Autor Tópico: [DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara  (Lida 4726 vezes)

Patussi

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 103
[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Online: Fevereiro 20, 2016, 05:06:18 pm »



Diy - Convertento o teto e acabamentos plasticos na cor preta - E39 540i




Fiz a conversão do interior de minha 540i para preto, seguindo a linhagem das Motorsport, tendo que converter todos os plásticos para preto, e como se não bastasse, tive a infeliz ideia de usar Alcântara.

A primeira dica que posso dar, é mandar fazer num tapeceiro! É caro, mas você vai descobrir o porque se fizer em casa.

Caso você realmente quiser se incomodar, utilize um tecido que seja flexível, o Suede ou Alcântara não sedem nada para se ajustar a curvatura, e é algo bem dizendo, impossível de trabalhar. Eu fiz apenas porque sou teimoso e queria muito muito mesmo, pois nenhum tapeceiro da cidade se habilitou a fazer. Apenas em outra cidade fiquei sabendo que tem um tapeceiro que faz, mas cobra mais de 2 mil só pela parte da tapeçaria, e acho que se ele visse as entradas na parte das alças do teto os famosos "pqp") ou puta merda, da E39 desistiria.

Em fim considere 7 dias trabalhando 10 horas por dia mais ou menos, se quiser mesmo seguir em frente...


Material utilizado:

- 3 tubos de cola tapeceiro 77 3M (Encontrei apenas na Leroy Merlin)
- 2 tubos de tinta para plásticos
- 3,5 metros de tecido preto
- Várias lixas 200, 500, 1200
- Fibra Vegetal, para remover a espuma do teto
- Espátula para aplicar o tecido
- Ajudante, para esticar o tecido
- Cerveja, porque sim








A desmontagem infelizmente não lembrei de fotografar, mas não tem nada do outro mundo, começa retirando o acabamento das colunas A B e C, aquela peça onde tem o botão do teto solar, e retirar os parafusos necessários.
Para tirar o teto de dentro do carro, será preciso reclinar um dos bancos dianteiros, e remove-lo pela porta dianteira.







Aproveitei para revisar o teto solar, verificar e limpar os dutos que levam a agua até o chão com ar comprimido, pois não seria nada legal estragar todo um trabalho por infiltração. Se você reparar, todo teto solar infiltra agua, até novo! jogue agua no vão e veja que ela desaparece. Essa agua escorre pela calha do teto solar e esse é o funcionamento mesmo. Por isso é importante aproveitar a remoção do teto para esta verificação. Quem trabalha com teto solar pode fazer isso.



Lixei todos os acabamentos plásticos com lixa 200, 500 e 1200, limpei com álcool, isolei com fita crepe as partes acrílicas das luzes e apliquei direto a tinta própria para plásticos. O acabamento ficou tão perfeito quanto uma peça original preta.









O passo seguinte, é o mais trabalhoso com certeza, remover o tecido do acabamento das colunas, e preparar a peça para receber a cola.
Após arrancar o tecido, usei um "removedor de tinta pastoso" para remover os restos de tecido com cola que ficam por baixo. Deve ser aplicado, raspado com espátula e removido o quanto antes com tíner para parar a ação do removedor, pois senão ele passa a corroer o plástico da peça (questão de 2 minutos no máximo).
Perceba a bagunça que você vai fazer.







Depois, passei lixa 200 em seguida 500, e as peças estarão prontas para receber a cola.
Esse processo todo de remoção é importante para garantir que o novo tecido grude corretamente. Caso contrario, pode voltar a se descolar.







Agora que temos as peças prontas, acaba o trabalho bruto, e inicia a habilidade.
Coloque a peça sobre o tecido, e desenhe com um lápis com sobra de uns 5 a 7 cm e recorte.
Aplicar a cola no tecido e na peça, aguardar 2 minutos, e grudar um no outro. De preferência por dividir em varias partes a colagem, colar tudo de uma vez só não dará certo. Uma vez encostado o tecido, ele não desgrudará mais! Utilize a espátula de silicone para ajudar.







Resultado final:
















Parte do teto:



O tecido do teto sai com mais facilidade que os laterais, pois contem uma espuma entre o tecido e o teto, que é a culpada pelo descolamento que acontece nestes carros importados, ela vai recebendo umidade e calor, e se descola sozinha.

