Autor Tópico: E39 528i Vs. E36 328i  (Lida 2970 vezes)

Dudu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 11
E39 528i Vs. E36 328i
« Online: Abril 24, 2018, 03:20:06 pm »
Galera,

Primeiramente, parabéns pela qualidade técnica do fórum. Me cadastrei mais cedo, dei uma olhada nos fóruns de uma maneira geral e realmente o nível aqui é excelente. Espero tirar todas as minhas dúvidas e ajudar no que for preciso.

Bem...em relação ao tópico, sou entusiasta automotivo e sempre fui apaixonado pelas marcas alemães (principalmente Bmw e Mercedes). Decidi que chegou a hora de pegar um carro com único intuito de me divertir, isto é, viagens de fim semana com a família, passeios com amigos entusiastas e claro, umas esticadinhas de vez enquando. Será o segundo carro da casa e não será usado no dia a dia (salvo raras exceções). Assim sendo, priorizo o prazer em dirigir.

Minha intenção inicial era comprar uma E36, no entanto, pesquisando na OLX/Webmotors da vida, observei que o valor muda muito pouco pra uma 528i. Aí surgem as dúvidas:

- Muda muita coisa em termos de valores de manutenção de uma pra outra?
 - E de facilidade de encontrar peças de uma pra outra? Pelo que observei, ambas usam o M52 com Vanos single (só muda nas 528 de 98 pra frente, certo?). Mas e as peças excluisvas de ambas (suspensão, por exemplo), é chato de encontrar?
- No que se refere a mão de obra, dá o mesmo ou é mais chato achar quem mexa com série 5? Tenho a intenção de procurar uma oficina especializada aqui no Rio, pra não ficar levando o carro na mão de curiosos e acabar transformando o sonho em pesadelo.
- Algum defeito crônico nas série 5 que não tenha nas série 3?
- Consumo da 528 é muito maior que da 328? Isso não será fator determinante pra compra porque o carro só será usado em fim de semana, mas é bom esclarecer.
- Desempenho, como fica em ambos? E36 leva vantagem por ser mais leve?
- E a tocada em si, tem diferença de comportamento dinâmico? Qual preferem?

A intenção era ir em alguma MT em ambos os casos, mas tá cada vez mais difícil achar. Comprar AT e fazer o swap pra MT é uma opção viável nos dois casos?

Não tenho intenção de fazer muitas modificações mecânicas em nenhuma das opções. No máximo um escap (os 6 cilindros merecem ganhar voz...rs) e suspensão um pouco mais baixa (molas esportivas...nada exagerado) pra melhorar ainda mais a tocada.
 
Na estética, vou colocar alguma roda mais estilosa em ambos os casos (rodas OEM BMW somente) e, quem sabe, se conseguir achar e/ou trazer, um Kit M.

Desde já agradeço a ajuda.
Abraços.
 :cheers:

GuilhermE39

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 574
    • Email
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #1 Online: Abril 24, 2018, 03:56:45 pm »
Se achar uma E39 528i manual e estiver minimamente decente, não pense 2x. É mais moderna que a E36 (E39 é à partir de 96), tem um acabamento infinitamente superior (seja forros de porta, toque do painel, mimos, computador de bordo no cluster de instrumentos mais completo, ar digital dual zone e automático com recirculação em um botão no volante, piloto automático, espaço (já que você falou de passear com a família) e com pouco investimento você chega nos 190whp (caso da minha), com coletor M50, escape e remap (acertado em dino). (isso serve para os 2 carros)

Manutenção dos M52B28 são idênticas e realmente o que vai mudar, de uma forma bem acentuada, será a suspensão e itens de acabamento.

A tocada do carro surpreende, não é uma E36 mas é excelente dado o tamanho e peso do carro (que na manual nem é tão mais pesada assim, pois ela inovou, nessa carroceria E39, a maior parte da suspensão em alumínio)

Resumindo, se quer uma tocada mais ligeira, vai de E36, se quer mais passeios em estradas, vai de E39.

Manutenção e peças básicas são baratas, como bomba de água (R$ 190,00), termostática (R$ 220,00), óleo, colocando motul e sintético na especificação recomendada 5w40 + filtro você gasta uns R$ 320,00.

