Autor Tópico: Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?  (Lida 5707 vezes)

Alisson Wagemacher

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 252
Bem amigos, criei esse tópico pra ouvir e discutir as opiniões dos senhores sobre este tema que gera muita discussão.

O que acontece, é que na 328i E36 da minha namorada, a hélice da viscosa se encontra totalmente travada, não sendo possível meche-la 1cm com o carro desligado, portanto vocês já podem imaginar o barulho de avião que faz quando acelera né? fora o risco da hélice voar de lá com muito giro, destruindo uma porção de coisas, perder rendimento do motor, refrigerar o carro mais do que deve andando em estrada, e muito menos do que deve em trânsito pesado (OBS: Os sintomas que descrevi são da hélice travada).

Antes de chegar no ponto que quero, vou contar uma breve história que passei, quando comprei um Omega 3.0 que tenho, ele veio com o mesmo problema, totalmente travada, e por estar sem válvula termostática a coisa era pior ainda, no transito pesado a temperatura encostava no vermelho (isso com o eletro-ventilador auxiliar do condensador funcionando normal) e o tal barulho caracteristico quando dava giro no motor, dai como moro numa cidade que acho que fica entre o sol e a terra (mais pra perto do sol), resolvi tirar a hélice fora, e adaptar um eletro ventilador, por precaução comprei tudo novo e tive o maior cuidado na adaptação, resumindo, ficou MARAVILHOSO, foi a melhor coisa que já fiz por aquele carro, senti nitidamente a melhora na subida de giro, o carro se mantém perfeitamente na temperatura que deve, o desempenho do ar mudou, resumindo, não tive perda de nada, e ainda ficou dificil de ser identificado, pois deixei no lugar onde fica a hélice, ou seja escondido dentro daquela carcaça plástica do radiador, e só quem esteja muito afim de achar detalhes que irá perceber.

Poooortanto, o que os amigos tem a me dizer, já fizeram, já viram alguém que fez, existe algum problema que isso pode causar em especial nas BMW? podem opinar a vontade  :yes:

Abraços
Corolla AE102 96 1.8 16v Auto
Grand Blazer MWM 4.2 Turbo Diesel
Omega Suprema CD 3.0
E36 328i Auto ano 96 (da namorada :D )

M3EVO

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 279
  • E36 ///M3 3.2 Evolution 6 Speed Manual
    • BORDIN Motorsport
    • Email
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #1 Online: Janeiro 20, 2012, 12:20:59 am »
Os "gringos" la fora costumam retirar o "fun clucth" e colocar uma elétrica por questão de potência principalmente, dizem que em alguns casos, M3 por exemplo, pode se ter um ganho de até 10cv no motor, além de ter uma "subida de giro" mais rápida devido ao menor arrasto.

Eu penso em fazer isso na minha M3, tem vários tutoriais na net ensinando exatamente como fazer, até mesmo sites que vendem kit's para isso, costumam chamar de "fan delete", vem desde a ventoinha elétrica nova, válvula termostática com menor temperatura, líquido de arrefecimento, relé e etc.

Penso eu que isso vale a pena pra quem quer performance ou pra quem está com o "fun clucth" original travado, pra quem não quer alterações e quer manter a originalidade nada melhor do que uma "fun clucth" novinha em perfeito funcionamento.

Abs!
///M3 3.2 Evolution 6 Speed Manual
K&N In-box - UUC Adjustable Rear Control Arms - Vorshlag RTAB Z4M - Vorshlag RTAB Limiter Kit - ACS Shocks - Rogue RSM - H&R Springs - Prothane SSTC - TMS Wheel Studs - ACS Front Strut Bar - Turner Wheel Spacers...

