Autor Tópico: troca de oleo e filtro cambio automatico E36 325i ZF5HP18  (Lida 1393 vezes)

alek.ss

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troca de oleo e filtro cambio automatico E36 325i ZF5HP18
« Online: Fevereiro 13, 2017, 05:13:23 pm »
Boa Tarde pessoal

Na ultima semana sofri uma tentativa de assalto a noite em SP :shot:... O pessoal bloqueou a via com pedras, não tive duvidas e acelerei, passei a barreira e segui em frente (não consegui derrubar ninguem)... sem problemas, mas no dia seguinte percebi um gotejamento no cambio.
fui verificar e o mesmo tinha amassado e  gotejava pela junta do carter.
O carter de cambio BMW e feito de adamantiun não furou...
Fui na oficina e cobraram a bagatela de R$450,00 M.O (fora peças) então resolvi fazer a manutenção (rotina de oleo e filtro) que mostrarei passo a passo em casa mesmo:

Este processo serve tambem caso sua bimmer estiver demorando para trocar marchas ou quando estiver passando por uma lombada ou valeta e demorar para entrar marcha. (nesse caso e falta de oleo no conversor do cambio ai se quiser e so completar o o oleo de cambio).

Material necessario:
1 kit - junta de borracha e filtro (incluso o`ring do filtro), comprei em São Paulo na rua barão de Campinas,282 valor R$150,00.
7 litros de oleo DEXRON 3  (utilizei o texaco 7045E). R$30,00 o litro.
2 metros de magueira transparente e se possivel funil branco medio ( melhor pra ver).
Chave L ou soquete 10mm.
Chave torque * 2,7
Chave allen 17 mm
Um recipiente ou bacia pequena limpa que acomode 5 litros.
Caso for fazer na garagem de casa precisa de 4 cavaletes e um macaco para levantar ( o carro precisa estar nivelado), ou utilizar elevador.
Iluminação (cordão de luz).
Panos que não solte fiapos.(camiseta velha serve).
1 cola  silicone para temperatura (opcional).
500 ml de gasolina ou querosene.
1 fardo de cerveja/vodca ou whisky .(opcional). :beer:

INICIO;
Colocar carro nos cavaletes (coloquei apenas 3) ( 2 na frente e 1 na travessa do diferencial).
Colocar iluminação e bandeja embaixo do cambio, e com a chave allen soltar o  dreno do carter (vai cair uns 500 ml de óleo, use a bandeja).
Instale de volta o parafurso do dreno com a mão mesmo, so encostar e comece a soltar os 8 parafusos 10 mm em volta do carter na sequência da frente do carro para traseira.
Nota: deixe um na dianteira fixado  e meio solto (folga) para que o carter se incline e não caia.
Quando soltar os últimos parafusos ira começar a vazar óleo pela ponta do carter (posicione a bandeja e recolha o óleo). Deixe escorrer bem e ao final solte o ultimo parafuso que ficou na dianteira.
Vai sair mais ou menos uns 3 litros de óleo.
Remova a bandeja e posicione o carter logo abaixo do cambio pois ira ficar pingando óleo. (nesse momento descarte o óleo velho e limpe bem a bandeja).
Com a chave torque 2.7 solte o filtro de óleo (vai cair um pouco de óleo uns 100 ml quando vc movimentar o filtro). Apoie sobre o carter logo a baixo.
Com o pano limpo e sem fiapos limpe a borda de união da junta no cambio.
Retire o carter e filtro e coloque a bandeja em baixo pois ainda ira gotejar um pouco.
Verifique que a um imã dentro do carter (ele sai viu). Retire o imã  a junta velha, e limpe o carter com gasolina ou querosene.
(Nesse momento eu abri uma cerveja).
Tudo limpo hora de verificar se o carter não esta empenado (torto). Uma boa base de vidro ou régua resolve a questão.

INSTALANDO O CARTER
Quando instalei a primeira vez o carter vazou pela junta que ficou torta, então indico a vcs utilizarem uma cola de silicone alta temperatura (vedação de motor), para garantir que não ocorra vazamentos.
Então com carter limpo colocar de volta o imã (chip detector) na posição que estava antes .
Esqueceu a posição! Sem problemas e só colocar na parte mais funda próximo a lateral para que não encoste  no filtro.
Com silicone em mão passar uma fina camada na parte de dentro da borracha de vedação para que ela fique fixa no carter e deixe secar uns 20 min.
Depois passe mais uma fina camada em cima da junta de vedação (cuidado para não colocar em excesso pois  pode cair para dentro do carter).
Instale o carter colocando sem apertar todos parfusos (verifique que há castanhas com curvas no parafuso para fixar as laterais do carter).
Efetue o aperto cruzando as extremidades (tipo parafuso 1 x parafuso 8 xparafuso 4x 5 e assim por diante) sempre verificando se a junta não escorregou de sua posição.
Deixe secar o silicone uns 30 min. (pausa para cerveja).
Com o carter instalado e hora de abastecer com fluido hidráulico.(hora de utilizar a mangueira e funil)

ABASTECENDO O CAMBIO
Na ponta da mangueira colocar um pedaço de tubo metálico (coloquei um pedaço de tubo de cobre 10mm para fixar melhor no carter).
Bom coloque a ponta da mangueira no dreno do carter (chave alen 17)virado para parte mais baixa do carter.
Colocar a bandeja abaixo do dreno e mangueira  para coletar excesso.
Eleve o funil mais ou menos acima da altura da porta e inicie o abastecimento de óleo (devagar e olhando  o fluxo).
Coloque o óleo ate começar vazar pelo dreno (vai uns 3 litros de óleo pelo menos).
Começou a vazar ai começa a parte técnica.... (ligar o carro)..
Ligue o carro solta o freio de mão e engate na posição drive. (as rodas começam a gira sem medo).
Continue adicionando óleo no funil com o carro ligado e engatado (vai mais uns 3 ou 4 litros).
Vai começar a vazar de novo pelo dreno indicando que o carter esta cheio, pare de abstecer e verifique que o vazamento para..
Com o carro ligado e engatado retire a mangueira e coloque o parafuso do dreno de volta no carter apertando o mesmo. (caso vc desligue o carro sem colocar o bujão vai vazar  óleo de novo).
Apertado o bujão verifique vazamentos ( pronto finalizado serviço).
Parece muito mas o processo e simples e levei cerca de 2 horas para fazer tudo.(fora a cerveja).

Tenho as fotos passo a passo mas não consegui inserir no comentario.


« última modificação: Fevereiro 13, 2017, 05:23:32 pm por alek.ss »
Alek....

v8_super

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Re:troca de oleo e filtro cambio automatico E36 325i ZF5HP18
« Resposta #1 Online: Fevereiro 13, 2017, 06:32:14 pm »
Amigo, o óleo não é o dexron 3, é o ATF1....
Pesquise que há boas discussões aqui sobre isso.

alek.ss

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Re:troca de oleo e filtro cambio automatico E36 325i ZF5HP18
« Resposta #2 Online: Fevereiro 13, 2017, 07:24:48 pm »
Obrigado pela informaçãoe muito util.... pois troquei de acordo com a ultima revisão feita que foi utilizado o dexron,Verifiquei  no manual e pedia o dexron III pois a plaqueta do meu cambio e preta .. a BM e alemã 1990/91.
Concordo com vc pois alguns modelos utilizam outras especificações, mas quis apenas tentar ajudar o pessoal que gostaria de fazer o service de oleo em casa ou na mecânica do amigo... e para quem ainda não sabe como e relativamente simples a troca.

Espero poder ter colaborado, pois não localizei nenhum topico abordando o tema realmente sobre a troca em si....
Caso não seja util podem deletar sem estress..
« última modificação: Fevereiro 13, 2017, 07:39:54 pm por alek.ss »
Alek....

Rgload

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Re:troca de oleo e filtro cambio automatico E36 325i ZF5HP18
« Resposta #3 Online: Fevereiro 13, 2017, 08:46:36 pm »
Caro alek.ss,

Excelente dica meus parabéns, realmente existem modelos que no manual a recomendação do óleo é diferente, caso seja possível poste pra gente as fotos, pois foi muito útil sim este tópico. :n1:

Grande abraço.

v8_super

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Re:troca de oleo e filtro cambio automatico E36 325i ZF5HP18
« Resposta #4 Online: Fevereiro 13, 2017, 08:53:50 pm »
Se é está certo....