Bimmer Brazil
Área Técnica => Manutenção => Tópico iniciado por: Marcel em Abril 17, 2010, 07:20:34 pm
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Bem vamos perguntar uma coisa bem simples...
Oleo de motor...Qual que voce usa?
Já lemos todos bastante sobre o tema, então seria interessante ir ao que interessa.
Basta colocar o modelo do carro, a periodicidade da troca e a Marca do Lubrificante, de preferencia com suas caracteristicas.
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No meu caso:
E39 540i 4.4 V8 - troca de oleo de 5000km em 5000km ou 6 meses, o que vir primeiro.
Marca---> Motul 2100 10w40 R$25,90 o litro "instalado" em São Paulo
E36 328i 2.8 I6 - troca de oleo de 5000km em 5000km ou 6 meses, o que vir primeiro.
Marca---> Motul 2100 10w40 R$25,90 o litro "instalado" em São Paulo
Costumo tambem trocar o filtro a cada 5000km.
Como tenho comprado o filtro por R$ 30,00 na Bavaria auto peças, nem economizo nisso.......
Abraços a todos
Marcel
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E34 540 4.0 V8 - 5.000 em 5.000 ou 1 ano
Mobil 1 0w40 R$35,00 946ml
E36 325ic 2.5 L6 - 5.000 em 5.000 ou 1 ano
Mobil 1 0w40 R$35,00 946ml
O filtro de óleo é trocado sempre com o óleo.
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M5 e34, uso Motul 300V Competizione.... o preço da lata de dois litros eu esqueci agora, mas o kiudog e o GrandRoyal pagam a mesma coisa, entao o deles serve como referencia...
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bom tópico :)
eu sou estagiário ainda ;D, então, quando comprei a minha, peguei um catálogo da lubrax e vi o 15w-40 como indicado p/ minha 325 E36... e foi esse que usei...
só que, agora já não sei exatamente onde, ACHO QUE naquele DIY, tenho quase certeza que o MEU PERFIL ( carro p/ rua, anadando na manha, e de vez em nunca uma ou outra viagem curta ) e com temperatura ambiente no momento de uso muito raramente abaixo dos 15..20 graus, o oleo mais indicado seria o "bom e velho" 20-50 ???
BASEADO NO MEU PERFIL ( nada de pistas, giros altos constantes, etc ) alguém confirma?
[]s
Edu Santello
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na concessionaria de campinas me aconselharam a usar o castrol magnatec 10-40 e é o que uso desde então com trocas anuais. nunca atingi 3 mil milhas.. se atingi-se 3000 milhas troca nessa marca.
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bom tópico :)
eu sou estagiário ainda ;D, então, quando comprei a minha, peguei um catálogo da lubrax e vi o 15w-40 como indicado p/ minha 325 E36... e foi esse que usei...
só que, agora já não sei exatamente onde, ACHO QUE naquele DIY, tenho quase certeza que o MEU PERFIL ( carro p/ rua, anadando na manha, e de vez em nunca uma ou outra viagem curta ) e com temperatura ambiente no momento de uso muito raramente abaixo dos 15..20 graus, o oleo mais indicado seria o "bom e velho" 20-50 ???
BASEADO NO MEU PERFIL ( nada de pistas, giros altos constantes, etc ) alguém confirma?
[]s
Edu Santello
Santello,
Não tenho certeza, mas acho que mineral fica abaixo da especificação da fabrica. Esse 15w40 é semi-sintetico?
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bom tópico :)
eu sou estagiário ainda ;D, então, quando comprei a minha, peguei um catálogo da lubrax e vi o 15w-40 como indicado p/ minha 325 E36... e foi esse que usei...
só que, agora já não sei exatamente onde, ACHO QUE naquele DIY, tenho quase certeza que o MEU PERFIL ( carro p/ rua, anadando na manha, e de vez em nunca uma ou outra viagem curta ) e com temperatura ambiente no momento de uso muito raramente abaixo dos 15..20 graus, o oleo mais indicado seria o "bom e velho" 20-50 ???
BASEADO NO MEU PERFIL ( nada de pistas, giros altos constantes, etc ) alguém confirma?
[]s
Edu Santello
Santello,
A questão de óleo é bastante complexa mais pode ser resumida da seguinte maneira, há um parâmetro e classificação mínima que deve ser observada na aquisição de óleo... para o seu carro é ACE A3/B3... são lubrificantes semi-sinteticos em diante, nada de óleo mineral.
A escolha do tipo de óleo vai depender de alguns fatores tipo clima, tipo de utilização etc e tal agora se o seu carro for um E36 existe um TSB (boletim tecnico) publicado na www.infotraxx.com que recomenda não utilizar óleo com diferença de temperatura entre máxima e minima maior que 30 graus daí porque o magnatec foi o homologado...
Modelos mais novos foram contemplados por uma classificação de oleo da BMW LL (ao invés da ACE) mais abrangente contudo vale observar que o numero após a classificação deve corresponder ao ano base do veiculo, logo BMW LL98 serve para carros fabricados de 98 em diante.
Um abraço,
Pedro
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usem sempre sintetico, ele eh uma tecnologia superior... MAS se por acaspo ja misturaram semi-sintetico no motor, nao adianta mais ir pro sintetico... e se ja usaram mineral, nao adianta nem sintetico nem semi-sintetico mais....
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vou deixar o matheus dar uma luz nisso que o passos falou , mas eu acho que nao tem nada a ver vc nao poder usar sintetico se ja usou mineral no carro...
na z4 é mobil 1 0w40 ... troquei no comeco do ano mas nao lembro o preco... troco com filtro toda vez. +- a cada 5000km. estou tentando seguir tbem a luz do painel...
na e34 m5 e e30 m3 vamos comecar so com sintetico agora... motul nas duas no comeco , mas talvez a e30 use algo menos hardcore mais pra frente... (sintetico)
a e34 530 eu nao sei , já que quem cuida é meu pai...
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Quando o assunto é óleo de motor, a coisa vai longe.. depois podemos trazer a discussão que foi iniciada no Bimmerclub para cá ou iniciar um novo tutorial, explicando aos que ainda não sabem quanto a especificação SAE/API/ACE, assim como grau de viscosidade inverno/verão.
Sobre o uso do óleo sintético ou semi-sintético após usar mineral, realmente tem de ser feito com cautela.
Se é um motor que rodou muito tempo (km superior a 50.000km) com óleo mineral, é normal que se acumule borras ou depósitos do óleo mineral (como qualquer derivado de petróleo). E quando se aplica o óleo sintético em um motor assim, é bem provável que esses depósitos "descolem" e possam gerar entupimentos das galerias e/ou peneirinha, gerando problemas de lubrificação.
Então, se quiser migrar de mineral para sintético em um motor que rodou muito tempo com mineral, eu primeiro desmontaria a tampa de válvulas e cárter, checando o nível de acúmulo de depósitos que o motor possui. Caso não tenha depósitos visíveis, pode se migrar usando um óleo semi-sintético por 2 ou 3 trocas e depois passar para o full sintético.
Já nos motores com depósitos acumulados, tem ainda a opção de fazer o Flush, no qual eu também não sou muito a favor devido o mesmo quebrar as propriedades do óleo, então o momento em que o seu motor está rodando no Flush, as condições de lubrificação não devem ser as ideais.
Então, na minha opinião, se o motor é muito rodado, sempre rodou no mineral, continue no mineral para evitar dôr de cabeça. E então, depois que fizer o motor novo, começa com sintético desde novo.
Só um resumo rápido.. os que querem realmente usar óleo top em seus Bimmers, a maioria do que foi citado aqui é excelene, como os especiais: Motul 300V, Mobil 1, Castrol TMX.. e os comerciais como Lubrax Sintético, Shell Helix Ultra, Elf Excellium... e etc..
Vale a pena investir em óleo... o motor agradece, principalmente nas primeiras partidas do dia enquanto as bronzinas estão atritando com os munhões..
Abraços,
Matheus
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E34 540i - faço a troca entre 5000 e 7000km.... o que dá +/- 3 meses hoje em dia...
Marca - Atualmente Shell H5 15w50 R$16,90 o litro em Ribeirão Preto - SP
Troca de filtro sempre c/ troca de óleo
[]´s
Antonio
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BMW 540i E34
Óleo semi-sintético TOTAL Quartz 7000 / 15W50 API-SJ
Troco o óleo e o filtro a cada 4000 Km.
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matheus..
qual a diferença do semi sintetico para o full?
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matheus..
qual a diferença do semi sintetico para o full?
óleo semi-sintético é uma opção de custo mais acessível que o sintético, tendo como alicerce teórico que os aditivos sintéticos podem transformar um óleo mineral quase tão eficiente e durável que um 100% sintético.
Então, o óleo semi-sintético é basicamente um óleo mineral, mas com aditivos sintéticos. Se você tem condições financeiras de arcar com um 100% sintético, não hesite em abandonar o semi-sintético. Existem excelentes óleos semi-sintéticos, mas 100% sintético é sempre o melhor em redução de atrito, resistência a oxidação e capacidade de manter viscosidade.
Abraços,
Matheus
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e34 ///M5 - 5 em 5 mkm...motul 300v Competition - mais ou menos 90 reais a lata de 2 lts...
na ///Madalena eu só uso o melhor....você daria comida de segunda para o seu filhinho???
hahahahahha
abraços,
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Valvoline Competition Plus 20W40 - Troca 4.000kms sempre com fitro.
[]s!
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Pentosin 5w30 Sintético - BMW Original
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Boa noite a todos
O primo pobre desta família usa : F1 Master Sintético SM 5W40 Ipiranga.
318TI 94 manual.
Abraço a todos
Fiquem com Deus
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Alguem saberia me dizer qual óleo é recomendado pela BMW para a 330i motorsport E46???
comprei a minha faz 7 meses, nunca troquei o óleo mas pelo painel ainda tenho 3200 Km
qq acham????
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Alguem saberia me dizer qual óleo é recomendado pela BMW para a 330i motorsport E46???
comprei a minha faz 7 meses, nunca troquei o óleo mas pelo painel ainda tenho 3200 Km
qq acham????
Salve meu amigo!
A troca de óleo é uma das primeiras providências que tomo assim que pego o carro. Deixo passa 1 semana e depois troco.
Não gosto também de sair mexendo em um monte de coisas logo de cara, porque fica difícil depois pra identificar, caso haja algum problema, se era um problema existente ou foi provocado por alguma alteração. Isso é um procedimento que costumo adotar. Mas logo depois disso o óleo é um dos primeiros da lista...
Grande abraço!
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6 meses vence o oleo no motor tb, ta na hora de trocar...
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é verdade, com lubrificação do motor não se brinca....é muito barato uma troca de óleo perto de um motor, bloco ou cabeçote....
e usem óleo full sintetico....vale a pena!
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shell helix 15w50 troco por tempo, pq sempre faz 6 meses e eu nao rodei nem 3000 km
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Pessoal, estou pra trocar o oleo da 540.
Ontem fui no posto de troca da Mobil e o Mobil 1 SuperSync - Sintetico 0-40 W estava por R$68,00 o litro.
Achei caro. Pesquisei na net e achei o distribuidor pra São Paulo:
http://www.lcarletti.com.br/contato.htm (http://www.lcarletti.com.br/contato.htm)
A caixa com 6 litros tá R$192,00 ou seja R$32,00 / litro. E eles entregam sem custo.
Abraços
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Boa!
No RJ é a www.rodolub.com.br
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Boa noite pessoal.
BMW 325 95 Castrol Magnatec 10w40.
Troca 5000km sempre com filtro.
Se me permitem agora fiquei com a pulga atrás da orelha, BM está comigo a quase tres anos sempre trocando com semi-sintético.
Estou querendo migrar para o sintético, o que vcs acham migro ou continuo com o semi-sintético.
Não querendo divulgar marcas, mais acho importante levantar essa questão.
Qual o sintético com melhor custo-beneficio? Tendo em vista que o sintético é um óleo caro e nossos motores usam quase 7 litros.
Abraços a todos.
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Tem como passar onde esta comprando Kiu?
um EDIT rapido:
Lí a pouco sobre o castrol Edge e Edge sport, o que me dizem desses oleos? Quero sair do magnatec nas proximas trocas.
abraços
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eu estou indo pro tws... ja comprei a junta pra trocar limpar e migrar pra ele..
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Só pra comunicar, minha 320 E46 vai passar a beber Motul 8100 5w30 daqui pra frente !
Abraços !!
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Pessoal (mecânicos de plantão - ex. Matheus), dúvida:
Comprei minha 323i E46 ano 99/99 com 68mil km rodados em agosto deste ano. A primeira providência que tomei foi levar para trocar o óleo na mesma semana na oficina onde o dono anterior dava manutenção (Germany - Brasília/DF).
Levei lá porque não queria usar uma especificação diferente da que era usada pelo dono anterior.
Colocaram o óleo "Quartz" semi-sintético 15w 50 (foi trocado também o filtro). Essa troca saiu por uns R$ 320,00.
Minha dúvida: continuo usando esse óleo nas próximas trocas? Qual melhor especificação para o meu motor (2.5 24v 6cc 170cv)? Quais marcas recomendadas (incluindo marca do filtro de óleo)?
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se tu ler o manual de qualquer uma 6cc ou V8 aspirado, informa que pode usar qualquer tipo de oleo, mineral, semi-sintetico ou 100% sintetico, cada um com tua caracteristica, claro que o 100% sintetico e o mais resistente, o que devemos sempre respeitar e o prazo de troca que é interessante fazer de 5.000 em 5.000 km ou 6 em 6 meses, independente de qual seja o oleo usado...o importante e sempre rodar com um oleo limpo.
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se tu ler o manual de qualquer uma 6cc ou V8 aspirado, informa que pode usar qualquer tipo de oleo, mineral, semi-sintetico ou 100% sintetico, cada um com tua caracteristica, claro que o 100% sintetico e o mais resistente, o que devemos sempre respeitar e o prazo de troca que é interessante fazer de 5.000 em 5.000 km ou 6 em 6 meses, independente de qual seja o oleo usado...o importante e sempre rodar com um oleo limpo.
Uma coisa é o que o manual diz sobre a especificação do óleo a ser utilizado no motor quando sai de fábrica e outra coisa é qual óleo utilizar considerando o histórico do motor. Nesse mesmo tópico o Matheus explica sobre isso.
E sim, faço a troca a cada 5.000 km ou 6 em 6 meses, sempre junto com o filtro.
Se ler novamente minha pergunta verá que você teve a mesma preocupação sobre o tipo de óleo num tópico de sua autoria ("Barulho diferente do motor APITO alto"):
"Sempre usei oleo 15w40 semi-sintetico na minha 328i
[...] Agora por engano deixei o carro para fazer revisao e o cara colocou oleo sintetico 0w40"
Você também achou relevante o histórico do motor na escolha do óleo no momento da troca!
Pelo que o Matheus explicou, sei que posso migrar para óleo sintético, mas não quero fazer isso sem antes saber a especificação que devo utilizar e quais são as marcas mais recomendadas em custo x benefício.
Então, a pergunta continua em aberto.
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Pessoal (mecânicos de plantão - ex. Matheus), dúvida:
Comprei minha 323i E46 ano 99/99 com 68mil km rodados em agosto deste ano. A primeira providência que tomei foi levar para trocar o óleo na mesma semana na oficina onde o dono anterior dava manutenção (Germany - Brasília/DF).
Levei lá porque não queria usar uma especificação diferente da que era usada pelo dono anterior.
Colocaram o óleo "Quartz" semi-sintético 15w 50 (foi trocado também o filtro). Essa troca saiu por uns R$ 320,00.
Minha dúvida: continuo usando esse óleo nas próximas trocas? Qual melhor especificação para o meu motor (2.5 24v 6cc 170cv)? Quais marcas recomendadas (incluindo marca do filtro de óleo)?
rapaz.. óleo é uma discussão infinita..
Você sabe se o seu motor rodou com sintético desde início de sua "vida"?
Caso tenha sintético sempre, garantindo assim que o seu motor não possui acúmulo de depósitos/borras que possar gerar futuro entupimento da peneirinha e galerias.. o Castrol Edge é um excelente óleo e também é aprovado pela BMW. Fora esse, há várias opções de óleo ainda superiores em qualidade de lubrificação e resistência a oxidação, mas fugindo as especificações da montadora, mas nem por isso não sendo permitido usar.
Um Motul 300V por exemplo é um óleo fora da média, mas seu preço também torna proibitivo, além de não ser um grande diferencial para aqueles que não fazem uso severo do motor (rotações elevadas por longo período.. uso em regiões empoeiradas e etc..).
Então, na minha opinião (como disse, discutir óleo, é discutir sexo dos anjos..), você deve se guiar para escolher o lubrificante do seu carro de acordo com as especificações mínimas exigidas pela montadora (ou seja, sempre trabalhar acima das mesmas), e que caiba no seu bolso.
Já a viscosidade, essa você deverá se guiar pelas folgas internas do seu motor e temperatura da região que você o utiliza. Regiões quentes, demandam óleo mais viscoso e regiões frias o inverso. Portanto, usar um óleo 0W30 no verão do Rio de Janeiro pode não ser tão eficiente do ponto de vista de redução de atrito do que usar esse mesmo óleo no inverno de Curitiba.
No frio o óleo fica mais viscoso, por isso óleos mais leves são pedidos nessas condições, pois um óleo muito viscoso demoraria para acessar as partes móveis na primeira partida.. Porém, se o clima for quente, o óleo pode perder tanto sua viscosidade a ponto de não conseguir manter a folga de lubrificação entre as partes móveis, permitindo o atrito das mesmas..
Minha rotina para escolher óleo de um determinado motor é assim:
-Sempre rodou no mineral? Há borras?
Sim = Continue rodando no mineral
Pouca borra, rodou uma parte de sua km em mineral e sintético = Escolha um óleo semi-sintético e acompanhe o nível de detritos na peneirinha
Sempre rodou no sintético = Não hesite, use somente óleo 100% sintético
-Qual especificação de óleo deverá atender?
Isso é bem relativo, pois óleos antigos e sem fins comerciais no aftermarket, como o TWS da Castrol, podem ter especificação SJ mesmo sendo bem superior a óleos atuais SM. Mas como base, para óleos não específicos como esse, sempre escolha especificação acima da exigida pela montadora, ainda mais quando for um carro antigo (se na época que o seu carro foi produzido a API só tinha especificação SJ, não significa que ele não possa utilizar um óleo SL, SM.).
O BMW Longlife também é muito bem vindo na minha opinião, pois garante ser um óleo mais resistente a oxidação (para aqueles que gostam de trocar com 10.000km, isso é muito importante)
-Qual viscosidade?
Normalmente, os sintéticos não possuem muita opção de viscosidade alta.. a maioria são óleos menos viscosos como 0W30.. 10W40.. 15W40..
Mas se você roda em região quente ou utilize o carro em pista, tente localizar um óleo de qualidade com a maior viscosidade disponível (a Pentosin por exemplo faz óleo 100% sintético 20W50, viscosidade rara em um óleo moderno, assim como o Motul 300V tem opções diferentes de viscosidade)
Apenas uma referência. Sempre pesquise, pois há muitos óleos bons e ruins no mercado e muitas opções de viscosidade.. o ideal é buscar aquele que se enquadre no seu filtro acima.
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Matheus, estou pra comprar o Motul 300V mas vi que tem desde 5W30, 10W40 e 15W50 todos 100% sinteticos. Para uso em Fortaleza, motor M54 da 330i E46, qual seria a melhor opção para dia a dia e/ou pista?
Abç
Edney Santos
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Matheus, estou pra comprar o Motul 300V mas vi que tem desde 5W30, 10W40 e 15W50 todos 100% sinteticos. Para uso em Fortaleza, motor M54 da 330i E46, qual seria a melhor opção para dia a dia e/ou pista?
Abç
Edney Santos
Fala Edsan!
Para sua região que é sempre quente, pode utilizar o 15W50..
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Fala Edsan!
Para sua região que é sempre quente, pode utilizar o 15W50..
Obrigado Matheus. ;)
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Matheus, no caso aqui em Aracaju-Sergipe, pra 323ti, qual óleo devo usar? Como vai ser minha primeira BM, quero tirar essa dúvida. Assim que pegar o carro, vou levar numa oficina especializada em BM pra ver qual o óleo que o antigo dono usava. Espero que tenha sido sintetico pra eu continuar na mesma linha.
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Matheus, no caso aqui em Aracaju-Sergipe, pra 323ti, qual óleo devo usar? Como vai ser minha primeira BM, quero tirar essa dúvida. Assim que pegar o carro, vou levar numa oficina especializada em BM pra ver qual o óleo que o antigo dono usava. Espero que tenha sido sintetico pra eu continuar na mesma linha.
se quiser usar 100% sintetico 15w20 mas poucas marcas tem nessa viscosidade, e periodo de troca 5 mil km, tem gente que roda 7 k.
eu optaria por semi-sintetico e troca em 5k em 5k, dessa forma tb tera um motor forte por mto tempo...
lembrando q sao 6,5l, precisa confirmar, pelo menos minha 328 sao 6,5l mas cabe 7l e fica no nivel :o
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para não errar procure a classificação... por exemplo o magnatec é semi sintetico ACE A3/B3 muito mais facil pesquisar pelo orgão certificador de lubrificante como um ponto de partida do que olhar aleatoriamente... um abraço Pedro
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Matheus, no caso aqui em Aracaju-Sergipe, pra 323ti, qual óleo devo usar? Como vai ser minha primeira BM, quero tirar essa dúvida. Assim que pegar o carro, vou levar numa oficina especializada em BM pra ver qual o óleo que o antigo dono usava. Espero que tenha sido sintetico pra eu continuar na mesma linha.
Rodrigo, na minha 323i E46 o dono anterior usava óleo Quartz semi-sintético 15w50. Peguei ela com 68mil km e a primeira coisa que fiz foi trocar o óleo mantendo a marca/especificação. Depois de 5mil km rodados e algumas pesquisas aqui no fórum e no google, fiz uma nova troca usando Motul 8100 X-Cess 5W40 100% sintético.
Fez uma diferença boa: antes quando ficava uns dois dias parado, na primeira partida ficava embolando um pouco no primeiro minuto. Agora isso não acontece. Outra é que está ganhando giro um pouco mais rápido em alta (entre 4mil e 6mil rpm).
Ainda guardei 1/2 litro achando que poderia baixar um pouco por estar usando um óleo menos viscoso, mas não, o nível se matem intacto. Outras vantagens obviamente é a melhor lubrificação do motor principalmente na primeira partida do dia e maior proteção contra atritos do motor (coisa que neste tópico foi explicado muito bem).
Em tempo, o Motul 8100 5w40 atende a especificação e homologação descrita no manual do meu carro (bmw long life). Moro em Brasília, onde a temperatura varia aproximadamente entre 14 (mín. inverno) e 32 graus (max. verão).
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Motul 8100 X-Cess 5W40
Especificação: ACEA A3/B3/B4 - API SL/CF
Homologação: VW 502.00 - 505.00; BMW LL-98; MB 229.3; OPEL/GM LL B 025; PORSCHE
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No BMW 850CI uso o PENTOSYNTH 5W50 / API SL/CF 100% SITÉTICO. ÓLEO E FILTRO SÃO TROCADOS INVARIAVELMENTE AOS 5 MIL KM OU SEIS MESES, O QUE OCORRER PRIMEIRO.
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Faria vc tem uma 850CI?! =O
Posta umas fotos da máquina aí ;D
Abração.
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Rodrigo,já tem algumas fotos na "apresentação", quando eu a comprei. Mas já fiz algumas alterações como pintar as caixas de filtro na cor original. (preto fosco, cor do plástico). Meu primo havia pintado de AZUL. Ficou horrrrrrível.
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bom, infelizmente nao tenho historico de qual oleo foi usado na minha e34 m60, porem olhando o manual e as condicoes climaticas daqui oque se enquadra ;e o 20w50, ! a primeira troca q fiz com ela desde q peguei estou usando o valvoline supercompetition 20w50 sl (igual uso no meu santana turbo) a ideia de usar mineral é q alem de mais barato costumo fazer as trocas com 3000km trocando o filtro tmb no santana, vou fazer o mesmo na bmw,.,.,., se tinha sintetico la ou nao eu nao sei, mas pelo q vejo dos cuidados do carro se ele usava semi syntetico antes de vim pra mim acho muito,
alias diga-se de passagem, quando foi lancado este carro nem existia sintetico aqui...logo no começo de sua vida, só se usou oleo mineral, com certeza
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olha tem um TSB no www.infotraxx.com que veda a utilização de lubrificante quando a diferença de viscosidade for acima de 30, não sei porque a BMW fez isso mais enfim, fica o registro.
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Pentosin 5w30 Sintético - BMW Original
Reicardo, pelo jeito vc foi o unico a mencionar o Pentosin (como vc diz, o original).
Tenho um amigo aqui em BsB que consegue a caixa com 12 mais barato.
Como comprei mina Bima agora penso em colocar ele, mas vou seguir o conselho do pessoal e pesquisar antes qual óleo vinha sendo utilizado e só aí decidir qual colocar...
Abçs,
Marcio
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Reicardo, pelo jeito vc foi o unico a mencionar o Pentosin (como vc diz, o original).
Tenho um amigo aqui em BsB que consegue a caixa com 12 mais barato.
Como comprei mina Bima agora penso em colocar ele, mas vou seguir o conselho do pessoal e pesquisar antes qual óleo vinha sendo utilizado e só aí decidir qual colocar...
Abçs,
Marcio
Olá Marcio !
Eu recentemente substitui o Pentosin 5w30 pelo Motul 8100 5w30.
O motivo da substituição é que a Motul também foi homologada pela BMW Brasil, e o 8100 é um óleo comparado ao Mobil 1 em relação às características termoquímicas.
Eu usei o Mobil 1 em um motor GM 2.0 8v Turbo, e é um espetáculo.
Usei também o Motul 8100 em um motor GM 8v aspirado, virando 7500 rpm... também só alegria.
Abraços
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Olá Marcio !
Eu recentemente substitui o Pentosin 5w30 pelo Motul 8100 5w30.
O motivo da substituição é que a Motul também foi homologada pela BMW Brasil, e o 8100 é um óleo comparado ao Mobil 1 em relação às características termoquímicas.
Eu usei o Mobil 1 em um motor GM 2.0 8v Turbo, e é um espetáculo.
Usei também o Motul 8100 em um motor GM 8v aspirado, virando 7500 rpm... também só alegria.
Abraços
Mas, desculpe a pergunta, porque não usar o Pentosin? pelo preço ou o Motul (Mobil 1) é melhor mesmo?
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Mas, desculpe a pergunta, porque não usar o Pentosin? pelo preço ou o Motul (Mobil 1) é melhor mesmo?
Pelo preço do Pentosin (R$ 60,00) o Motul 8100 ou o Mobil 1 são melhores sim !
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Utilizo na minha princesa PENTOSIN 5w50 100% sintético + 1 frasco de 150ml de MOLYCOTE A-2
Estou satisfeito!
Máquina sempre rodando com Sintético... Peguei agora esse óleo com a 2ª numeração mais alta para melhorar a lubrificação à frio, haja vista a lubrificação superior ser por salpicos de óleo... logo, quanto mais fino, melhor para subir! :teach:
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O Mobil 1 5w30 estava a R$ 35,00/L na L Carletti, distribuidora aqui de SP. Agora já subiu a R$ 45,00/L. O meu mecânico substituiu o óleo recentemente da minha bimmer pelo Pentosin 5w30 por R$ 42,00 o litro.
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Não esqueçam que tem a dica do danger_hunter aí no link abaixo:
http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2135.msg33045#new
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Não esqueçam que tem a dica do danger_hunter aí no link abaixo:
http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2135.msg33045#new
Não abriu aqui o link... alguma recomendação boa? Manda ae novamente :palmas:
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Mobil 1 ja foi "o" óleo recomendado pela BMW USA... na europa comumente o manual recomenda castrol... fico no shell helix cinza por uma questão de praticidade agora no mercedes usei pentosin até o final
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Motul 2100 15w40, o pessoal falou bastante de oleo, mas e filtro?
O cara da oficina que fiz a revisao agora qndo peguei a caranga me disse que o Fram é muito ruim, que chegou a pegar filtro que se desmanchou e chegou a entupir galeria de lubrificacao e ascender a luz do oleo, será q é vero? Ele me mostrou os dois filtro e da p/ ver que o acabamento do Hengst é bem melhor..... Ele me recomendou esse Hengst e disse que diferenca desse la oficina e do posto era na base de R$5,00 ( fram no posto +/-R$30 esse paguei R$35).
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Praticamente toda compra que faço na Pelican eu compro 1 ou 2 filtros, custam cerca de U$6,00 tenho sempre 3 em estoque :yes:
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Praticamente toda compra que faço na Pelican eu compro 1 ou 2 filtros, custam cerca de U$6,00 tenho sempre 3 em estoque :yes:
Qual a marca vc pega Edsan?
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Praticamente toda compra que faço na Pelican eu compro 1 ou 2 filtros, custam cerca de U$6,00 tenho sempre 3 em estoque :yes:
Também faço isso ! :) Tenho 2 em estoque hoje !
E filtro não original é MANN !
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Pois é, eu compro o MANN da embalagem verde e amarela, acho que é o msm que vendem no Brasil por R$60,00.
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Edsan e Ricardo o filtro Mahle é bom? Nao cheguei a ver ele, mas to pegando umas pecas de fora e queria aproveitra o frete tbm hehhehe
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Eu nunca usei o Mahle, é aquele da embalagem azul e branca? Mas acredito que seja bom tb, a minha opção pelo MANN é por ser a fábrica do original BMW.
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Eu nunca usei o Mahle, é aquele da embalagem azul e branca? Mas acredito que seja bom tb, a minha opção pelo MANN é por ser a fábrica do original BMW.
Isso da caixinha azul e branca, acho que vou pegar um pelo menos só para ver, eu só vi pessoalmente o fram ( que é bem sem vergonha) e o Hengst que da p/ notar comparando com o Fram é bem melhor ( acabamento e material)
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Estava usando o 10W40 por 15000km desde que peguei o carro. Quando peguei o carro, não tinha vazamento nenhum. 10000km depois apareceram muitos vazamentos pequenos. Troquei por 20W50 há pouco tempo e aparentemente os vazamentos estão diminuindo.
Vi uma observação interessante no site da pelican:
http://www.pelicanparts.com/bmw/techarticles/E36-Oil-Change/E36-Oil-Change.htm
"Still, some people swear by synthetic oil. In practice, I don't recommend using synthetic oil if you have an older car with old seals in the engine. There have been many documented cases in which the addition of synthetic oil has caused an otherwise dry car to start leaking. If you own an older BMW that doesn’t have fresh seals in the engine, I would stick to the non-synthetics."
Acho que esse é o meu caso.
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Amigos, segunda vou trocar o óleo da máquina "nova", a 325 E90 2006. Ela está com 41K.
Clássica pergunta: Qual óleo? Vi que ela está com Mobil (não tem nada especificado sobre a viscosidade).
Outro ponto é que conversando com um amigo nos EUA que tem uma 325 E46, ele disse que lá ele troca a cada 15K kms e que reseta o computador para avisar quando da nova troca (disse que esse negócio de colar adesivo no vidro é coisa da terrinha aqui).
Abs.
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evitem trocar com mais de 10mkm( isso se estiverem usando um oleo de excelente qualidade) pq a nossa gasolina ê uma droga
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Pessoal, qual óleo eu uso pra minha 318is M44 visto que ela está com quase 100mil quilômetros ? também queria trocar o óleo do cambio manual e não tenho a mínima noção de qual seria..
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Alex, pode usar o Mobil1 sem medo, 5W30 ou 5W40, vai da região que vc mora e se quer ter certeza que vai ficar tudo de boa no seu motor por bastante tempo, troque o óleo a cada 5K KM, o que se aplica nos EUA e Europa não dá certo no Brasil, a não ser que vc só use Podium, ai pode chegar aos 10K kms. Eu só na podium ainda assim só troco a cada 5 mil e durmo tranquilo. :yes:
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Cavanha, na sua pode usar o Magnatec 10w30 ou 10W40 ou superior, alguém pode ter opinião diversa mas é uma de suas opções. Qt ao câmbio manual eu não sei nem pra onde vai na BMW pois todas as minhas sempre foram auto :yes:
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Cavanha, na sua pode usar o Magnatec 10w30 ou 10W40 ou superior, alguém pode ter opinião diversa mas é uma de suas opções. Qt ao câmbio manual eu não sei nem pra onde vai na BMW pois todas as minhas sempre foram auto :yes:
Valeu, vou dar uma pesquisada.
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Senhores...
Peguei o carro agora e quero fazer a troca do óleo motor e filtro (primeiramente)
Estou em Dúvidas pela ausência de opções aqui em Brasília... Para esse motor S54 6cc 3.2 o recomendado pela BMW é o Castrol TWS 10-60 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-451723660-oleo-castrol-tws-10w60-original-bmw-m3-m5-z8-_JM)
Mas não tenho aceso a ele aqui em Brasília e fico grilado de comprar assim óleo de motor pelo ML.
Aqui tenho as opções MOBIL 1 5-40, tenho o Pentosinth 5-50, o Motul 8100 5-40 e o Castrol Magnatec 5-40. Qualquer um deles 100% sintético.
E então... Qualquer um desses está bom? Ou terei que "importar" de outro Estado?
Valeu :yes:
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eu usava tws na M3. a primeira troca que eu fiz agora na compact pus o magnatec pra nhaca do oleo velho sair nele.depois talvez ponha um oleo top na proxima. mas o magnatec é um bom oleo
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eu uso um mobil que é semi sintetico , mais troco a cada 3000 km
e filtro a cada troca tb
a 540 agradece
e coloco tb um militec a cada 2 trocas
todos meus 4 carros eu troco de oleo a cada 3000 km
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Continue no tws.
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qualquer um é excelente camarada...
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Continue no tws.
Nao tenho o TWS aqui em Brasilia....
Ai iria comprar e ter que esperar, sem saber a procedencia correta (pois esse do anuncio que postei é Particular...)
Vou jogar 2 Militec junto... Assim que decidir aviso a galera!!
Valeu!!!!
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Achei na Concessionaria Welt Motors aqui de Brasilia o TWS... R$185,00 o litro (sem troca)
.... Pois é.... Vamos as segundas opcões!!
:-/
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eu pus 2 militec tambem com o magnatec
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nossa que absurdo!!! por esse preço voce coloca Motul 300V e ainda sobra dinheiro!!!!
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Motul 300 v 15w50 eu vendo a 75,00 o litro! Que roubo! Kkkk
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se a fabrica especifica 10 -60 , eu nao colocaria 5 - qquer coisa nao .... ainda mais em lugar quente como brasilia... o oleo vai virar agua assim ...
leia esse topico todo , em especial os posts do matheus...
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Eu uso pentosin 5w30 synth, n achei pentosin 10wXX que fosse synth, só semi. Aqui a média é 26 graus, então pra mim tá indo bem. Consigo esse óleo aqui a R$ 20~R$ 27 o litro.. Fiquei encanado agora com o que o GrandRoyal falou...
Pela recomendação da fábrica seria isso..
Agora, quando eu fui pesquisar sobre óleos p elas, principalmente p 850, vi em vários fóruns que o 5w40 só é recomendado p europa, pela qualidade da gasosa com poucos ppm de enxofre. Confere?
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Achei na Concessionaria Welt Motors aqui de Brasilia o TWS... R$185,00 o litro (sem troca)
.... Pois é.... Vamos as segundas opcões!!
:-/
www.cabrino.com.br
comprei aqui... 82 o litro.. so caixa com 12... abraços
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www.cabrino.com.br
comprei aqui... 82 o litro.. so caixa com 12... abraços
rafapfeifer, mandei um e-mail lá para eles no "contato"
Se ainda tiver esse preço, dependendo do frete, vou pegar com eles a caixa com 12.
Se passar disso, acho que vou de Motul 300V, aí vou nos parceiros aqui do Forum http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=2840.0
Kiudog está comandando aí nos produtos top de linha!!
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Essa tabela??
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/bmw.pdf
Nao entendi... meu motor é S54B32... estaria alí na categoria 6 cilindros usando o SLX Professional Longtec
Tabela estranha essa aí heim!?
Achei aqui: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=937.msg12765;topicseen#msg12765 No 8º tópico!
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Essa tabela??
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/bmw.pdf
Nao entendi... meu motor é S54B32... estaria alí na categoria 6 cilindros usando o SLX Professional Longtec
Tabela estranha essa aí heim!?
Achei aqui: http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=937.msg12765;topicseen#msg12765 No 8º tópico!
TWS ou 300V, eu uso 300v no meu S54 a 2 anos, varios TD's e uns bons KM, vale cada litro, ainda mais pelo preço que o Kiudog consegue.
Aproveita e faz um pacote e compra o fluido do cambio 2 litros de GEAR 300, e do Diff 2 litros de GEAR FF, estes valem cada gota.
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Eu uso o castrol magnatec 10w40. Ate hoje esta me atendendo, e atendendo o carro.
Mas eu queria um dia trocar e colocar o 300v para ver.
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Como acabei de pegar o carro, já fiz a troca de óleo e filtros, usei Castrol EDGE 5W-30, pois era o mesmo que já estava no carro.
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O 300V competition. Tome cuidado com ele pois não é o óleo mais indicado para quem utiliza o carro como você (R/T). Ele não é resistente a muitos ciclos. Na verdade o ideal são 3 ciclos, depois disso começa a desnaturar. Para você ter ideia o 300V Le Mans é um óleo com indicação de ciclo único.
300V Le Mans - 20w60
300V Chrono - 10w40
300V Competition - 15w50
300V Power Racing - 5w30
300V Power - 5w40
Fiz uma pesquisa boa quando fui escolher o lubrificante para o Mustang. Conversei com muita gente, de chefe de equipe, piloto até a engenheira química da Motul, que cuida da nacionalização dos produtos. Ela mesmo me explicou pontualmente sobre os 4 tipos de lubrificantes (base mineral, base sintética, 100% sintéticos e os de technosynthese).
Após a explicação a coisa clareou para mim e parti para os technosyntese que são os mais indicados para uso misto e o mais indicado foi o Motul Synergie 6100 - 15w50. É mais resistente a contaminação (não uso válvula termostática), tem menor oxidação (moro em frente a praia), é resistente a muitos ciclos e tinha melhores specs do lubrificante que estava prestes a usar (Valvoline Super Competition - 20w50).
Com relacao ao oleo estou usando o Motul 300v mesmo... Eu pesquisei tbm um pouco sobre oleos antes de optar por esse, e como ja disseram aqui no forum discutir oleo eh o mesmo que discutir politica ou religiao... rs...
Eh sempre bom ter informacoes novas, se vc puder compartilhar a fonte das informacoes, ou explicar mais sobre estes ciclos eu agradeco...
O que eu vi eh que oleo Mineral tem propriedades de lubrificacao melhores que a do sinteticos, porem a cada ciclo ele perde muito estas propriedades (ou seja precisaria trocar o oleo praticamente toda vez q andar com o carro) sem falar que ele tbm nao resiste a altas temperaturas... Ja os sinteticos como o Motul aguentam altas temperaturas sem perder suas qualidades, alem de serem mais resistentes à contaminacao... mas nao encontrei nenhuma informacao que estes oleos desnaturam apos tao poucos ciclos...
Abraco!
Quem me passou essas informações foi a Euvira, engenheira quimica responsável pela nacionalização dos produtos Motul. Além disso, O Henrique Lambert, amigo meu que foi piloto de F3, me explicou junto com o ex-chefe de equipe dele, como era feito com o esquema das trocas de óleo nos Durtec Berta. Eles usavam o 300V em 3 treinos e trocavam para a corrida. Ele era piloto da Razia, junto com o Luiz Razia. Só não lembro o nome do chefe de equipe.
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mas em corrida eles semre fazem isso... na GT3 trocam depois do treino e trocam de novo depois da corrida.... isso nao quer dizer que o oleo estragou, é somente uma economia porca nao fazer isso....
uma coisa é usar num motor de alta performance e numa corrida, outra coisa é em uso na rua mesmo normal... claro que a partida ';e onde mais contamina, mas o giro alto com motor rico tb é prejudicial, principalmente em se usando gasolina de alta octanagem ou alcool....
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Faz 2 meses q peguei a 328i e36, e to pensando em qual oleo colocar nela.. No momento esta o da lubrax 15w40
So que como q eu iria fazer pra trocar do mineral para o semi-sintetico ou sintetico.
Tava pensando em colocar um da Motul, q eu tava lendo parece ser mto bom mas aceito algumas dicas sobre quais oleos colocar
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Faz 2 meses q peguei a 328i e36, e to pensando em qual oleo colocar nela.. No momento esta o da lubrax 15w40
So que como q eu iria fazer pra trocar do mineral para o semi-sintetico ou sintetico.
Tava pensando em colocar um da Motul, q eu tava lendo parece ser mto bom mas aceito algumas dicas sobre quais oleos colocar
Se você não participa de Track Day e nem força muito o seu carro, acho que não vale gastar tanta grana com Motul. A Petrobras tem bons óleos sintéticos, assim como a Ypiranga que atendem o seu carro e o preço do litro é baixo.
Abraço.
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se estiver usando oleo mineral , tem que ver se tem borra... se tiver borra e passar pro sintetico de uma vez , vc pode ter problemas com desplacamento das borras de uma vez e entupimento do sistema...
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Entendo Passos. Acho que não deixei explicito. O que quis dizer é que esse não é um óleo recomendável para o uso road & track. Não estou falando que o óleo é ruim e nem que não serve, pelo contrário, é um excelente lubrificante. Mas depois de poucos ciclos ele começa a perder propriedades.
Eu prefiro utilizar um óleo que é tão bom quanto só que com característica de suportar mais ciclos. Assim como a Euvira me explicou.
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Eu entendi o que o pep quis dizer, realmente em competições, costuma-se utilizar óleo com composições diferentes, pois o negócio é ser 'fino-leve' e lubrificar , e manter as propriedades por um curto período, e pro combustível de competição, assim como é Royal Purple.
Não sei se é o caso do 300v.
Pep , conhecemos o Lambert, e o passos colocou o exemplo da GT3, pois tem um amigo nosso que trabalhou na equipe CRT que faz as Mercedes SLS de GT3, e esse nosso amigo utilizava muito esse óleo, por apenas uma corrida como citado acima, e mesmo assim o óleo estava bom para ser utilizado , assim como foi feito outras vezes em outros carros.
abs
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Também conheço algumas pessoas lá na CRT, o Élio que é engenheiro, a Camila Maluf do MKT e um que é meu amigão mesmo. Claudio Ricci, que é piloto.
Bem que foi falado que lubrificante é igual religião... heheheheh
Eu vou ficando com o meu technosyntese.
EDIT:
Existe algum tópico falando de lubrificantes?
Acho que seria interessante mover esses últimos post para lá, caso exista (não fiz a busca pois culminou nisso).
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Uso na minha e36 Motul 10w40 Turbo Light semi-sintetico com 2 Molykote, como uso o carro civilizadamente me atende perfeitamente e faco as trocas com 5 mil km.
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BMW 320i 2010 - Troca de óleo periódica nos próximos 6 meses na Autokraft onde ela tem todas as revisões feitas.
Mustang GT 1995 - Troca de óleo a cada 6 meses / 2000 milhas - 10L de Motul 6100 Synergie 15w50
Compro toda linha Motul na www.dubstore.com.br
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E46 M3 - 300v 15w50
é a boa ne?
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estou usando motul 6100 5w30 com militec.
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E46 M3 - 300v 15w50
é a boa ne?
Opa, tranquilo, tranquilo, se ainda não trocou aproveita e troca do cambio e diff tambem, são somente 3 litros de fluido (cambio e diff), que fazem a diferença e podem lhe economizar muito no futuro...
Recomendo fortemente comprar do Kiudog aqui do forum, preço muito bom e um apaixonado pela marca.
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Citando um caso extremo..hehhe Usava o helix 15w50 no Dakar(168hp) em track days com trocas a cada 3.000km peguei o carro com cerca de 140.000km, e vendi com 160.000km ou seja 20.000km de Track days e em pista, lembrando q o carro só saia de casa para "acelerar", o carro hj está com + de 200.000km ainda com motor std, O único problema foi o esticador da correia q o novo dono não trocou e acabou trancando, trocou o cabeçote e esta na pista novamente.... Outro caso extremo é o meu VTS-T usava o mesmo óleo, participando de track days virando em torno de 1.30 em JPA (participei de uns 10 track days com ele), indo e voltando para SP no carro(em torno de 3h e 40mim), Peguei o carro com 76.000km e vendi com 110.000km e o dono continua com a mesma rotina...
Entendo claramente a questão de propriedades e aditivos. Inclusive qt a temperatura e ciclos. Apenas estou citando um caso extremo(MEU), para servir de referência Negativa...hehhehehheheh
Aproveito para comentar o q o Pep falou, Tem óleos que são fabricados para uso ESPECÍFICO ou seja, é o MELHOR para aquela situação ESPECÍFICA... Qd usado em outra situação, pode não ser a melhor escolha...
Ps: Apenas relatei uma situação MINHA(não quer dizer q seja a certa, óbvio..heheheh) e coloquei MINHA opinião sobre o ponto de vista do Pep... Para Usar na BMW, ainda não sei... mas provavelmente vou seguir as especificações do manual e somar aditivos para manter a propriedade em altas temperaturas(caso eu não use o radiador de óleo e use o SC/turbo).
Abraços.
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Opa, tranquilo, tranquilo, se ainda não trocou aproveita e troca do cambio e diff tambem, são somente 3 litros de fluido (cambio e diff), que fazem a diferença e podem lhe economizar muito no futuro...
Recomendo fortemente comprar do Kiudog aqui do forum, preço muito bom e um apaixonado pela marca.
Martim aqui em Peruíbe não estou conseguindo encontrar quem possa trocar o óleo do cambio, vc poderia me indicar alguém em Santos para fazer a troca??.Grato.
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Só pra constar..
Tenho uma 325i e36 e após muita pesquisa optei pelo Motul 4100 10w40 Semi-sintético. Paguei R$40,00 o litro.
Fiz a troca e até agora estou bem satisfeito com o resultado. Não baixou e não fuma. Recomendo.
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Pagou caro .comprei pentosin 100% sintético por 25 no lubnet.com.br
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E46 330I SMG 2004/2005
Motor : Motul 8100 5W40 + Militec1
Cambio : Motul Gear 300 75w90 + Militec1
Diferencial: Motul FF Racing 75W140 + Militec1
Freio: Racing ELF 5.1;
Radiador: Fluido Honda Racing Cool;
Direção Hidraulica: Pentosyn M2;
Na proxima troca de oleo do motor vou usar o 300V, deve ser muito bom.
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E46 330I SMG 2004/2005
Motor : Motul 8100 5W40 + Militec1
Cambio : Motul Gear 300 75w90 + Militec1
Diferencial: Motul FF Racing 75W140 + Militec1
Freio: Racing ELF 5.1;
Radiador: Fluido Honda Racing Cool;
Direção Hidraulica: Pentosyn M2;
Na proxima troca de oleo do motor vou usar o 300V, deve ser muito bom.
sua 330 e mecanica?
deu diferença com o militec no cambio?
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A minha é a SMG (Mecanica Automatizada por bomba de Oleo). Cara eu usava o Motul Motyl 75w90 e na ultima troca fiz o UP pro gear 300 com militec. Mudou o barulho do "toc" quando a marcha entra, ficou mais silencioso e macio, com certeza é muito melhor, quanto ao militec, muitos defendem e muitos dizem sem efeito, mas mal não faz pois é um grande condicionador de metais. Até o Molikote a2 é bacana, porem eu nao uso pois ele tem base mineral e misturar base de oleo, não é recomendado.
Recomendo o militec e sempre usei com as trocas em tudo, Diferencial, Cambio e Motor.
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dei uma busca mas não encontrei.. alguém sabe quantos litros vai trocando filtro numa e36 325 automática alemã?
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Eu uso este:
(http://imageshack.com/a/img28/580/4quu.jpg)
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E filtro de óleo, qual o mais recomendado?
Pedi para meu pai dar uma olhada em filtros MANN aqui por Curitiba, mas ele só encontrou em uma loja e a guria que atendeu disse que tem 2 modelos para BMW 1994 325i (???).
Por outro lado FRAM tem em todo lugar!
Original BMW quem sabe no futuro eu importe aqueles kit com 10 original BMW.
Mas por agora, qual o melhor? Acho que já li por aqui que seria o MANN, mas o FRAM presta?!
E tem algum codigo ou coisa do tipo para saber qual MANN vai na 325i 1994? Para ver se o que a guria tem lá é o certo?
Obrigado xD
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Tá na mão:
http://catalog.mann-filter.com/BR/por/catalog/MANN-FILTER%20Katalog%20Brasilien/Autom%C3%B3veis/Linha%20Leve/BMW/3%20(E36)/325i%20M%2052%20B%2025%20(T2296)/%C3%93leo/HU%20926~3%20x
http://uploaddeimagens.com.br/imagens/mann_filter_e36-bmp--2
Obs.: o fabricante Mahle também é considerado muito bom.
E filtro de óleo, qual o mais recomendado?
Pedi para meu pai dar uma olhada em filtros MANN aqui por Curitiba, mas ele só encontrou em uma loja e a guria que atendeu disse que tem 2 modelos para BMW 1994 325i (???).
Por outro lado FRAM tem em todo lugar!
Original BMW quem sabe no futuro eu importe aqueles kit com 10 original BMW.
Mas por agora, qual o melhor? Acho que já li por aqui que seria o MANN, mas o FRAM presta?!
E tem algum codigo ou coisa do tipo para saber qual MANN vai na 325i 1994? Para ver se o que a guria tem lá é o certo?
Obrigado xD
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dei uma busca mas não encontrei.. alguém sabe quantos litros vai trocando filtro numa e36 325 automática alemã?
Baixe o manual Bentley da série 3 que vc encontra aqui no forum. Lá tem todas as respostas e mais um pouco !!!!
Uso no meu M52, Motul TurboLight 10W40 e troco a cada 5000 kms. No manual fala que é para ser trocado a cada 10000 milhas em uso severo... Piada !!!
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Alguém sabe um link confiável para baixar o manual Bentley ? De preferência sem vírus ? Tenho tido dificuldades de encontrá-lo e quando encontro, meu anti-vírus fica doidão.
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Ops. Consegui através do fórum.
http://www.4shared.com/office/HnhNn8qbba/BentleyE46-ServiceManual.html
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Obs.: o fabricante Mahle também é considerado muito bom.
Valeu pela especificação do MANN, vou procurar dele para as próximas trocas!
Para a troca de hoje, fui de MAHLE mesmo, era o que tinha nas lojas no momento, bom saber que foi uma boa escolha! :yes:
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Pessoal,qual oleo para minha e 34 motor m50 e esta com 130 mil km voces recomendam ??
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alguem pode me ajudar, qual oléo vocês me indicam para minha e34 motor m50.??
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Galera, li o tópico do começo ao fim, e não vi ninguém citar o regime de uso de seus carros.
O prazo para troca de óleo é diferente para veículos utilizados frequentemente na condição de "uso severo".
Apenas para exemplificar:
http://www.jornalfarolalto.com.br/servicos/2013/03/uso-severo-saiba-identificar.html
http://gostardecarros.blogspot.com.br/2013/10/o-que-e-o-tal-uso-severo-descrito-no.html
Ainda não tenho minha Bimmer, então não conferi nenhum manual para constatar a recomendação do fabricante em relação ao período (e tempo) da troca de óleo do motor na condição de regime severo.
No manual do meu Omega 4.1, o prazo de troca é a cada 5.000 Km, ou 6 meses. Em caso de uso severo contínuo, 3.000 Km ou 4 meses.
Meu carro roda pouco, fica bastante parado, e com o trânsito da cidade (onde rodo boa parte do tempo), considero que o motor se enquadra no regime severo.
Como óleo é "barato", não hesito em trocar ele (junto com o filtro, em todas as trocas), no período recomendado pelo fabricante, para uso severo.
Acredito que outros confrades do fórum também usem seus carros apenas para o lazer, como segundo, terceiro carro, fica o alerta.
Um abraço!
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Peguei uma 130i c 15mil km e vo fazer a primeira troca de filtro e óleo depois de rodar 150km...qual vocês sugerem entre Mobil1 ou Motul 8100,ambos 0W40.
Grato desde já.
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Motul sem duvida , óleo moderno , móbil 1 igual a 20 anos
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Estou usando o Castrol TWS das M///s atualmente, mas ja usei tambem muito o Motul V300 Competition que o confrade Kiudog vende a excelente preco...
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Peguei uma 130i c 15mil km e vo fazer a primeira troca de filtro e óleo depois de rodar 150km...qual vocês sugerem entre Mobil1 ou Motul 8100,ambos 0W40.
Grato desde já.
Vai de Motul ou Castrol
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Valeu galera!! Irei de Motul sem dúvidas agora..o 300V é muito superior ao 8100??
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Sim, o 300v ê muito superior principalmente para uso soviético. Uso normal, vá de 8100 mesmo...
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http://carrorac.com/oleo-motor/bmw/3-series.html
Se liguem nesse site
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Só eu uso Petronas?
Estou indo para a terceira troca usando Selènia 5W-40 + Militec
Motor acabou de virar 78kkm e meu carro é de uso bem tranquilo, então até agora sem queixas...
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O ultimo que usei foi da motul, excelente experiencia. O motor estava com um castanhado estranho depois que coloquei o motul sumiu o barulho.
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Bom dia galera comprei uma 528i 96 esta com 170 mkm, motor não vaza nada e nem faz barulhos estranhos qual o óleo devo usar e a quantidade de óleo na troca com o filtro? se for colocar militec quanto coloco? desculpe as peguntas mais sou bastante leigo. Desde já agradeço.
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Bom dia galera comprei uma 528i 96 esta com 170 mkm, motor não vaza nada e nem faz barulhos estranhos qual o óleo devo usar e a quantidade de óleo na troca com o filtro? se for colocar militec quanto coloco? desculpe as peguntas mais sou bastante leigo. Desde já agradeço.
http://carrorac.com/oleo-motor/bmw/5-series.html
Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2
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Olá Pessoal,
Preciso trocar o óleo da minha 540, pela pesquisa que fiz encontrei este óleo como indicado:
http://www.lubnet.com.br/produto/oleo-sintetico-audi%7B47%7D-vw-pentosynth-hc-5w-40-1l.html
O que vocês acham?
abs!
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No manual das e36 mostra o óleo que devemos usar de acordo com a temperatura do lugar o de vc vive. No meu casa moro em São Paulo capital e uso 10w40 da Motul, mas posso usar até 15w40 de acordo com a temperatura.
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http://carrorac.com/oleo-motor/bmw/5-series.html
Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2
Estranho...Por essa tabela o óleo pra M5 E39 é 5-30...e o TWS recomendado pela própria BMW é bem diferente. 15-60, acho...
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Olá Pessoal,
Preciso trocar o óleo da minha 540, pela pesquisa que fiz encontrei este óleo como indicado:
http://www.lubnet.com.br/produto/oleo-sintetico-audi%7B47%7D-vw-pentosynth-hc-5w-40-1l.html
O que vocês acham?
abs!
É o que uso na minha, creio ser o ideal.
A questão do clima confere segundo as próprias tabelas dos manuais de diversos carros, em outros isso não é aplicado e simplesmente citam somente um e pronto. Pelo menos para SP, um 5W40 é perfeito nas variações de temperatura que temos.
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http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=9440.0
eu criei esse tópico com uma lista oficial da BMW sobre quais óleos são homologados pela marca... é legal dar uma checada ali ;)
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É o que uso na minha, creio ser o ideal.
A questão do clima confere segundo as próprias tabelas dos manuais de diversos carros, em outros isso não é aplicado e simplesmente citam somente um e pronto. Pelo menos para SP, um 5W40 é perfeito nas variações de temperatura que temos.
Perfeito, Vi que é homologado pela bmw também....
Comprei na lubnet, serviço perfeito, encomendei num dia e no outro estava na minha portaria!!
Recomendo!
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Só eu uso Petronas?
Estou indo para a terceira troca usando Selènia 5W-40 + Militec
Motor acabou de virar 78kkm e meu carro é de uso bem tranquilo, então até agora sem queixas...
Uso o Petronas também, Syntium 3000, 5w40, BMW LL-01 :yes:
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É um topico antigo ja, mas o video é novo, comparando o óleo Castrol especificado pela BMW com o Motul 300V, que muita gente ja usa, numa M3 V8. Ganho de potencial interessante.
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Interessante esse video, mas a diferença de potencia obtida a mais pelo 300V se deve a margem de tolerancia da medição de potencia do dinamometro e não ao suposto ganho de potencia o qual os criadores do video tentam fazer acreditar, além disso na ficha tecnica do 300V 20w60 não há nenhuma referência em ganho de potencia e sim em máxima potencia de saida; muito marketing...
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Interessante esse video, mas a diferença de potencia obtida a mais pelo 300V se deve a margem de tolerancia da medição de potencia do dinamometro e não ao suposto ganho de potencia o qual os criadores do video tentam fazer acreditar, além disso na ficha tecnica do 300V 20w60 não há nenhuma referência em ganho de potencia e sim em máxima potencia de saida; muito marketing...
Infelizmente o mundo hoje vive de propagandas para se ganhar dinheiro.
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Interessante esse video, mas a diferença de potencia obtida a mais pelo 300V se deve a margem de tolerancia da medição de potencia do dinamometro e não ao suposto ganho de potencia o qual os criadores do video tentam fazer acreditar, além disso na ficha tecnica do 300V 20w60 não há nenhuma referência em ganho de potencia e sim em máxima potencia de saida; muito marketing...
Boa parte do pessoal que usa as M com mais rigor já usa o 300V, não para ganho de potencia, mas pela maior eficiencia do oleo em condições severas. O possivel ganho de potencia seria um fator a mais para o uso.
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Boa parte do pessoal que usa as M com mais rigor já usa o 300V, não para ganho de potencia, mas pela maior eficiencia do oleo em condições severas. O possivel ganho de potencia seria um fator a mais para o uso.
Gosto bastante da Motul e usei somente Motul na minha 135i. O carro em questão é meu, não posso afirmar que o 300v é melhor ou pior que o Castrol 10W60 para dia a dia, mas o vídeo está aí para afirmar que houve sim um ganho de potência e torque. Confio no trabalho do Guilherme e do Rafael da Avantgarde.
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Confrades, o vídeo em questão é bacana e mostra de forma didática uma das vantagens de se usar um óleo top de linha.
Quem anda track days (como eu que já fiz vários) sabe que não existe óleo melhor que o 300v. Em duas oportunidades andei em capuava, uma usando Oleo Motul 8100 e outra usando 300v. A diferença de temperatura do óleo chega a 20 - 30 graus!! Não tem que ficar dando voltas pra resfriar, já com outros óleos....
Isso é só uma das vantagens. Potência nunca medi, mas acredito sim que há um pequeno ganho linear.
Esse óleo custa caro, eu pago 90 no litro direto num distribuidor amigo meu. Vale pois tecnologicamente é outro nível. Não uso outro óleo na ///M. Se fosse outro motor, eu iria de óleo sintético tipo 8100 mesmo, mas nesses aspirados de alta potência, merecem!
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Sim, o 300v ê muito superior principalmente para uso soviético. Uso normal, vá de 8100 mesmo...
E isso eu já dizia há tempos!!!
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Gosto bastante da Motul e usei somente Motul na minha 135i. O carro em questão é meu, não posso afirmar que o 300v é melhor ou pior que o Castrol 10W60 para dia a dia, mas o vídeo está aí para afirmar que houve sim um ganho de potência e torque. Confio no trabalho do Guilherme e do Rafael da Avantgarde.
Onde está o ganho de potencia e torque? 1 cv em potencia e 1 kgfm em torque realmente é um ganho de potencia? Além disso estão comparando oleos com viscosidades diferentes o que por sisó já invalida o teste. Não estou questionando a qualidade do oleo, mas sim o que o video tenta fazer acreditar, mas cada um acredita no que quiser...
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Retifico, o ganho em potencia foi em um ponto de rotação de 6cv em 330 cv na roda, como já afirmei essa diferença é devido a tolerancia de medição do dinamometro...
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Retifico, o ganho em potencia foi em um ponto de rotação de 6cv em 330 cv na roda, como já afirmei essa diferença é devido a tolerancia de medição do dinamometro...
Pode ser a diferença na tolerância de medição no dinamômetro, mas eu não coloquei 300V no meu carro acreditando que ia ganhar potência, coloquei porque realmente acredito que seja um óleo superior a Castrol. Este carro particularmente não vai para a pista, mas faço questão de usar o melhor óleo no mercado. E quanto a Castrol TWS (10W60), já não é mais o óleo recomendado pela BMW, o óleo recomendado agora é da Shell.
Quem já andou na pista com Motul sabe a diferença, e como já andei bastante posso afirmar que Motul é um óleo diferenciado.
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Na 130i usava Motul 8100 5w40,na M3 uso Castrol TSW 10w60...próxima revisão pretendo usar o 300V.
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Alguma recomendação de troca de óleo em São Caetano ou perto?
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X3 3.0 E83 N52
Óleo Motul 6100 5W30 trocado a cada 5 mil km, junto com filtros... 7 litrinhos! kkk
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Boa noite a todos
Sou proprietario de uma BMW 330i Motrorsport 2004
Saberiam me informar qual o oleo mais indicado e quantos litros devo comprar ?
Ouvi falar bem do Óleo Motul 8100 X-cess 1l 5w40 100% Sintético, recomendam ?
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Penso q a referência da sua seja 5w30. Na minha 130i 2006, que tem motor n52, eu uso motul 5100 5w30. São 6,5 litros, se n me engano, com troca do filtro. Essas informaçoes vc deve encontrar no manual do seu carro.
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Boa noite a todos
Sou proprietario de uma BMW 330i Motrorsport 2004
Saberiam me informar qual o oleo mais indicado e quantos litros devo comprar ?
Ouvi falar bem do Óleo Motul 8100 X-cess 1l 5w40 100% Sintético, recomendam ?
O ideal é consultar no manual, mas se não me engano são 6,5L de óleo.
Pode usar esse Motul 8100 sim que é excelente!
Eu uso o Petronas Syntium 3000 5w40, que é BMW LL-01.