Bimmer Brazil

Área Técnica => Preparação de Motores => Tópico iniciado por: Roberto Junior em Agosto 29, 2012, 02:55:42 pm

Título: M50B25 Stroker
Enviado por: Roberto Junior em Agosto 29, 2012, 02:55:42 pm
Opa,

Estou cogitando fazer um stroker de um M50B25 em um futuro, e me surgiram algumas duvidas que não estou encontrando resposta.

Para fazer um Stroker em um M50B25 das 325i E36, vi que é compativel os virabrequins de 328, M3 3.0

Porem não achei resposta para o seguinte:

- O bloco é o mesmo na 325, 328 e na M3? Pois apesar dos virabrequins serem intercambeaveis preciso saber se a altura do bloco é o mesmo nos 3 motores, ou se o curso maior é compensado por um conjunto de bielas menores com pistoes com o pino deslocado.

Abraços

Roberto
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: Boken em Agosto 29, 2012, 06:15:04 pm
Desculpem a leiguice mas uatahell é "fazer um stroker"???
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: MartimLima em Agosto 29, 2012, 07:20:07 pm
Desculpem a leiguice mas uatahell é "fazer um stroker"???
STROKER é quando o você prepara o motor de forma que ele fica com maior cilindrada, por exemplo você pega um motor 3.0 e aumenta a cilindrada dele para 3.2.

Para isso você pode aumentar o diametro dos pistoes e ou alterar o curso do virabrequim.
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: MartimLima em Agosto 29, 2012, 07:22:21 pm
Opa,

Estou cogitando fazer um stroker de um M50B25 em um futuro, e me surgiram algumas duvidas que não estou encontrando resposta.

Para fazer um Stroker em um M50B25 das 325i E36, vi que é compativel os virabrequins de 328, M3 3.0

Porem não achei resposta para o seguinte:

- O bloco é o mesmo na 325, 328 e na M3? Pois apesar dos virabrequins serem intercambeaveis preciso saber se a altura do bloco é o mesmo nos 3 motores, ou se o curso maior é compensado por um conjunto de bielas menores com pistoes com o pino deslocado.

Abraços
Roberto, sua dúvida é bem interessante, caso encontre a resposta fora do forum, depois publica o resultado aqui.
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: rafapfeifer em Agosto 29, 2012, 07:25:50 pm
matheus.... hehehehe ele vai montar um stroker a 325 dele...
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: RicardoBecker em Agosto 29, 2012, 07:27:05 pm
Essa pergunta é para o Mister ///M...
Título: Re: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: andre.miyazawa em Agosto 29, 2012, 08:02:18 pm

Para isso você pode aumentar o diametro dos pistoes e ou alterar o curso do virabrequim.

Sendo cricri, stroker é um motor com cilindrada maior que o original via aumento do curso (stroke) do virabrequim. o aumento do diâmetro (bote) do cilindro é complementar.

Strokar muda mais o comportamento do motor que borar.
Precisa verificar altura do bloco, tamanho da viela e altura do pino do pistão pra casar com o novo vira.

Abs
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: Abreu em Agosto 29, 2012, 08:46:50 pm
Da uma olhada neste site... tem o bore (pistao) e stroke (vira) de todos os motores bmw... agora so falta

http://www.bmwheaven.com/database/engine.php

da uma lida nestas threads:

http://forums.bimmerforums.com/forum/showthread.php?t=583989
http://forums.bimmerforums.com/forum/showthread.php?t=671104
http://www.justracing.com/bmw/viewtopic.php?t=55

neste ultimo tem esta parte bacana onde ele diz:
Citar
Hi,

I found some info about stroking a M50B25/M50B25TU. I can't verify all the values. Pete McHenry and Active Autowerks both sell stroker kit, IIRC.

3.0l Stroker
---------------

M50B25:
bore: 84 mm
stroke: 75 mm
compression ratio: 10 , (M50TU : 10.5)
rod length: 135, (M50B25TU:140 mm)

M54B30:
bore: 84 mm
stroke: 89.6 mm
compression ratio: 10.2
rod length: 135 mm

You can build a M50 3.0l stroker motor by using:
- crank M54B30
- rods 135 mm
- pistonsM54B30 .
Maybe the crank case has to be modified to clear the higher stroke crank.


2.8l Stroker
---------------
for M50B25 engine
- crank M52B28
- rods M20B20/23 (130 mm)
- pistons M50B25 (non-Vanos)

or
- crank, from M52B28
- rods 135 mm
- pistons M52B28

or
- crank, from M52B28
- rods 135 mm
-pistons M50B25TU , pistons must be modified to decrease compression

rod lengths:
M50B25TU: 140 mm
M50B25: 135 mm (non VANOS engine)
M52B25: 135 mm
M52B28: 135 mm
M54B30: 135 mm
M20B20: 130 mm
M20B23: 130 mm
M20B25: 135 mm
M20B27: 130 mm

more infos here (german web page):
http://www.behindmatrix.com/e30/fotost/f01140/f01140.htm

Ah, se servir o vira da M3 Euro no seu projeto eu te vendo o meu!
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: Abreu em Agosto 29, 2012, 09:19:42 pm
precisa ver tbm se trocando o vira nao vai pegar nada no carter... talvez precise substitui-lo tbm...

achei mais estas threads...

http://www.bimmersport.co.nz/forums/lofiversion/index.php/t34811.html
http://www.e30zone.net/e30zonewiki/index.php/M5x#Pistons

e finalmente este aqui... onde afirmam que o bloco do M50 tem a mesma altura do S50 (confiar na informação são outros 500... rs..):
http://www.justanswer.com/bmw/0ytur-want-stroke-1995-525i-m50-2-5l-3-0l-using-s50-crank.html

Citar
Expert:  Dr.Hagertyreplied 1730 days and 8 hours ago.

 I talked with my sources briefly regarding this issue. The S-50 and the M-50 blocks share the same deck height. You will need the S-50 rods and piston as well. You should be able to swap the crank, pistons and rods into the M-50 from the S-50. My sources have performed this operation and report no interference issues. I am still researching the numbers you requested and will need more time. Thank you for trusting us at JustAnswer with this question.
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: Abreu em Agosto 29, 2012, 09:33:51 pm
me empolguei com este tópico... rs...

parece que o Mr. ///M ja respondeu algumas perguntas, só que em outro forum! segue a thread:

http://forums.bimmerforums.com/forum/showthread.php?t=1021654
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: Abreu em Agosto 29, 2012, 09:39:53 pm
o ultimo prometo...

http://forums.bimmerforums.com/forum/showthread.php?t=1559594
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: Roberto Junior em Agosto 31, 2012, 11:05:42 am
Opa Abreu,

Obrigado pelos posts, ajudou muito mesmo.

Já deu pra entender que ambos os blocos tem a mesma altura, e isso facilita bastante.

Porem pelo que eu entendi os motores S50 euro são bem diferentes do M50 e S50 EUA, nao sei se o virabrequim da sua M3 caberia plug and play.

Agora resta saber onde achar essas peças com um preço acessivel. Tem algum site gringo tirando o Ebay que ache com facilidade?

A intenção é de fazer um stroker e usar comandos da M3 EUA

Abraços
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: Babú em Agosto 31, 2012, 11:39:35 am
http://www.pelicanparts.com/
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: Bruninng em Agosto 31, 2012, 12:12:59 pm
Tem que Tirar as Pilhas do Abreu ahuahuahauha!
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: Marcopollo em Fevereiro 07, 2017, 09:44:08 pm
Tem que Tirar as Pilhas do Abreu ahuahuahauha!


O louco @Abreu gosta de trilhar estas loucuras...
@Roberto Junior. estou trilhando um projeto muito parecido com esse e posso esclarecer algumas dúvidas;


- Meu motor é um M50TUB25 Vanos simples com apenas 80 mil km, volante BiMassa disco Hard Top e cambio mecanico 5M Getrac com diferencial M3 3:15 redução
- Desmontei tudo e vou instalar um vira de S50B30 USA de 86mm de curso, já vem forjado, cabe certinho pois é o mesmo bloco.
- Bielas da S50 tb pois as minhas são de 140 mm e da USA são 135 mm
- Pistões da S50B32 de 86,4 mm que são mais baixos 3mm e mais leves
- Total de 3.025 cc ou seja 3.0L
- Cabeçotes já estão estão prontos com trabalho de fluxo e sedes de válvulas corrigidas, chamado nivel 3 com os novos pistões taxa em torno de 9,5:1 (Se quiser indicação...)
- Eprom reprogramado para bicos 60 lbs e ajustes finais a serem feitos pe@RicardoBecker ker
- Bronzinas, aneis, buchas, bombas todas, juntas, o'ring e junta metálica de 87mm de Bore
- Sistema de escape no Cat em 2.1/4" com 2 abafadores no meio e 2 Flowmaster final, 2 saidas, fluxo livre


- E pra finalizar, cereja do bolo, um Supercharger M90 Eaton em instalação com coletor em inox sob medida


- Penso que a brincadeira deve render algo entre 380 cavalitos


Desta forma tudo se encaixa :drag:
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: tonymontana em Fevereiro 08, 2017, 02:22:11 am
Opa,

Estou cogitando fazer um stroker de um M50B25 em um futuro, e me surgiram algumas duvidas que não estou encontrando resposta.

Para fazer um Stroker em um M50B25 das 325i E36, vi que é compativel os virabrequins de 328, M3 3.0

Porem não achei resposta para o seguinte:

- O bloco é o mesmo na 325, 328 e na M3? Pois apesar dos virabrequins serem intercambeaveis preciso saber se a altura do bloco é o mesmo nos 3 motores, ou se o curso maior é compensado por um conjunto de bielas menores com pistoes com o pino deslocado.

Abraços

Roberto

Roberto, um tempo atrás ate fiz essa pergunta no forum, acabei procurando no real OEM da bm a numeração das pecas, pelo que lembro o bloco permanece, se não me engano as diferenças eram vira, biela e pistão, isso para virar 2.8, dava pra fazer um bom projeto ainda mais com um comando mais bravo e admissão individual, mas não tenho certeza absoluta pois tem um tempo ja, sei que bielas de 328 usadas não eram tão caras aqui, vale comprar varias, levar numa retifica para ver o estado e ver as de peso mais parecido, vira não pesquisei e pistão como vai abrir e retificar ja coloca o certo.
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: lipecardozo em Fevereiro 08, 2017, 08:32:08 am

O louco @Abreu gosta de trilhar estas loucuras...
@Roberto Junior. estou trilhando um projeto muito parecido com esse e posso esclarecer algumas dúvidas;


- Meu motor é um M50TUB25 Vanos simples com apenas 80 mil km, volante BiMassa disco Hard Top e cambio mecanico 5M Getrac com diferencial M3 3:15 redução
- Desmontei tudo e vou instalar um vira de S50B30 USA de 86mm de curso, já vem forjado, cabe certinho pois é o mesmo bloco.
- Bielas da S50 tb pois as minhas são de 140 mm e da USA são 135 mm
- Pistões da S50B32 de 86,4 mm que são mais baixos 3mm e mais leves
- Total de 3.025 cc ou seja 3.0L
- Cabeçotes já estão estão prontos com trabalho de fluxo e sedes de válvulas corrigidas, chamado nivel 3 com os novos pistões taxa em torno de 9,5:1 (Se quiser indicação...)
- Eprom reprogramado para bicos 60 lbs e ajustes finais a serem feitos pe@RicardoBecker ker
- Bronzinas, aneis, buchas, bombas todas, juntas, o'ring e junta metálica de 87mm de Bore
- Sistema de escape no Cat em 2.1/4" com 2 abafadores no meio e 2 Flowmaster final, 2 saidas, fluxo livre


- E pra finalizar, cereja do bolo, um Supercharger M90 Eaton em instalação com coletor em inox sob medida


- Penso que a brincadeira deve render algo entre 380 cavalitos


Desta forma tudo se encaixa :drag:
Isso tudo de up no motor, sem o supercharger, geraria quantos cv mais ou menos?
Eu gostaria de fazer um stroker também..
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: Marcopollo em Fevereiro 08, 2017, 10:59:15 am
Isso tudo de up no motor, sem o supercharger, geraria quantos cv mais ou menos?
Eu gostaria de fazer um stroker também..
Precisaria medir corretamente mas acredito que de 192vcv vai para 270cv com as 6 borboletas.
Com o supercharger trabalhando com 0,6 de pressão devemos chegar em 380cv com motor limitado em 7.200 rpm
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: fagner_barcellos em Abril 04, 2017, 11:23:18 am
Daria para por o miolo do motor M54B30 no M52B25?

Tenho um M52B25 (323Ti) guardado e pensei em pegar eixo + biela + pistão do M54B30 (330 / X3) e colocar no M52B25.
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: aluzjunior em Maio 21, 2017, 05:50:37 pm
Isso tudo de up no motor, sem o supercharger, geraria quantos cv mais ou menos?
Eu gostaria de fazer um stroker também..
A perda de compressão 9,5:1 não tiraria a vantagem do aumento de cilindrada?


Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: Marcopollo em Maio 21, 2017, 08:43:15 pm
A perda de compressão 9,5:1 não tiraria a vantagem do aumento de cilindrada?
Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
@aluzjunior
Se o motor fosse aspirado 9,5:1 de taxa iria perder potencia sim...
Porem como o motor vai utilizar um Supercharger M90 Eaton vai permitir que coloque mais pressão (Perto de 1,0  bar) e consequentemente mais potencia (perto de 500cv no vira).
Se deixarmos a taxa de compressão como está hoje em torno de 11,5:1 mesmo usando pressão de 0,6 bar no SC o controle sobre a pré-detonação principalmente com o uso do álcool vai ficar muito difícil e o risco do motor quebrar é alto.
Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: Roberto Junior em Maio 29, 2017, 07:42:50 pm
Roberto, um tempo atrás ate fiz essa pergunta no forum, acabei procurando no real OEM da bm a numeração das pecas, pelo que lembro o bloco permanece, se não me engano as diferenças eram vira, biela e pistão, isso para virar 2.8, dava pra fazer um bom projeto ainda mais com um comando mais bravo e admissão individual, mas não tenho certeza absoluta pois tem um tempo ja, sei que bielas de 328 usadas não eram tão caras aqui, vale comprar varias, levar numa retifica para ver o estado e ver as de peso mais parecido, vira não pesquisei e pistão como vai abrir e retificar ja coloca o certo.

Desenterrando o topico. kkkkkkkkkkk

Montei meu motor com stroker pra 3.0 ja vai completar 3 anos agora em junho.

Ate agora só alegrias!

E sim, a altura do bloco é a mesma na 325, 328 e m3.

Estou com vira, pistao e biela de m3 USA 3.0 no bloco de 325.

Cabeçote com retrabalho de fluxo, valvetrain completo de M3 americana.

Coletor de escape dimensionado, escape completo de M3 euro, e um acerto feito com wideband na injeçao original.

Estimo em torno de 270, 280cvs..

Esta bem gostoso de andar

Título: Re:M50B25 Stroker
Enviado por: Adrianof em Maio 29, 2017, 10:38:20 pm
Boa noite, Roberto. Seu carro deve estar animal! Tem como me passar uma estimativa de gastos para fazer o mesmo? Bem por cima. Obrigado!

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk