Pedimos um minuto de contemplação. É necessário. Nesta terça-feira, a BMW divulgou vídeo em que mostra o novo M4 GTS cravando o tempo de 7min27s88 no mítico circuito de Nurburgring. O tempo é uma resposta ‘mal-educada’ à Alfa Romeo, que recentemente anunciou que sua mais nova cria, o Giulia, marcou 7min39 na pista alemã.
Todos já sabiam que a BMW estava trabalhando pesado para transformar o M4 GTS em um mito, no entanto, o tempo abaixo dos 7min30s surpreendeu, já que o tempo ficou próximo a superesportivos do calibre de McLaren MP4-12C, Porsche Carrera RS e até Ferrari 458 Italia. O ‘temporal’, estabelecido pelo piloto Jörg Weidinger, é 11 segundos mais veloz que do Giulia e impressionantes 24 segundos em comparação ao M4, digamos, ‘puro’.
BMW de produção em série mais rápido já concebido – e isso não somos nós da WebMotors que estamos dizendo, mas apenas reproduzindo a constatação dos próprios bávaros -, o M4 GTS é equipado com motor 3.0 biturbo de 500 cv de potência máxima a 6.250 rpm e torque de 61,2 kgf.m entre 4.000 rpm e 5.000 rpm – são 61 cv e 5,1 kgf.m que o M4 comum.
Em termos de número, este propulsor, acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas, leva o canhão alemão de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e à velocidade máxima de 305 km/h (louvada seja a ausência do limitador eletrônico).
Um detalhe antes de apertar o play e se divertir com a volta insana de Weifinger: apenas 700 unidades deste capeta serão produzidas.