Consumo chego a fazer 13km/l na estrada com o piloto automático ligado a 110km/h e ar condicionado no talo, eu + minha namorada

E39 é só alegria, só trocaria por uma 540i Msport
E39 528i Montrealblau MT
E36/7 Z3 1.9 Arcticsilver MT

Douglas Godoy

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 292
    • Email
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #2 Online: Abril 24, 2018, 04:09:06 pm »
Acho que o Guilherme falou todos os pontos de diferença.

Uma coisa que percebi no mercado é se vc não pegar um carro de alguem que goste, olhando em webmotors, olx, etc... As E36 parecem ser bem mais judiadas.

As E39 528 que vejo anunciadas, pelo menos nas fotos me parecem bem mais inteiras, entao acredito que sua chance de achar inteira é maior na E39.

A unica coisa que lembro ser chato na E39 é o cluster do computador de bordo que as vezes da problema na iluminacao, mas é algo que pode ser consertado tranquilamente.

A minha E36 mesmo eu peguei de um amigo e o fato de ser touring e cambio manual, me chamou a atencao, mas se eu tivesse na sua pele, estaria olhando as E39, mesmo automaticas.

Pelo o que vejo no forum, fazer swap de cambio não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Olhe nos classificados aqui e boa sorte na procura.

GuilhermE39

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 574
    • Email
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #3 Online: Abril 24, 2018, 04:28:17 pm »
Cluster de E39 dando dead pixel é igual cair de moto: se não queimou, ainda vai queimar hahahahahahhahahahah

Mas nada que umas madrugadas estudando fóruns gringos e toneladas de fotos de DIY não te ajude a resolver o problema.

O negócio fica sério quando atrapalha a leitura do hodômetro! se isso ocorrer, vai ter que trocar antes de poder transferir, pois não passaria no laudo de transferência

Mas ambos os carros que o amigo escolher, estará muito bem servido de peças de reposição, upgrades estéticos, de performance, uma infinidade de rodas que casam bem com a caranga, e com certeza muita diversão
E39 528i Montrealblau MT
E36/7 Z3 1.9 Arcticsilver MT

Adaher

  • BMW E39 540i Aspensilver
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 311
    • Email
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #4 Online: Abril 24, 2018, 04:55:11 pm »
Eu sou suspeito pra falar, mas eu sugeriria a E39. Como o GuilhermE39 disse, é um projeto mais moderno, acabamento bem melhor que as E36 e a ergonomia também bem acima das série 3. Em termos de manutenção da suspensão, mesmo sendo um pouco mais cara, vc ganha um carro mais macio pra rodar e com uma ótima estabilidade (ainda mais se vc decidir colocar as molas esportivas). O chato da Série 5 é que os jogos de rodas têm que ser específicos pra ela (Offset e diâmetro de cubo têm medidas diferentes do resto das BMW) e isso restringe bastante as opções de escolha. Mas, se vc pensa em pegar uma pra fazer uns upgrades, a E39 tem possibilidade de fazer um retrofit de Central Multimídia que fica com visual original e você vai ter todas as modernidades de Câmera de Ré, Bluetooth, SPotify e por aí vai.... Além disso, a carroceria envelheceu muito bem e é um carro bonito até hoje (não que a E36 não seja, mas a E39 tem a cara do Design "arredondado" dos anos 90. Enfim, é uma bela barca e por isso é tão aclamada mundo afora.

Ahhh, e quanto às peças, não se preocupa: Tuuuuudo você encontra pra vender. Se não tiver no Brasil, facinho você consegue nos sites gringos e traz pra cá. Grava isso: é mais fácil conseguir peça de BMW antiga/nova do que de qualquer carro nacional "moderninho".
Além disso, se vc gosta de por a mão na massa, tem toneladas de informação sobre esses carros na internet com muitos tutoriais e DIY. É muito legal.


Boa sorte na escolha. Grande abraço.
Não se conhece a potência de um carro pelo tamanho de seu motor, e sim pelo tamanho dos seus Discos de Freio.
1996 BMW E39 540i

http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5928.0 - Histórico

Dudu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 11
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #5 Online: Abril 25, 2018, 08:57:25 am »
Se achar uma E39 528i manual e estiver minimamente decente, não pense 2x. É mais moderna que a E36 (E39 é à partir de 96), tem um acabamento infinitamente superior (seja forros de porta, toque do painel, mimos, computador de bordo no cluster de instrumentos mais completo, ar digital dual zone e automático com recirculação em um botão no volante, piloto automático, espaço (já que você falou de passear com a família) e com pouco investimento você chega nos 190whp (caso da minha), com coletor M50, escape e remap (acertado em dino). (isso serve para os 2 carros)

Manutenção dos M52B28 são idênticas e realmente o que vai mudar, de uma forma bem acentuada, será a suspensão e itens de acabamento.