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #2 Online: Janeiro 20, 2012, 01:47:20 am »
Os gringos fazem muita merda... não é só pq é gringo, que fazem o correto (sei que o meu xará só citou como exemplo.. estou apenas alertando para tomarmos cuidado de nem sempre considerarmos a informação que vem de fora como soberana.. minha opinião..)... pelo contrário, eles são mais viciados em sair copiando o que o outro fala sem saber se funciona do que o brasileiros (que também fazem muito, principalmente devido aos fóruns que se popularizaram.. uma pq mentir na internet é muito fácil e quando eu percebo que o sujeito só ta falando lorota, eu nem participo mais, pois chega ser cômico..).

Vamos lá..já discuti isso antes aqui, mas não sei onde está o tópico.


Substituir a ventoinha mecânica com sistema de embreagem viscosa por uma ventoinha elétrica não é upgrade e sim downgrade.

A ventoinha mecânica não tem perdas por conversão de energia, pois é um link direto na bomba d'água. A embreagem viscosa anula a desvantagem de perdas por rotação desnecessária da ventoinha, já que a mesma patina propositalmente caso não haja necessidade de maior circulação de ar.

A ventoinha mecânica com sistema de embreagem viscosa, quando a temperatura está abaixo de 92 graus celsius, a perda de potência é próxima de nula, pois por mais que você enxergue a mesma circulando, a embreagem viscosa está mais patinando do que transferindo rotação da bomba d'água para a ventoinha. A perda se torna maior quando a temperatura sobe e então a velocidade da bomba d'água se aproxima da velocidade da ventoinha, devido maior viscosidade da embreagem viscosa (ao contrário da maioria das mídias, na embreagem viscosa, quanto maior a temperatura, maior a viscosidade, logo, maior a transferência de energia cinética).


Se você remove sua ventoinha mecânica e coloca uma elétrica, sua única vantagem será não tem perda nenhuma na faixa abaixo de 92 graus.. mas o que perde a mecânica nessa condição, como disse acima, é irrelevante, que nem em um dinamômetro você conseguiria aferir, pois estaria abaixo até da margem de erro (mas em um dyno é bem difícil fazer esse teste justamente porque sempre o motor acaba esquentando... talvez no pico do inverno seja possível).

A partir do momento que necessita troca de calor e ambas ventoinhas necessitam estar a 100% de sua capacidade, a ventoinha elétrica roubará mais potência que a mecânica, pelo simples fato da elétrica consumir energia elétrica para converter em energia cinética, que essa por sua vez já vem convertida de cinética para elétrica pelo alternador, que em média tem perdas de até 35%.. ou seja, toda potência que o seu alternador rouba do seu motor, 35% é jogada no lixo por conversão de energia... e a BMW da muito foco nisso, pois a maioria das Bimmers tem refrigeração no alternador, seja por desvio de fluxo de ar ou por circulação ativa do líquido de arrefecimento. Pois quanto menor for a temperatura do alternador, maior será sua eficiência.


Já a ventoinha mecânica não tem perdas por conversão de energia. É o método mais eficiente de se converter a energia cinética já gerada no motor para deslocar ar.


Agora, é como eu já disse antes... se não fez a manutenção.. só rodou.. é normal dar dôr de cabeça e isso não ocorre somente com embreagem viscosa.. bomba d'água..  sistemas de tensores e etc..

A embreagem viscosa original vai muito bem até seus 120.000km, mesmo em uso severo.. dificilmente te trará problemas antes dessa km (a minha troquei nessa km por preventiva, pois não apresentou nenhum problema.. mas eu não espero dar problema... tenho a antiga em perfeito estado guardada até hoje).. mas já ví Bimmers com mais de 200.000km que ainda tinha a embreagem viscosa original.. é bem fácil de estimar que logo o proprietário terá uma ventoinha atravessada no radiador.


E por fim, mesmo para quem busca performance não vale a pena..

