Autor Tópico: E34 guia de compra....  (Lida 21134 vezes)

Pedro

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E34 guia de compra....
« Online: Abril 06, 2010, 08:00:44 pm »
A linha E34 é conhecida por ser a primeira a participar da 'revolução eletronica' no setor automotivo, se voce tem alguma dúvida é só perguntar a quem tem. Adquirentes dos primeiros modelos tem sorte porque acredita-se que estes tiveram muitos dos defeitos do carro sanados ainda no período de garantia valendo lembrar que a houve uma série de alterações em alguns numeros de peças o que, em tese, reflete o aperfeiçoamento em peças.

Hoje em dia, podemos dizer que os E34 são tão bons ou até melhores do que deveriam ser, o carro tem uma aparência bem legal o que candidata a ser uma execlente opção para entrar na marca, admitindo-se o equilíbrio entre motor / transmissão.

Além de pequenas anomalias na eletronica e no chassí, na hora da compra, vale a pena observar alguns itens relativamente ao motor os quais vou colocar aqui:

1989 - 1993 535i (M30 3.5) - Conhecido por ter um motor forte e durável, este motor entrou em produção em 1968 e, em termos funcionais, pode-se dizer que equivale a um motor Chevy com bloco pequeno, isto se forem devidamente conservados, o que vamos aqui admitir que muitos não foram. Este motor requer ajuste de válvulas a cada 15-30 mil milhas, especialmente os carros sujeitos a regime de RPM altos. Deve-se também observar o sistema de lubrificação "cam oiler bar" valendo lembrar o update que houve nos parafusos (agora auto-travantes) para o numero 11 42 1 738 621 e 11 42 1 252 343. O não ajuste de valvula poderá ensejar em desgaste excessivo do comando de valvula pela falta de lubrificação decorrente do afrouxamento dos parafusos supracitados. É considerado normal um ajuste a cada 30 mil milhas, boa oportunidade para fazer um tune-up e trocar velas, filtro de ar/combustível. A capa da bobina dura aproximadamente 90 mil milhas, vale lembrar que não há, para este modelo, problemas no sistema de arrefecimento (bomba d'agua não é problematica) o que não acontece com os M5 S38. Recomenda-se a substituição do aditivo anti-ferrugem a cada 2 anos utilizando-se sempre o original BMW. E recomendada a utilização de um óleo de boa qualidade podendo a viscosidade variar, em termos gerais, entre 20W50 no verão e 10W40 no inverno, faça isto e o motor deverá durar cententas de milhares de milhas.

1989-1995 525i (M20, M50, M50TU 2.5 6cyl) Produzidos de 1989 a 1990, o 525i utilizava motor M20 2.5 6cyl que possui correia dentada - e não corrente de distribuição - cuja substituição preventiva (procedimento simples) deverá ocorrer a cada 5 anos ou 50 mil milhas, o que primeiro ocorrer... sob pena de quebra. O motor M20 também requer ajuste de valvula + tune-up a cada 30 mil milhas.

A utilização de motores sem vanos ocorreu nos 525i anos 91 e 92, estes motores são altamente resistentes, possuem molas duplas no comando de valvula que opera a uma temperatura extraordinariamente alta com queimas perfeitas. Um dos maiores problemas era a queima prematura das bobinas. Este sistema também marca o começo do declínio de qualidade no sistema de arrefecimento, onde bomba d'agua, termostato, corpo de valvula e ventilador tiveram sua durabilidade reduzida e substituição preventiva estabelecida em 60 mil milhas sob pena de com certeza enguiçar por isto. O radiador também teve sua vida abreviada para 90 mil milhas. A família de motores M50 conta com ajuste de valvula automático, tornando desnecessário o ajuste manual o que não impede um tick-tick ocasional de valvula. Fora isso, todo o resto são flores.

De 1993 a 1995, foi incorporado ao motor do 525i um Vanos simples M50TU facilmente perceptível pelo caroço no tampo do comando de válvula e permite uma abertura variável no comando de válvula. Representou grande avanço de tecnologia a um custo de 600 dolares. Tanto no M50 quanto no M50TU pode ocorrer vazamento de óleo pela junta de vela, situação em que é, também, recomendável a substituição da junta da tampa do comando de valvula.

