Autor Tópico: Escapamento com Valvula  (Lida 2303 vezes)

EdSan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1527
  • Carregando...
    • Email
Escapamento com Valvula
« Online: Março 05, 2011, 03:29:55 am »
Gostaria da opinião dos confrades sobre esse escape, alguém já viu de perto, funciona msm como diz o video? Ganha-se isso em cv? É prejudicial ao motor?


jr.nitro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 846
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #1 Online: Março 05, 2011, 10:59:14 am »
a saída de um dos escapes ali tá bem perto do filtro de combustível... eu não faria assim
e o escape "original" dele já parece que não é OEM tb.
10cv só com isso é uma boa. se for verdade mesmo... quanto custa?
Melhor upgrade da M3 evo: cheat do man pedal & alívio de peso (tralhas do SMG)

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #2 Online: Março 05, 2011, 11:27:29 am »
os dados do dyno podem não ser úteis.. já que é mais um dyno genérico daqueles..

mas enfim, o ganho que ele pode ter tido com essa válvula foi o alívio de backpressure, pois ele liberou a seção inicial do escape com dois abafadores de fluxo direto do tipo "JK" e soldou a seção final de escape original. Ou seja, ele liberou o fluxo com a válvula antes da seção final, porém, uma das válvulas está instalada no sentido oposto do fluxo e ambas estão instaladas sem a união de "Y", o que seria o correto.

Todo tipo de ângulo abrupto para o fluxo gera turbulência e que por fim gera possibilidade de backpressure... nesse caso, pode ter tido ganho mesmo com essa instalação incorreta, devido o escape original ser tão restritivo a ponto do backpressure diminuir de nível mesmo com turbulência naquele ponto.


Agora, se fizesse utilizando uma pequena seção "Y", com desvio mais linear do fluxo, com certeza teria ganhos reais e muito interessante... talvez ele não tenha feito por falta de espaço também..


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

Mau a Lenda

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5557
  • F30 320 Sport GP / 2014 São Paulo
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #3 Online: Março 05, 2011, 06:49:10 pm »
Olá Edsan, também estou estudando a instalação ou não dessas valvulas cutout, tanto que já tinha até separado uma no Ebay:

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=170351195213&viewitem=&sspagename=STRK%3AMEWAX%3AIT

essa do ebay tem a saida em Y como comentou o Matheus, a tubulação em inox, comando elétrico, duas valvulas por US$365, masi US$30 de envio. Vi que tem umas que a posição ou é aberta ou fechada, outras vc gradua como quiser. Tem os modelos manuais por cabo, e tem ainda as basicas que são só o Y com uma tampa, aí pra mexer vc precisa entrar em baixo do carro e tirar os parafusos. Essas, por exemplo, achei por US$25 cada.

A do video parece mais improvisada. Inclua nisso a instalação mecanica e eletrica.
Eu particularmente, acho interessante, por casusa do barulho e da potencia extra pra andar em pista, não na rua.
Abraço

SVG

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 62
    • Minha Ex 328i
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #4 Online: Março 05, 2011, 09:23:41 pm »
A saida teria que ser bem estudada, para não acumular calor sob o carro. Já vi, não me lembro onde, uma reportagem sobre carros andando sem abafadores traseiros e o risco de acumulo de gases e superaquecimento no local.
Outro dia um conhecido disse que teve um omega 3.0 com problema no abafador e que estava viajando com ele (o que teoricamente provocaria uma troca de calor maior por causa do vento) e sentiu um cheiro de queimado. Abriu o porta malas e se assustou com a fumaça que veio de lá. Chegou a derreter o parachoque, frisos, triangulo e queimou até o carpete interno do carro.
Eu usaria com cautela e se for bem feito.
[]s
Ex E36M52 (328i 97)

MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #5 Online: Março 05, 2011, 10:15:15 pm »
Tem bastante carro americano V8 que utiliza isso.

Acredito que não seja tão popular nas BMW's devido os sensores no escapamento e tambem pela falta de espaço.