A tocada do carro surpreende, não é uma E36 mas é excelente dado o tamanho e peso do carro (que na manual nem é tão mais pesada assim, pois ela inovou, nessa carroceria E39, a maior parte da suspensão em alumínio)

Resumindo, se quer uma tocada mais ligeira, vai de E36, se quer mais passeios em estradas, vai de E39.

Manutenção e peças básicas são baratas, como bomba de água (R$ 190,00), termostática (R$ 220,00), óleo, colocando motul e sintético na especificação recomendada 5w40 + filtro você gasta uns R$ 320,00.

Consumo chego a fazer 13km/l na estrada com o piloto automático ligado a 110km/h e ar condicionado no talo, eu + minha namorada

E39 é só alegria, só trocaria por uma 540i Msport

O que me chamou atenção nas E39 foi justamente o fato de se adequar melhor na minha proposta pro carro, isso é, não quero carro pra colocar na pista, virar tempo de trackday e nem ficar acelerando a sinal e sim curtir uma boa estrada com estabilidade, tocada agradável e mantendo uma boa velocidade sem esgoelar o carro.

Sobre o espaço, a família que cito sou eu, esposa e filho de 4 anos, nada demais, mas espaço é sempre bom...rs.

Bom saber que as peças básicas de manutenção são em conta. Equivalem ao preço de um sedan médio nacional, com a vantagem de estar andando de BMW. Sensacional.

Dudu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 11
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #6 Online: Abril 25, 2018, 09:01:46 am »
Eu sou suspeito pra falar, mas eu sugeriria a E39. Como o GuilhermE39 disse, é um projeto mais moderno, acabamento bem melhor que as E36 e a ergonomia também bem acima das série 3. Em termos de manutenção da suspensão, mesmo sendo um pouco mais cara, vc ganha um carro mais macio pra rodar e com uma ótima estabilidade (ainda mais se vc decidir colocar as molas esportivas). O chato da Série 5 é que os jogos de rodas têm que ser específicos pra ela (Offset e diâmetro de cubo têm medidas diferentes do resto das BMW) e isso restringe bastante as opções de escolha. Mas, se vc pensa em pegar uma pra fazer uns upgrades, a E39 tem possibilidade de fazer um retrofit de Central Multimídia que fica com visual original e você vai ter todas as modernidades de Câmera de Ré, Bluetooth, SPotify e por aí vai.... Além disso, a carroceria envelheceu muito bem e é um carro bonito até hoje (não que a E36 não seja, mas a E39 tem a cara do Design "arredondado" dos anos 90. Enfim, é uma bela barca e por isso é tão aclamada mundo afora.

Ahhh, e quanto às peças, não se preocupa: Tuuuuudo você encontra pra vender. Se não tiver no Brasil, facinho você consegue nos sites gringos e traz pra cá. Grava isso: é mais fácil conseguir peça de BMW antiga/nova do que de qualquer carro nacional "moderninho".
Além disso, se vc gosta de por a mão na massa, tem toneladas de informação sobre esses carros na internet com muitos tutoriais e DIY. É muito legal.


Boa sorte na escolha. Grande abraço.

Na minha opinião, a E39 é a carroceria mais bonita da história da BMW. Uma E39 com kit M é algo próximo a perfeição em termos estéticos automotivos...rs. Tô quase decidido.

Em relação a rodas, penso em alguma OEM Bmw mesmo. Seja da M5, ou 540 ou Style 32...enfim, alguma da linha BMW mesmo.

Dudu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 11
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #7 Online: Abril 25, 2018, 09:05:12 am »
Acho que o Guilherme falou todos os pontos de diferença.

Uma coisa que percebi no mercado é se vc não pegar um carro de alguem que goste, olhando em webmotors, olx, etc... As E36 parecem ser bem mais judiadas.

As E39 528 que vejo anunciadas, pelo menos nas fotos me parecem bem mais inteiras, entao acredito que sua chance de achar inteira é maior na E39.

A unica coisa que lembro ser chato na E39 é o cluster do computador de bordo que as vezes da problema na iluminacao, mas é algo que pode ser consertado tranquilamente.

