Autor Tópico: Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)  (Lida 5702 vezes)

abeisert

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 69
    • Email
Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Online: Março 13, 2011, 11:12:57 pm »
Pessoal, após participar de alguns tracks days e constatar a dificuldade de soltar a traseira nas curvas (falta motor para os pneus 245mm traseiros...), estou pensando seriamente em turbinar meu carro. Isso até adiaria a compra da 335, hehe!
Compressor sai mais de R$20mil (pela Herrera), mas um turbo deve sair bem menos. Alguém tem recomendação de oficina para este serviço? Ou alguma experiência com BMW turbo e como o motor aguenta, dicas... Não quero nada muito louco, dos 230cv para uns 320-340cv e com bastante confiabilidade já me deixam bem feliz!

Abraços!

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #1 Online: Março 13, 2011, 11:55:02 pm »
Aqui no forum mesmo... o Matheus.

Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #2 Online: Março 14, 2011, 09:10:39 am »
Amigo, se fosse eu, esperaria e pegaria uma E46///M3 ou 335 como você mesmo citou...

faz um up aspro e mantém o carro numa certa originalidade, vai desvalorizar menos e te dar menos despesas com manutenção.

tá procurando sarna pra coçar? heheheheheh

como o Ricardo disse, o Mr.///M pode te aconselhar quanto a preparação do carro.

abs,
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

Alexandre VTS

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1305
  • 323Ti Sport Compact (RJ) - 350hp+ Club
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #3 Online: Março 14, 2011, 09:55:07 am »
Faça!

Tambem tive essa duvida, compressorXturbo. Pra nos aqui em terra tupiniquins, turbo é muito mais viavel.

Numa primeira fase, pulei de 170 - 330hps. Segundo infos as bielas do meu motor conseguem lidar com facilidade na casa de 450/500. Como meu carro é direcionado a pista e dessa forma a utilizacao é considerada extrema, preferi trabalhar com uma bela margem

lucasfelex

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 284
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #4 Online: Março 14, 2011, 10:08:04 am »
Concordo com o Alexandre, realmente aqui no Brasil a relação custo beneficio do turbo é melhor.

Se tudo der certo estarei encomendando meu kit turbo ainda este mês pelo ebay, pretendo deixar entre 300-350 cv's. Meu objetivo como todos sabem é praticar drift, e me parece que o seu também... Podemos seguir juntos nesse projeto.

Mas já aviso que eu sigo o estilo home made, quando chegar o kit eu vou montar tudo em casa e depois levar em alguma preparadora "apenas" pra fazer o acerto.

Abraços!

lucasfelex

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 284
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #5 Online: Março 14, 2011, 10:09:36 am »
E Kiu deixa de ser conservador! Hehhehehehehe...  ;D!

Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #6 Online: Março 14, 2011, 10:22:01 am »
hehehehe sou meio conservador neste ponto sim....

mas ele pediu opiniões e eu dei a minha!

no mais, se for por esse caminho, faça bem feito!! de qualquer forma deve ficar um brinquedo bacana...
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

lucasfelex

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 284
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #7 Online: Março 14, 2011, 10:41:06 am »
hehehehe sou meio conservador neste ponto sim....

mas ele pediu opiniões e eu dei a minha!

no mais, se for por esse caminho, faça bem feito!! de qualquer forma deve ficar um brinquedo bacana...

Quando meu carro estiver pronto vou levar você pra dar uma volta, quem sabe não consigo mudar sua opinião! Hehehehe.. Será? Será?

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #8 Online: Março 14, 2011, 12:18:31 pm »
quer preparar ela pq ta faltando potencia pra desgarrar nas curvas,,,?
da uma pedalada na embreagem que resolve seu problema, e custa bem menos....
agora se quer mais força como um todo, o que vc quer no final das contas? quer brincar de que? quer ter potencia absoluta, quetr ter dirigibilidade, quer dar final na rodovia, quer acelerar numa pista de arrancada, quer ir em trackday...? isso define o tipo de preparacao indicada pro carro.... alem disso, tenha ewm mente que se vc quiser fazer TUDO isso com o mesmo carro, entao a preparacao seria pegar uma 335, dar um tapa no chip pra aumentar um pouco a pressao, e manter o resto todo original, pra nao ter problemas com manutencao depois do uso severo....

