Autor Tópico: Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)  (Lida 5857 vezes)

Leonardo Perez

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 281
  • Face your fears, live your dreams
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #25 Online: Março 16, 2011, 12:41:13 pm »
Aqui vai a opnião de um cara que ja sofreu bastante com preparados:

Não compensa pegar seu carro de uso diário e preparar, infelizmente, em virtude da preparação seu carro ficara um bom tempo na oficina, seja preparando as alterações, ou concertando o que quebrar em virtude da força extra (cambio, balanças, homocinéticas, etc, etc etc).

Outro ponto a ser considerado é a desvalorização do seu carro, jah que nunca nunguém vai pagar o que vc gasta num preparado, fora a preferencia nacional de comprar um carro originalzinho.

Em 3 lugar, quer um carro forte pra Track Day e pra rua? É complicado, em um TD o desgaste do carro é bem maior q na rua, fatalmente vai ter dor de cabeça se usar sempre o carro com essas 2 finalidades.

Conselho de quem jah quebrou muito a cara, tenha seu carro que é seu xodó original, pra vc curtir, viajar com a família, e se puder, tenha outro somente para TDs e afins, carro mais forte, se for o caso aliviado de peso, onde vc usa pra zerar o stress e depois guarda na garagem.

Vai por mim, é garantia de menos dor de cabeça, menos gastos e mais diversão!!!


lucasfelex

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 284
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #26 Online: Março 16, 2011, 01:52:48 pm »
então Lucas.. é que quando falamos em turbo adaptado no Brasil, sempre pensamos somente nas consequências da potência e não do carro como um conjunto sistêmico que é.

A questão não é só quebra por potência.. (que acaba virando sim um problema, pois todos que sobrealimentam, busca algo bem acima do isual, justamente por já ter lançado mão da sobrealimentação) e sim a confiabilidade do conjunto.

Quando você pendura uma turbina no seu motor que não teve o cofre e acessórios parasitários (leia-se A/C, DH..) projetados para receber esse calor, de início você já começa ter problemas de abreviar vida útil de todos os componentes do cofre sensíveis a calor.

Motores turbo de fábrica possuem todo esse conjunto adequado..e isso explica o fato da maioria dos turbos originais terem uma isolação térmica bem eficiente da turbina, fora isso, a montadora sempre evita qualquer proximidade de mangueiras e principalmente componentes que carregam fluido (que é altamente inflamável) próximo da turbina.

Eu mesmo já montei um Vecra Turbo que mesmo deslocando ao máximo a turbina e fazendo uma barreira térmica dentro do possível, minou a mangueira da direção hidráulica e estourou a mesma. Qual seria a solução nesse caso? Mover todos acessórios de posição.. Possível? É.. agora, o custo é absurdo.. 

Além disso, tem o spec da borracha das mangueiras, que em turboalimentados de fábrica são bem acima dos naturalmente aspirados..

Todo o sistema de alimentação, incluindo o gerenciamento eletrônico (que corta a pressão positiva em caso de anomalia, nos atuais) é dimensionado e projetado para evitar danos irreparáveis ao motor em caso de problemas na alimentação (quem aqui nunca deixou um filtro de combustível ficar próximo de entupir? Ainda mais no etanol.. que vem muito sujo...).

Eu ficaria aqui a noite inteira te citando exemplos de diferenças estruturais entre turbos originais e turbo adaptados que comprometem a confiabilidade final.

Uma coisa é você montar um turbo adaptado que você só utiliza fim de semana, dentro de sua cidade.. só você dirige o carro e se caso der problema ou te largar na mão, não te causará grandes transtornos.. outra, é você ter um carro turbo adaptado que tenha confiabilidade de um carro original, que você tope encher o carro de malas, colocar toda sua família e viajar 1.500km direto sem medo de ser feliz e sem levar o telefone do guincho..

Te garanto que só instalando um "kit turbo" tipo "exportação", não vai te garantir a confiabilidade acima.. e o preparador que te falar que terá essa confiabilidade apenas instalando esse kit da melhor forma, ou não conhece um veículo sistemicamente ou então está mentindo.. 

