Oi Sergio, blz?
Em 96 (é, o tempo passa) fiz o curso da Escola de Pilotagem Interlagos , aquela que fica no fim da subida pouco antes do autódromo. Na época quem gerenciava o curso era o Roberto Manzini, que agora tem a escola dele. Uma coisa legal foi que ainda era o traçado antigo de Interlagos (esse eu garanto que pouca gente aqui andou) rs.
Os moldes do curso, na época, eram bem parecidos com estes da Alpie que você comentou: 4 aulas teoricas na terça a noite, e 4 práticas na quarta de manhã. Eram carros turismo, na época Gol 1.6. Não voavam, mas eram diversão garantida nas curvas, até por causa dos pneus da F3 muito largos. E tambem dava as carteirinhas das federações. O preço também era mais ou menos isso, na faixa dos 3 mil (sei lá que moeda era na época...)
O que eu posso dizer é que vale bastante muuito a pena. É uam das coisas boas que fiz na vida e que fazem diferença. E é diferente de se fazer esse de um dia, que é rapidinho. O outro vc vai aprendendo passo a passo, e vendo a sua evolução nos tempos, acho que é uma experiencia mais sólida. Tem coisas interessantes, mas não acho que tenha nenhum "pulo do gato" pra quem já gosta de automobilismo e acompanha com frequência, em relação a trajetória de pista, tangência, etc. O que acho que importa é a prática que vc na pista, e que em um dia, não deve ser perto de 1 hora líquida.
O que eu acho que muda é a confiança e a experiência que vc adquire ao pilotar no limite do carro. Vc vivencia coisas que não vai experimentar no dia-a-dia ou na estrada.
O Curso do Manzini hoje é nos Meganes, acho meio pesados.
Qual a melhor hoje, eu não sei.
Vale a pena fazer uma visita neles e descobrir.
Abraços