Autor Tópico: Duvida sobre volante aliviado  (Lida 1722 vezes)

Juntolli

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 179
Duvida sobre volante aliviado
« Online: Abril 28, 2017, 12:31:24 pm »
Então, estou pesquisando para fazer um upgrade. Estava pensando em comprar um volante do motor aliviado. Lightweight Flyhweel
Ai me surgiu a duvida.
 Posso usar a embreagem original ?
ou eu tenho que comprar o kit completo igual na imagem:



Valeu!

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:Duvida sobre volante aliviado
« Resposta #1 Online: Abril 28, 2017, 04:02:11 pm »
GOstos são iguais a cu, cada um tem o seu.

Eu não gostei, vc toca as proximas marchas e não sente o carro desenvolvendo. Por exemplo, não da aquela tipica cantadinha de 2a ou 3a qd troca de marcha pois não tem aquele volante "pesado" de inercia.

Nas antigas uns amigos fizeram teste com Dodge V8, numa arrancada com volante original X aliviado. O original levou mais de 1 carro.
Mas dizem q na pista é melhor, realmente não sei.

PS.: Curti o pino centralizador desse kit, otimo para instalar a embreagem.
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Duvida sobre volante aliviado
« Resposta #2 Online: Abril 28, 2017, 06:29:51 pm »
Então, estou pesquisando para fazer um upgrade. Estava pensando em comprar um volante do motor aliviado. Lightweight Flyhweel
Ai me surgiu a duvida.
 Posso usar a embreagem original ?
ou eu tenho que comprar o kit completo igual na imagem:



Valeu!
Investe em um kit completo,

Muitas vezes a fixação do platô no volante é diferente, e em alguns casos até a pista do volante em diâmetro e espessura muda. Kit completo com certeza :-).

Ter um volante aliviado tem prós e contras, geralmente um volante aliviado você ganha um pouco de potência de roda, pois como o sistema mais leve entre motor e roda a perda e menor, mas em contra partida você pode ter um pouco mais de vibração, a capacidade do freio “motor” diminui pois a massa diminui, entre outros...

Carro de Track Day e comum esta modificação, para rua precisa avaliar a necessidade.

Se a aplicação for rua mantem original.


Juntolli

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 179
Re:Duvida sobre volante aliviado
« Resposta #3 Online: Abril 28, 2017, 06:55:57 pm »
Investe em um kit completo,

Muitas vezes a fixação do platô no volante é diferente, e em alguns casos até a pista do volante em diâmetro e espessura muda. Kit completo com certeza :-).

Ter um volante aliviado tem prós e contras, geralmente um volante aliviado você ganha um pouco de potência de roda, pois como o sistema mais leve entre motor e roda a perda e menor, mas em contra partida você pode ter um pouco mais de vibração, a capacidade do freio “motor” diminui pois a massa diminui, entre outros...

Carro de Track Day e comum esta modificação, para rua precisa avaliar a necessidade.

Se a aplicação for rua mantem original.

Valeu pela ajuda amigo! Para mim vai ser ideal então, vai entrar em um carro de drift. Sempre sinto que o freio motor atrapalha as vezes. Tanto quanto o giro subir devagar devido ao volante pesado original.
Obrigado!

Por exemplo, não da aquela tipica cantadinha de 2a ou 3a qd troca de marcha pois não tem aquele volante "pesado" de inercia.


Podemos dizer que perde um pouco o torque? ( ou pelo menos sentir algo dessa natureza).

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:Duvida sobre volante aliviado
« Resposta #4 Online: Maio 02, 2017, 09:42:33 am »
Valeu pela ajuda amigo! Para mim vai ser ideal então, vai entrar em um carro de drift. Sempre sinto que o freio motor atrapalha as vezes. Tanto quanto o giro subir devagar devido ao volante pesado original.
Obrigado!

Podemos dizer que perde um pouco o torque? ( ou pelo menos sentir algo dessa natureza).

Exatamente.

Tera esse feeling.
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


BM

  • Membro
  • *
  • Mensagens: 4
Re:Duvida sobre volante aliviado
« Resposta #5 Online: Junho 29, 2017, 12:47:52 am »
Volante Aliviado tem de varios niveis, ou seja, tem uns que tiram uns pelinhos e tem outros que nao tem quase nada. Mas só vale a pena em caso de fazer um carro só para evento, carro de dia a dia ou fds apenas nem acho muita vantagem o investimento.

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Duvida sobre volante aliviado
« Resposta #6 Online: Junho 29, 2017, 01:20:49 pm »
Para Drift, entendo que será Turbo, então alivia o máximo que puder no volante e na turbina, coloca uma carcaça quente pequena o suficiente para reduzir bem o lag e não estrangular muito em alta.

Vai ficar bem arisco. :)

Abraço !