O "kit" turbo pode ser o de melhor qualidade, mas enquanto o preparador não fizer uma re-engenharia de todo o carro para a nova demanda de alimentação, resistência a temperatura, resistência a choque mecânico, resistência a nova potência, durabilidade por exposição a condições adversas.. e etc.. continuará sendo um turbo adaptado que poderá te dar sim muitas diversões (isso não tem como negar.. já montei vários turbo adaptados, incluindo que tinham o dobro da potência da minha Bimmer, então eu sei o prazer que é.. mas depois de maduro e de agregar conhecimento, você vê que é completamente inviável gastar valores usuais do Brasil e ter um "supercarro" e ainda confiável.. isso é folclore).. , como te lagar na mão a qualquer momento..


Então assim, sempre que eu falar em turbo adaptado aqui no fórum, sempre irei usar como referência a confiabilidade de um carro original.. por isso, se o autor do tópico estiver disposto a perder confiabilidade em troca de ter performance (como praticamente todos brasileiros fazem quando sobrealimentam carros em terras tupiniquim), com certeza é viável sim fazer uma preparação turbo para resulta potência elevada com bem menos de 20K.. 

Mas tem que sempre lembrar, que 300.. 400.. 500.. 700hp em cima de um guincho não traz tantas emoções..

Os motores que eu monto hoje, é sempre tendo foco em confiabilidade OEM.. E para montar um sobrealimentado com essa confiabilidade, te digo que fica proibitivo..


Abraços,


Matheus





Eae Matheus, agora sim entendi o que você quis dizer. Realmente concordo com você que para deixar um carro naturalmente aspirado com a mesma confiabilidade de um originalmente turbo é necessário diversas alterações e pensando nos componentes do cofre e outras coisas o custo será mesmo muito alto.

Mas dependendo do que for eu concordo com o Alexandre que algumas coisas podem até ser considerados como "upgrades" futuros, mas sem esquecer sua importância.

Abraços!

EdSan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1527
  • Carregando...
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #27 Online: Março 17, 2011, 02:02:55 am »
Eu tenho uma certa curiosidade, gostaria que alguém do fórum turbinasse uma bimmer pra ver o resultado final, claro que não tou querendo que dê errado, realmente é uma curiosidade já que não temos nada de parecido no fórum, quem sabe não mude minha opinião.
Eu provavelmente vou ser cobaia com um sistema de nitro, bem leve só pra usar em track days, apesar que já estou plenamente satisfeito com meus, por enquanto, 231cv.


Eu faria a seguinte conta.

BMW 330 + (Dinheiro $$$) - (Dor de cabeca) = BMW M3

Com isso ja teria freios e suspensao para os cavalos a mais.  E seria feliz.

 :)

Esse é meu pensamento pro futuro.  :)

rafapfeifer

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4954
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #28 Online: Março 17, 2011, 03:57:01 pm »
toda vez, que canso da potencia dos meus carro penso em preparação... faço conta..... pra montar direito... somo.. guardo o dinheiro... e....... troco de carro huahuahauhauhauha.... eu acho melhor partir pra algo mais forte e original.... se quer algo realmente forte.... pula pra uma m5.. que tem por 80k.... 60 do seu carro mais 20 = 420 cv....original..

marcellom50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 758
  • Bmw 323ti M-package
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #29 Online: Março 17, 2011, 05:15:46 pm »
400hp...
///M loading...

oszoto

  • Visitante
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #30 Online: Março 12, 2012, 09:50:56 pm »
No meu ponto de vista se for pra gastar 20 mil pra turbinar um carro de porte de uma bmw 330 reridade mecanica eu colocaria o carro mais os 20k em um carro mais forte de fabrica. algo que foi todo dimencionado para aquilo.
E ainda tem o seguinte vc vai gastar 20 para turbinar e na hora que for vender o carro se achar oq ela vale original vai ser sorte pq todo mundo tem a ideia de que carro turbo e carro que tomou muito pau.

mauricinholelis

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 64
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #31 Online: Março 13, 2012, 03:45:57 pm »
amigo nao sei se vc ja acho o kit turbo pra seu carro, pois estive fuçando no ML e vi este kit... de uma olhada, vai q fica mais viavel... boa sorte..
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222533130-bmw-kit-turbo-completo-serie-3-5-m3-m5-320-325-328-528-530-_JM

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #32 Online: Abril 04, 2012, 12:45:05 pm »
Olha...