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Race Driver

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2184
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #9 Online: Março 14, 2011, 12:40:26 pm »

Sem contar que mesmo que seja pra TD, existem soluções extremamente baratas para fazer o carro andar mais com a mesma potencia, sem contar que com uma simples calibragem de pneus vc solta e muito a traseira.

 Porém nem sempre é bom deixar a traseira muito boba, por isso é ideal responder algumas questões que o passos colocou em 'jogo' para acharmos um ponto de partida.

GrandRoyaL

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3802
  • E34/E30 Old School Rules! a.k.a. Hamilcar
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #10 Online: Março 14, 2011, 01:09:51 pm »
use pneus mais finos... hehehehe

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #11 Online: Março 14, 2011, 10:40:57 pm »
dificilmente valerá a pena fazer uma sobrealimentação, já considerando os 20K que você citou na referência como caro..

Esse é um velho problema tanto de manutenção como preparação. Sempre se usa o valor do carro como referência (mais que natural, afinal, o sujeito pensa em adicionar aquele valor em cima do valor do próprio carro e comprar outro carro já com maior potência ou estrutura original propícia para tal..), e isso do ponto de vista técnica é totalmente errado.

As E36 estão sofrendo muito isso.. muitas estão caindo na mão de quem não tem condições financeiras para sustentar e quando tem condições e precisa fazer o motor, primeira coisa que o sujeito pensa é: "vou gastar 30..40% do valor do carro nesse motor?? jamais.. prefiro juntar e comprar outro carro..".. Aí o que se faz é buscar algum mecânico que aceite fazer pelo valor que ele "considera justo" para o valor do carro.. e aí a merda ta feita.. ta cheio de E36 com motor retificado por aí.. as que eu ví, a maioria tinha comando fora de ponto, diversas gambiarras, pistões de carros nacionais adaptados e outras bizarrices no qual o dono e o mecânico ainda defendiam que eram "igualzinho original".. sem realmente ter conhecimento técnico para avaliar.



A preparação ocorre o mesmo acima. Com esse budget que você já estabeleceu, já começou complicando tudo.. você irá procurar peças e preparador que se enquadre nesse valor, e logo, vai fazer a cama de gato perfeito, igual as demais BMW turbinadas no Brasil (que quase 100% delas misteriorsamente são colocadas a venda logo após a preparação..).



Se for realmente nesse caminho, imaginando ser possível sobrealimentar a baixo custo com confiabilidade e eficiência (o que te garanto que não é.. é puro folclore..), acho melhor comprar um carro mais barato, assim quando começar virar aquele boné velho, você não terá depreciado o carro que você tanto gostava. E assim você ganha mais experiência com sobrealimentação adaptada (caso ainda não tenha).


Kit turbo chineses vendidos no Ebay tem qualidade tão ruim quanto os que vendem no Brasil, só com a diferença de terem abraçadeiras e pressurização cromados para ficar bonito aos olhos.

Sobrealimentação decente não se usa "kit", e sim confecciona um projeto para tal. É preciso adequar todo o conjunto do carro para a nova demanda (não só de potência, mas também vazão de combustível e criar um sistema back-up, pois em um motor sobrealimentado a alimentação precisa ter confiabilidade extrema).


Sabe aquele carro que fulano diz ter 500..600cv.. mas você nunca vê ele andando com o carro? Que mais passa na oficina trocando peças que quebraram e curando as gambiarras, do que andand e curtindo.. é mais ou menos por aí.. esse é o caminho que se consegue quando compara sobrealimentação tabajara das preparações que fazemos normalmente aqui no Brasil com sobrealimentações decentes e que são proibitivas considerando a referência do valor do carro.