Talvez só justifique para quem corra em pista 100% do uso do carro e em rotação bem acima do estipulado pelo fabricante.. Ou então aquele que prefira ter uma ventoinha elétrica para controlar a mesma via sinal PWM com uma ECU aftermarket 100% stand-alone (como a Motec faz por exemplo).. Enfim, casos específicos, que com certeza não é da maioria desses gringos, que fazem sem ter a menor idéia do que representa na prática.


até a M3 E46 com o motor S54 que gira 8K rpm original utiliza ventoinha mecânica e ainda não ví um S54 descolando a viscosa.. e olha que normalmente quem tem S54, mói sem dó..



Abraços,



Matheus
« última modificação: Janeiro 20, 2012, 02:19:31 am por MatheusS50 »
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #3 Online: Janeiro 20, 2012, 01:58:42 am »
E por fim..toda BM que eu vejo para cliente que já fizeram essas conversões, nem aconselho comprar o carro, pois se o sujeito não quis gastar dinheiro (pois no Brasil só fazem adaptações visando redução de custo..) nem para trocar a embreagem viscosa, você imagina o restante do carro.

Fora o risco de sobrecarregar a alimentação do positivo pós-chave, que não é raro pegar derretido ou caixa de fusível com sinais de curto.. são devido essas adaptações.. 
A parte elétrica original de uma BMW se não tiver itens paralelos como sistema de audio, xenon, alarmes e adaptações, é praticamente imune a problemas.. praticamente todas que tive de intervir no sistema elétrico para reparo, foram devido os itens que citei acima.

Você colocar um alarme querendo evitar furto, mas que acaba perdendo a confiabilidade do carro, vc andou pra trás, pois se o carro da uma pane geral em um local perigoso, você corre muito mais risco, e não de perder só o carro, mas sim a vida. Então, o que adiantou colocar alarme??

A ventoinha a mesma coisa.

Coloque uma embreagem viscosa com a hélice nova. Ambas originais BMW. Custa caro, sim.. mas não dará problemas. E para fazer uma adaptação de fan delete com tudo novo, de qualidade, sem itens paralelos, com acionamento por relé independente do ignition switch (usando esse somente para acionar o relé, sem drenar corrente) e por quem entende de BMW, te garanto que sairá bem mais caro que o conjunto da viscosa nova. Se na sua cotação saiu mais barato, pode ter certeza que vem gambiarra pela frente.


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #4 Online: Janeiro 20, 2012, 07:13:29 am »
Quando tive que trocar da ///Marinalva, comprei uma original sem pensar duas vezes... Ainda bem, não é Mr. ///M? Obrigado pela aula!
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #5 Online: Janeiro 20, 2012, 08:33:08 am »
Boa conversa acho que o Mister M já deu uma boa geral sobre o tema.

Colocando mais um pouco de lenha...

E o que vocês acham das "High Performance Fan Clutches", exemplos estas listadas no site da HPF:

http://www.horsepowerfreaks.com/partdetails/HPF/Cooling/Fan_Clutches/High_Performance/17618

Será que da resultado? Perde ainda mais potencia? O que acham?


Alexandre VTS

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1305
  • 323Ti Sport Compact (RJ) - 350hp+ Club
    • Email
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #6 Online: Janeiro 20, 2012, 08:46:21 am »
Achei o post do Matheus bem amplo e explicativo. Sempre tive uma certa desconfiança do "fan delete" amplamente difundido pelos gringos, pelas explicaçoes apresentadas como justificativas para faze-la.

Nunca encontrei uma mediçao do antes e depois.

Por opçao pessoal, resolvi realiza-la, justamente por isso que o Matheus citou aqui:

" Talvez só justifique para quem corra em pista 100% do uso do carro e em rotação bem acima do estipulado pelo fabricante.. Ou então aquele que prefira ter uma ventoinha elétrica para controlar a mesma via sinal PWM com uma ECU aftermarket 100% stand-alone (como a Motec faz por exemplo).. Enfim, casos específicos, que com certeza não é da maioria desses gringos, que fazem sem ter a menor idéia do que representa na prática. "

Em tempo:  A minha estava perfeita.