Eu fico impressionado com o verdadeiro "terror" que algumas pessoas tem quando se fala em adaptação de turbocompressor!

Eu não vou dar início a uma discussão interminável, quero apenas passar a minha experiência:

Iniciei aminha carreira como preparador de motores aos 15 anos, ao fuçar um Opala Diplomata que ganhei da minha mãe.

Era o fim dos "anos 80" e o turbo surgia com uma grande novidade na área da preparação, e eu tive o prazer de andar no 1º carro no Brasil em que ousaram utilizar mais de 2 bar de pressão, a "famosa" Saveiro branca do Átilla Sipos, dono da Larus Turbo!

Saí do carro hipnotizado, sabendo o que queria fazer para o resto da minha vida: "desenvolver e instalar turbos"!

De lá pra cá, muuuita coisa mudou, mas uma permance a mesma: SEMPRE que um profissional incapacitado se meter a pendurar uma turbina em um carro, vai dar *%@#, seja um Gol ou uma M3!

Eu não tenho o numero exato de centenas de carros que instalei turbos em minha oficina, porém, só meus foram mais de 20, TODOS carros em que utilizei em viagens e dia a dia, inclusive nos tempos de irresponsabilidade, protagonizei uma "cannonball tupiniquim" fazendo de BSB a São Paulo em 6:28h, em uma Saveiro turbo+ nitro com mais de 400cv, COM TESTEMUNHAS!

De outra forma, o ex-dono da minha M5, fez 2 M3 USA turbo antes, NUNCA quebraram, e uma delas (amarela) roda até hoje sem qualquer problema, o "novo" dono se diverte pra caramba!

O que o Matheus explicou está corretíssimo, porém, não são problemas insolúveis, basta um pouco de pesquisa e boa vontade que qualquer dificuldade pode ser contornada.

Certa vez, lá pelos anos 90, eu tive um problema com um Logus turbo que o calor da turbina derretia tudo no cofre, por causa da posição complexa, atrás do motor sem pegar ar frontal. Depois de quebrar a cabeça, fui a uma loja de piscinas e comprei aquelas mangueiras plásticas azuis para água, crtei em 6 pedaços e instalei escondidas pegando o ar frontal do parachoque e direcionando para a turbina.
Pronto, com um investimento ridículo, o "problemão" foi resolvido e dava pra "pregar o pé de final" no carango! Rodou anos na mão do cupim de aço que tem saudades do carro até hoje, só deu alegria.

Assim sendo, a vida acaba sendo dividida pelos que "peitam" a empreitada e fazem, e pelos que desistem pelas dificuldades que podem surgir.

Não se trata de estar certo ou errado, mas de estar disposto a quebrar barreiras e superar limites.

O meu conselho é o seguinte...

Se você QUER fazer, encontre um profissional capaz e de confiança, e mande ver, porque o resultado final compensa MUITO!
Não só pelo resultado, mas pelo processo e pela sensação de bolar, executar e desfrutar!
« última modificação: Abril 04, 2012, 12:51:04 pm por ZeroGravity »

shiga

  • Visitante
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #33 Online: Abril 04, 2012, 03:19:04 pm »
Já tive um civic coupé automático (depois convertido pra manual) turbo. Li em alguns lugares que bloco de ferro é melhor que de alumínio pra turbo. O do civic é de alumínio, andei 30 mil sem problemas com 0,7 bar, acreditando que fosse uma pressão baixa e o motor aguentasse bastante, mas depois desses 30 mil começou a fumar. De qualquer forma, foi acertado no dosador, o acerto mais primitivo e mais barato que se pode fazer e fiquei bastante satisfeito com o resultado pelo valor que gastei (cerca de 3000 com um turbo garrett). Pra fazer um acerto bom pela ECU, costuma sair bem mais caro a menos que se faça em casa com bastante tempo disponível e se tenha uma sonda wideband (e sensores EGT, se possível). Montar o kit, se já tiver o coletor pronto é bem fácil mesmo. Acho que o que pode demorar mais e dar mais trabalho mesmo é o acerto.

