Pessoal,
Faz tempo que não se fala no assunto, mas como eu tive uma experiência recente, lá vai:
Comprei minha 540i em São Paulo há dois anos e a troxe para Campo Grande - MS (1.000km de distância).
Como não achava Podium ou Premium pelo caminho, vim com gasolina comum mesmo. A velocidade empregada era de 120 km/h e a média foi de 11,8 km/Lt (fiquei pasmo!!).
Bom, em Campo Grande inicialmente continuei utilizando gasolina comum e, utilizando com ar condicionado (aqui não se trata de artigo de luxo) ela fazia em média 5km/Lt na cidade (normal, certo..?). Mas resolvi segui a recomendação de um amigo em utilizar a Podium ou Premium, até por que essa recomendação de octanas está na tampa de combustível.
Não senti nenhuma mudança de performance, mas sim de consumo que caiu gradativamente para 4,5 a 4,3, dependendo do tráfego. E vim utilizando alternando entre Podium e Premium.
Bem, recentemente vacilei com a quantia de combustível, e o mais seguro que encontrei pelo caminho antes de uma pane seca foi um posto Shell e coloquei a tal da V-Power. Pois o carro mudou!! Marcha lenta suave, motor mais redondo, e uma performance diferente. Arrancando com uma curva de torque quase suave.., curva de torque quase contante nas arrancadas..! Quer saber? Ficou um tezão! E voltou a fazer seus 5km/Lt na cidade.
Conclusão:
Ou as gasolinas Podium e Premium de Campo Grande não são o que deveriam (o que não duvido, pois são dois caras que detém o mercado) ou esses motores nacionalizados (é o caso da minha que foi fabricada na Alemanha para ser utilizada no Brasil) foram preparados para utilizar gasolina brasileira, que ser fomos pensar, em 2000, nem gasolina Podium ou Premium com maior octanagem (91 ou 95 oct).
Resumindo:
Passei a utilizar a V-Power sem medo de ser feliz e a 540 me agradeceu mostrando que seus 286cv estavam bem ali embaixo do capô.
Abraço a todos,