A minha E36 mesmo eu peguei de um amigo e o fato de ser touring e cambio manual, me chamou a atencao, mas se eu tivesse na sua pele, estaria olhando as E39, mesmo automaticas.

Pelo o que vejo no forum, fazer swap de cambio não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Olhe nos classificados aqui e boa sorte na procura.

Caramba, que bacana...E36 touring e ainda por cima manual é bem dificil de achar! Ficaria bem balançado se achasse uma inteira a venda.

Sobre a sua percepção de mercado, concordo e estou vendo isso também. E36 acha aos montes, mas a sua maiora em estado lastimável de conservação. Desanima até ir atrás pra ver o carro. Já E39 acha bastante coisa inteira ou que ao menos vale a visita.

Outro fato interessante é que acha-se E39 de 25 até 70 mil reais. hehehe

Dan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5245
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #8 Online: Abril 25, 2018, 01:23:00 pm »
Já tive 328 E36 e tenho uma 540 E39.

Tudo depende do perfil, sou ser breve:

Desempenho: 328 E36 anda muito mais, muito mais prazer em acelerar e fazer curvas. E39 é anestesiada.
Manutenção: 528 E39 será bem mais  cara, a suspensão desse carro tem peças bem caras.
Conforto: 528 é muito mais confortável
Acabamento: 528 é melhor
Opcionais: Ambas tem opcionais, tem 328 E36 mais básica como tem 528 E39 mais básica. 528 mais completa é a high line.

528 é um projeto mais moderno, mas é claro que irá custar mais caro.

Não adianta ficar na ilusão de manutenção básica, porque carros nessa idade já está vulnerável a estragar qualquer tipo de coisa kkkkk é a realidade. Do básico ao complexo.

Tudo vai depender do perfil. Mas se for de serie 5, procura uma 530i. Ou vá direto para a 540 que V8 é só prazer, mas custa caro.



« última modificação: Abril 25, 2018, 01:27:19 pm por Dan »

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #9 Online: Abril 25, 2018, 02:00:33 pm »
Eu não posso opinar sobre as duas porque nunca tive as duas. Tive apenas uma E36 328i Coupe e te falo que se eu tivesse que pular num carro 1996 de novo, COM CERTEZA iria de E39.
O carro é lindo, acabamento muito melhor, mais tecnológica, mais opcionais.. enfim, acho bem legal e teria fácil uma 528i. Na estrada deve ser o bicho de andar..conforto demais.
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


Dudu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 11
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #10 Online: Abril 25, 2018, 03:09:51 pm »
Já tive 328 E36 e tenho uma 540 E39.

Tudo depende do perfil, sou ser breve:

Desempenho: 328 E36 anda muito mais, muito mais prazer em acelerar e fazer curvas. E39 é anestesiada.
Manutenção: 528 E39 será bem mais  cara, a suspensão desse carro tem peças bem caras.
Conforto: 528 é muito mais confortável
Acabamento: 528 é melhor
Opcionais: Ambas tem opcionais, tem 328 E36 mais básica como tem 528 E39 mais básica. 528 mais completa é a high line.

528 é um projeto mais moderno, mas é claro que irá custar mais caro.

Não adianta ficar na ilusão de manutenção básica, porque carros nessa idade já está vulnerável a estragar qualquer tipo de coisa kkkkk é a realidade. Do básico ao complexo.

Tudo vai depender do perfil. Mas se for de serie 5, procura uma 530i. Ou vá direto para a 540 que V8 é só prazer, mas custa caro.

Tô vendo que vou ter que dirigir ambas pra saber se a anestesia da E39 vai me incomodar e me fazer enjoar rápido...hehehe.

Por falar em manutenção, tem algum problema crônico no caso da série 5? Sei dos problemas em relação ao motor (vazamento de óleo, arrefecimento e etc), mas além disso, tem mais alguma coisa? Alguma coisa exclusiva na série 5? O que devo me preocupar na parte de suspensão?

Em relação à 540, é tentador, mas acho que a manutenção deve ser BEM mais cara que os 6 em linha, né?! Tenho muito receio de acabar tendo que vender o carro por conta de todo o gasto que ele me trouxer. No M52 já to há um bom tempo pesquisando preço e sei que dá pra embarcar. No V8 não faço idéia!