Outro ponto é que o sistema bacana que é automatico não é muito barato, ao menos os gringos, mas acredito não ser dificil alguem devenvolver o sistema por aqui.

Acredito que a grande vantagem deste sistema é mais a SONORIDADE e não a performance, pegar algumas horas de estrada com o carro com escapamento esportivo pode ser um saco, mesmo para quem gosta de carros.

Nem sempre você quer chamar a atenção, entao nestes casos acho exelente.


Leonardo Perez

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 281
  • Face your fears, live your dreams
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #6 Online: Março 16, 2011, 12:50:49 pm »
O grande diferencial desse sistema é justamente SONORIDADE, conforme disse o MartinLima, tendo em vista que o CTB condena alterações no sistema de escape de veículos automotores.

No dia a dia ou em viagens vc usa o carro em modo "stealth", ja nos momentos que achar oportuno abre a válvula e usa o escape em modo esportivo.

Lógico que pode haver certo ganho de potência, mas é infímo se a alteração do escape for executada de maneira isolada. Seria interessante usar um filtro de ar esportivo de maneira a admitir ar com menor resistência, realizar um acerto da central de injeção, uma vez que nesse tipo de alteração de escape a mistura ar/combustível tende a ficar mais "pobre", gerando até riscos de quebra do motor.

Mais importante é que o serviço seja realizado por mão de obra capacitada e eficaz, de maneira que tal alteração colabore com o desempenho, ao invés de prejudica-lo, conforme explicou o MatheusS50.

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #7 Online: Março 16, 2011, 01:52:53 pm »
é isso mesmo Leonardo, excelente post

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

juniinhosk8

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 72
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #8 Online: Março 17, 2011, 10:09:04 pm »
A minha 328 tem uma valvula que fica fechada com o carro em marcha lenta, ai apenas uma das saídas fica livre, conforme os giros sobem ela vai abrindo. Me falaram que isso era de fábrica mas até hoje não achei informações a respeito.

não da diferença quase nenhuma no som, acredito que dê pra fazer um esquema semelhante para deixar o carro com um som mais nervoso...

marcellom50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 758
  • Bmw 323ti M-package
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #9 Online: Março 17, 2011, 10:54:33 pm »
Juninho, isso é original das E36 pós 95(323 e 328).
///M loading...

juniinhosk8

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 72
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #10 Online: Março 17, 2011, 11:05:24 pm »
Juninho, isso é original das E36 pós 95(323 e 328).

qual a finalidade disso?

rafapfeifer

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4954
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #11 Online: Março 18, 2011, 01:14:28 pm »
isso é em campinas.. conheço a loja de scap.. e a bmw parece muito com uma que aparece as vezes no encontro daqui.. alhias o dono é forista...

rafael scussel

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 171
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #12 Online: Abril 01, 2011, 01:15:26 pm »
JUNINHO, VC TEM GANHO DE TORQUE EM BAIXA ROTAÇÃO.

Rafael

CarlosGomes

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 338
    • Isso Dava Um Podcast
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #13 Online: Abril 06, 2011, 01:43:48 pm »
Pois sabe que estava dando uma olhada na minha 328 coupe E36 e vi que tem uma borboleta e algo que não identifiquei em uma das saídas do escape traseiro, até onde sei o escape é original, alguém sabe o que é isso!?

juniinhosk8

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 72
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #14 Online: Abril 06, 2011, 03:55:50 pm »
Pois sabe que estava dando uma olhada na minha 328 coupe E36 e vi que tem uma borboleta e algo que não identifiquei em uma das saídas do escape traseiro, até onde sei o escape é original, alguém sabe o que é isso!?

resposta ta no post acima do seu amigo ^^

CarlosGomes

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 338
    • Isso Dava Um Podcast
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #15 Online: Abril 06, 2011, 04:29:22 pm »
resposta ta no post acima do seu amigo ^^

Ops...  :-[

Eduardo Motta

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 217
  • pocket rockets fan!
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #16 Online: Abril 19, 2011, 10:14:06 pm »


eu li em algum lugar que esta válvula que equipa as E36 (323/328) modifica o ruido do escape apos determinada rotação...

quanto ao video postado pelo EdSan tb acho que o escape dito "original" não é OEM, o ruido tá muito forte e metálico, se este fosse original ficaria com ele mesmo, nem trocaria!

Rosscv

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1698
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #17 Online: Abril 20, 2011, 10:18:32 pm »
Não sei se é verídico mas já ouvi dizer que alguns Civic vêm de fábrica com este dispositivo nos  kits de exaustão.
Clio RSi Turbo -> 323Ti -> Audi S3 8L -> Corrado VR6 -> M3 E36 Active Supercharger -> Nissan 300ZX -> Golf VR6  Supercharger -> BMW 130i MT -> Alfa Romeo 155 Super -> Alfa Romeo 156 -> Volvo S60R Evolve -> Mini Cooper S -> Opala 4.1 Comodoro 1980 250s -> Suzuki Bandit 1200 -> BMW 135i Coupe -> Fiat 500 Abarth

cerginho

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1914
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #18 Online: Abril 24, 2011, 11:41:25 pm »
Sinceramente axei terrivel , coisa de arruaceiro... não faria na minha jamais... só em pensar em passar fios pra dentro do carro e axar um lugar pro botaozinho no painel intocado... xiii nem nem , ja chega os instaladores de som e alarme que fazem um arregaço simplesmente pra passar o fio da sirene pra frente...

guibit

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 405
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #19 Online: Junho 15, 2011, 08:56:06 am »
Sinceramente axei terrivel , coisa de arruaceiro... não faria na minha jamais... só em pensar em passar fios pra dentro do carro e axar um lugar pro botaozinho no painel intocado... xiii nem nem , ja chega os instaladores de som e alarme que fazem um arregaço simplesmente pra passar o fio da sirene pra frente...


Esse eu nao sei, mas tem uns que sao wireless, e outra eu colocaria um scape esportivo e um outro normal e fazendo alternar entre eles, nao colocar pra sair direto.

CarlosGomes

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 338
    • Isso Dava Um Podcast
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #20 Online: Junho 15, 2011, 10:08:57 am »
Não sei se é verídico mas já ouvi dizer que alguns Civic vêm de fábrica com este dispositivo nos  kits de exaustão.

Nossa, isso não existe, de Civic eu entendo alguma coisa... hehehe
O que o Civic tem é VTEC que é uma variador de comando de válvulas, o comando tem 2 levantes pra cada válvula, depois de uma certa RPM ele troca de levante no comando e as válvulas de escape e admissão (do cabeçote) abrem mais e por mais tempo pra admitir mais ar/combustivel e liberar mais gás no escape.

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #21 Online: Junho 15, 2011, 10:13:14 am »
VTEC esta para honda como VANOS esta para BMW praticamente.... o som do escape mud abastante nos honda com a entrada do VTEC mesmo, mas nao tem alteraçao nenhuma na tubulacao de escape por isso

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

CarlosGomes

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 338
    • Isso Dava Um Podcast
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #22 Online: Junho 15, 2011, 10:15:27 am »
VTEC esta para honda como VANOS esta para BMW praticamente.... o som do escape mud abastante nos honda com a entrada do VTEC mesmo, mas nao tem alteraçao nenhuma na tubulacao de escape por isso

Exatamente! Só os acionamentos são feitos de maneira bem diferente nos dois, mas a teoria por trás é a mesma.
O VTEC (antigo, não os novos iVtec) é bem mais simples do que o VANOS, esses sistemas novos dos Hondas atuais, o iVtec, tem um acionamento bem parecido com o VANOS.

guibit

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 405
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #23 Online: Junho 15, 2011, 09:46:38 pm »
o gente ve esse video ai, o som muda por causa de uma valvula intalada no scapamento.


AVRacing

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 106
    • Email
Re:Escapamento com Valvula
« Resposta #24 Online: Junho 24, 2011, 07:05:32 pm »
Teoricamente para vc retirar todos os CV desse sistema vc teria que trabalhar com dois mapas, um para o escape livre e outra para o escape oem.
R2R Motorsport - Friends, Cars and Knowledge