Apenas uma opinião sincera..pois ao contrário de muitos preparadores, não vivo só disso (é mais hobbye do que trabalho), e constantemente nego serviços desse tipo justamente por saber que o proprietário está com essa cultura errada na cabeça.. e eu me nego fazer um carro que eu sei que depois não ficará confiável e será outro proprietário a vender..


Além do mais..desconfie de potências milagrosas.. a maioria dos Dynos tabajaras são manipuláveis e muitos desses carros na prática mal conseguem usar essa potência de forma eficiente..



Abraços,


Matheus
« última modificação: Março 14, 2011, 10:45:28 pm por MatheusS50 »
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

EdSan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1527
  • Carregando...
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #12 Online: Março 14, 2011, 11:54:48 pm »
Na boa abeisert, faz tudo isso num opala e seja feliz, deixa a 330i manual, que já é uma raridade, pra passeios e quem sabe um dia pra outro feliz proprietário que vai mantê-la originalzinha qd vc pegar uma 335i.  :)

Agora, 230cv é quase uma ///M3 E36 US e manual ainda, bota um CAI, chip e escape que vai pra uns 250cv, o que pra brincar em track day é bastante satisfatório, e ainda volta pra casa no carro, no A/C gelando e não no reboque como eu vejo acontecer direto com super carros mexidos.

Abçs

EdSan
« última modificação: Março 14, 2011, 11:58:59 pm por EdSan »

Alexandre VTS

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1305
  • 323Ti Sport Compact (RJ) - 350hp+ Club
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #13 Online: Março 15, 2011, 10:33:58 am »
Vou concordar com o Matheus, na questao do valor. Nao entre numa empreitada dessas com o orçamento apertado ou pre-fixado. Certo que voce vai se arrepender.
Esses kit's vendidos no ebay, realmente sao chineses xing-ling! Fuja. Nao sei se a SPA vende um "kit" para o seu carro. Os da E36 sao muito bem construídos, pois sao kit de exportacao, completamente diferentes dos kits vendidos para outros carros. Meu preparador, muito experiente com montagens de kits em VW, GM ficou surpreendido com a qualidade.

O grande X da questao na minha opiniao, é onde fazer! Como tudo relacionado a serviço, depende de quem o está executando

Edsan,

Meu carro chegou a proximo de 240 aspro, e posso te falar com toda a certeza, dava sono na reta!  :D

lucasfelex

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 284
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #14 Online: Março 15, 2011, 11:17:34 am »
Desde já quero dizer que minha intenção não é ofender ninguém apenas estou disposto a debater nossas idéias e opiniões.

Matheus inclusive respeito muito sua opinião, sobre conhecimento técnico ainda mais em BMW não tem como discutir com você.

Porém na minha opinião não acho que toda preparação exija uma gastar uma fortuna para poder se divertir. Claro que tudo depende do objetivo de cada um.

Mas convenhamos que todos gostariamos de fazer nossos projetos da melhor maneira e investir o que fosse necessário para deixar nossas máquinas da forma que gostaríamos. Mas quantos aqui realmente tem esse capital? Como disse o Mau uma vez: "Gastei mais do que devia e menos do que gostaria."

Também é fato que há coisas que são essencias, por exemplo intercooler, linha de combustível adequada, bicos e etc... Não basta apenas montar tudo e sair acelerando. Porém o fato de ser xing ling não implica que não vai funcionar, claro que também depende do que, por exemplo não usaria uma bomba de combustível xing ling. Mas no caso de uma turbina por exemplo do meu ponto de vista apenas afetaria a durabilidade da mesma e talvez um pouco do lag ou coisa do tipo.

Digo tudo isto porque já turbinei um carro e não gastei uma fortuna, confesso que cometi erros mas aprendi.

Quando fui levar meu carro pra fazer o acerto na Genesis, oficina muito conhecida pra quem tem Marea, conheci o Luiz, o dono da oficina. Em resumo da história ele tinha um Marea turbo de mais de 500cv, o motor era perfeito, ele me disse que gastou mais de 100% do valor do carro só no motor. Ele me disse que não tinha certeza se realmente valeu investir tanto no carro dele se com tão pouco eu conseguiria me divertir igual ou até mais que ele com meu carro.

