Autor Tópico: [DIY] Trocando range do termômetro do painel E46  (Lida 3121 vezes)

lipecardozo

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[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Online: Agosto 27, 2015, 12:36:47 pm »
Fala galera!!

Bom, não sei se todos vcs sabem mas o painel das BMW em geral tem um range muito grande na escala do ponteiro de temperatura.
Vou comentar aqui sobre as E46 mas sei que as E34, E36, E39, todas elas tem esse buffer imenso com relação ao ponteiro da temperatura e a real temperatura no motor. Não sei exatamente porque isso foi programado assim, mas acho extremamente exagerado e perigoso.
Lembrando que a escala de temperatura das M3 E46 é diferente das non-M. Comentarei sobre isso mais a baixo.

A escala padrão do ponteiro da temperatura das E46 é assim:
---------------Bottom Hash Mark---Upper Limit of Blue---2nd Hash Mark--12 o'clock---3rd Hash Mark---Lower Limit of Red---Red (Maxed Out/Light On):
Needle Angle-----------ø0----------------ø31-------------------ø55----------------ø90----------ø124------------------ø148----------------ø164--------------
T(Factory 0x0f0)------0-15ºC----------- 50ºC-----------------60ºC------------75-115ºC------120ºC----------------125ºC---------------143ºC-------------
T=Temperature
Ou seja, quando passa do meio, a probabilidade de vc ferrar o cabeçote é BEM grande.

Eu já sabia dessa informação sobre o ponteiro da temperatura, mas não sabia que isso seria possível de ser modificado.
Navegando na internet, sem pretenção nenhuma, vi um vídeo sobre Temperature Gauge Buffer of BMW E46 e resolvi assistir. E isso me interessou muito porque ele resolvia um "problema" e faria com que a gente pudesse evitar problema mais grave por simplesmente ter uma alta temperatura no motor por conta de alguma falha. Ai fuçando na internet eu achei essa tabela que mostrei acima e um tópico ensinando como faz essa modificação.
A modificação é feita através do BMW Scanner 1.4, simplesmente mudando os parâmetros da EEPROM. Não é nada complicado mas também tem que ter MUITO cuidado.

Antes de vir postar aqui eu resolvi testar no meu carro e funcionou!
Minha escala atual do ponteiro está da seguinte forma:
---------------Bottom Hash Mark---Upper Limit of Blue---2nd Hash Mark--12 o'clock---3rd Hash Mark---Lower Limit of Red---Red (Maxed Out/Light On):
Needle Angle-----------ø0----------------ø31-------------------ø55----------------ø90----------ø124------------------ø148----------------ø164--------------
T(Rev. #1 0x0f0)----- 0-15ºC-------------50ºC-----------------62ºC------------80-105ºC------108ºC----------------110ºC---------------120ºC----------
T=Temperature


No tópico do E46Fanatics o cara põe a escala dele de uma forma muito variável. Ele diminuiu o buffer do meio da escala para 10 graus, o que seria praticamente impossível do ponteiro ficar cravado no meio em diversas situações, nos causando desconforto de ver aquele ponteiro mexendo toda hora e confusão.
A escala sugerida pelo cara foi:
T(Rev. #1 0x0f0)----- 0-15ºC-------------65ºC-----------------75ºC------------90-100ºC------105ºC----------------110ºC---------------115ºC----------

Como eu sei que em condições normais de uso a temperatura varia muito, achei melhor colocar o meio da escala para marcar de 80 a 105 graus, assim estamos livres de o ponteiro ficar se movimentando toda hora e temos uma precisão maior caso aconteça alguma coisa de errado no sistema de arrefecimento do carro.

Agora vamos lá. Como fazer?
1) Abrir o BMW Scanner 1.4
2) Abrir o módulo IKE (Instrument Cluster)
3) Clicar em READ EEPROM. O scanner vai ler os parâmetros da EEPROM e mostrar na tela.
4) Salvar esses parâmetros originais como forma de backup caso algo dê errado. No canto inferior esquerdo da tela tem lá o botão para salvar. Salve o arquivo em um lugar seguro!
5) Na tela mesmo do software, procure a linha 0x0F0 e altere os parâmetros para aquele que mais te agrada.
Garanta que os parâmetros originais sejam esse:
0x0F0:  0F 00 32 1F 4B 5A 73 5A 7C 94 7D A4 06 0E 1E 0F
Exemplo:

Os valores que eu alterei são:
0x0F0:  0F 00 32 1F 50 5A 69 5A 6E 94 78 A4 06 0E 1E 0F, que correspondem a 0-15/50/62/80-105/108/110/120.
6) Clicar em WRITE EEPROM. O software vai perguntar se vc quer salvar novamente o arquivo original. Clique em YES e ai o software fará a leitura dos dados modificados e carregará na EEPROM. O painel irá piscar e resetar e pronto, a mágica está feita!

Para garantir que funcionou, fiz a modificação e depois fui dar uma volta para ver como o ponteiro se comportava.
Vejam:
62 graus agora marcando no segundo risco do marcador:


75 graus que antes marcava já no meio da escala, agora está um pouco antes:


80 graus agora sim, no meio da escala:


Andando em trânsito normal da cidade de SP, ponteiro se manteve no meio da escala, mostrando que não ultrapassou os 105 graus que seria o limite. O máximo de temperatura que chegava era 97 graus e ai o sistema fazia seu trabalho e derrubava a temperatura para seus 87 graus.

Pronto! Agora o mostrador mostra o mais próximo da realidade e nos deixa uma "folga" caso aconteça algum imprevisto no sistema de arrefecimento, fazendo com que o ponteiro só se mexesse quando atingisse os 115 graus. Agora o ponteiro já vai mostrar algo anormal quando atingir 105 graus.

Fonte:
http://forum.e46fanatics.com/showthread.php?t=1013600
O software utilizado para geração do código hexadecimal está no tópico, podendo ser baixado tranquilamente.
Caso não consiga, disponibilizo aqui também.

O BMW Scanner 1.4 é compativel com E38, E39, E46, E53, E83 e E85.
Nas E36 (pós 96, OBD2) também funciona, tanto que eu utilizava na minha, então acredito que também dê para fazer essa alteração, ler como ela se comporta originalmente e alterar caso seja do gosto do dono.

Lembrando que, faça essa alteração POR SUA CONTA E RISCO, não me responsabilizo por nada que dê errado na leitura e gravação da EEPROM. Eu só fiz na minha e deu certo! Só garanta que não haverá queda de energia para o notebook utilizado e nem no carro para que não dê problema na gravação.

Ah! Para as M3, as temperaturas mostradas no painel são:
Non-M Default   M3 Default   Recommended non-M   Function / Angle
0x0F (15ºC)   0x0F (15ºC)   0x0F (15ºC)   Gauge Start (0º)
0x32 (50ºC)   0x3C (60ºC)   0x41 (65ºC)   End of Blue (15.5º)
0x4B (75ºC)   0x55 (85ºC)   0x5A (90ºC)   Center (Buffer Start) (45º)
0x73 (115ºC)   0x5F (95ºC)   0x64 (100ºC)   Center (Buffer End) (45º)
0x7D (125ºC)   0x69 (105ºC)   0x6E (110ºC)   Start of Red (79º)
0x8F (143ºC)   0x73 (115ºC)   0x73 (115ºC)   End of Red or LED on?? (84º)

É isso ai!
Espero que tenham gostado da novidade e vida longa as Bimmers!

Postem suas experiências!

Valeu galera!

[anexo apagado pelo Administrador]
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v8_super

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #1 Online: Agosto 27, 2015, 02:40:11 pm »
Tinha visto isto lá mas tb achei a escala que o cara tinha feito muito "curta".
Passe um feedback depois de andar algum tempo assim que talvez eu tb mude a minha.

lipecardozo

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #2 Online: Agosto 27, 2015, 06:03:08 pm »
Tinha visto isto lá mas tb achei a escala que o cara tinha feito muito "curta".
Passe um feedback depois de andar algum tempo assim que talvez eu tb mude a minha.
Pode deixar.
Rodo com ela diariamente e até agora não tenho com o que me queixar. Extremamente confiável e preciso.
Domingo vou pegar estrada e vou monitorar também a temperatura.

Única coisa que temos que acostumar é com a demora um pouco maior para que o ponteiro chegue no meio da escala. Antes o ponteiro chegava bem mais rápido, agora demora um pouco mais.
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Pedro Augusto

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #3 Online: Agosto 27, 2015, 10:53:10 pm »
@lipecardozo, muito bom!
Como faço pra saber o tipo (OBD1 ou OBD2)?
Se bem que você falou em pós 96 para as e36 e a minha é exatamente 96.
De qualquer forma, parabéns por trazer o conteúdo pro fórum.

alexandre.reolon

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #4 Online: Agosto 28, 2015, 06:40:44 am »
@lipecardozo, muito bom!
Como faço pra saber o tipo (OBD1 ou OBD2)?
Se bem que você falou em pós 96 para as e36 e a minha é exatamente 96.
De qualquer forma, parabéns por trazer o conteúdo pro fórum.
Pelas as fotos do seu carro no estaleiro, a sua parece ser pré-lci, logo ODB I

ODB I - é o conector redondo, tipo esse:


ODB II - o padrão de todos os carros modernos, esse aqui:

turbo_sp

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #5 Online: Agosto 28, 2015, 07:35:33 am »
parabens por ter postado
esse tipo de informação que o forum precisa
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lipecardozo

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #6 Online: Agosto 28, 2015, 10:54:51 am »
@alexandre.reolon na verdade, muita gente faz essa confusão.
OBD não é a porta em si, e sim o protocolo de comunicação.
As E36 acima de 96 já tem o protocolo de comunicação OBD2 mas utilizando a porta de comunicação antiga, o famoso conector redondo.
Minha E46 é OBD2 porém ainda utiliza o conector redondo.

Então só pra deixar claro, OBD significa On Board Diagnostics, que seria o protocolo de comunicação e não a porta em si.

parabens por ter postado
esse tipo de informação que o forum precisa
Obrigado!
Temos que compartilhar todo e qualquer tipo de conhecimento!

@lipecardozo, muito bom!
Como faço pra saber o tipo (OBD1 ou OBD2)?
Se bem que você falou em pós 96 para as e36 e a minha é exatamente 96.
De qualquer forma, parabéns por trazer o conteúdo pro fórum.
Se a sua é pós 96, muito provavel que seu protocolo de comunicação seja OBD2 porém utilizando o conector redondo de 20 vias localizado no cofre.
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alexandre.reolon

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #7 Online: Agosto 28, 2015, 01:17:30 pm »
Putz..., mals aeh...

Valeu pela explicação @lipecardozo ,
@turbo_sp acho válido apagar meu post anterior para evitar confusões com a informação errada que coloquei!


tiagobuccini

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #8 Online: Novembro 02, 2015, 11:57:47 am »
Reavivando o Tópico!

@lipecardozo em relação aos softwares que vc usou e o equipamento, onde eu consigo?

Sei que provavelmente é um software que roda em windows mais uma interface física para conectar no OBDII.
Este software comunica com o ELM327? Ou é um dispositivo específico para este software?

Pergunto, porque tenho um focos e um dispositivo ELM327 OBDII. Eu comunico com o ELM e abro um porta COM no PC. Então, uso o Ford scan para comunicar com o ELM via esta porta COM e acessar os dados proprietários da Ford, via OBDII.

Valeu pelas dicas.



lipecardozo

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #9 Online: Novembro 02, 2015, 06:11:36 pm »
Fala @tiagobuccini !

O hardware que utilizei foi o BMW Scanner 1.4. Esse hardware só funciona com o software desenhado por ele, ou seja, o ELM327 não vai funcionar com o mesmo software.

O meu eu comprei a muito tempo através do AliExpress.
Para funcionar eu também tive que fazer algumas alterações a qual também postei no tópico BMW Scanner, que consiste em unir dois pinos do scanner para que se comunicasse, algo que é comum nesses scanners chineses.

Qualquer dúvida só me perguntar!
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Igguiim

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #10 Online: Novembro 03, 2015, 10:03:28 am »
Ainda bem que deram uma revivida nesse tópico..

Parabéns Lipe pela informação disponibilizada.
To pensando em comprar um scanner pra mim e se o fizer
essa é uma das mods q eu testarei.

Obrigado!

tiagobuccini

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #11 Online: Novembro 03, 2015, 10:28:06 am »
Fala @tiagobuccini !

O hardware que utilizei foi o BMW Scanner 1.4. Esse hardware só funciona com o software desenhado por ele, ou seja, o ELM327 não vai funcionar com o mesmo software.

O meu eu comprei a muito tempo através do AliExpress.
Para funcionar eu também tive que fazer algumas alterações a qual também postei no tópico BMW Scanner, que consiste em unir dois pinos do scanner para que se comunicasse, algo que é comum nesses scanners chineses.

Qualquer dúvida só me perguntar!

Valeu @lipecardozo !

Vou procurar mais informações aqui no fórum e tentar comprar este hardware.
Qualquer dúvida, eu te pergunto por aqui.

Abração!

bernardo774

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #12 Online: Novembro 03, 2015, 10:44:46 am »
Não sabia que o final da red line era quase 150 graus, exagero mesmo.

Interessante que as M ja vem com uma margem mais precisa e correta.

Parabens pelo post.
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lipecardozo

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #13 Online: Novembro 03, 2015, 02:11:44 pm »
Não sabia que o final da red line era quase 150 graus, exagero mesmo.

Interessante que as M ja vem com uma margem mais precisa e correta.

Parabens pelo post.
Totalmente sem noção.
Eu sabia desse gap do ponteiro por conta do confrade @RF_bimmer , ai eu vi uns vídeos no youtube e resolvi ir a fundo e vi que realmente o gap é muuuito grande.
Quando o ponteiro se mexe é porque já fodeu.
Agora assim pelo menos fica mais preciso e ai dá pra evitar maiores problemas caso acontessa algum rompimento no sistema de arrefecimento.
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bernardo774

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #14 Online: Novembro 04, 2015, 02:26:39 pm »
Totalmente sem noção.
Eu sabia desse gap do ponteiro por conta do confrade @RF_bimmer , ai eu vi uns vídeos no youtube e resolvi ir a fundo e vi que realmente o gap é muuuito grande.
Quando o ponteiro se mexe é porque já fodeu.
Agora assim pelo menos fica mais preciso e ai dá pra evitar maiores problemas caso acontessa algum rompimento no sistema de arrefecimento.
E põe medo!

Na outra Cherokee que tive, o meio era 100 graus e o fim do vermelho 120 ou 125 graus.
Era comum em subida de lomba com ar ligado o ponteiro passar do meio, dava um susto enorme.
Com scanner averiguei 105 graus.
Fora o susto, achava mais interessante esse gab.

E36 tem como programar tambem? Segue a mesma planilha das E46?
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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #15 Online: Novembro 04, 2015, 09:56:33 pm »
As E36 talvez funcione nas 96 pra cima, que já são um pouco mais modernas. Meu scanner funcionava a leitura nas ex-328i então acredito que funcione. Precisaria testar em alguma.

Quando eu tiver a oportunidade eu vou dar uma olhada na minha ex-E36 e ver se acho algo parecido.


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Surfin

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #16 Online: Novembro 06, 2015, 01:23:21 am »
Interessante essa info!
Sempre achei estranho o ponteiro chegar tão rápido do meio e "travar" lá. Tou só com o carsoft 6.5 aqui, será que tem como fazer esse mod?

lipecardozo

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #17 Online: Novembro 06, 2015, 09:37:52 am »
Interessante essa info!
Sempre achei estranho o ponteiro chegar tão rápido do meio e "travar" lá. Tou só com o carsoft 6.5 aqui, será que tem como fazer esse mod?
Cara, não sei como fazer com o CarSoft. Deve ter sim como fazer, mas não faço idéia como hehe
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Kishi

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #18 Online: Novembro 06, 2015, 06:57:04 pm »
Excelente tópico, obrigado por compartilhar!

Surfin

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #19 Online: Dezembro 15, 2015, 04:19:15 pm »
Cara, não sei como fazer com o CarSoft. Deve ter sim como fazer, mas não faço idéia como hehe
Vou devolver o Carsoft do @Kishi essa semana, aí como o que pedi não chega nunca (deve tar vindo à pé da China...  :lol: ), acho que vou pedir outro, esse INPA K + DCan provavelmente, um dos 2 deve resolver, se for possível.  :ok:

Kishi

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #20 Online: Dezembro 15, 2015, 04:23:25 pm »
Vou devolver o Carsoft do @Kishi essa semana, aí como o que pedi não chega nunca (deve tar vindo à pé da China...  :lol: ), acho que vou pedir outro, esse INPA K + DCan provavelmente, um dos 2 deve resolver, se for possível.  :ok:

O meu demorou pra cacete quando comprei no DX.

E46fannatic

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Re:[DIY] Trocando range do termômetro do painel E46
« Resposta #21 Online: Maio 28, 2017, 02:47:49 pm »
caramba muito bom saber disso! :surprise: alguem tem o link de onde compro esse scanner? Qual valor? Tem como fazer um backup pra testar caso faça cagada? Kk