Bom como adquiri recentemente uma M5 E34, estou com "sede" de informações sobre o bólido.
Encontrei essas infos no site gringo:
http://www.bmwclub.by - (traduzido pelo google):
"Esta página contém a BMW S38B38 Ficha Técnica. É realmente o treinamento oficial BMW AG centro de documentação
para os concessionários.
Este artigo foi originalmente dado a mim em holandês, e, com muita ajuda de um amigo holandês de mina (Graças
Reinier!), Conseguimos fazer uma tradução para o Inglês.
Nós não tentamos uma tradução palavra por palavra, mas para tentar preservar a intenção original. Existem algumas palavras
que eu não era capaz de traduzir, então eu tê-los deixado em holandês, mas em itálico. Se você sabe o que essas palavras significam,
por favor me avise! Se ninguém (ninguém mesmo!) Tem comentários, ou melhorias na tradução, então eu vou com prazer
atualizar esta página.
Basta enviar-me algum e-mail para jrobbo@bigpond.net.au
1. Introdução
Em 1992, o novo BMW / / / M5 entraram no mercado.
A competição, as expectativas dos nossos clientes, mas também as condições de tráfego e do meio ambiente são novos
desafios para os engenheiros de automóveis esportivos. Estas são as razões que os engenheiros da BMW Motorsport têm
mais develloped o M5 / / /, que por sinal foi nomeado como o melhor sedã esportivo do mundo.
A combinação de seu poderoso motor que agora produz o torque ainda mais, a controlada eletronicamente
suspensão e interior de alta qualidade faz com que o novo / / / M5 a combinação mais harmônica entre carro esportivo
e 5-pessoas sedan.
Como uma variante extra, o / / / M5 também está disponível como turnês.
2. Alterações at a Glance
Motor:
3,8 litro motor (S38B38)
Digital Motor Electronics (DME) M3.3 com fio-quente de medição de massa de ar
Sistema de entrada de ar alterado, com a aba de ressonância agora controlada pelo DME
O poder é de 250 kW (340 cv) às 6900 rpm (ECE)
O poder é 255kW (347 cv) às 6900 rpm (DIN)
Torque é 409 Nm às 4750 rpm
Suspensão / Transmissão
Adaptativos amortecedores com controle eletrônico
Novas rodas de metal leve com 5 raios calotas
Getrag 280 5 velocidades manual
ABS anti bloqueio de travagem com microprocessador
ZMS
Chassis
Novas cores especiais disponíveis, incluindo seis cores metálicas, três não cores metálicas e 3 cores metálicas específicas
de / / / M (Avus Blue, Daytona Violet, e Mugello Vermelho)
Spoiler cor contrastante
Interior
Guarnições nova sede com inserções de tecido e couro reforça e encosto de cabeça
Alta qualidade novos pratos de soleira
Elétrico
140A / 1960W Alternador
3. S38B38 Motor
A maioria do trabalho que foi para o maior avanço do M5 foi para o motor.
Tracção melhorada no baixo a meados gama de rotação deve-se ao aumento do diâmetro e curso sobre o motor de 3,6 litros.
O motor é controlado pelo sistema de controlo electrónico o mais adiantado, e apresenta uma ignição distributerless
sistema com cada um dos cilindros tendo a sua própria bobina individual.
O motor foi projetado para produzir potência máxima, enquanto melhorando em cima do consumo de combustível do
Motor 3.6 litro.
3,1 bloco de motor M5 '92 M5 '89
Capacidade (cc) 3795 3535
(Mm) 90 86
Aborrecer 94,6 93,5
Virabrequim
O eixo de manivela tem sido alterado para permitir que um golpe de 90mm, enquanto está a ser optimizado para o peso.
Os contrapesos 12 foram arredondadas de um lado para reduzir a inércia do veio de manivelas.
O novo ZMS tem um balanceador harmônico com quatro parafusos de estiramento, e está fixado à cranckshaft
com três fases. Primeiro, os parafusos são apertados com um binário determinado, seguido por duas fases de um determinado número de graus.
O comprimento das bielas foi reduzido de 144 milímetros para 142,5 milímetros
Pistons
Novos êmbolos leves são instalados, feito de alumínio de alta qualidade. A taxa de compressão foi elevada
de 10.0:1 para 10.5:1
Diretrizes de montagem:
Com a montagem de um dos dois anéis de pistão de topo, é importante que a marca "TOP" situa-se acima.
É somente permitida a utilizar pistões da mesma classe de peso, em um motor. A seta na parte inferior do pistão significa
a direcção do movimento.
Cabeçote
Do lado de fora, a cabeça do cilindro parece ser idêntico ao do modelo anterior.
O diâmetro das aberturas de entrada foi aumentado para 29,2 milímetros, até de 28mm
O novo chefe apresenta o fluxo de refrigerante melhorou em torno das câmaras de combustão e velas de ignição
As bobinas individuais são montados por baixo da tampa de plástico, directamente por cima de cada vela de ignição
eixos de cames
A duração camshaft foi alterado para 264 ° / 108, e de elevação tenha sido aumentado para 10,7 mm para a melhoria
enchimento do cilindro.
O diâmetro das válvulas de entrada foi aumentada de 37 milímetros de 38,5 milímetros
O diâmetro das válvulas de escape foi aumentada de 32mm para 32,5 milímetros
Para um melhor arrefecimento, as válvulas de escape são cheios de sódio
O amortecedor membrame que é usado untill agora é removido devido a um novo desenho do tensor da corrente (abaixo).
Este tensor nova melhora a confiabilidade geral.
Procedimento de tensor de corrente
1 - Coloque o selo do tensor da corrente de novo e colocar o tensor à mão (O gancho tensor vai ter a
trilho tensor)
2 - Aperte o tensor da corrente de 55 Nm
3 - Coloque a caixa de velocidades em 5 ª marcha e empurrar o carro para e para trás (ou virar as vezes virabrequim várias). Repetir isso até que as árvores de cames começar a girar. (A resistência aumenta). Isso faz com que o tensor da corrente será
desbloqueado.
4 - Antes de verificar o desbloqueio, a cambota tem de ser transformado dentro da tolerância da cadeia. Isto significa
que as árvores de cames não pode virar. O tensor de corrente é desbloqueado se o movimento máximo perto a vibração
amortecedor é um dente e um orifício de dente.
5 - Se este não é o caso, gire o parafuso M8 na parte de trás do tensor da corrente, até sentir resistência. Transformar
o parafuso solto novamente e repita o procedimento a partir do ponto 3, e começar a verificar o tensor da corrente de novo com o ponto
Termostato
A carcaça do termostato foi redesenhado, que contém uma válvula de corrediça anular, que é actuada por um
temperatura dependente do elemento de expansão que contém cera.
Por favor, note sua posição correta ao reinstalar esse elemento.
Sistema de entrada de ar
Para reduzir o ruído de indução, o arquivador de ar tem agora um ressoador para atenuar as ondas de pressão
Acelerador colector corpo:
O diâmetro das válvulas de borboleta, do sistema de admissão com seis diferentes válvulas de borboleta é aumentada para 50 mm,
Para regular a velocidade máxima de 250 kmh, as válvulas de borboleta são retiradas por um servo motor.
Uma curta, funil de tubo em forma de caixa e um airfilter novo com um melhor fluxo de ar controla a sucção do ar de admissão
fora do compartimento do motor.
Os princípios aba de ressonância são as mesmas do motor anterior. No entanto, a aba de ressonância é agora
controlado pelo DME3.3 em vez de por uma unidade de controlo separada.
Existe também um ponto de comutação extra adicionado ao 2480rpm, como é mostrado no gráfico de binário abaixo.
Sistema de Exaustão
O colector de escape é feito de aço especial, e está equipado com conectores de injecção de ar separado e 6
conectores para uma sonda de CO. Um equilíbrio ideal do cilindro é obtida usando este colector de escape.
O novo motor apresenta um duplo metálico catalyc conversor (ESD: tecnologia de reflexão) com 6 monolites. Com
este conversor catalyc, o / / / M5 está em conformidade com as regulamentações mais severas emissão de gases. Esta construção tem o seguintes vantagens sobre um conversor de cerâmica:
- Reduzir a pressão de retorno, permanecendo compacto
- Condução menor calor específico
- Uma melhor resistência a altas temperaturas
Interior e Exterior
Novas cores especiais são as cores de automobilismo "avusblau-metálicos" (avus azul), "daytonaviolet-metálico" (daytona
violeta) e "mugello-rot" (mugello vermelho). Além disso, "granit-slber" (granito prata) está disponível como uma cor padrão.
O interior do M5 / / / é mais refinado, utilizando os novos materiais.
O novo "fino tecido de" roupas é padrão. Para as paredes laterais dos assentos e encostos de cabeça em dois design de cores
(Preto / silvergrey) Amaretta (natureza caráter de couro) é usado. (Veja também mudanças em resumo)
Pneus e Rodas
Nova são as cinco rodas de liga leve raios. A melhor arrefecimento dos travões é conseguido através da combinação de maior
aberturas e as aletas colocadas na direcção de condução.
O aro é constituído por duas peças, uma jante de liga forjada de suporte e uma cobertura de liga fundida.
A AH-sistema (assimétrico hump) com as capacidades de condução de pneus furados não é alterado.
Em combinação com o maior peso do eixo traseiro, o / / / M5 Touring está equipada com 9J * 17 aros com 255/40ZR17
pneus.
Drivetrain
Para melhorar o conforto ao ralenti e de baixo e ao mesmo tempo para o tracto superior de alimentação do motor e de binário, o
drivetrain foi alterada como se segue:
Novos campos de referência para o sistema eletrônico do motor (DME).
Volante Bimassa.
Embreagem com uma mola diafragma mudou
O forro é agora colado ao prato de embraiagem
A caixa de câmbio é a 280/5/52 Getrag
Suspensão
A nova / / / M5 é equipado de série com a adaptação / / / M-suspensão, o que significa que o sistema com EDCIII +
controle automático eletrônico dos amortecedores, com três linhas de referência. Este sistema oferece mais conforto em
superfícies de estrada más melhorando ao mesmo tempo o comportamento de condução desportiva.
Para o condutor mais exigente esportivo, a opção de Nurburgring está disponível como um extra. Por meio de um interruptor que é possível mudar os valores limite dos campos de referência a direcção da conduta desportiva.
A opção de Nurburgring também inclui uma espessa swaybar traseira de 19mm em vez de 18mm, pneus mais largos (255/40ZR17) em 9J * 17 aros para o eixo traseiro e um especialmente para o / / M5 / direcção servotronic ajustado. O manouverebility e a aderência estão agora allmost comparável a um carro de corrida.
Elétrico
O alternador novo é capaz de fornecer 140A / 1960W
Especificações Técnicas
Especificações técnicas M5 '92/M5 Touring M5 '89
Dimensões
Comprim. / larg. / altura em milímetro 4720 4720
Largura em milímetro 1751 1751
Altura em milímetro 1392 1392
Distância entre eixos em milímetro 2761 2761
Círculo de Giro m 11,0 11,0
Faixa da frente, milímetro 1474 1474
Traseira pista, milímetro 1496 /1492 1496
Largura na altura dos ombros,
frente milímetro 1380 1380
Largura na altura dos ombros,
traseiro milímetro 1403 1403
Largura na altura do cotovelo,
frente milímetro 1456 1456
Largura na altura do cotovelo,
traseiro milímetro 1446 1446
Quarto de cabeça, eficaz,
frente milímetro 980 980
Quarto de cabeça, eficaz,
traseiro milímetro 950 950
Capacidade de bagagem l 460 460
Capacidade do tanque de combustível l 90/90 90
Faixa do tanque de combustível km 750/750 750
Peso seco kg 1650/1750 1670
Peso total máximo kg 2150/2250 2150
Carga máxima kg 500/500 480
Peso por eixo, frente kg 1030 1030
Peso por eixo, tras kg 1250 1200
Carga máxima de telhado kg 100 100
Peso admissível Trailer kg 700/1400 700/1400
Motor
Cilindros - 6 4V, 6 4V,
Capacidade cc 3795 3535
Golpe milímetro 90 86
Aborrecer milímetro 94,6 93,4
Potência (ECE) kW 250 @ 6900 230 @ 6900
Potência (ECE) hp 340 @ 6900 312 @ 6900
Potência (DIN) kW 255 @ 6900 232 @ 6900
Potência (DIN) hp 347 @ 6900 315 @ 6900
Torque (ECE) Nm 400 @ 4750 356 @ 4750
De torque (DIN) Nm 409 @ 4750 360 @ 4750
Poder específico (ECE) kW / l 65,9 65,1
Poder específico (DIN) kW / l 67,2 65,6
Torque específico (ECE) Nm / l 105,4 100,7
Torque específico (DIN) Nm / l 107,8 101,8
Taxa de Compressão : 1 10,5 10,0
Gearbox 1 engrenagem: 1 3,51 3,51
Engrenagem 2: 1 2,08 2,08
Engrenagem 3: 1 1,35 1,35
Engrenagem 4: 1 1,00 1,00
5th Gear: 1 0,81 0,81
Engrenagem reversa: 1 3,71 3,71
Diferencial: 1 3,91 3,91
Atuação
Coeficiente de arrasto Cw 0,32 0,32
Coeficiente de arrasto CwXA 0,66 0,66
Poder de peso (ECE) kg / kW 6,6 7,3
Poder de peso (DIN) kg / kW 6,5 7,2
Aperte o peso (ECE) Nm / kW 4,1 4,7
Aperte o peso (DIN) Nm / kW 4,0 4,6
Top Speed km/h 250/250 250
Aceleração -100km/hs 0 5,9/6,1 6,3
Aceleração de 0 -1.000 ms 26,0
Aceleração 80-120 km/hs 7,6
Consumo de Combustível
5th Gear, 90 kmh (l/100km) 8,3 8,2
5th Gear, 120 kmh (l/100km) 9,6 9,4
Tráfego da cidade (l/100km) 18,0 18,1
Média (l/100km) 12,0 11,9
Rodas e Pneus
Pneus da frente, 235/45ZR17 / 235/45ZR17 235/45ZR17
Pneus traseiro, 235/45ZR17 /255/40ZR17 235/45ZR17
Opção especial, traseira 255/40ZR17 255/40ZR17
Rodas da frente, 8J x 17/8J x 17 8J x 17
Rodas traseiras, 8J x 17/ 9J x 17 8J x 17
Opção especial, traseira 9J x 17 9J x 17
Elétrico
Capacidade da bateria Ah 85 85
Alternador A 140 115
Alternador W 1960 1610