Matheus como você mesmo disse pra nós isso é um hobby não um ganha pão, um carro turbinado não precisa ter uma potência monstruosa para no dar prazer. Logo nem sempre acredito ser necessário gastar fortunas com a preparação de um carro.

Bom essa é minha opinião...

Abraços!



Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #15 Online: Março 15, 2011, 12:56:06 pm »
então... boa sorte, e nos deixe a par dos avanços, quem sabe você consegue revolucionar o mundo automobilístico tendo confiabilidade a baixo custo :D

mas vamos lembrar que dinheiro eh complicado, cada um tem seus parametros d emuito e pouco...

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Alexandre VTS

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1305
  • 323Ti Sport Compact (RJ) - 350hp+ Club
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #16 Online: Março 15, 2011, 05:07:14 pm »
então... boa sorte, e nos deixe a par dos avanços, quem sabe você consegue revolucionar o mundo automobilístico tendo confiabilidade a baixo custo :D

mas vamos lembrar que dinheiro eh complicado, cada um tem seus parametros d emuito e pouco...

Passos,

Eu compreendi o que o Lucas quis dizer. Tem uma certa logica.

Veja bem, dentro do que o criador do topico tem em mente, atingir 320/340hp partindo do motor original com 230hp, acredito que 0.3/0.4 kg deem conta do recado. Isso é um peteleco! Pois não havera muito aumento de torque. Todo o conjunto original dele, certamente consegue lidar com a questao.

EU buscaria por um kit de qualidade, e um lugar de confianca para realizar. Minha opiniao é que 20k, dentro desses parametros, sobram.

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #17 Online: Março 15, 2011, 05:18:26 pm »
quero ver um carro com 0,3 acertado... acertar 1kgfm de pressao eh bem mais facil do que acertar reles 0,3... e quero ver um carro que tem 0,3 e o dono nao quer mais....
e isso tudo partindo do principio que a mecanicsa esta 100%, bronzinas, bomba de oleo e cia ltda...

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Alexandre VTS

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1305
  • 323Ti Sport Compact (RJ) - 350hp+ Club
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #18 Online: Março 15, 2011, 05:42:24 pm »
querer gastar com preparacao, e nao ter o carro todo em ordem é simplesmente imundice! rs, entao vamos partir do pressuposto, que tudo está em ordem. Mas sim, considero imperativo, abrir e ver como as partes internas estao, por mais que o kit seja basico e a opcao seja pouco aumento de potencia

sobre acertar carros com pouca pressao, voce precisa rever seus conceitos  ;D

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #19 Online: Março 15, 2011, 05:46:22 pm »
abrir o motor de um carro de 10 anos de  uso pelo menos, e nao achar nada pra fazer.... chama o padre quevedo!

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

lucasfelex

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 284
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #20 Online: Março 15, 2011, 06:03:04 pm »
Gostaria de entender porque acertar um carro com 0,3 de pressão é mais dificil que um com 1bar, partindo do principio que as alterações PARA ACERTO serão as mesmas, mudando apenas as proporções, mas tudo bem...

Sobre o estado do motor é outra história, cada caso é um caso.

A discussão é se um determinado motor BMW stock aguentaria determinada potência, para ocorrer a quebra de motor em más condições não se faz necessário a instalação de um turbo.


HsennaM5

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 82
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #21 Online: Março 15, 2011, 08:14:45 pm »
Eu faria a seguinte conta.

BMW 330 + (Dinheiro $$$) - (Dor de cabeca) = BMW M3

Com isso ja teria freios e suspensao para os cavalos a mais.  E seria feliz.

 :)

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #22 Online: Março 15, 2011, 11:37:36 pm »
Desde já quero dizer que minha intenção não é ofender ninguém apenas estou disposto a debater nossas idéias e opiniões.