É importante retirar toda a sujeira e restos, mas esta peça não pode ser molhada ou lixada. Usei fibra vegetal e esponjas secas para retirar a espuma amarelada, e depois limpei bem com álcool. A peça preparada para receber o tecido ficou assim:







O tecido que utilizei no teto, é diferente do utilizado nas colunas. No verso dele, vem sem aquela telinha branca, que serve na verdade para ser aplicado na maquina de costura, mas no caso, usei nas colunas por ser melhor de aplicar ali por não formar dobras.

Aviso mais uma vez, fazer isto com um tecido não flexível pra quem não tem habilidade com isso, muito provável que não dará certo. Se contente com um tecido preto especifico para o teto, e faça só as colunas em Alcântara se for o caso. Foi necessário fazer recortes em locais escondidos, como atrás de onde vai parafusado as alças para o tecido não enrugar.

Foi tão estressante a parte do teto que esqueci de registrar o processo, mas é necessário fazer em partes, seguindo os mesmos passos de antes, usando espátula, e ter alguém a disposição pra segurar o tecido esticado para você.


 






PS: Cuidado para cola em excesso para não atravessar o tecido. Caso espirrar cola no lado errado do tecido, remover com tíner com cuidado.











Tudo pronto e instalado:

É bastante difícil fotografar o tecido, com flash parece que o teto esta mofado, e sem flash só parece preto normal kkkk, mas o resultado final ficou lindo!
Vou tentar tirar fotos melhores durante o dia em um local aberto e posto depois.









Marcos Vinícius

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 139
    • Email
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #1 Online: Fevereiro 20, 2016, 10:15:09 pm »
Mesmo vc falando do puta trabalho que teve... No final ficou ótimo!!!  :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #2 Online: Fevereiro 20, 2016, 11:04:38 pm »
Outra dica , fiz a minha 540 de preto tb e agora fiz a 328 de cinza original .fui ver o serviço e depois que o forro foi limpo antes de passar cola,ele deu duas demãos de látex branco e falou que a cola gruda muito melhor no látex que no forro limpo
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

Patussi

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 103
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #3 Online: Fevereiro 21, 2016, 10:02:45 pm »
@turbo_sp , também vi alguns DIY que recomendavam isso. Mas do jeito que eu vi que grudava, acho impossível que desgrude. Talvez se a pessoa não conseguir limpar direito pode ser uma ideia muito boa.

balduf

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 134
    • Email
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #4 Online: Fevereiro 21, 2016, 10:49:13 pm »
Cara que trampo, meu Deus...Mas o resultado ficou top demais cara, parabéns e pelo jeito ficou um serviço de profissional...

Só a M5 que tem o teto assim?

Enviado de meu GT-S7392L usando Tapatalk

Atual: BMW 540iA Motorsport 2000/2001

EX:Omega CD 3.6 V6 05/05 Cinza Odissey

Glórias ao autor da minha fé!!!

Patussi

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 103
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #5 Online: Fevereiro 22, 2016, 01:11:10 pm »
@balduf exato. A 540i Motorsport também tem o interior preto, porem em tecido normal.

alexandre.reolon

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1054
  • E39 - 525i - M54
    • Email
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #6 Online: Fevereiro 22, 2016, 02:50:16 pm »
meus parabens!!!! fiocu mto animal, e com ctz mudou a cara do carro!!!

bruno.x2

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2934
  • BMW M3 E92 Alpinweiss 3
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #7 Online: Fevereiro 22, 2016, 03:15:44 pm »
ficou muito top! parabéns!!
BMW ///M3 E92 MT Alpinweiss 3

Reiko Remap StgII
ActiveAutowerke TestPipes
BMW Black Grills
BMW CF Splitters
BMW LCI Taillights
BMW ZCP 359 Alloys
BMW CF Center Console
BMW CF Rear Console
BMW CIC (iDrive) Retrofit (GPS/USB)
BMW M Performance Electronic Steering Wheel v2

Tiago-RS

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 234
    • Email
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #8 Online: Fevereiro 22, 2016, 03:24:23 pm »
Realmente ficou animal o resultado! Parabéns!!!
BMW M3 e36 USA 1995
VW Golf VR6 mIV 2003 #54
VW Golf VR6 mkIII 1995 (25%)
VW Jetta Variant mkV 2009

fmcosta

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 142
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #9 Online: Fevereiro 22, 2016, 09:16:20 pm »
Fantástico! Parabéns pelo trabalho e pelo resultado!

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #10 Online: Fevereiro 23, 2016, 11:55:44 am »
Cara, ficou fantástico!
Imagino o glamour do carro com esse teto em alcântara. Aliás, é alcântara mesmo? Imagino que vc deve ter pago uma bela bica em tudo isso de tecido de Alcântara hahaha!

Ficou animal!
O trampo foi digno de férias o ano inteiro, né? hahaha Imagino que seja extremamente difícil esse trabalho!

E sua solução para os acabamentos plásticos foi sensacional! Eu nunca tinha pensado nisso hahah!
Agora minha voltande de refazer meu teto em tecido preto voltou, graças a vc e sua idéia de pintar! hahaha!

Como vc fez com a borracha do teto solar? Ou a Serie 5 não tem?
E como fez com a cortina do teto solar? Mesmo procedimento? Foi fácil a desmontagem e montagem? Teve que tirar o vidro do teto para acessar a cortina?

E como fez com o parasol? Tecido também? Ou pintou?

Parabéns!!!
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


felipetrax

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 334
    • Email
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #11 Online: Fevereiro 23, 2016, 12:48:48 pm »
meus parabens! tirei o chapéu pra ti cara...

e vá cerveja!! hehehehehehehe
E60///Máfia

Patussi

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 103
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #12 Online: Fevereiro 23, 2016, 04:56:22 pm »
Pois é @lipecardozo, mas a maior sorte foi encontrar! Era só um resto que um tapeceiro tinha. O mais engraçado é que o velho tava vendendo pra mim já dizendo que ele não faria porque não ia dar certo, que de fabrica é uma cola quente prensada e tal. Mas o importante é que deu certo e gostei muito do resultado! Até procurei outros tecidos, mas eles são brilhantes e lisos, nenhum tem esse efeito fosco e emborrachado.

Quanto a cortina do teto foi bem facinho sim, vou até te mandar uma foto.
hahahahah, quase tive que tirar o para-brisa fora.


A borracha do teto solar, a serie 5 não tem, isso seria um problemão. E aquele veludo que tem no acabamento das portas, já era preto, senão eu nem faria a conversão. Sendo assim, ficou tudo como se fosse original.

O para-sol, eu ia encapar, mas gostei do resultado e vou manter assim pintado mesmo.

As peças plásticas nem são tão caras para comprar, já tava tudo engatilhado pra pegar no Ebay as pretas. Mas realmente, ficou além do esperado, dei até uma demão atrás onde fica escondido só por capricho. É só não comprar essas tintas fuleiras como as Renner que da tudo certo. Compra essa especifica pra plásticos que é sucesso.

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #13 Online: Fevereiro 23, 2016, 05:45:27 pm »
Pois é @lipecardozo, mas a maior sorte foi encontrar! Era só um resto que um tapeceiro tinha. O mais engraçado é que o velho tava vendendo pra mim já dizendo que ele não faria porque não ia dar certo, que de fabrica é uma cola quente prensada e tal. Mas o importante é que deu certo e gostei muito do resultado! Até procurei outros tecidos, mas eles são brilhantes e lisos, nenhum tem esse efeito fosco e emborrachado.

Quanto a cortina do teto foi bem facinho sim, vou até te mandar uma foto.
hahahahah, quase tive que tirar o para-brisa fora.

A borracha do teto solar, a serie 5 não tem, isso seria um problemão. E aquele veludo que tem no acabamento das portas, já era preto, senão eu nem faria a conversão. Sendo assim, ficou tudo como se fosse original.

O para-sol, eu ia encapar, mas gostei do resultado e vou manter assim pintado mesmo.

As peças plásticas nem são tão caras para comprar, já tava tudo engatilhado pra pegar no Ebay as pretas. Mas realmente, ficou além do esperado, dei até uma demão atrás onde fica escondido só por capricho. É só não comprar essas tintas fuleiras como as Renner que da tudo certo. Compra essa especifica pra plásticos que é sucesso.
Tem fotos do parasol para eu ver como ficou?
Eu gostei muito da sua solução pintando as peças. Acho que é  a solução mais barata e fácil de fazer, além de ficar perfeito!

O teto vc tirou ele inteiro! Caramba! hehe Achei que tinha tirado só a cortina e feito separado...
Que trampo!!
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


Patussi

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 103
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #14 Online: Fevereiro 24, 2016, 11:43:46 pm »
@lipecardozo, acho que não vai te servir de base, porque o para-sol da 540i é de veludo. O @LeandroDelSanto fez o da E36 dele com plastidip.

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #15 Online: Fevereiro 25, 2016, 07:37:47 am »
@lipecardozo, acho que não vai te servir de base, porque o para-sol da 540i é de veludo. O @LeandroDelSanto fez o da E36 dele com plastidip.
Quero fazer como nas 330i Motorsport, eles são de tecido.
Vou acabar fazendo eles também.
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


Paulo_AB

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 19
    • Email
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #16 Online: Fevereiro 27, 2016, 11:24:43 am »
Parabéns ficou muito TOP.
O meu é preto também, embora de tecido,  e acho que combina muito mais com p interior do carro

v8_super

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 779
    • Email
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #17 Online: Fevereiro 27, 2016, 12:10:33 pm »
Já pensei em fazer na minha 328, já que o marmota que levou o teto descolou uma parte dele.... me deu uma vontade nova agora.

p_soares97

  • Pedro Soares
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 156
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #18 Online: Fevereiro 28, 2016, 01:56:00 am »
Que carro animal!

Ficou linda a combinação, mas parece dar um trabalhão.

Parabéns!!
Atual: BMW 328i E46 2000 - Cosmosschwarz Metallic

Ex: Scott Scale 50

alek.ss

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 54
    • Email
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #19 Online: Fevereiro 28, 2016, 12:40:02 pm »
 Fiz um paleativo não tão profissional quanto o nosso amigo apenas desmontei tudo (teto + laterais +quebra sol).
Minha bimmer 325i 1990 possuia o teto e acessorios na cor cinza.
Apenas apliquei uma tinta para tecidos na cor preta (melhorou sim .... porem perdeu o toque aveludado no teto).
No quebra sol apliquei tinta spray fosco
Bom no meu caso fiz um processo rapido mas que surtiu efeito. Fiz tudo sozinho e pior sem cerveja...rsrsr
Agora como ja peguei a manha de desmontagem e possuo outro forro de teto vou proceder como nosso amigo converter para alcantara e seguir suas dicas com relação aos paineis). com ajuda e claro uma boa cerveja para os momentos tensos de montagem.
Muito bom seu trabalho (bom gosto e requinte). :palmas:
Parabens....
Alek....

bmw///power

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 793
    • Email
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #20 Online: Março 07, 2016, 10:50:40 am »
Cara que trabalho animal  !!! Depois de ler o tópico fiquei com muita vontade de fazer na minha 325. Vou desmontar meu headliner e mando para voce hehhehehe. Estou procurando um estofador mas não encontrei ninguém aqui na minha cidade,  o teto para desmontar da e36 é moleza e deve ser mais fácil aplicar pois não tem vincos como o teto da e39.  Uma pergunta quanto voce pagou pelo material? Parabéns pelo sucesso!


Matheusmlf

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 59
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #21 Online: Março 13, 2016, 10:36:18 pm »
NU!!! TOP!!!!!

dscampos

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 361
    • Email
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #22 Online: Maio 23, 2016, 02:02:49 pm »
parabéns, alcantara eh outro nivel!

Patussi

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 103
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #23 Online: Maio 28, 2016, 12:49:53 am »
@Paulo_AB , @v8_super, @p_soares97, @alek.ss, @bmw///power, @Matheusmlf e @dscampos

Obrigado pelos comentários e elogios!

Só para atualizar, não há nenhum tipo de desgastes na pintura dos plásticos até agora, ficou perfeito! Valeu a pena investir num bom material e caprichar na pré pintura para ter o resultado perfeito. Ficou como plásticos comprados novos.

Quanto ao tecido esta muito bem colado, e pelo jeito não irá descolar nunca mais.

Abraços.
« última modificação: Maio 28, 2016, 12:51:03 am por Patussi »

Adrianof

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 114
Re:[DIY] Conversão do teto para preto (Tecido e Plasticos) - Alcântara
« Resposta #24 Online: Setembro 07, 2016, 10:04:17 pm »
Ficou animal! Parabéns!

Enviado de meu D6543 usando Tapatalk