Autor Tópico: som E36 desmistificado  (Lida 26153 vezes)

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
som E36 desmistificado
« Online: Abril 06, 2010, 08:20:00 pm »
Vou reproduzir aqui uma resposta ao post do HISSA que reclamava de distorção excessiva no som dele...

Existem basicamente 3 tipos de instalação de som nos E36

1. radio + 4 alto falantes
2. radio + 10 alto falantes Alpine
3. radio + 10 alto falantes Harman Kardon

Como diferenciar os modulos: modulo alpine (aço e preto ou preto/preto); modulo Harman Kardon (tira laranja na lateral com o logo HK e modelo etc....) quando instalado o modulo Harman Kardon, o auto vinha com uma tecla no console central que tem 2 alto alantes para mudar o tipo de som de normal para "spatial".

Qual o seu radio? 1 display = alpine, 2 displays = alpine 1/2/3 (são 3 interfaces diferentes) ou pioneer 1/2/3 (também foram fabricados 3 modelos).

Admitindo que voce tem um sistema de som alpine, amplificado alpine e alto falantes audio-10, com 2 vias na traseira 4" e 1" é tres vias na dianteira 5 1/4, 3" e 1" vamos a solução:

1. voce substituiu os alto falantes trazeiros por bravox e distorcem... claro que isso pode acontecer, simplesmente porque os traseiros originais de 4" não tinham a sensibilidade de um bravox novo, e isso se compensava pela perda na resposta de frequencia, falavam pouco e baixo...

2. voce instalou os bravox de 5" na dianteira e o som distorce, bem, dependendo do alto falante que voce instalar ele vai distorcer mesmo, porque se o amplificador for alpine (preto/preto) ele não gosta de imã pesado e alta impedância, o amplificador traseiro joga uns 15 watts RMS e ponto final.

3. ligar o alto falante direto no rádio, NEM PENSAR, porque ele não tem potência para isso.

4. por isso, disse ha pouco tempo, que instalei um BEYMA porque ele não tem peso pesado, é extremamente sensivel (mais alto) e aceita pouca potência...

5. a questão da diferença do som radio / cd é a seguinte: o projeto de som original deste carro contemplava um atenuador de ruído que elimina praticamente todo e qualquer sinal FM a partir de 10k para atenuar o nível de ruído proveniente do motor.

6. O grande calcanhar de aquiles deste sistema esta na sub-amplificação do rádio (média de 5 watts RMS por canal com a 10% de distorção harmonica em 1k) que força, e muito, o amplificador. Este problema permaneceu no sistema base americano que tinha o ALPINE C-33, agora com controle automático do volume interligado ao velocimetro (vc acelera e ele aumenta....)

7. Esse atenuador deixava de funcionar quando voce seleciona CD porque o sinal do CD Player era mais forte... por isso há uma grande disparidade de qualidade e volume entre o radio / cd que voce tanto percebeu que ligou o IPOD.

8. Somente com a segunda geração do sistema, é que o rádio recebeu um upgrade para 15watts RMS, agora no rádio C43, um tóca-fitas com 1 display igual ao alpine C33 no entanto este vinha com a inscrição "BMW BUSINESS", projeto bem sucedido, introduzido a época do Z3 e evoluiu para o CD-43 para contemplar um cd na frente no lugar do toca-fitas e um cd de mala, ocasião em que o amplificador também recebeu um upgrade para 25 watts RMS x 10 canais.

9. Na europa, o C33 evoluiu para o CD33, mesmo rádio, mesma potência só que não controla cd de mala, não tem 2 displays (caracteristica dos rádios BMW de luxo) e possui ainda atenuação no FM para depois evoluir para o CD 43...

10. Um bom ponto de partida seria voce postar aqui o modelo de alto falante que voce colocou para a porta.

11. Como disse antes, há uma remota hipótese (que aconteceu comigo) do seu alto falante antigo ter queimado alguns diodos do seu módulo, não tem reparo, não tem conserto, invista uns 50 dolares para comprar um Harman Kardon usado mesmo e o problema esta resolvido.

12. De qualquer forma, uma coisa que voce poderia fazer é comprar o adaptador BMW - ALPINE para instalar um par de 6x9 na traseira que vai adicionar, e muito, a presença de graves, desde que voce coloque um 6x9 de boa qualidade, pois, os originais, não obstante terem apens 30W RMS em 2 ohms, eles eram considerados "subwoofers" para a época e foram construídos para trabalhar com certa rigidez.

13. Outra coisa, voce não misturou os fios na hora de ligar não né??? (os de dentro são pares e os de fora são pares) porque se voce tiver feito isso, pode sim dar distorção em qualquer frequencia, vez que esses amplificadores não foram feitos para serem chavados, voce não pode misturar os canais, tem que ligar cada canal em um alto falante.

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #1 Online: Abril 06, 2010, 08:20:41 pm »

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #2 Online: Abril 07, 2010, 06:50:23 am »
Fala Pedro!

O meu rádio quando faço o teste do fabricante, escreve apenas "ALPINE".. olhando para a foto do interior do meu carro lá no tópico de apresentação, você consegue me dizer qual setup de som veio em meu carro? 

O botão do console que vc se refere seria aquele que fica entre os botões para acionar o vidro elétrico?
A minha tem um botão preto entre os botões esquerdos do vidro elétrico..eu nunca tinha testado, pois na minha cabeça era um botão de desativar o vidro elétrico traseiro afim de evitar que crianças abram acidentalmente.. mas pelo que pude perceber, ele não tem essa função.


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #3 Online: Abril 07, 2010, 11:11:54 am »
a minha M5 vem com 10 auto falantes.... mas eu tirei o suporte dos twetters e vi que estavam vazios, hahaha, entao algum antigo dono ja fez o belo serviço de remover e ferrar o som todo...

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #4 Online: Abril 07, 2010, 10:25:05 pm »
passos, desde que o chicote esteja na porta voce não tem o que se preocupar, da para refazer facil  ;)

ekipe

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 859
  • Hell de Janeiro
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #5 Online: Abril 10, 2010, 01:55:05 pm »
Alguém seberia me dizer se o chicote do CD changer dos carros que vieram com C33 é o mesmo dos carros que vieram com CD43?

rafapfeifer

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4954
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #6 Online: Abril 14, 2010, 09:35:41 pm »
é possivel uam m3 ter 8 autofalantes? percebi que tenho 2 em cada porta.. um no pe de cada lado e 2 atras.. portanto 8.. onde teriam outros 2?

ekipe

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 859
  • Hell de Janeiro
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #7 Online: Abril 14, 2010, 09:37:31 pm »
Na verdade você tem 4 atrás, dentro de cada grade daquela tem 2.

rafapfeifer

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4954
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #8 Online: Abril 14, 2010, 10:10:18 pm »
hehe entendido.. hehe ser dummy eh complicado....
qual seria um projetinho bom, com qualidade? até hj não mexi no som, soh comprei uma fita com aquele rabicho pra colocar o iphone

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #9 Online: Abril 15, 2010, 11:07:53 pm »
Alguém seberia me dizer se o chicote do CD changer dos carros que vieram com C33 é o mesmo dos carros que vieram com CD43?

é

mauro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 160
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #10 Online: Novembro 08, 2010, 09:20:13 pm »
Olá pessoal, desculpe ressucitar o tópico, não quis inicar outro pelo assunto ser o mesmo: som da E36
Aos moderadores, se acharem conveniente colocar em um topico novo, a vontade!

Antes da manutenção no motor que estou capitalizando pra levar no nosso amigo ///Matheus estou tentando recuperar o som da minha 325 ia ano/modelo 94 alemã.

Os alto falantes traseiros e dianteiros estão velhos, ruins. Os traseiros encontrei Bravox na mesma dimensão que encaixaram certinho. Por hora coloquei esses mas ainda não desisti de achar alguém que possa recuperar os originais. Até tem um cidadão aqui na minha cidade, mas deixei lá por mais de 30 dias e ele nem pos a mão.

Os das portas que são complicados. Não encontrei nenhum que caiba ali. Alguem já substituiu esses falantes e os twiteres das portas?? Como fez com a tela de proteção?

A hipotese de importar pra mim é um pouco complicado pois entendo pouco de ingles e nunca fiz compras assim, tenho certo receio e pouco conhecimento.

Se souberem de alguém que recupera alto falantes, a informação é bem vinda!

Abs a todos!

Mauro.

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #11 Online: Novembro 09, 2010, 12:24:44 am »
vc nao precisa importar.... basta ir a uma loja de som que nao seja uma biboca qualquer, uma mais arrumadiha, porem nao tao arrumada a ponto de cobrar a agua que vc toma na sala de espera, hehehe, e bate um papo com o pessoal de la... fala o que vc acham, o que vc quer, e eles com certeza vao ter algum produto que te supra as necessidades, mantendo o padrao original, ou ateh melhor se vc quiser...

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

mauro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 160
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #12 Online: Novembro 10, 2010, 10:26:14 pm »
O mais irritante é quando o cara da loja olha pra vc e diz: "É... igual não vai achar, e fica caro". Ou ainda... "ihh.. esses carros.. é dificil achar"

Os traseiros consegui.. estou encontrando dificuldade com os dianteiros.

Assim que conseguir, posto aqui a solução!

Abs!!

ekipe

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 859
  • Hell de Janeiro
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #13 Online: Novembro 11, 2010, 05:33:32 pm »
Bem, a quem interessar estou com um par de alto falantes originais traseiros da E36 que vieram com o kit premium, no caso um par de harman kardon, estou pedindo 500 reais mais o frete. Melhor upgrade de som para a E36

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #14 Online: Dezembro 12, 2010, 11:55:50 pm »
Bem, a quem interessar estou com um par de alto falantes originais traseiros da E36 que vieram com o kit premium, no caso um par de harman kardon, estou pedindo 500 reais mais o frete. Melhor upgrade de som para a E36
;D

fladark

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 239
  • nao troco a minha BMW 318TI 97 pelo meu palio 2011
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #15 Online: Fevereiro 06, 2011, 05:21:05 am »
vc sabe dizer ,qual a configuraçao do som da minha bmw 318ti 97, pois ela veio com 1 kit pionner

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #16 Online: Fevereiro 06, 2011, 09:06:23 pm »
dificil dizer manda o chassi para pesquisar um abraço

marcellom50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 758
  • Bmw 323ti M-package
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #17 Online: Fevereiro 09, 2011, 04:21:08 pm »
Vê qual é o da minha M3? O vin dela  EH04510.
///M loading...

ekipe

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 859
  • Hell de Janeiro
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #18 Online: Fevereiro 09, 2011, 04:37:20 pm »
Acho que pelo VIN não dá pra saber. Ele só mostra as opções disponíveis. Mas tem um truque nas E36. Tirem o acento do banco traseiro e olhem em baixo dele, lá terá um papel grampeado dizendo todos os opcionais que o carro tem.

Agora sobre o som, Pedro me corrija se eu estiver errado. Nas E36 tem 3 opções, um mais comum com 8 alto falantes, 4 na frente e 4 atrás sem módulo; uma opção hi-fi (maioria), com 10 alto falantes, 6 na frente e 4 atrás com módulo preto atrás do carpete na lateral esqueda do portamalas; e por ultimo o HK, esse é fácil identificar, as telas dos alto falantes vêm escrito HK, tem um botão no console para ligar o spatial sound mode e tem um módulo com uma faixa laranja na mala.

Acredito que as compact só tenham opção do som mais simples.

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #19 Online: Fevereiro 10, 2011, 12:10:20 am »
na compact existem varias versões de som, tem uma até que conta com sub na mala original... todas as versões tem amplificador, a não ser a mais simples da compact de 4 alto falantes que são ligadas no radio de 7w por canal PMPO (ou seja nada).

a E36 com o som mais simples contemplam 6 alto falantes e tem um amplificador na mala só que não é Alpine, é da Blau e os conectores de entrada são iguais aos de saída...

abraços

rafapfeifer

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4954
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #20 Online: Fevereiro 10, 2011, 11:36:45 am »
Vê qual é o da minha M3? O vin dela  EH04510.
a sua é um pouco mais nova q a minha.. hehe a minha eh04313

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #21 Online: Fevereiro 10, 2011, 11:26:01 pm »
não consegui pelo infotraxx localizar mais segue aqui as opções disponiveis

1) HK (ou top HIFI) = sub + hk


2) HIFI = alpine ou audio-10 bem comum


3) stereo - bem simplificado (e raro)

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:som E36 TI - modelos
« Resposta #22 Online: Fevereiro 10, 2011, 11:30:00 pm »
1) HK (TOP HI-FI) com Sub


2) HI-FI ou Alpine


3) Stereo (sem amp) bem raro...

Panje66

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 82
  • 325i E36
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #23 Online: Fevereiro 13, 2011, 11:27:50 pm »
Pedro, qual marca/modelo do cd de mala que acompanhava o CD43 das e36 na época?
No meu caso tenho o Cd43, mas não é compativel com o changer da Alpine, que veio na minha 325i.

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:som E36 desmistificado
« Resposta #24 Online: Fevereiro 14, 2011, 11:18:45 pm »
voce tem que trocar o cabo de dados... para o modelo posterior ao ano 96... a a ponta do chicote  na traseira não é mais na configuração do plugue redondo (que lembrava o pioneer M-BUS substituído também pelo P-BUS e por aí vai) e sim na configuração 6+3 ou seja, o novo cabo de dados liga no changer ALPINE e o cabo de força que são 3 fios (e não 2) voce vai ligar o terceiro fio no pino DIAG do radio, salvo engano, pino 11 que no modelo antigo não é utilizado.

sem problema... comprei o segundo cabo de dados porque o meu carro era 94 e deixei ambos la, só que no lugar do novo changer instalei o dension no CD43 o que fui bem + legal., quando levei o cabo de dados voltei com um fio que faria a diagnose do cd.