Matheus inclusive respeito muito sua opinião, sobre conhecimento técnico ainda mais em BMW não tem como discutir com você.

Porém na minha opinião não acho que toda preparação exija uma gastar uma fortuna para poder se divertir. Claro que tudo depende do objetivo de cada um.

Mas convenhamos que todos gostariamos de fazer nossos projetos da melhor maneira e investir o que fosse necessário para deixar nossas máquinas da forma que gostaríamos. Mas quantos aqui realmente tem esse capital? Como disse o Mau uma vez: "Gastei mais do que devia e menos do que gostaria."

Também é fato que há coisas que são essencias, por exemplo intercooler, linha de combustível adequada, bicos e etc... Não basta apenas montar tudo e sair acelerando. Porém o fato de ser xing ling não implica que não vai funcionar, claro que também depende do que, por exemplo não usaria uma bomba de combustível xing ling. Mas no caso de uma turbina por exemplo do meu ponto de vista apenas afetaria a durabilidade da mesma e talvez um pouco do lag ou coisa do tipo.

Digo tudo isto porque já turbinei um carro e não gastei uma fortuna, confesso que cometi erros mas aprendi.

Quando fui levar meu carro pra fazer o acerto na Genesis, oficina muito conhecida pra quem tem Marea, conheci o Luiz, o dono da oficina. Em resumo da história ele tinha um Marea turbo de mais de 500cv, o motor era perfeito, ele me disse que gastou mais de 100% do valor do carro só no motor. Ele me disse que não tinha certeza se realmente valeu investir tanto no carro dele se com tão pouco eu conseguiria me divertir igual ou até mais que ele com meu carro.

Matheus como você mesmo disse pra nós isso é um hobby não um ganha pão, um carro turbinado não precisa ter uma potência monstruosa para no dar prazer. Logo nem sempre acredito ser necessário gastar fortunas com a preparação de um carro.

Bom essa é minha opinião...

Abraços!



então Lucas.. é que quando falamos em turbo adaptado no Brasil, sempre pensamos somente nas consequências da potência e não do carro como um conjunto sistêmico que é.

A questão não é só quebra por potência.. (que acaba virando sim um problema, pois todos que sobrealimentam, busca algo bem acima do isual, justamente por já ter lançado mão da sobrealimentação) e sim a confiabilidade do conjunto.

Quando você pendura uma turbina no seu motor que não teve o cofre e acessórios parasitários (leia-se A/C, DH..) projetados para receber esse calor, de início você já começa ter problemas de abreviar vida útil de todos os componentes do cofre sensíveis a calor.

Motores turbo de fábrica possuem todo esse conjunto adequado..e isso explica o fato da maioria dos turbos originais terem uma isolação térmica bem eficiente da turbina, fora isso, a montadora sempre evita qualquer proximidade de mangueiras e principalmente componentes que carregam fluido (que é altamente inflamável) próximo da turbina.

Eu mesmo já montei um Vecra Turbo que mesmo deslocando ao máximo a turbina e fazendo uma barreira térmica dentro do possível, minou a mangueira da direção hidráulica e estourou a mesma. Qual seria a solução nesse caso? Mover todos acessórios de posição.. Possível? É.. agora, o custo é absurdo.. 

Além disso, tem o spec da borracha das mangueiras, que em turboalimentados de fábrica são bem acima dos naturalmente aspirados..

Todo o sistema de alimentação, incluindo o gerenciamento eletrônico (que corta a pressão positiva em caso de anomalia, nos atuais) é dimensionado e projetado para evitar danos irreparáveis ao motor em caso de problemas na alimentação (quem aqui nunca deixou um filtro de combustível ficar próximo de entupir? Ainda mais no etanol.. que vem muito sujo...).

Eu ficaria aqui a noite inteira te citando exemplos de diferenças estruturais entre turbos originais e turbo adaptados que comprometem a confiabilidade final.