arturgoes

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1144
  • BMW E39 540i 6spd / MINI R56 LCI-N18
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #7 Online: Janeiro 20, 2012, 09:04:21 am »
Mateus, valeu pela aula!!!!!

evido aos fatos ocorridos com amigos aqui no fórum e conhecidos de alguns, não pensei 2 vezes. Comprei logo na pelican a fan clutch original behr por 112 obamas. Acredito que a minha seja original. A hélice da minha parece ser nova, pois não esta com cara de ressecada. Notei a diferença de rotação da mesma ao colocar meu carro junto com o do solano e a diferença de ventilação é bem grande. A dele ventila muito mais, e já a minha, ventila, mas não o suficiente. Tanto é que venho falando em meu tópico que após eu usar o carro em transito muito pesado e no calorão de 35/38 graus no RJ, meu carro começa a apresentar problemas no cambio. Espero 15/20 minutos e volto a usar o carro como se nada tivesse acontecido.

Agora, pesquisando na net matheus, encontrei em 2 sites dizendo que ao se trocar a viscosa, recomenda-se trocar a bomba d' água. Isso procede?!? Pois todo o meu sistema de refrigeração foi trocada pelo antigo proprietário. desde radiador, acredito que a hélice também, além das mangueiras do sistema. logicamente quando eu for trocar a viscosa vou verificar possível folga no eixo da bomba e se estiver com folga, irei providenciar a troca também, acho que até mesmo antes de trocar a viscosa.

Que você acha matheus?!? Troco logo a bomba de água, mesmo aparentemente ter sido trocada recentemente, e fico com o sistema pra rodar aí mais uns 120.000km?!? Ou caso a bomba d'água não apresente folga em seu eixo utilize ela mesmo com a viscosa nova?
Ah, e nada de "porrada" pra soltar a viscosa, já que ela utiliza o eixo da bomba d'água. Comprei as chaves específicas pra tirar a viscosa. são 70 obamas de investimento útil ao meu ver, pois além de nao correr o risco de danificar a bomba, pra fazer qualquer coisa ali na frente do carro, você tem que sacar a viscosa fora mesmo pra conseguir mais espaço....




Alisson Wagemacher

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 252
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #8 Online: Janeiro 21, 2012, 06:36:38 am »
M3EVO realmente já ví diversos DIY sobre isso, em fotos e videos, e até segundo eles ganhos reais de potência, porém acho que em algumas vezes os ganhos são otimistas demais!

MatheusS50, seu relato (aula) foi perfeito, mais explicativo que isso impossível, e garanto que me fez repensar sobre a adaptação. Sobre os custos do fan delete, por incrível que pareça vai sair mais caro (fazendo direito) que comprar uma viscosa e uma hélice!
Outra coisa, é que acho estranho o carro dela tem 80mil rodados, e já ter a viscosa nessa situação, totalmente travada, pra mim alguém já tentou fazer alguma coisa e fez melda, logo logo vamos descobrir isso, pois quando o carro sair da pintura o sistema de arrefecimento será todo trocado, desde bomba a mangotes, acho que só o que vai ficar agora é o radiador, mas logo logo por prevenção ele vai ser trocado também.

Kiudog, sensação de dever cumprido de por tudo original hein hehehe...

Alexandre VTS, como falei acima, já vi alguns antes e depois medidos no dinamometro, porém alguns deles achei um pouco (demais) otimistas hehehe...

Abraços e obrigado



Corolla AE102 96 1.8 16v Auto
Grand Blazer MWM 4.2 Turbo Diesel
Omega Suprema CD 3.0
E36 328i Auto ano 96 (da namorada :D )

flaviocrp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 517
    • Email
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #9 Online: Janeiro 21, 2012, 09:54:48 am »
e ai amigão Alisson, mantem a Bimmer original mesmo tenho certeza que vc vai deixar ela tão zera quanto aos omegas lá na sua garagem....

Importando a viscosa sai baratinho perto do que vai gastar na adaptação, 250 cruzeiros de real...rsrsrsrs

Definitivamente a explicação do Matheus deixa qualquer um com vergonha de fazer uma adaptação dessas.

