Ricardo , vamos lá:
Geralmente as pessoas compram capacetes de motos pra ir nos Tds por serem mais baratos.......eu não gosto, pois esses capacetes são mais 'moles' e sua viseira mais finas, e a forração não é de nomex. ( anti-chamas). Num acidente de moto, em todos os casos vc caí da moto, e sai arrastando, em poucos vc bate a cabeça. Porém no carro como esta 'amarrado' vc não tem escolha, bateu vc esta junto , fazendo parte de 'conjunto'.
Tem que ser capacete fechado, pois já pensou se quebra um parabrisa? já pensou se pega fogo? São coisas que podem sim acontecer , ainda mais com carros de rua.
Pensando nisso, eu sugiro algumas marcas:
Sparco é o melhor custo benefício, a partir de 1500 reais vc já compra um modelo de nomex/kevlar
Bell é muito utilizado pelos americanos, inclusive o Senna utilizou muitos capacetes dessa marca. São bons, ligeiramente mais caros que sparco, e já com formado que favorece a aerodinâmica. Se ajusta bem a cabeça.
Stilo, um ótimo capacete, com um novo formato, muitos pilotos tem optado por ele, mas eu nunca coloquei um na cabeça.
Arai, é o que uso, é o mais caro. Não precisa de um Arai pra TD, porém ele se encaixa bem a cabeça, o campo de visão é reduzido com relação aos modelos anteriores, porém isso significa maior proteção ao seus olhos. Tem um efeito aerodinâmico perfeito, estabilizando a cabeça em altas velocidades em caso de karts e formulas; Nesse ponto o Bell hp3 tambem é muito bom , evitando a turbulencia.
Bell e Arai são os mais utilizados pelos pilotos, devido a sua excelente ergonomia, aerodinâmica, pouco peso.
Existem tambem os Schuberth , capacete alemão, o mesmo que os pilotos da ferrari e o schummy utilizam, porém que já usou fala que entra muito vento devido ao sistema de refrigeração, e isso atrapalha um pouco, causa muitos ruídos internos.
Tem gente que acha besteira gastar muito dinheiro em capacete, porém isso é sua segurança, eu acredito que valha muito a pena.
Vc pode gastar a partir de 1500 com um sparco, ou até mesmo 3 mil em um Bell e um Arai, dependendo do modelo.
Modelo de ótimo custo benefício:
- Sparco ADV
- Bell K1
- Arai GP6S
Recomendo comprar sempre nos estados unidos, pois os valores são bem mais justos.
Pra vc ter uma idéia paguei 600 dolares no Arai SK6 ( pra kart) enquanto no Brasil , ele custa 2500 reais.
abs
-