Abreu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3869
  • Passat Pointer Turbo / BMW M3 E36 EVO / BMW M5 E39
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #34 Online: Abril 04, 2012, 10:17:54 pm »
toda vez, que canso da potencia dos meus carro penso em preparação... faço conta..... pra montar direito... somo.. guardo o dinheiro... e....... troco de carro huahuahauhauhauha.... eu acho melhor partir pra algo mais forte e original.... se quer algo realmente forte.... pula pra uma m5.. que tem por 80k.... 60 do seu carro mais 20 = 420 cv....original..
:+1:

Atual: 1999 M5 E39 400hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9505.0
Atual: 1998 M3 6-Speed Manual 321hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=5899.0
Ex:     1995 M3 Euro 286hp: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2636.0

“Free Beer... Tomorrow!”

l_f1

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 901
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #35 Online: Abril 08, 2012, 11:58:07 pm »
Na minha opnião, é mais fácil comprar uma m5, é mais fácil manter um celta....enfim..se vc gosta da sua bimma, e quer turbinar ela, va em frente, veja os prós, os contras, saiba que ela provavelmente vai quebrar....e aquele negócio..tem medo de cagar não come.Minha MWT só me deu alegrias rodando com uma turbina xing ling SPA refrigerada a oleo que qndo peugei ja tinha sido bemmm moida, começou a fumar um pouquinho comigo, mais ainda vai muito chão até estourar, qndo estourar é só montar outra.
"Understeer is when you hit the wall with the front of the car and oversteer is when you hit the wall with the rear of the car. Horsepower is how fast you hit the wall, torque is how far you take the wall with you."

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #36 Online: Abril 09, 2012, 12:57:03 am »
Na minha opnião, é mais fácil comprar uma m5, é mais fácil manter um celta....enfim..se vc gosta da sua bimma, e quer turbinar ela, va em frente, veja os prós, os contras, saiba que ela provavelmente vai quebrar....e aquele negócio..tem medo de cagar não come.Minha MWT só me deu alegrias rodando com uma turbina xing ling SPA refrigerada a oleo que qndo peugei ja tinha sido bemmm moida, começou a fumar um pouquinho comigo, mais ainda vai muito chão até estourar, qndo estourar é só montar outra.

Porque vai quebrar??

A minha nunca quebrou!

l_f1

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 901
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #37 Online: Abril 09, 2012, 09:37:53 pm »
Na minha opnião, é mais fácil comprar uma m5, é mais fácil manter um celta....enfim..se vc gosta da sua bimma, e quer turbinar ela, va em frente, veja os prós, os contras, saiba que ela provavelmente vai quebrar....e aquele negócio..tem medo de cagar não come.Minha MWT só me deu alegrias rodando com uma turbina xing ling SPA refrigerada a oleo que qndo peugei ja tinha sido bemmm moida, começou a fumar um pouquinho comigo, mais ainda vai muito chão até estourar, qndo estourar é só montar outra.
Porque vai quebrar??

A minha nunca quebrou!
"Understeer is when you hit the wall with the front of the car and oversteer is when you hit the wall with the rear of the car. Horsepower is how fast you hit the wall, torque is how far you take the wall with you."

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #38 Online: Abril 10, 2012, 11:08:03 am »
amigo nao sei se vc ja acho o kit turbo pra seu carro, pois estive fuçando no ML e vi este kit... de uma olhada, vai q fica mais viavel... boa sorte..
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222533130-bmw-kit-turbo-completo-serie-3-5-m3-m5-320-325-328-528-530-_JM

Olha os coletores...

Tenho medo!!

O de ferro fundido é simplesmente bizonho, os caras nunca ouviram falar em equalização de fluxo.

A primeira coisa que ocorre ao montar um kit destes é o carro virar uma *@#$ na fase aspirada, fora que o som do escape fica uma porcaria, de tanta turbulência.

shiga

  • Visitante
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #39 Online: Abril 10, 2012, 12:07:40 pm »
Olha os coletores...

Tenho medo!!

O de ferro fundido é simplesmente bizonho, os caras nunca ouviram falar em equalização de fluxo.

A primeira coisa que ocorre ao montar um kit destes é o carro virar uma *@#$ na fase aspirada, fora que o som do escape fica uma porcaria, de tanta turbulência.
Nossa, esse coletor é realmente bizarro! O carro deve acelerar de soco hahaha!
Mandei fazer o meu coletor e pressurização aqui: http://www.4dgarage.com/blogs/. Recomendo, eles mexem bastante com importados.

AMBAPTISTA

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3490
  • BMW 325 Coupe MT 1995 Samoablau Metallic
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #40 Online: Abril 10, 2012, 12:15:14 pm »
Filosoficamente, turbinar ou não uma BMW é uma questão que, pra mim, deve ser respondida inicialmente pelo uso proposto do carro:

Uso diário (ir ao trabalho, trânsito, etc), misto (rua esporádico + TD) ou exclusivamente de pista...

Na minha visão, pra uso diário acho desnecessário um projeto desses. Pra uso misto e de pista, aí sim começa a valer a pena.

Penso dessa forma, mas é claro que cada um cada um...
BMW 320 E21 Coupe 1977 Track Car
BMW 318ti E36 Compact 1995 + S50B32 Euro
BMW 850i E31 1993 + S62 (Track Car com Martim)
BMW 325 E36 Coupe 1995 Daily Driver
BMW 320 E36 Coupe 1993 sem motor (Track Car Project)

Amadeu

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2117
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #41 Online: Abril 10, 2012, 12:20:44 pm »
Turbinar tua 330i e46 só por causa de track day ?  Compra uma 325i ou outra 6cc de desmanche cambio manual e aí sim cai dentro do projeto. Minha opinião.

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #42 Online: Abril 10, 2012, 04:57:29 pm »
Filosoficamente, turbinar ou não uma BMW é uma questão que, pra mim, deve ser respondida inicialmente pelo uso proposto do carro:

Uso diário (ir ao trabalho, trânsito, etc), misto (rua esporádico + TD) ou exclusivamente de pista...

Na minha visão, pra uso diário acho desnecessário um projeto desses. Pra uso misto e de pista, aí sim começa a valer a pena.

Penso dessa forma, mas é claro que cada um cada um...

No meu caso, é um pouco diferente...

O "meu" lance é turbo, seja um fusca ou uma F355!

Gosto muito de aspirado, já tive motor que girava 9.5K, coisa linda.

Mas sou realmente fissurado pelo funcionamento do turbo, nem tanto pelo desempenho:

O barulho da turbina!
A mudança de comportamento quando enche "de com força"!
O soco nas costas nas trocas de marcha!
O ronco grosso e "soprado" do escape!

É isso que me move adiante

Eu nunca ví o meu carro de fora acelerando, mas alguns amigos já me disseram que foi a coisa mais impressionante que já viram e ouviram!

Mas respeito integralmente sua opinião, apenas relatei a minha tara!
« última modificação: Abril 10, 2012, 04:59:04 pm por ZeroGravity »

AMBAPTISTA

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3490
  • BMW 325 Coupe MT 1995 Samoablau Metallic
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #43 Online: Abril 10, 2012, 05:08:19 pm »
Entendo perfeitamente o que você diz, Zero. Meu S3 de 400cvs era assim, uma porrada gigante nas costas dos 4.000RPM até os 7.500RPM. Essa sensação é bem peculiar e realmente dá um prazer enorme ao dirigir.

Mas pra andar na rua era meio esquisito, pois de baixa era fraco. Claro que S3 é 1.8, então seria fraco mesmo.

A propósito, se você quiser, eu dirijo o teu pra você ver como é de fora...hahaha...deve ser um caralho de asas...

Sou fã do teu carro, com esse capô de FC e essas rodas pretas...assusta!!! Está vendendo ainda?
BMW 320 E21 Coupe 1977 Track Car
BMW 318ti E36 Compact 1995 + S50B32 Euro
BMW 850i E31 1993 + S62 (Track Car com Martim)
BMW 325 E36 Coupe 1995 Daily Driver
BMW 320 E36 Coupe 1993 sem motor (Track Car Project)

ZeroGravity

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1204
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #44 Online: Abril 10, 2012, 05:25:32 pm »
Entendo perfeitamente o que você diz, Zero. Meu S3 de 400cvs era assim, uma porrada gigante nas costas dos 4.000RPM até os 7.500RPM. Essa sensação é bem peculiar e realmente dá um prazer enorme ao dirigir.

Mas pra andar na rua era meio esquisito, pois de baixa era fraco. Claro que S3 é 1.8, então seria fraco mesmo.

A propósito, se você quiser, eu dirijo o teu pra você ver como é de fora...hahaha...deve ser um caralho de asas...

Sou fã do teu carro, com esse capô de FC e essas rodas pretas...assusta!!! Está vendendo ainda?

Infelizmente tô!

Meu casório é agora em junho, então, além do investimento na festa e no upgrade de vida, não tem mais espaço por hora pra me dedicar ao carango.

Fora que minha vida profissional tá numa fase que exige dedicação total, pra você ter idéia, só esse ano já é a terceira bateria que coloco no carro por deixá-lo parado por alguns meses.

Embora tenha sido a realização de um sonho, tem que saber a hora de largar o osso! Depois eu recompro, já fiz isso mais de uma vez com outros carros! ahahahahaha

Está convidado, se vier a Brasília, deixo você dar uma volta "no pilote", so avisar que te pego no aeroporto!

Sérgio Guimarães

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2326
  • Capital/SP
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #45 Online: Abril 10, 2012, 05:44:48 pm »
  Pessoal, o André (abeisert) abriu esse tópico há um tempinho. Encontrei com ele hoje pra testar as minhas rodas no carro dele. Ele não está sabendo de nada das respostas desse tópico, pois ele não entrou mais. Falei pra ele dar uma olhada. Valeu.

"Não ande mais do que o seu anjo possa voar"

Aranha

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 38
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #46 Online: Agosto 05, 2014, 11:57:00 pm »
330 manual e46!! demais!!
Comparado com uma e36 m3 usa, como esse carro anda?
Tem diferencial lsd?
Se fosse eu também poupava essa raridade...mas quem decide é o dono!
Um abraço!

regisjaboticabal

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 26
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #47 Online: Agosto 06, 2014, 12:00:40 am »
Tenho uma e46 2001 aut, queria colocar manual, a dúvida é, qual o cambio que da certo?? Alguem sabe mw dizer??

Aranha

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 38
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #48 Online: Agosto 06, 2014, 01:08:54 am »
Voce pode procurar uma relaco de cambios da bm...ai vai poder ver todos os modelos que usam o mesmo cambio!
porém...acho que voce tera que trocar outras pecas alem do cambio, acho que no fim mesmo que voce ache o cambio aqui, tera que importar muitas coisas, o que deixa tudo isso muito caro!

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #49 Online: Agosto 06, 2014, 02:34:55 pm »
Tenho uma e46 2001 aut, queria colocar manual, a dúvida é, qual o cambio que da certo?? Alguem sabe mw dizer??
Procure no forum por SWAP CAMBIO MANUAL.
Inclusive tem um ótimo how to de um swap de uma M3 EVO SMG para MANUAL.
Mostra fotos de tudo.

Pode utilizar o cambio ZF 5 marchas, é o mesmo das 328 e M3 E36.
O dificil vai ser achar os pedais para trocar.
Eu tinha e ja vendi os mesmos para Brasilia.

Ele vai colocar o cambio manual 6 marchas de uma 130i.
Servir, serve....mas requer alguma adaptação.
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996