1994 - 1995 530i (M60 3.0 V8) 1994-1995 540i (M60 4.0 V8) - São os únicos motores fabricados pela BMW a sofrer um desgaste prematuro nos cilindros por uso do Nikasil, valendo lembrar que esta substância não impregnou todos os V8. De acordo com a BMW este problema afetou os V8 americanos até 03/95 e manuais até 05/95 mais vale a pena conferir no tópico do clube a lista completa de todos os motores afetados que também pode ser encontrada em www.koalamotorsport.com . Mesmo que assim seja, é sabido que o motor 3.0 é menos susceptível a este problema, talvez porque necessitam de troca de óleo com maior frequencia, procedimento este já conhecido por retardar, também, os danos ao motor do 540i.

Além disso, a linha M60 sofre das mesmas características - ou seriam defeitos - presentes na linha 5, qual sejam, a falta de durabilidade das juntas do motor que em alguns casos ocasionam mistura de agua/oleo, a lista é acrescida pelos parafusos da bomba de óleo que são conhecidos por soltar (www.terrysaythereauto.com/M60OilPumpBoltProb.htm) não devemos nos esquecer de possível queima prematura de bobina.

1991 - 1995 M5 (BMW Motorsport S38 3.6 6cyl) Este motor é mais voltado para a pista do que para cidade e tem exigências específicas para isso. Consome enorme quantidade de combustível (de alta octanagem) e requer utilização de óleo com alta viscosidade além da realização de revisões a cada 15 mil milhas que abrange desde a regulagem de válvula a substituição de correias-V. Os S38 são conhecidos por consumir correias e ninguém sabe explicar ao certo o porque disso até hoje. O carro não é muito suscetível a vibrações, o que abrevia folga em mangueiras de vácuo. A manutenção deste motor não deve, de forma alguma ser negligenciada, considere que o custo inicial de qualquer pequeno conserto gire em torno de 10 mil dólares, razão pela qual nos EUA existem muitos a venda rotulados de 'ótimo negócio'

* Transmissão automática - É uma realidade em todos os BMW de design contemporâneos (como estes) e os primeiros defeitos costumam aparecer entre 80 e 120 mil milhas. O preço do conserto é salgado e ligeiramente maior nos modelos V8.

* Falhas eletronicas mais conhecidas - podem ocorrer nos bancos eletricos, painel de instrumento e no modulo do ar-condicionado. O modelo touring pode adicionalmente apresentar problema no teto solar duplo cujo conserto custa uma pequena fortuna, o melhor a fazer é não abrir esta peça maldita. A falta de padronização na linha de comunicação entre módulos torna o diagnose por scanners mais difícil, o que foi sanado no modelo seguinte. Muito da comunicação entre módulos é feito por fios que andam por todo o assoalho do carro e por incrível que pareça, mexer muito no banco pode causar um mal contato.

* Pivo - não espere muito destes, são conhecidos por apresentar folga relativamente rapido

* Ferrugem - embora não tenha ocorrido em nenhum E34 problema de ferrugem, considere que estes carros apresentam, atualmente, idade avançada... alguns vinham com uma camada adicional anti-ferrugem (tipicamente os que eram importados em países com neve) e geralmente ficam encubados na área inferior, atrás da borracha das portas ou por dentro da caixa de roda.

rpsolano

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #1 Online: Abril 06, 2010, 09:03:00 pm »
Um dos links está errado:

http://www.terrysaytherauto.com/Home.htm

Mais um bom tópico pelo nosso moderador Pedro!

« última modificação: Abril 06, 2010, 09:05:07 pm por rpsolano »

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #2 Online: Abril 06, 2010, 10:38:40 pm »
Excelente Pedrão!

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Pedro

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... e o ///M5
« Resposta #3 Online: Janeiro 31, 2011, 09:19:54 pm »
vou dedicar uma area especial para a ///M5 E34 que ganhou, ano passado, o titulo oficial de artigo de colecionador... comprar um carro desse implica em tomar, de plano, algumas decisões tais como a escolha inicial de uma dentre quatro versões (3.6; 3.8 5 marchas; 3.8 seis marchas e ou touring, uma raridade). Esse modelo, feito a mão, requer muito amor e troca de peças... ignorar ou negligenciar conserto de besteirinhas hoje é certeza que virão com acréscimos amanhã, não há formula magica nisso.

Relativamente as questões que afetam o motor, a BMW continua indicando a utilização de Castrol TWS 10/60 (ou edge 10/60) como o lubrificante responsavel por prolongar ao maximo a vida do motor, quando esse não tiver um ou outro vazamento eventual que geralmente aumentam pela mão de obra que é desmontar e montar o motor.

Como em outros modelos, deve-se ficar de olho no sistema de arrefecimento (bomba, termostato, acoplamento viscoso, mangueiras) ou seja, suspeitando que o carro tem equipamento original é bom trocar logo e rapido pelo tempo que la esta (dica da BMWCAR UK).

O S38 tem comando acioando por corrente dupla, o que tranquiliza por um lado e requer atenção mais tarde e quando forçado e negligenciado joga cospe polia, ou seja, não é tão raro a retifica do cabeçote nesses casos, se fizer, recomenda-se trocar os retentores.

Relativamente a carroceria, pontos de ferrugem aparecem e serão inevitáveis, painel corta-fogo, paralamas e arcos de roda agora o lugar mais dificil de diagnosticar fica geralmente na base do vidro dianteiro cujo ferrugem aparece e se alimenta da ma vedação de borracha gasta... bocal do tanque de gasolina e o entorno da tampa do porta malas também são lugares conhecidos por acumular agua.

A versão Touring vinha com um teto solar duplo, conhecido por não ser confiavel é bom testar antes de usar.

Por não ser o carro de principal uso no dia-dia, o interior geralmente é bem conservado ainda assim há muito o que observar a começar pelo display, conhecido por ter problema em seus pixels, indicador de manutenção que é chato de apagar. Se o banco for eletrico, teste todas as funções, em alguns modelos o chicote foi montado em uma posição que acaba se cortando durante o uso. Se voce ligar o ventilador do ar com o misturador no frio e o ar sair frequinho, bom sinal de que os solenoides do aquecimento não estão emperrados... se o modelo for bem no início da produção, esses ainda vieram com freon R12 no lugar do 134a... e por falar nele muitos ja estão com os condensadores externo com os dias contados então não se surpreenda se o seu estiver com ele assim também.

Carpete molhado pode indicar dreno do teto solar entupido ou vazamento pelo radiador do aquecedor (daí porque é importante adicionar um bom anticongelante para sentir o odor doce no carro quando vaza).

Transmissão é robusta a exceção do acoplamento do cardãn... a maioria deles vieram com diferencial que nao permite patinar em 25% cujo mal funcionamento é geralmente indicado por trancos e solavancos (barulho no estilo CLUNK), ainda assim, eleve o eixo traseiro, se possivel, engrene uma marcha, ambas as rodas devem rodar para a mesma direção. Um ou outro vazamento na caixa e no diferencial podem aparecer pelo desgaste natural dos aneis de vedação.

Se o carro escolhido for o 3.6 deve contemplar suspensão pneumatica (OU SLS) na traseira, também equipado com EDC, são sistemas caros, vale a pena observar por vazamentos que são chatos de consertar. Uma opção barata tem sido o retrofit para coilover. Parar de utilizar o sistema requer atenção pois usa o mesmo oleo de direção... Atualmente alguns fabricantes tem fornecido as bolsas e material para conserto em um preço bem mais acessível do que ha 2-3 anos atrás mais estejam certos esse sistema é considerado o maior calcanhar de aquiles do carro... uma tecnologia de 20 anos atras hoje em dia mais vista em carro de colecionador do que nas pistas. A durabilidade do sistema é 160 mil km's ou até o enguiço que faz o carro passarinhar de traseira.

Freios não são um problema neste modelo, evidente que não podemos esquecer das anormalidades do ABS muitas vezes potencializadas por sensor de roda gasto, outro agravante, não existe sensor paralelo com tamanha precisão do original e muitas vezes ocasiona defeito confundido por bomba.

Bem divirtam-se com o ///M5 E34 obtive essas informações do www.m5board.com e da bimmermag

Abraços
Pedro Vaz

MartimLima

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Pedro

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #5 Online: Fevereiro 01, 2011, 08:57:30 am »
e ainda blindado ?!?! uma pena + enfim deve ser o que resta no Brasil...

mliasch

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #6 Online: Fevereiro 12, 2011, 09:47:11 pm »
de fato, mataram o carro....

jabe36

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #7 Online: Setembro 07, 2011, 12:58:20 am »
_muito interessante esse topico nunca tinha lido principalmente ao respeito das M5, validando essas dicas de manutenção!

Amadeu

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #8 Online: Setembro 18, 2011, 02:03:45 pm »
bom to de olho em uma 530i manual e queria saber identificar o bloco dela, o cara diz que está a 100.000km com ele e não teve problemas..

Mineirim

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #9 Online: Setembro 28, 2011, 11:31:30 pm »
Pedro muito bom seu post, parabéns!