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #11 Online: Abril 25, 2018, 03:53:39 pm »
Pessoal ja falou tudo sobre a diferença de ambas.

Só acrescento que o freio, ou melhor, modulo ABS das E39 gostam de incomodar, problemas de solda fria em função do local onde fica, proximo do coletor de escape.
Acontece mais nas 540 esse defeito, mas em pesquisas por enfrentar este problema, houve casos de 528 e 525 tambem com o mesmo problema.

Por isso se ver uma com ABS ligado e controle de tração, nao acredite no papo de "É apenas um sensor de roda"


Mas faça como vc acabou de postar, ande nas duas e veja qual lhe agrada mais.
Abs
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


Dan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5245
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #12 Online: Abril 25, 2018, 05:32:04 pm »
Tô vendo que vou ter que dirigir ambas pra saber se a anestesia da E39 vai me incomodar e me fazer enjoar rápido...hehehe.

Por falar em manutenção, tem algum problema crônico no caso da série 5? Sei dos problemas em relação ao motor (vazamento de óleo, arrefecimento e etc), mas além disso, tem mais alguma coisa? Alguma coisa exclusiva na série 5? O que devo me preocupar na parte de suspensão?

Em relação à 540, é tentador, mas acho que a manutenção deve ser BEM mais cara que os 6 em linha, né?! Tenho muito receio de acabar tendo que vender o carro por conta de todo o gasto que ele me trouxer. No M52 já to há um bom tempo pesquisando preço e sei que dá pra embarcar. No V8 não faço idéia!

Vazar óleo padrão da BMW, poder ser de 4 cilindros ou V8, que vai vazar é garantido. kkkkkk

Como todo carro antigo arrefecimento precisa revisar, tanto 6 em linha ou V8 não aguenta super aquecimento, se server uma vez, pode danificar o cabeçote.

Suspensão da E39 é ver se os braços estão com folga.

O preço de manutenção varias pela qualidade das peças, peça Chinesa é barata, agora aftermarket alemã de qualidade é caro, para ter ideia comprei a pouco tempo 4 braços traseiros da suspensão da E39 por 3.000 reais(Lemfoerder) Eu acho bem caro.

É bom mesmo fazer test drive em ambos, quando eu procura 328, fiz primeiro teste drive na 528 e adorei mas achei o carro muito grande e o desempenho meia boa, quando andei na 328 E36 eu fechei negocio na hora eu apaixonei.


Dudu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 11
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #13 Online: Abril 26, 2018, 09:31:19 am »
Imagino que esses braços sejam comuns entre os modelos E39, sendo 6 ou 8 cilindros, certo? É uma conta bastante salgada mesmo!

Vou seguir o conselho de vocês e andar nas duas. Por mais que a intenção seja estrada, se pegar um carro muito apático, acho que vou acabar enjoando rápido e gastando dinheiro a toa. Vou tentar andar em ambas e ver qual o estilo de condução agrada mais!

Muito obrigado, pessoal!

guigo_brito

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 199
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #14 Online: Abril 26, 2018, 05:34:21 pm »
Pow Guilherme... vi aqui seu relato do remap.... Me lembrei agora... Te indiquei o Nathan pra fazer o remap na 528... vc vai lá, cara passa o dia com vc no dino... faz ajuste fino no seu carro e leva um calote...
Ele veio falar comigo depois, perguntando se era meu amigo... pq n pagou e n atendia as ligações dele...

Se achar uma E39 528i manual e estiver minimamente decente, não pense 2x. É mais moderna que a E36 (E39 é à partir de 96), tem um acabamento infinitamente superior (seja forros de porta, toque do painel, mimos, computador de bordo no cluster de instrumentos mais completo, ar digital dual zone e automático com recirculação em um botão no volante, piloto automático, espaço (já que você falou de passear com a família) e com pouco investimento você chega nos 190whp (caso da minha), com coletor M50, escape e remap (acertado em dino). (isso serve para os 2 carros)

Manutenção dos M52B28 são idênticas e realmente o que vai mudar, de uma forma bem acentuada, será a suspensão e itens de acabamento.

A tocada do carro surpreende, não é uma E36 mas é excelente dado o tamanho e peso do carro (que na manual nem é tão mais pesada assim, pois ela inovou, nessa carroceria E39, a maior parte da suspensão em alumínio)

Resumindo, se quer uma tocada mais ligeira, vai de E36, se quer mais passeios em estradas, vai de E39.