Uma coisa é você montar um turbo adaptado que você só utiliza fim de semana, dentro de sua cidade.. só você dirige o carro e se caso der problema ou te largar na mão, não te causará grandes transtornos.. outra, é você ter um carro turbo adaptado que tenha confiabilidade de um carro original, que você tope encher o carro de malas, colocar toda sua família e viajar 1.500km direto sem medo de ser feliz e sem levar o telefone do guincho..

Te garanto que só instalando um "kit turbo" tipo "exportação", não vai te garantir a confiabilidade acima.. e o preparador que te falar que terá essa confiabilidade apenas instalando esse kit da melhor forma, ou não conhece um veículo sistemicamente ou então está mentindo.. 

O "kit" turbo pode ser o de melhor qualidade, mas enquanto o preparador não fizer uma re-engenharia de todo o carro para a nova demanda de alimentação, resistência a temperatura, resistência a choque mecânico, resistência a nova potência, durabilidade por exposição a condições adversas.. e etc.. continuará sendo um turbo adaptado que poderá te dar sim muitas diversões (isso não tem como negar.. já montei vários turbo adaptados, incluindo que tinham o dobro da potência da minha Bimmer, então eu sei o prazer que é.. mas depois de maduro e de agregar conhecimento, você vê que é completamente inviável gastar valores usuais do Brasil e ter um "supercarro" e ainda confiável.. isso é folclore).. , como te lagar na mão a qualquer momento..


Então assim, sempre que eu falar em turbo adaptado aqui no fórum, sempre irei usar como referência a confiabilidade de um carro original.. por isso, se o autor do tópico estiver disposto a perder confiabilidade em troca de ter performance (como praticamente todos brasileiros fazem quando sobrealimentam carros em terras tupiniquim), com certeza é viável sim fazer uma preparação turbo para resulta potência elevada com bem menos de 20K.. 

Mas tem que sempre lembrar, que 300.. 400.. 500.. 700hp em cima de um guincho não traz tantas emoções..

Os motores que eu monto hoje, é sempre tendo foco em confiabilidade OEM.. E para montar um sobrealimentado com essa confiabilidade, te digo que fica proibitivo..


Abraços,


Matheus



Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

Alexandre VTS

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1305
  • 323Ti Sport Compact (RJ) - 350hp+ Club
    • Email
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #23 Online: Março 16, 2011, 09:53:38 am »
Matheus,

É bem verdade isso que voce diz sobre carro turbo de fabrica X carro turbo adaptado. Em momento algum eu falei que o "Kit Exportaçao" seria uma soluçao definitiva. Somente citei a qualidade do mesmo, frente os outros kits vendidos pela mesma empresa para outros veiculos.

Certamente um carro turbo original, tem toda a defesa eletronica para qualquer questao, dispositivo que um adaptado ainda nao tem. A fueltech esta prometendo na nova versao, incluir essa questao, com a famosa "correcao por lambda". Será um enorme avanço na preparaçao nacional, se isso realmente se realizar.

Agora, essas questoes que voce citou, tambem podem acontecer num turbo de fabrica com "upgrades". Felizmente, ou infelizmente, no mundo da preparação nao se vive em um ambiente completamente seguro. Mas é um preço que se paga pela "ousadia"  8)

marcellom50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 758
  • Bmw 323ti M-package
Re:Pensando em turbinar minha 330 E46 (manual)
« Resposta #24 Online: Março 16, 2011, 10:13:02 am »
Foi uma coisa que eu disse em um outro topico:

Preparação não tem milagre, é tudo fisica e quimica aplicada, mais esforço exige mais resistência, em qualquer preparação desde a mais basica a mais extensa é necessário se rever e re-adequar todos os sistemas do motor, tudo é questão de adequação, mas isso traz gastos altos, que muitas vezes não são incluídos em um blueprint inicial, e se não forem sempre adequados para o esforço aumentado, a vida util do powertrain COM CERTEZA será diminuida.

No meu ponto de vista, em qualquer preparação é interessante que busque um funcionamento e segurança o mais proximo do original possivel.
///M loading...