Abraços e precisando posta ai para ajudarmos.

Flávio
BMW E39 540 Motorsport

arturgoes

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1144
  • BMW E39 540i 6spd / MINI R56 LCI-N18
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #10 Online: Janeiro 21, 2012, 11:08:48 am »
Olha, comprei a minha viscosa essa semana original behr por 114 obamas. Aproveitei e comprei também as chaves pra trocar. tudo deu uns 225 obamas.

o clutch da behr é quase o dobro do preço de uma paralela na propria pelican. Eu optei por produto 100% OEM.

EDIT: o clutch da behr pra E36 tá 103 obamas!!! uma pechincha!

tem um da sachs também por 101, um da borg warner por 66 obamas.

eu iria de OEM supplier.
« última modificação: Janeiro 21, 2012, 11:16:37 am por arturgoes »

leorsxd

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 294
    • Email
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #11 Online: Janeiro 21, 2012, 02:35:19 pm »
Eu tenho medo da Viscosa, prefiro gastar R$ 1500/2000 e colocar a Eletrica duma vez.

Cada um pensa de uma maneira.

Na epoca que comprei o Omega, deixei de comprar um 95 com 65 mil Km, porque tinha a viscosa, e peguei um 97 com 90 mil km, que tem a Eletrica de 2 helices.

BMW 540i E39 96 Facelift 2002 Artic silver
Veloster 1.6 2013
Gol 92 1.6 @ 1.x T (Terapia anti-stress)

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #12 Online: Janeiro 21, 2012, 06:39:52 pm »
Eu tenho medo da Viscosa, prefiro gastar R$ 1500/2000 e colocar a Eletrica duma vez.

Cada um pensa de uma maneira.

Na epoca que comprei o Omega, deixei de comprar um 95 com 65 mil Km, porque tinha a viscosa, e peguei um 97 com 90 mil km, que tem a Eletrica de 2 helices.



Só não se esqueça que são carros totalmente diferentes, em porte e projeto... o projeto da BMW é certamente mais refinado que do Omega, que inclusive conheço muito bem, pois já tive três, sendo um preparado e todo alterado... costumeiramente alterações em BMW são feitas com peças OEM ou superiores à OEM, porém com a mesma funcionalidade/aplicação... mas se quer mesmo a elétrica, boa sorte !

Abraços !

ffrizzo

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 421
    • Frizzo
    • Email
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #13 Online: Janeiro 22, 2012, 11:04:48 am »
Eu tenho medo da Viscosa, prefiro gastar R$ 1500/2000 e colocar a Eletrica duma vez.

Cada um pensa de uma maneira.

Na epoca que comprei o Omega, deixei de comprar um 95 com 65 mil Km, porque tinha a viscosa, e peguei um 97 com 90 mil km, que tem a Eletrica de 2 helices.



Do meu ponto de vista. Acho que não foi um bom negócio.
Mesmo sendo o 97 com 90mil km só.

O Omega que eu tinha era um CD 95 com viscosa. E detalhe ele ja tinha 190mil/km com viscosa e Helices originais e tudo funcionava perfeitamente como deveria ainda.
Não acho que a viscosa que vinha nos omega é inferior as da BMW, acho que são de mesma qualidade.

Alisson Wagemacher

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 252
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #14 Online: Janeiro 22, 2012, 01:34:26 pm »
flaviocrp, pode ter certeza que estamos trabalhando nela pra deixar num estado impecável, como sempre me preocupei com os Omegas, to me preocupando agora com a BM uhauhauha, e realmente o custo da adaptação (pra fazer direito) vai ser MUITO mais caro do que manter o original, e creio que é isso que faremos.

arturgoes, na certa vou comprar uma na pelican, e valeu pelas dicas de marca, na hora da compra vou lembrar disso.

leorsxd, eu realmente não gosto de hélices, tanto é que tirei do meu 3.0, porém já peguei ruim, mas fico pensando que nunca vi uma BMW com algum tipo de problema de aquecimento quando sua viscosa funciona perfeitamente.
E ainda penso em outra coisa, se for colocar eletroventilador, terá que ser um bem grande, e isso vai gerar um gasto bem maior de eletricidade, fico com medo de sobrecarregar o alternador e gerar uma série de probleminhas, no meu 3.0 não deu problema algum, pois fiz a troca do alternador dele original por um de 140AH, pois o original deu problema.