Bimmer

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #10 Online: Dezembro 21, 2011, 12:35:11 pm »
Parabens pelas informações, muito dificil achar alguem que fale com tanta "naturalidade" sobre uma geração assim, ainda mais com tamanha riqueza de detalhes.  :palmas:

Como fiz no topico sobre a e46, aqui vai as especificações dos motores da e34:

BMW E34 Sedan

Model:    Engine:    Power:    Topspeed:    Year:
518i    M40 4 cylinder    113 HP    192 km/h    1989 - 1994
518i    M43 4 cylinder    115 HP    198 km/h    1994 - 1995
520i    M20 6 cylinder    129 HP    204 km/h    1988 - 1990
520i    M50 6 cylinder    150 HP    211 km/h    1990 - 1995
525i    M20 6 cylinder    170 HP    221 km/h    1988 - 1990
525i    M50 6 cylinder    192 HP    230 km/h    1990 - 1995
525ix M50 6 cylinder 192 HP    220 km/h    1992 - 1995
530i    M30 6 cylinder    188 HP    227 km/h    1988 - 1990
530i    M60 8 cylinder    218 HP    235 km/h    1993 - 1995
535i    M30 6 cylinder    211 HP    230 km/h    1988 - 1992
540i    M60 8 cylinder    286 HP    250 km/h    1993 - 1995
524td    M21 6 cylinder    115 HP    192 km/h    1988 - 1992
525td    M51 6 cylinder    115 HP    194 km/h    1993 - 1995
525tds    M51 6 cylinder    143 HP    207 km/h    1991 - 1995

BMW E34 Touring

Model:    Engine:    Power:    Topspeed:    Year:
518i    M40 4 cylinder    113 HP    185 km/h    1993 - 1994
518i    M43 4 cylinder    115 HP    190 km/h    1994 - 1995
520i    M50 6 cylinder    150 HP    205 km/h    1992 - 1996
525i    M50 6 cylinder    192 HP    221 km/h    1992 - 1996
525ix    M50 6 cylinder    192 HP    215 km/h    1992 - 1996
530i    M60 8 cylinder    218 HP    227 km/h    1993 - 1995
540i    M60 8 cylinder    285 HP    240 km/h    1993 - 1995
525td    M51 6 cylinder    115 HP    188 km/h    1993 - 1996
525tds    M51 6 cylinder    143 HP    202 km/h    1993 - 1996

raulns

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #11 Online: Dezembro 27, 2011, 11:15:14 pm »

Tirando a m5...
Qual é a melhor opção de e34 ?
E Qual é a melhor opção de e34 automatica ?

Valeu

rpsolano

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #12 Online: Dezembro 28, 2011, 03:22:07 pm »
Atualmente hipnotizado com o conforto e performance da E39 540, ainda gosto de vez por outra passear de V8 6-speed mecânico! Mas fora o fato de ser manual, só considero a E34 melhor que a E39 em visual, peso(menor) e consumo. No resto a E39 é a evolução da  sua antecessora em tudo!

mliasch

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #13 Online: Dezembro 28, 2011, 04:05:24 pm »
nada substitui o brilho nos olhos de ver uma e34, desde criança !!

Kiudog

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E34 guia de compra....
« Resposta #14 Online: Dezembro 29, 2011, 07:41:49 am »
Tirando a m5...
Qual é a melhor opção de e34 ?
E Qual é a melhor opção de e34 automatica ?

Valeu

Tudo depende do que você procura, mas resumindo, a melhor seria mesmo uma 540 auto.
Kiudog
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Filipe_Cerulli

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #15 Online: Janeiro 28, 2013, 11:31:33 pm »
Bom como adquiri recentemente uma M5 E34, estou com "sede" de informações sobre o bólido.

Encontrei essas infos no site gringo: http://www.bmwclub.by - (traduzido pelo google):

"Esta página contém a BMW S38B38 Ficha Técnica. É realmente o treinamento oficial BMW AG centro de documentação
para os concessionários.
Este artigo foi originalmente dado a mim em holandês, e, com muita ajuda de um amigo holandês de mina (Graças
Reinier!), Conseguimos fazer uma tradução para o Inglês.
Nós não tentamos uma tradução palavra por palavra, mas para tentar preservar a intenção original. Existem algumas palavras
que eu não era capaz de traduzir, então eu tê-los deixado em holandês, mas em itálico. Se você sabe o que essas palavras significam,
por favor me avise! Se ninguém (ninguém mesmo!) Tem comentários, ou melhorias na tradução, então eu vou com prazer
atualizar esta página.
Basta enviar-me algum e-mail para jrobbo@bigpond.net.au
1. Introdução
Em 1992, o novo BMW / / / M5 entraram no mercado.
A competição, as expectativas dos nossos clientes, mas também as condições de tráfego e do meio ambiente são novos
desafios para os engenheiros de automóveis esportivos. Estas são as razões que os engenheiros da BMW Motorsport têm
mais develloped o M5 / / /, que por sinal foi nomeado como o melhor sedã esportivo do mundo.
A combinação de seu poderoso motor que agora produz o torque ainda mais, a controlada eletronicamente
suspensão e interior de alta qualidade faz com que o novo / / / M5 a combinação mais harmônica entre carro esportivo
e 5-pessoas sedan.
Como uma variante extra, o / / / M5 também está disponível como turnês.
2. Alterações at a Glance
Motor:
3,8 litro motor (S38B38)

Digital Motor Electronics (DME) M3.3 com fio-quente de medição de massa de ar

Sistema de entrada de ar alterado, com a aba de ressonância agora controlada pelo DME

O poder é de 250 kW (340 cv) às 6900 rpm (ECE)

O poder é 255kW (347 cv) às 6900 rpm (DIN)

Torque é 409 Nm às 4750 rpm

Suspensão / Transmissão
Adaptativos amortecedores com controle eletrônico

Novas rodas de metal leve com 5 raios calotas

Getrag 280 5 velocidades manual

ABS anti bloqueio de travagem com microprocessador

ZMS

Chassis
Novas cores especiais disponíveis, incluindo seis cores metálicas, três não cores metálicas e 3 cores metálicas específicas
de / / / M (Avus Blue, Daytona Violet, e Mugello Vermelho)

Spoiler cor contrastante

Interior
Guarnições nova sede com inserções de tecido e couro reforça e encosto de cabeça

Alta qualidade novos pratos de soleira

Elétrico
140A / 1960W Alternador

3. S38B38 Motor
A maioria do trabalho que foi para o maior avanço do M5 foi para o motor.
Tracção melhorada no baixo a meados gama de rotação deve-se ao aumento do diâmetro e curso sobre o motor de 3,6 litros.
O motor é controlado pelo sistema de controlo electrónico o mais adiantado, e apresenta uma ignição distributerless
sistema com cada um dos cilindros tendo a sua própria bobina individual.
O motor foi projetado para produzir potência máxima, enquanto melhorando em cima do consumo de combustível do
Motor 3.6 litro.

3,1 bloco de motor                        M5 '92               M5 '89

Capacidade (cc)                             3795                  3535

(Mm)                                                 90                      86

Aborrecer                                         94,6                  93,5


Virabrequim
O eixo de manivela tem sido alterado para permitir que um golpe de 90mm, enquanto está a ser optimizado para o peso.

Os contrapesos 12 foram arredondadas de um lado para reduzir a inércia do veio de manivelas.

O novo ZMS tem um balanceador harmônico com quatro parafusos de estiramento, e está fixado à cranckshaft
com três fases. Primeiro, os parafusos são apertados com um binário determinado, seguido por duas fases de um determinado número de graus.

O comprimento das bielas foi reduzido de 144 milímetros para 142,5 milímetros

Pistons
Novos êmbolos leves são instalados, feito de alumínio de alta qualidade. A taxa de compressão foi elevada
de 10.0:1 para 10.5:1


Diretrizes de montagem:
Com a montagem de um dos dois anéis de pistão de topo, é importante que a marca "TOP" situa-se acima.
É somente permitida a utilizar pistões da mesma classe de peso, em um motor. A seta na parte inferior do pistão significa
a direcção do movimento.

Cabeçote
Do lado de fora, a cabeça do cilindro parece ser idêntico ao do modelo anterior.
O diâmetro das aberturas de entrada foi aumentado para 29,2 milímetros, até de 28mm

O novo chefe apresenta o fluxo de refrigerante melhorou em torno das câmaras de combustão e velas de ignição
As bobinas individuais são montados por baixo da tampa de plástico, directamente por cima de cada vela de ignição

eixos de cames
A duração camshaft foi alterado para 264 ° / 108, e de elevação tenha sido aumentado para 10,7 mm para a melhoria
enchimento do cilindro.

O diâmetro das válvulas de entrada foi aumentada de 37 milímetros de 38,5 milímetros
O diâmetro das válvulas de escape foi aumentada de 32mm para 32,5 milímetros

Para um melhor arrefecimento, as válvulas de escape são cheios de sódio

O amortecedor membrame que é usado untill agora é removido devido a um novo desenho do tensor da corrente (abaixo).
Este tensor nova melhora a confiabilidade geral.

Procedimento de tensor de corrente
1 - Coloque o selo do tensor da corrente de novo e colocar o tensor à mão (O gancho tensor vai ter a
trilho tensor)
2 - Aperte o tensor da corrente de 55 Nm
3 - Coloque a caixa de velocidades em 5 ª marcha e empurrar o carro para e para trás (ou virar as vezes virabrequim várias). Repetir isso até que as árvores de cames começar a girar. (A resistência aumenta). Isso faz com que o tensor da corrente será
desbloqueado.
4 - Antes de verificar o desbloqueio, a cambota tem de ser transformado dentro da tolerância da cadeia. Isto significa
que as árvores de cames não pode virar. O tensor de corrente é desbloqueado se o movimento máximo perto a vibração
amortecedor é um dente e um orifício de dente.
5 - Se este não é o caso, gire o parafuso M8 na parte de trás do tensor da corrente, até sentir resistência. Transformar
o parafuso solto novamente e repita o procedimento a partir do ponto 3, e começar a verificar o tensor da corrente de novo com o ponto


Termostato
A carcaça do termostato foi redesenhado, que contém uma válvula de corrediça anular, que é actuada por um
temperatura dependente do elemento de expansão que contém cera.
Por favor, note sua posição correta ao reinstalar esse elemento.

Sistema de entrada de ar
Para reduzir o ruído de indução, o arquivador de ar tem agora um ressoador para atenuar as ondas de pressão
Acelerador colector corpo:
O diâmetro das válvulas de borboleta, do sistema de admissão com seis diferentes válvulas de borboleta é aumentada para 50 mm,
Para regular a velocidade máxima de 250 kmh, as válvulas de borboleta são retiradas por um servo motor.
Uma curta, funil de tubo em forma de caixa e um airfilter novo com um melhor fluxo de ar controla a sucção do ar de admissão
fora do compartimento do motor.
Os princípios aba de ressonância são as mesmas do motor anterior. No entanto, a aba de ressonância é agora

controlado pelo DME3.3 em vez de por uma unidade de controlo separada.
Existe também um ponto de comutação extra adicionado ao 2480rpm, como é mostrado no gráfico de binário abaixo.

Sistema de Exaustão
O colector de escape é feito de aço especial, e está equipado com conectores de injecção de ar separado e 6
conectores para uma sonda de CO. Um equilíbrio ideal do cilindro é obtida usando este colector de escape.

O novo motor apresenta um duplo metálico catalyc conversor (ESD: tecnologia de reflexão) com 6 monolites. Com
este conversor catalyc, o / / / M5 está em conformidade com as regulamentações mais severas emissão de gases. Esta construção tem o seguintes vantagens sobre um conversor de cerâmica:
- Reduzir a pressão de retorno, permanecendo compacto
- Condução menor calor específico
- Uma melhor resistência a altas temperaturas

Interior e Exterior
Novas cores especiais são as cores de automobilismo "avusblau-metálicos" (avus azul), "daytonaviolet-metálico" (daytona
violeta) e "mugello-rot" (mugello vermelho). Além disso, "granit-slber" (granito prata) está disponível como uma cor padrão.
O interior do M5 / / / é mais refinado, utilizando os novos materiais.
O novo "fino tecido de" roupas é padrão. Para as paredes laterais dos assentos e encostos de cabeça em dois design de cores
(Preto / silvergrey) Amaretta (natureza caráter de couro) é usado. (Veja também mudanças em resumo)

Pneus e Rodas
Nova são as cinco rodas de liga leve raios. A melhor arrefecimento dos travões é conseguido através da combinação de maior
aberturas e as aletas colocadas na direcção de condução.
O aro é constituído por duas peças, uma jante de liga forjada de suporte e uma cobertura de liga fundida.
A AH-sistema (assimétrico hump) com as capacidades de condução de pneus furados não é alterado.
Em combinação com o maior peso do eixo traseiro, o / / / M5 Touring está equipada com 9J * 17 aros com 255/40ZR17
pneus.

Drivetrain
Para melhorar o conforto ao ralenti e de baixo e ao mesmo tempo para o tracto superior de alimentação do motor e de binário, o
drivetrain foi alterada como se segue:
Novos campos de referência para o sistema eletrônico do motor (DME).

Volante Bimassa.

Embreagem com uma mola diafragma mudou

O forro é agora colado ao prato de embraiagem

A caixa de câmbio é a 280/5/52 Getrag

Suspensão
A nova / / / M5 é equipado de série com a adaptação / / / M-suspensão, o que significa que o sistema com EDCIII +
controle automático eletrônico dos amortecedores, com três linhas de referência. Este sistema oferece mais conforto em
superfícies de estrada más melhorando ao mesmo tempo o comportamento de condução desportiva.
Para o condutor mais exigente esportivo, a opção de Nurburgring está disponível como um extra. Por meio de um interruptor que é possível mudar os valores limite dos campos de referência a direcção da conduta desportiva.
A opção de Nurburgring também inclui uma espessa swaybar traseira de 19mm em vez de 18mm, pneus mais largos (255/40ZR17) em 9J * 17 aros para o eixo traseiro e um especialmente para o / / M5 / direcção servotronic ajustado. O manouverebility e a aderência estão agora allmost comparável a um carro de corrida.

