática por ter componentes eletrônicos, portanto,  não toque os pinos do conector para não danificá-los.

A bomba fica posicionada de forma que o lado do impeller está voltado para a traseira do carro. Ela está presa por três parafusos de alumínio que se fixam no bloco do motor. Eles tem cabeça azul, o que significa que só devem ser usados uma vez. Os parafusos de reposição não tem a cabeça azul, mas também são de uso único. São parafusos e-torx E-10. Dois parafusos estão na parte de baixo, facilmente visíveis depois de removido o termostato. O terceiro está na parte superior dianteira e é difícil de ser visto. Você vai precisar de uma barra de extensão de 6 polegadas para conseguir movê-lo. Preste atenção na posição da bomba instalada no motor, e compare-a à bomba nova, para encontrar mais facilmente a posição dos parafusos. Deixe a bomba na proteção anti-estática até o momento de instalá-la.

16) Encontre o conector elétrico de quatro fios da bomba. Aperte-o e puxe-o para trás. Preste atenção como a fiação está enrolada embaixo da bomba e está presa a um grampo na bomba, para depois deixá-la da mesma forma na nova bomba. 
17) Remova a última mangueira d’água, que está presa por uma braçadeira comum.
18) Remova os três parafusos. 
19) Puxe a bomba para a frente em direção ao radiador. Gire-a 90 graus, de forma que o orifício da mangueira central fique voltada para a lateral do carro. Mova-a próxima do radiador até o ponto que seja possível retirá-la por baixo do carro.

Instalação da nova bomba e termostato:

20) A nova bomba deve ser instalada primeiro. Coloque-a no lugar da forma oposta que a antiga foi retirada.
21) Instale os dois parafusos de baixo, mas deixe-os soltos ainda.
22) Instale o parafuso de cima..
23) Aperte os três parafusos. O torque certo é de 81 INCH-pounds, equivalente a aproximadamene 7 foot-pounds. É complicado usar um torquímetro devido ao pouco espaço, então o jeito mais simples é ir girando suavemente os parafusos, e depois de chegar ao fim, girar mais 90 graus. Como são parafusos de alumínio, não use torque demais, ou eles irão se partir.
24) Instale a mangueira do lado, mas não coloque a mangueira em forma de U ainda.
25) Instale o termostato da forma contrária que ele foi removido.
26) Fixe o termostato com os dois parafusos. Eles são de aço.
27) Instale as quatro mangueiras do termostato. As braçadeiras da BMW precisam ser apertadas com força. Você precisa alinhar as guias e empurrar o conector até ele encaixar no lugar. Aperte o clipe de metal para baixo e certifique-se de que a mangueira entrou até o final no encaixe. Puxe-a para ter certeza de que ela está presa no termostato e não irá escapar. 
28) Instale a mangueira em forma de U que liga termostato e bomba.
29) Reconecte o conector elétrico do termostato.
30) Reconecte o concertor elétrico da bomba. Transfira o grampo da fiação para a nova bomba (use uma chave de fenda comum). Certifique-se de que há uma folga na fiação e que ela não está tocando em nenhum dos parafusos das braçadeiras.
31) Re-instale a mangueira da direção hidráulica na sua base.

Preencher o fluido de arrefecimento:

32) Reinstale o parafuso do dreno do radiator.
33) Deixe aberto o parafuso de sangrar o fluido.
34) Preencha lentamente o sistema com a água destilada e aditivo previamente misturados, até que o orifício de sangrar esteja derramando fluido sem bolhas (limpe o fluido que for saindo dali com uma toalha). Feche este orifício.
35) Feche a tampa do reservatório.

Retirar o ar que ficou  preso no sistema:

36) Coloque a chave no painel e aperte o botão start, sem pisar na embreagem (não ligar o motor)
37) Ligue o ar quente na temperatura mais alta, e a ventilação baixa.
38) Pise no acelerador por 10 segundos e solte. Isso ativa a bomba d’água, e ela vai girar por 12 minutos - marque o tempo, leva 12 minutos, nem mais nem menos - para bombear o ar preso no sistema (o barulho parece uma mini máquina de lavar). Não abra a tampa do reservatório durante o processo. (O tutorial sugere ligar outra bateria para a bateria do carro não morrer, não é necessário, se ela estiver bem carregada - dê umas voltas antes de levar na oficina).
39) Quando a bomba parar, abra a tampa do reservatório e adicione fluido até a medida indicada - tem uma ilustraçãoque mostra até onde encher. Feche a tampa e procure por vazamentos no sistema (nas mangueiras que foram retiradas antes).
40) Reinstale as proteções do radiador e motor.
Hapiness is not around the corner. Hapiness is the corner.