Autor Tópico: E36 - Tabela de manutenção usual para E36  (Lida 31020 vezes)

MatheusS50

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E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Online: Abril 04, 2010, 09:49:25 pm »
Olá pessoal..

Afim de ajudar a maioria dos proprietários de E36, preparei uma tabela de manutenção usual para nossas Bimmers. Claro que é apenas uma referência e esses itens podem desgastar de forma diferenciada em relação ao uso e período exposto a esse uso. Sinta-se livre em opinar uma divergência que ocorreu em seu carro, citando sempre as condições de uso e a marca da peça que foi utilizada (importantíssimo, pois peça de baixa qualidade pode durar 1/3 de uma OEM):

Motor:
-Bomba d´água original (rotor de plástico ou composto): 70.000km (rotor de metal pode durar mais, porém é mais pesado e gera vazamento no eixo. Para quem pretende trabalhar em regime de rotações elevadas, melhor usar a de plástico/composto original. A versão EURO da M3 tem uma bomba d´água diferenciada e de durabilidade bem acima dos motores M50 based)
-Radiador original: 100.000km
-Mangueiras de arrefecimento originais: 120.000km
-Embreagem viscosa da ventoinha original: 100.000km
-Válvula termostática: 70.000km
-Coxins: 120.000km
-Mangueiras de combustível: 200.000km
-Regulador de pressão: 80.000km
-Esticador superior e inferior da corrente de comando: modelo antigo: 80.000km / modelo novo: 120.000km
-Correia do a/c: 40.000km
-Correia principal dos auxiliares: 40.000km (preventiva)
-Roletes das correias: 100.000km
-Tensionadores hidráulicos que atuam nos roletes: 120.000km
-Junta da tampa de válvulas : 60.000km (coloquei baixo assim, pois até hoje não ví um M50 que não vazasse, ou ao menos "melar" a tampa de válvula)
-Catalisador: 100.000km
-Sonda lambda: 100.000km (relativo, poderá ter lentidão no sinal, assim como perda de confiabilidade do lambda  antes ou depois dos 100.000km, depende diretamente das condições que foi exposta. Em E36 OBD II, são duas sondas, uma antes e outra depois do catalisador. A ECU usa como gerenciamento, somente a primeira sonda, sendo a segunda somente como fator de controle da eficiência do catalisador.)
-Crank sensor: 100.000km ou mais de 10 anos (não é um item que deveria ter vida útil, mas conforme relato do colega Ekipe, não é raro E36 com problemas nesse sensor devido o ressecamento do chicote do mesmo. Evitar também uma curvatura de ângulo muito fechado quando for manusear o chicote desse sensor, pois isso ajuda a trincar o fio internamente. Esse sensor é crítico para o funcionamento do motor, pois quando o mesmo não envia sinal para a ECU, a mesma cortará ignição e combustível. É o único sensor capaz de imobilizar completamente o motor, sem nem permitir que a ECU trabalhe em safe mode.)
-Demais sensores (sensor de posição do comando de válvulas, sensor de temperatura d´água, sensor TPS..etc): Como preventiva, também poderão ser substituídos aos 100.000km ou quando o carro tiver mais de 10 anos. Como não são sensores que chegam a imobilizar o veículo e te deixar na mão, se torna facultativa a troca por pura prevenção. Mesmo porque, é possível checar o bom funcionamento dos mesmos medindo o sinal de retorno para a ECU. Estando dentro do especificado, o sensor ainda opera corretamente.



Transmissão:
-Embreagem (platô, disco e rolamento): 120.000km
-Coxins de suporte do câmbio e diferencial: 100.000km
-FlexDisc: 80.000km (se escorrer óleo do câmbio no mesmo, pode ir embora em 1/3 dessa km.. por isso, sempre cheque sua Bimmer quanto a vazamentos)
-Rolamento de apoio do cardã: 150.000km


Suspensão (item crítico de estimar, pois varia absurdamente em relação ao tipo de uso):
-Amortecedores e molas: 50.000km
-Buchas de bandejas e batentes: 60.000km
-Bieletas: 60.000km
-Buchas das estabilizadoras: 60.000km
-Pivôs: 60.000km


Espero que tenha ajudado.


Abraços,


Matheus
« última modificação: Fevereiro 02, 2011, 09:53:00 pm por MatheusS50 »
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Pedro

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #1 Online: Abril 06, 2010, 12:14:11 am »
Aproveitando o embalo vou colocar aqui algumas impressões.

1. Não há duvida que um dos problemas mais notórios do E36 é a bomba d'agua... até meados de 1997 os carros tinham um rotor de plástico que com grande frequencia quebra prematuramente. O intervalo tipico de manutenção gira em torno de 100-120 mil km's mais eu já tentei substituir por uma não original que durou meros 30 mil km's.

2. Outro defeito comum é o vazamento de óleo da embreagem viscosa que termina por retirar seu rendimento quando o motor mais precisa (marcha-lenta)... na maioria das vezes da um sinal que é o ligeiro aquecimento em marcha lenta logo compensado no menor toque no acelerador. Se trocar sugiro substituir a hélice que também se decompõe com o tempo.

3. por ultimo eu ficaria de olho no radiador cujas laterais, de plastico, tendem a apresentar rachaduras mesmo que aparentemente boas, e por falar em peça plástica, não esquecer de verificar (mesmo que visualmente) a válvula termostatica.

4. recentemente substituí as mangueiras de combustível próximas ao motor pois tendem, com a caloria, endurecer e vazar.... a propósito o defeito ficou tão seriamente conhecido a ponto de gerar um RECALL nos EUA que, contudo, não foi realizado aqui (até onde tenho noticia).

5. barulho de tic-tac no motor dos E36 (tipo diesel) em partida e/ou funcionamento pode acontecer e égeralmente significa má atuação no VANOS por deficiência de lubrificação... isso pode significar também o inicio de processo de engraxamento de motor, algo que acontece com os donos relapsos nas trocas de óleo... a propósito a ocorrência de barulho na partida é considerado pela BMW normal, anormal é a persistência do mesmo.

6. e por falar em ruídos no motor, os E36 equipados com motor M50 (325i) são conhecidos pelo matraque inicial de tucho, fato que até gerou a época do lançamento do carro um Recall pela BMW para troca dos mesmos mais que posteriormente ficou provado ser o "barulho" compatível com a idade do mesmo.

7. para quem esta comprando carro 4cyl com motor 1.8i (M42) este é famoso por apresentar anomalia no tensor da corrente.

8. marcha-lenta irregular ou "pesada" esta geralmente associada a sujeira do atuador de marcha lenta (ou IDLE CONTROL VALVE) ou remotamente a deficiencia na leitura da sonda lambda agora se estiver associada a uma baixa de rendimento que acaba em alto giro significa que pode ser o solenoide do vanos emperrado aberto. Não esquecer que o sensor do modelo 4cyl foi atualizado para o numero 13 41 1 435 846 que não promoverá o assobio na atuação...

9. em todos os modelos E36 (compact, sedã ou coupé) 4 ou 6 cyl voce vai conviver com aquele problema da junta do cabeçote e das velas...

10. algumas variações do E36/M52 de 1996 (foram 410 mil carros europeus) tiveram problema no corpo de borboleta, mais especificamente no suporte de plastico do cabo do acelerador e do piloto automatico ocasionado por uma luva que pode prender o cabo... a solução adotada pela BMW no recall foi trocar a mola e os terminais de ambos os cabos.

11. modelos com VANOS fabricados de 1/92 a 8/94 (o meu inclusive) são barulhentos quando ligados em clima frio... alguns americanos chegam a reclamar (CHECK ENGINE) ou necessitam girar a chave duas vezes para ligar... isso foi resolvido por uma reprogramação no EPROM (MODIC 1.5 ou superior).

Bem, essas são as observações referentes ao motor, posteriormente coloco as da transmissão, ABS e Suspensão.

Abraços
Pedro Vaz
« última modificação: Abril 16, 2010, 06:50:17 am por MatheusS50 »

Pedro

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INSPECTION X OIL SERVICE
« Resposta #2 Online: Abril 06, 2010, 08:07:39 pm »
Segue abaixo um esclarecimento sobre o que deve ser verificado para no caso específico do Inspection I


1. Compartimento do Motor

- substituir oleo & filtro de óleo
- verificar fluido de freio/embreagem
- verificar/eliminar corrosão no compartimento de bateria
- verificar nivel de agua e aditivo
- lubrificar engrenagem do corpo de borboleta

2. No elevador

- verificar se há vazamento externo na transmissão e linha de transmissão
- verificar o nivel do oleo de transmissão na caixa manual
- verificar o nivel do oleo do diferencial e completar caso necessario
- verificar a linha de combustível e todas as suas conexãoes por vazamentos
- inspecionar descarga
- verificar caixa de direção, terminais de direção, inspecionar bomba de direção quanto a vazamento e verificar o nivel do fluido.
- inspecionar sistema de freio para eliminar vazamento, linha danificada, desmontar pinças, verificar pastilhas de freio espessura do disco.
-  inspecionar freio de mão
- inspecionar rodas, pneus, estepe e calibra-los.

3. Carroceria

- lubrificar porta, abertura do capo
- verificar farol (foco) ajustar se necessário
- verificar operação do farol baixo, alto, luz de estacionamento, luz de ré, luz de placa, luz interior, luz porta luvas, luz do compratimento do motor, luz da mala, setas, luz de emergencia, luz de parqueamento, farol alto e dimer.
- substituir microfiltro do AC e verificar o funcionamento do AC
- verificar a funcionalidade dos cintos de segurança
- verificar sensores de acionamento do AIR-BAG e aperto do mesmo.
- verificar fluido do limpador de parabrisa e concentração do aditivo de limpeza (para quem tem) verificar o estado do limpador de para-brisa.
- apertar parafusos e roscas de portas e fechadura
- substituir bateria de chave/alarme de acionamento remoto (se necessário)

4. Teste de Rua


verificar funcionamento de freio, performance do motor, caixa manual e/ou automatica, direção hidraulica, espelhos retrovisores, aquecimento e ar-condicionado.

5. Reset do intervalo de manutenção

Apagar o indicador de manutenção ISPECTION I

Pronto, cumprida essa rotina de manutenção seu BMW deverá estar funcionando dentro dos parametros da fabrica valendo lembrar caso haja necessidade de efetuar a troca de qualquer outra parte/componente que não esteja elencado nessa rotina, que a mesma seja feita em faturamento a parte de nota, serviço e peça ao cliente.

Abraços,
Pedro

PS - o controle sobre o tipo de fluido (freio/direção/radiador), data de instalação e data de substituição depende de anotação no manual ja que existem diferentes fluidos cujo periodo de troca varia de um para outro.
« última modificação: Abril 16, 2010, 06:51:24 am por MatheusS50 »

Pedro

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OIL SERVICE
« Resposta #3 Online: Abril 06, 2010, 08:08:38 pm »
Para quem esta entrando no BimmerBrazil e não entende nada de BMW e volta e meia se depara com a necessidade de atender aos avisos de manutenção, segue abaixo a descrição da rotina de manutenção padrão para a indicação OIL SERVICE.

1. Compartimento do motor

- Substituir oleo do motor e filtro de óleo (motor deve estar aquecido)
- Verificar nivel dos seguintes fluídos (agua, direção hidraulica, freio/embreagem, ATF)

2. Itens para verificar com o carro no elevador

- verificar braços de direção e caixa de direção para ver se há folga e/ou vazamentos
- verificar pinças, espessura do disco e das pastilhas de freio. Inspecionar mangueiras e linhas de fluidos para eliminar danos e/ou vazamentos. Ajustar cabo do freio de mão (se necessário).
- calibrar pneus & estepe

3. Itens de Carroceria

- Funcionamento e operação de luzes exteriores, interiores incluindo a do porta-luvas, compratimento do motor, porta-malas, painel de instrumentos, buzina, farol (alto e baixo), dimmer & verificar a regulagem do farol.
- verificar o estado e funcionamento dos cintos de segurança
- verificar o estado do fluido do limpador de parabrisa e acrescentar desengordurante se necessario, verificar o estado dos limpadores de para-brisa.
-

4. Teste de Rua

- verificar performance de frenagem, direção, caixa automatica ou manual, acionar aquecimento, ar-condicionado e testar os retrovisores.

5. Intervalo de Manutenção

- zerar o OIL SERVICE

PRONTO, rotina de serviços referentes a OIL SERVICE cumprida, deleite-se usando o carro até o proximo OIL o INSPECTION, valendo lembrar que o controle e durabilidade do fluido de arrefecimento e do freio deve ser feito pela anotação na seção "aceite" no manual do carro.

Abraços,
Pedro

ekipe

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #4 Online: Abril 10, 2010, 01:46:40 pm »
Poxa muito legal este tópico, bem organizado e no mesmo lugar. Parabéns a vocês Matheus e Pedro.

Gostaria de recomendar a troca de alguns sensores de acordo com a Km dos carros também, pois muitas vezes eles perdem eficiência e não acusam no scan fazendo o carro ficar xôxo.

Eu trocaria aos 100.000Km

O2 sensor
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Crankshfat Sensor
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O comportamento do carro muda muito e fica bem econômico também.

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #5 Online: Abril 10, 2010, 02:09:03 pm »
Poxa muito legal este tópico, bem organizado e no mesmo lugar. Parabéns a vocês Matheus e Pedro.

Gostaria de recomendar a troca de alguns sensores de acordo com a Km dos carros também, pois muitas vezes eles perdem eficiência e não acusam no scan fazendo o carro ficar xôxo.

Eu trocaria aos 100.000Km

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excelente adendo ekipe, eu tiro por base minha e34, que depois de 100k km a sonda, sensor de temperatura etc, realmente nao sao mais essas coisas....

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #6 Online: Abril 16, 2010, 06:48:13 am »
Poxa muito legal este tópico, bem organizado e no mesmo lugar. Parabéns a vocês Matheus e Pedro.

Gostaria de recomendar a troca de alguns sensores de acordo com a Km dos carros também, pois muitas vezes eles perdem eficiência e não acusam no scan fazendo o carro ficar xôxo.

Eu trocaria aos 100.000Km

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Muito boa dica, Ekipe.. alguns sensores não deveriam ter vida útil, como o crank sensor, mas como nossos carros já estão ficando antigos, o chicote dos sensores ressecam e trincam devido a curva natural que fazem para ir até o conector. Já a sonda por exemplo, é um item que tem vida útil mesmo e precisa ser trocada conforme o sinal for ficando mais lento e sem confiabilidade (o que ocorre perto dos 80.000 aos 110.000km de uso.. mas totalmente relativo).

Então, muito bem vinda sua dica, e colocarei acima no tópico principal.


Pedro, legal seus tópicos sobre o Oil service e Inspection.., seria legal também colocar o tutorial de como faz um reset "caseiro" da luz do óleo e inspection. Caso ache arriscado colocar um tutorial de reset "caseiro", poderíamos colocar pro pessoal as opções de equipamentos de leitura e reset, como os Peak. Assim permite o pessoal ter total autonomia.



Abraços,




Matheus
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LUZ - OIL SERVICE & INSPECTION
« Resposta #7 Online: Abril 17, 2010, 09:41:53 am »
Existe um fabricante de equipamento de diagnose para BMW cuja interface é simples, eficiente a barata por isso recomendo a todos adquirir um desses... o fabricante chama-se PEAKE e as versões são as seguintes:

Para apagar a luz indicadora de OIL SERVICE & INSPECTION (www.bimmerzone.com) para BMW'S fabricados entre 1987 e 2000


Para diagnostico de código de falha do motor + OIL SERVICE & INSPECTION (www.bimmerzone.com ou www.pelicanparts.com) a ferramenta foi atualizada para utilizar nos modelos fabricados até 2007.


Existe um método caseiro de se fazer isso que é provocar um curto entre dois pinos do computador de bordo por um tempo contudo não recomendo porque a possibilidade de causar dano ao pino do terminal do OBC e a consequencia de eventual fagulha na injeção não compensa, principalmente pelo preço extremamente acessível (e posterior utilidade) da ferramenta.

Abraços
Pedro

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #8 Online: Abril 17, 2010, 06:44:58 pm »
eu tenho esse PEAKE RESEARCH ai mais completo, muito bom, recomendo!

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #9 Online: Agosto 07, 2010, 05:16:36 am »
Olá Matheus, estou para trocar a valvula termostatica da minha bimmer ja que vou fazer uma nova geral nela, to pensando em uma bomba d'gua Stewart uma capa de aluminio da valvula termostatica e a valvula, mas me veio a duvida: qual valvula termostatica? as de 92 degrees, que é indicada no real oem para o meu carro pelo numero de chassi, ou a de 88 degrees que parece ser a que é mais ultilizada nos E.U.A. procurei pelos foruns e não achei nada.


abraços
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MatheusS50

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #10 Online: Agosto 07, 2010, 09:25:51 am »
Olá Matheus, estou para trocar a valvula termostatica da minha bimmer ja que vou fazer uma nova geral nela, to pensando em uma bomba d'gua Stewart uma capa de aluminio da valvula termostatica e a valvula, mas me veio a duvida: qual valvula termostatica? as de 92 degrees, que é indicada no real oem para o meu carro pelo numero de chassi, ou a de 88 degrees que parece ser a que é mais ultilizada nos E.U.A. procurei pelos foruns e não achei nada.


abraços

Marcello.. ambas podem ser usadas.. a vantagem da válvula de 88 graus é a única de ter maior gap em relação a picos de temperatura, mas a maior eficiência do motor sempre será alcançada com válvulas que abram mais tarde.



A maioria dos motores atuais trabalham com temperatura bem próxima aos 100ºC. Tudo isso em busca de reduzir as emissões e melhorar o consumo de combustível.

Então, se o seu sistema de arrefecimento está confiável, não vejo motivos para aplicar a válvula de 88.
Matheus Almeida
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Adembar

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E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #11 Online: Setembro 07, 2010, 08:31:50 pm »
Boa noite a todos

Ótimo tópico, muito útil, parabéns a todos os que colaboraram.

Grande abraço
Fiquem com Deus
Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. (Salm 37.4)

romulo325

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #12 Online: Novembro 28, 2010, 12:21:44 am »
Boa moite galera!

Gostaria de saber se alguém sabe, ou onde posso encontrar a tabela de torques para o motor da 325. Vou ter que retificar o motor da minha, o cilindro está estranhamente gasto, e quero saber os apertos exatos. Um abraço a todos!

Dan

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #13 Online: Novembro 28, 2010, 01:09:40 pm »
bom incluir no topico carros com transmissao automatica, realizar a troca do oleo e filtro do cambio a cada 100.000 km....

Pedro

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #14 Online: Dezembro 13, 2010, 12:15:19 am »
manutenção de cambio é complicado porque a BMW, de sacanagem, para baratear o custo de manutencao, adotou um oleo tido por eterno para o consumidor mais que recomendava a troca ao concessionário... o manual de manutenção previa a troca do oleo por gravidade a cada 20 mil km's e filtro a cada 50, enfim, recomendar isso é meio temeroso porque se a pessoa nunca mexeu, dependendo de como estiver o cambio e de como fizer quebra tudo... realmente se a pessoa tem 100 mil e nunca mexeu, esta na hora de fazer a escolha de lorenzo, vai mexer daqui em diante ou vai esperar estourar?



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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #15 Online: Dezembro 13, 2010, 12:48:03 am »
manutenção de cambio é complicado porque a BMW, de sacanagem, para baratear o custo de manutencao, adotou um oleo tido por eterno para o consumidor mais que recomendava a troca ao concessionário... o manual de manutenção previa a troca do oleo por gravidade a cada 20 mil km's e filtro a cada 50, enfim, recomendar isso é meio temeroso porque se a pessoa nunca mexeu, dependendo de como estiver o cambio e de como fizer quebra tudo... realmente se a pessoa tem 100 mil e nunca mexeu, esta na hora de fazer a escolha de lorenzo, vai mexer daqui em diante ou vai esperar estourar?

esse negócio de trocar óleo do cambio vale pros modelos manuais também?

Kiudog

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #16 Online: Dezembro 13, 2010, 08:54:36 am »
sim, nos manuais você deve trocar o óleo de cambio pelo menos a cada 100.000 km
Kiudog
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ekipe

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #17 Online: Dezembro 13, 2010, 10:05:13 am »
Não esqueçam do óleo do diferencial também.

MERIVA

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #18 Online: Fevereiro 02, 2011, 06:15:36 pm »
muito bom essa tabela bem esclarecedor.

romulo325

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #19 Online: Março 22, 2011, 06:20:53 pm »
Ai galera beleza!
Estou precisando dos torques de aperto para o motor M50.
Se alguém tiver, eu agradeço!
desde já, obrigado!

Pedro

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #20 Online: Março 24, 2011, 11:03:20 pm »
romulo voce ja tem o Bentley? nele por exemplo é reproduzido todos os torques do manual de serviço ABS

bernardo774

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #21 Online: Abril 25, 2011, 01:07:30 pm »
Meu cunhado esta com o VANOS trancado.
é uma 325i 93 coupe.

Será que apenas a troca da solenoide vai adiantar?

O motor não tem força em baixa rotação, mas quando passa de 4.500 rpm, o barulho do motor chega a mudar.
Motor não bate e não fuma.
OEM Garage
_____________

Atual:
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528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #22 Online: Abril 25, 2011, 01:13:55 pm »
http://www.drvanos.com/

Já comprei deles e vale muito a pena!

marcio schneider

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« Resposta #23 Online: Julho 03, 2011, 05:58:28 pm »
ESTA ACENDENDO A LAZ CHECK NO PAINEL E NO COMPUTADOR DE BORDO DA A MENSAGEM VER INSTRUCOES, VER NIVEL DE REFRIGERAN.... MAS A AGUA ESTA NO NIVEL.. OQ UE FAZER?

ekipe

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Re:E36 - Tabela de manutenção usual para E36
« Resposta #24 Online: Julho 03, 2011, 06:00:16 pm »
A luz de check amarela certo? O sensor que fica no fundo do reservatório pode estar ruim ou sujo.