Manutenção e peças básicas são baratas, como bomba de água (R$ 190,00), termostática (R$ 220,00), óleo, colocando motul e sintético na especificação recomendada 5w40 + filtro você gasta uns R$ 320,00.

Consumo chego a fazer 13km/l na estrada com o piloto automático ligado a 110km/h e ar condicionado no talo, eu + minha namorada

E39 é só alegria, só trocaria por uma 540i Msport
BMW e36 325ia Cabrio - 1995
BMW e36/7 Z3 2.8 Manual - 1997

Andre

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2499
  • 323ti E36 / 540i E39 Campinas/SP
    • Email
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #15 Online: Abril 27, 2018, 09:04:39 am »
Oooo vergonha  :vent:

Dudu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 11
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #16 Online: Abril 27, 2018, 09:17:04 am »
Eita!  :vent:

GuilhermE39

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 574
    • Email
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #17 Online: Abril 27, 2018, 09:28:42 am »
já foi acertado o assunto, pois não estou no país e meu contato fora se limita ao celular corporativo
E39 528i Montrealblau MT
E36/7 Z3 1.9 Arcticsilver MT

Dudu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 11
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #18 Online: Abril 27, 2018, 11:48:49 am »
Galera, uma dúvida: no caso das E36, quais as diferenças mecânicas da 328 pra 323? Pelos dados, vi que a 323 tem 20Cv a menos. Muda muita coisa mecânica entre elas ou é simplesmente acerto de injeção?

Achei algumas 323 já com kit M e aparentam estar bem inteiras. Uma inclusive já tá com Style 32 17 e molas da M3. Achei bastante interessante.

Douglas Godoy

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 292
    • Email
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #19 Online: Abril 27, 2018, 11:58:20 am »
Galera, uma dúvida: no caso das E36, quais as diferenças mecânicas da 328 pra 323? Pelos dados, vi que a 323 tem 20Cv a menos. Muda muita coisa mecânica entre elas ou é simplesmente acerto de injeção?

Achei algumas 323 já com kit M e aparentam estar bem inteiras. Uma inclusive já tá com Style 32 17 e molas da M3. Achei bastante interessante.

As 323 tem motor 2.5 enquanto as 328 o 2.8. Alem disso se não me engano tem uma diferença de torque tambem. Em torno de 25 para a 323 e em torno de 28 para as 328 (nao lembro os numeros exatos).

Dan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5245
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #20 Online: Abril 27, 2018, 01:10:46 pm »
Galera, uma dúvida: no caso das E36, quais as diferenças mecânicas da 328 pra 323? Pelos dados, vi que a 323 tem 20Cv a menos. Muda muita coisa mecânica entre elas ou é simplesmente acerto de injeção?

Achei algumas 323 já com kit M e aparentam estar bem inteiras. Uma inclusive já tá com Style 32 17 e molas da M3. Achei bastante interessante.

Tem diferença de opcionais também.

Tenta achar uma 328 ano 97 ou 98 das ultimas E36.

Mas hj realmente é mais fácil achar 323 sedan sport inteira do que 325 e 328, maioria está lixo.

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:E39 528i Vs. E36 328i
« Resposta #21 Online: Abril 27, 2018, 01:58:16 pm »
Galera, uma dúvida: no caso das E36, quais as diferenças mecânicas da 328 pra 323? Pelos dados, vi que a 323 tem 20Cv a menos. Muda muita coisa mecânica entre elas ou é simplesmente acerto de injeção?

Achei algumas 323 já com kit M e aparentam estar bem inteiras. Uma inclusive já tá com Style 32 17 e molas da M3. Achei bastante interessante.
As Style 32 aro 17 para série 3 é realmente raro.
Agora ou o cara colocou os amortecedores também de M3 ou ele não está com as molas de M3. São incompatíveis.

É basicamente a litragem mesmo que muda. O resto é tudo igual. E litragem faz muita diferença..

Tem diferença de opcionais também.

Tenta achar uma 328 ano 97 ou 98 das ultimas E36.

Mas hj realmente é mais fácil achar 323 sedan sport inteira do que 325 e 328, maioria está lixo.
Mais ou menos. Não muda muita coisa nessas últimas. Todas elas sairam com os mesmos opcionais. Cortina traseira, o CB completo, luzes de cortesia para a região dos pés.. e perderam o cruise control e retrovisor interno fotocrômico.
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv