Comprei recentemente uma BMW 118i 2010 de um amigo com 43000 km. Após a compra, verifiquei a ocorrência dos problemas relativos aos retentores das válvulas do motor N46 na casa dos 50000 km rodados, contudo, a maior ocorrência foi na BMW 120i. Os problemas atingiriam os carros com esse motor até o ano de 2012 quando foi substituído pelo motor com turbo.
Segundo consta, em razão da quantidade de enxofre da gasolina brasileira até final de 2013, os retentores das válvulas ressecavam e o óleo do motor vazava por eles. A avaria seria de difícil identificação por falta de maiores sinais aparentes, logo, quando se descobre o defeito é necessário retificar o motor para troca dos retentores, que é um serviço bastante caro, além de se ter o contragosto de ter um carro, ou melhor, uma BMW, nessas condições.
Enfim, gostaria de saber:
1) Se há como e é viável, prevenir a ocorrência do problema trocando antecipadamente os retentores tão somente? Não vi nenhum relato na net a respeito.
2) Se isso ocorreu mais na BMW 120i ou não tem nada a ver, ambas, 118i e 120i, estão sujeitas a esse acontecimento?
Estou muito satisfeito com o carro e não queria ter essa dor de cabeça.
Detalhe, o antigo proprietário não abastecia com gasolina Pódium, só a comum mesmo.
Valeu!!!