Abraços

Corolla AE102 96 1.8 16v Auto
Grand Blazer MWM 4.2 Turbo Diesel
Omega Suprema CD 3.0
E36 328i Auto ano 96 (da namorada :D )

arturgoes

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1144
  • BMW E39 540i 6spd / MINI R56 LCI-N18
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #15 Online: Janeiro 22, 2012, 03:18:33 pm »
flaviocrp, pode ter certeza que estamos trabalhando nela pra deixar num estado impecável, como sempre me preocupei com os Omegas, to me preocupando agora com a BM uhauhauha, e realmente o custo da adaptação (pra fazer direito) vai ser MUITO mais caro do que manter o original, e creio que é isso que faremos.

arturgoes, na certa vou comprar uma na pelican, e valeu pelas dicas de marca, na hora da compra vou lembrar disso.


leorsxd, eu realmente não gosto de hélices, tanto é que tirei do meu 3.0, porém já peguei ruim, mas fico pensando que nunca vi uma BMW com algum tipo de problema de aquecimento quando sua viscosa funciona perfeitamente.
E ainda penso em outra coisa, se for colocar eletroventilador, terá que ser um bem grande, e isso vai gerar um gasto bem maior de eletricidade, fico com medo de sobrecarregar o alternador e gerar uma série de probleminhas, no meu 3.0 não deu problema algum, pois fiz a troca do alternador dele original por um de 140AH, pois o original deu problema.

Abraços


Com relação a troca do alternador, tem que ver direitinho. Não sei no seu carro, porém no meu ele é refrigerado a água. a água do radiador passa por ele pra refrigerar.

Alisson Wagemacher

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 252
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #16 Online: Janeiro 22, 2012, 10:33:48 pm »
arturgoes, no caso da 328i aaaacho que é apenas por ar, não vi nada que envolva mangotes e coisas do tipo por lá, e pode ter certeza que não quero mexer no alternador, nem se compara achar um alternador certo pro Omega de maior capacidade, e achar um pra BMW.
Pelo que vejo a solução mais inteligente vai ser trocar tudo por original e deixar o sistema de arrefecimento todo zerado.

Abraço
Corolla AE102 96 1.8 16v Auto
Grand Blazer MWM 4.2 Turbo Diesel
Omega Suprema CD 3.0
E36 328i Auto ano 96 (da namorada :D )

MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #17 Online: Janeiro 26, 2012, 11:43:36 pm »
Quem tiver no pique de fazer a modificação tem um brinquedinho que ajuda bem controlar os FANS, por temperatura, velocidade, quando liga o ar e etc, achei bem bacana.

FAN-PWM-V3
http://www.spal-usa.com/fans/automated/accessories/fanpwmV3.html

O manual
http://www.absoluteradiator.com/files/FAN-PWM-V3.pdf

Aproveitando a papo alguem tem ideia de quantos CFM's a ventoinha mecanica das BMW's atinge?


Alisson Wagemacher

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 252
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #18 Online: Janeiro 28, 2012, 11:04:31 pm »
Nossa cara! que doido isso, perfeito pra quem vai fazer um uso mais extremo do carro.
Corolla AE102 96 1.8 16v Auto
Grand Blazer MWM 4.2 Turbo Diesel
Omega Suprema CD 3.0
E36 328i Auto ano 96 (da namorada :D )

Casbarros

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 343
    • Email
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #19 Online: Janeiro 29, 2012, 09:46:34 am »
Fora as considerações, sempre embasadas tecnicamente, do Matheus, up-grade do sistema elétrico passa por ações mais amplas que o aumento da capacidade de carga da fonte de energia, no caso o alternador. Todo o sistema elétrico, fios, reles, cargas térmicas,  etc., devem ser verificados ou contar com a sorte e margem de segurança do sistema original, desprezando o fato do gerador maior aumentar a carga sobre o motor e dissipar mais calor no cofre do motor.
Sds.

Alisson Wagemacher

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 252
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #20 Online: Janeiro 31, 2012, 10:24:52 pm »
Casbarros, ''SEE'' eu fosse mesmo fazer a tal adaptação, não iria usar absolutamente nada do carro, nem sensor, nem fios, nem relé, fusível, nada nada mesmo, iria fazer tudo só pro eletro, como fiz no meu Omega 3.0.

Porém, originalmente o Omega 3.0 vem com um alternador de 120Ah, e fiz a substituição por um de 140Ah, pois o original dele deu pau e preferi nem mandar ajeitar, e isso fez tudo funcionar perfeito, porém com certeza não iria trocar agora na BMW, portanto, o sistema iria sobrecarregar com certeza, ia acontecer aquele lindo efeito de descarregar todo tempo bateria, ainda mais em trânsito pesado, quando o carro fica por horas em marcha lenta, ou quando o eletro ventilador liga, tudo no carro fica fraco, e uma série de fatores mais graves que é melhor nem pensar.

Abraços
Corolla AE102 96 1.8 16v Auto
Grand Blazer MWM 4.2 Turbo Diesel
Omega Suprema CD 3.0
E36 328i Auto ano 96 (da namorada :D )

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #21 Online: Fevereiro 13, 2012, 08:29:36 am »
Mto bom o manual para o FAN DELETE.

Creio que o sistema aguente numa boa, utilizando uma fiação "externa" direto com a bateria.

A maioria das pessoas, inclusive eu, possuem sistema de som com amplificador. No meu caso chega a puxar 90AMP no pico.
Nunca deu problemas na parte eletrica.
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #22 Online: Fevereiro 24, 2014, 02:11:28 pm »
Adicionando algumas considerações ao tema...já que falamos um pouco mais no tópico do Fabio hoje pela manha.

Pensando na linhagem M, o ultimo carro que veio equipado com este tipo de FAN foi a M3 e46, depois todos os sucessores vem com FAN elétrico.


Pitao

  • http://www.bimmerbrazil.com/forum/index.php?topic=10691.0
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2854
  • Heavy Metar or no Metal at all!
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #23 Online: Fevereiro 24, 2014, 02:27:06 pm »
eu nao tenho duvida que uma ventoinha bem dimensionada ira trabalhar tao bem quanto uma mecanica. porém, o que eu nao sei é se o alternador aguenta. e os alternadores da bmw não sao de "ap treskilimei", são refrigerados a agua e cheios de sacanagens. como faz para contornar esse problema?

turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Até que ponto vale a pena substituir ventoinha viscosa por elétrica?
« Resposta #24 Online: Fevereiro 24, 2014, 02:32:19 pm »
eu nao tenho duvida que uma ventoinha bem dimensionada ira trabalhar tao bem quanto uma mecanica. porém, o que eu nao sei é se o alternador aguenta. e os alternadores da bmw não sao de "ap treskilimei", são refrigerados a agua e cheios de sacanagens. como faz para contornar esse problema?
os carros novos tem um esquema que quando liga a ventoinha ela começa devagar e depois vai subindo
esses carros tem um funcionamento que se o carro não esta muito quente  , ela não funciona 100 % , apenas o suficiente
a grande vantagem de tirar a helice de carros antigos seria a potencia ganha
mais com a polia  da bmw a hélice gira solta e quando necessária ela trava e funciona mais rápido
se nao for carro de corrida eu não mexeria em algo eficiente
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado