Autor Tópico: Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)  (Lida 5859 vezes)

regisjaboticabal

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 26
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #50 Online: Agosto 06, 2014, 02:38:16 pm »
Entendi.. eu sou novo nao manjo muito como encontrar... como eu faço? So jogar na pesquida q acha o topico??

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #51 Online: Agosto 06, 2014, 02:46:39 pm »
Entendi.. eu sou novo nao manjo muito como encontrar... como eu faço? So jogar na pesquida q acha o topico??
Isso.
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


Paschoalpn

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 964
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #52 Online: Novembro 15, 2016, 11:37:31 am »
Olha...

Eu fico impressionado com o verdadeiro "terror" que algumas pessoas tem quando se fala em adaptação de turbocompressor!

Eu não vou dar início a uma discussão interminável, quero apenas passar a minha experiência:

Iniciei aminha carreira como preparador de motores aos 15 anos, ao fuçar um Opala Diplomata que ganhei da minha mãe.

Era o fim dos "anos 80" e o turbo surgia com uma grande novidade na área da preparação, e eu tive o prazer de andar no 1º carro no Brasil em que ousaram utilizar mais de 2 bar de pressão, a "famosa" Saveiro branca do Átilla Sipos, dono da Larus Turbo!

Saí do carro hipnotizado, sabendo o que queria fazer para o resto da minha vida: "desenvolver e instalar turbos"!

De lá pra cá, muuuita coisa mudou, mas uma permance a mesma: SEMPRE que um profissional incapacitado se meter a pendurar uma turbina em um carro, vai dar *%@#, seja um Gol ou uma M3!

Eu não tenho o numero exato de centenas de carros que instalei turbos em minha oficina, porém, só meus foram mais de 20, TODOS carros em que utilizei em viagens e dia a dia, inclusive nos tempos de irresponsabilidade, protagonizei uma "cannonball tupiniquim" fazendo de BSB a São Paulo em 6:28h, em uma Saveiro turbo+ nitro com mais de 400cv, COM TESTEMUNHAS!

De outra forma, o ex-dono da minha M5, fez 2 M3 USA turbo antes, NUNCA quebraram, e uma delas (amarela) roda até hoje sem qualquer problema, o "novo" dono se diverte pra caramba!

O que o Matheus explicou está corretíssimo, porém, não são problemas insolúveis, basta um pouco de pesquisa e boa vontade que qualquer dificuldade pode ser contornada.

Certa vez, lá pelos anos 90, eu tive um problema com um Logus turbo que o calor da turbina derretia tudo no cofre, por causa da posição complexa, atrás do motor sem pegar ar frontal. Depois de quebrar a cabeça, fui a uma loja de piscinas e comprei aquelas mangueiras plásticas azuis para água, crtei em 6 pedaços e instalei escondidas pegando o ar frontal do parachoque e direcionando para a turbina.
Pronto, com um investimento ridículo, o "problemão" foi resolvido e dava pra "pregar o pé de final" no carango! Rodou anos na mão do cupim de aço que tem saudades do carro até hoje, só deu alegria.

Assim sendo, a vida acaba sendo dividida pelos que "peitam" a empreitada e fazem, e pelos que desistem pelas dificuldades que podem surgir.

Não se trata de estar certo ou errado, mas de estar disposto a quebrar barreiras e superar limites.

O meu conselho é o seguinte...

Se você QUER fazer, encontre um profissional capaz e de confiança, e mande ver, porque o resultado final compensa MUITO!
Não só pelo resultado, mas pelo processo e pela sensação de bolar, executar e desfrutar!
Desenterrando MESMO o tópico haha mas como estou montando meu projeto turbo estou buscando informações em todos os lugares, inclusive aqui na nossa casa. Muitas pessoas já tentaram me desacreditar a montar turbo (e como muitos sabem eu pulei da e36 para uma m3e46) e voltei para a e36 num projeto que está de fato me custando muito mais que a m3e46, no entanto concordo plenamente com o discurso acima. Tudo é relativo, quanto donos de m3e46 smg não tiveram problema com câmbio? Mesmo sendo totalmente OEM e com manutenção perfeita, quando donos de 335 com bicos e bombas? Mesmo OEM, estou ciente que me projeto está sujeito a muitos riscos, mas não o demos deixar de correr atrás dos nossos sonhos por supostos riscos. Qualquer peça mecânica seja nova usada com idade sem idade pode dar um problema.

Enviado de meu LG-H815 usando Tapatalk