Elétrico
O alternador novo é capaz de fornecer 140A / 1960W

Especificações Técnicas
Especificações técnicas                      M5 '92/M5 Touring           M5 '89
Dimensões
Comprim. / larg. / altura em milímetro         4720                         4720

Largura em milímetro                                  1751                         1751

Altura em milímetro                                     1392                         1392

Distância entre eixos em milímetro              2761                         2761

Círculo de Giro m                                          11,0                          11,0
 
Faixa da frente, milímetro                            1474                         1474

Traseira pista, milímetro                          1496 /1492                   1496

Largura na altura dos ombros,
frente milímetro                                            1380                         1380

Largura na altura dos ombros,
traseiro milímetro                                         1403                         1403

Largura na altura do cotovelo,
frente milímetro                                            1456                          1456

Largura na altura do cotovelo,
traseiro milímetro                                         1446                          1446

Quarto de cabeça, eficaz,
frente milímetro                                             980                            980

Quarto de cabeça, eficaz,
traseiro milímetro                                          950                             950

Capacidade de bagagem l                             460                             460

Capacidade do tanque de combustível l       90/90                            90

Faixa do tanque de combustível km            750/750                         750

Peso seco kg                                             1650/1750                      1670

Peso total máximo kg                                2150/2250                      2150

Carga máxima kg                                         500/500                          480

Peso por eixo, frente kg                                1030                             1030

Peso por eixo, tras kg                                   1250                             1200

Carga máxima de telhado kg                         100                                100

Peso admissível Trailer kg                          700/1400                      700/1400

Motor
Cilindros -                                                      6 4V,                             6 4V,

Capacidade cc                                               3795                             3535

Golpe milímetro                                               90                                  86

Aborrecer milímetro                                        94,6                              93,4

Potência (ECE) kW                                   250 @ 6900                  230 @ 6900

Potência (ECE) hp                                    340 @ 6900                  312 @ 6900

Potência (DIN) kW                                    255 @ 6900                  232 @ 6900

Potência (DIN) hp                                     347 @ 6900                  315 @ 6900

Torque (ECE) Nm                                      400 @ 4750                  356 @ 4750

De torque (DIN) Nm                                  409 @ 4750                  360 @ 4750

Poder específico (ECE) kW / l                         65,9                              65,1

Poder específico (DIN) kW / l                          67,2                               65,6

Torque específico (ECE) Nm / l                       105,4                             100,7

Torque específico (DIN) Nm / l                        107,8                             101,8

Taxa de Compressão : 1                                 10,5                               10,0

Gearbox 1 engrenagem: 1                               3,51                               3,51

Engrenagem 2: 1                                             2,08                                2,08

Engrenagem 3: 1                                             1,35                                1,35

Engrenagem 4: 1                                             1,00                                1,00

5th Gear: 1                                                      0,81                                 0,81

Engrenagem reversa: 1                                   3,71                                 3,71

Diferencial: 1                                                    3,91                                 3,91

Atuação
Coeficiente de arrasto Cw                                0,32                                 0,32

Coeficiente de arrasto CwXA                            0,66                                 0,66

Poder de peso (ECE) kg / kW                            6,6                                    7,3

Poder de peso (DIN) kg / kW                             6,5                                    7,2

Aperte o peso (ECE) Nm / kW                            4,1                                    4,7

Aperte o peso (DIN) Nm / kW                             4,0                                    4,6

Top Speed km/h                                              250/250                               250

Aceleração -100km/hs 0                                   5,9/6,1                                 6,3

Aceleração de 0 -1.000 ms                                  26,0

Aceleração 80-120 km/hs                                     7,6

Consumo de Combustível
5th Gear, 90 kmh  (l/100km)                                8,3                                      8,2

5th Gear, 120 kmh (l/100km)                               9,6                                      9,4

Tráfego da cidade  (l/100km)                              18,0                                     18,1

Média  (l/100km)                                                 12,0                                     11,9

Rodas e Pneus
Pneus da frente,                                  235/45ZR17 / 235/45ZR17            235/45ZR17

Pneus traseiro,                                   235/45ZR17 /255/40ZR17               235/45ZR17

Opção especial, traseira                                255/40ZR17                         255/40ZR17

Rodas da frente,                                         8J x 17/8J x 17                             8J x 17

Rodas traseiras,                                        8J x 17/ 9J x 17                              8J x 17

Opção especial, traseira                                 9J x 17                                      9J x 17

Elétrico
Capacidade da bateria Ah                                  85                                             85

Alternador A                                                       140                                           115

Alternador W                                                     1960                                         1610

Filipe_Cerulli

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #16 Online: Janeiro 28, 2013, 11:32:25 pm »
Prosseguindo (não coube tudo no post anterior)


Dados técnicos
Construção do motor                                                  6 cilindros, em linha

Capacidade (cc)                                                                     3795

Diâmetro (mm)                                                                        94,6
               (Mm)                                                                         90,0

Poder ECE kW / hp                                                           250/340 @ 6900

Torque Nm ECE                                                                 400 @ 4750 rpm

Velocidade máxima do motor                                             7250 ± 50 rpm

Taxa de Compressão                                                                10.5:1

Volume de combustão em cc                                                       66,6

Pressão de compressão em bar (psi)                                  12-14 (174 - 203)

Cam Duração                                                                             264/108

Liquidação do pistão (mm)                                                      0,036-0,064

Diâmetro da válvula, cabeça de entrada em mm                   (in) 37 (1.457)

Diâmetro da cabeça da válvula de escape, em mm               (in)32 (1.260)

Folga da válvula (motor frio) em mm                                          0,28-0,33

Pressão de óleo em bar (psi)                               3,0-4,0 (43 - 68) @ velocidade máxima e 190 - 210 F

Capacidade de óleo em l (qt) (inclui filtro de óleo)         5,0 ± 0,75 (5,3 ± 0,8) ao trocar o filtro.

Radiador de óleo possui outra litros                                              0,75.

Ventilador do radiador 9, lâmina                                             420 milímetros

Termostato refrigerante                                                         abre a 79C (174F)

Sistema de Ignição                                                                           DME

Ordem de disparo                                                                        1-5-3-6-2-4

Ponto de ignição em marcha lenta                                             6 ° + 3 ° APMS
Motor Digital Eletrônica DME                                                              3,3

Velas de ignição Bosch                                                              Y 6 DC / Y 6 DCR

Faísca Gap plug                                                                       0,6 + 0,1 milímetros

Bobinas                                                                        Maio de u. Christe 2052.0110.007

Nível de CO                                                                                  0,8 + 0,4 max

Ralenti                                                                                          920 + 50 rpm

marcelo leitao

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #17 Online: Agosto 23, 2013, 09:39:19 pm »
muita boa essa pesquisa , trabalho de perito.

MasterSti

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #18 Online: Março 04, 2014, 09:36:53 am »
Obrigado, excelente tópico !

LucasLabre

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #19 Online: Outubro 28, 2014, 09:50:32 pm »
Qual é o consumo médio de uma 525i E34 com o motor M50? Estoo muito em duvida sobre qual comprar uma 328i, 325i E36 ou uma 525i E34 no qual sou apaixonado pelo visual. kk

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #20 Online: Outubro 29, 2014, 07:09:56 pm »
Qual é o consumo médio de uma 525i E34 com o motor M50? Estoo muito em duvida sobre qual comprar uma 328i, 325i E36 ou uma 525i E34 no qual sou apaixonado pelo visual. kk
qual eh o da 325? Vai ser um pouco maior que ela.... Mais pesado pra cidade, maior consumo.... Mas nada de exagerado

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #21 Online: Outubro 30, 2014, 12:20:28 am »
qual eh o da 325? Vai ser um pouco maior que ela.... Mais pesado pra cidade, maior consumo.... Mas nada de exagerado
O da 325i eu não sei mais a 328i em media faz 6,5km/l a 7km/l de acordo com o dono, creio que deve ser bem aproximado kk

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #22 Online: Fevereiro 24, 2015, 10:08:21 pm »
Muito bacana,quais seriam os custo para manter uma 535i,gostaria de saber exemplos tipo troca de correia,troca de oleo,troca de embreagem,abrir motor etc..

VLO

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #23 Online: Maio 15, 2015, 09:22:25 pm »

Excelente tópico...pra quem está aprendendo aos poucos sobre a marca, esse tipo de informação é fundamental!!  :n1:

Vitor911

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Re:E34 guia de compra....
« Resposta #24 Online: Maio 17, 2015, 11:39:00 pm »
Alguem sabe me dizer quais sao as assitencias eletronicas disponiveis nas e34,principalmente nas 540i?
Obrigado
Mini JCW R56 Manual 300 cv -Turbo Hibrido
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