Os gringos fazem muita merda... não é só pq é gringo, que fazem o correto (sei que o meu xará só citou como exemplo.. estou apenas alertando para tomarmos cuidado de nem sempre considerarmos a informação que vem de fora como soberana.. minha opinião..)... pelo contrário, eles são mais viciados em sair copiando o que o outro fala sem saber se funciona do que o brasileiros (que também fazem muito, principalmente devido aos fóruns que se popularizaram.. uma pq mentir na internet é muito fácil e quando eu percebo que o sujeito só ta falando lorota, eu nem participo mais, pois chega ser cômico..).
Vamos lá..já discuti isso antes aqui, mas não sei onde está o tópico.
Substituir a ventoinha mecânica com sistema de embreagem viscosa por uma ventoinha elétrica não é upgrade e sim downgrade.
A ventoinha mecânica não tem perdas por conversão de energia, pois é um link direto na bomba d'água. A embreagem viscosa anula a desvantagem de perdas por rotação desnecessária da ventoinha, já que a mesma patina propositalmente caso não haja necessidade de maior circulação de ar.
A ventoinha mecânica com sistema de embreagem viscosa, quando a temperatura está abaixo de 92 graus celsius, a perda de potência é próxima de nula, pois por mais que você enxergue a mesma circulando, a embreagem viscosa está mais patinando do que transferindo rotação da bomba d'água para a ventoinha. A perda se torna maior quando a temperatura sobe e então a velocidade da bomba d'água se aproxima da velocidade da ventoinha, devido maior viscosidade da embreagem viscosa (ao contrário da maioria das mídias, na embreagem viscosa, quanto maior a temperatura, maior a viscosidade, logo, maior a transferência de energia cinética).
Se você remove sua ventoinha mecânica e coloca uma elétrica, sua única vantagem será não tem perda nenhuma na faixa abaixo de 92 graus.. mas o que perde a mecânica nessa condição, como disse acima, é irrelevante, que nem em um dinamômetro você conseguiria aferir, pois estaria abaixo até da margem de erro (mas em um dyno é bem difícil fazer esse teste justamente porque sempre o motor acaba esquentando... talvez no pico do inverno seja possível).
A partir do momento que necessita troca de calor e ambas ventoinhas necessitam estar a 100% de sua capacidade, a ventoinha elétrica roubará mais potência que a mecânica, pelo simples fato da elétrica consumir energia elétrica para converter em energia cinética, que essa por sua vez já vem convertida de cinética para elétrica pelo alternador, que em média tem perdas de até 35%.. ou seja, toda potência que o seu alternador rouba do seu motor, 35% é jogada no lixo por conversão de energia... e a BMW da muito foco nisso, pois a maioria das Bimmers tem refrigeração no alternador, seja por desvio de fluxo de ar ou por circulação ativa do líquido de arrefecimento. Pois quanto menor for a temperatura do alternador, maior será sua eficiência.
Já a ventoinha mecânica não tem perdas por conversão de energia. É o método mais eficiente de se converter a energia cinética já gerada no motor para deslocar ar.
Agora, é como eu já disse antes... se não fez a manutenção.. só rodou.. é normal dar dôr de cabeça e isso não ocorre somente com embreagem viscosa.. bomba d'água.. sistemas de tensores e etc..
A embreagem viscosa original vai muito bem até seus 120.000km, mesmo em uso severo.. dificilmente te trará problemas antes dessa km (a minha troquei nessa km por preventiva, pois não apresentou nenhum problema.. mas eu não espero dar problema... tenho a antiga em perfeito estado guardada até hoje).. mas já ví Bimmers com mais de 200.000km que ainda tinha a embreagem viscosa original.. é bem fácil de estimar que logo o proprietário terá uma ventoinha atravessada no radiador.
E por fim, mesmo para quem busca performance não vale a pena..
Talvez só justifique para quem corra em pista 100% do uso do carro e em rotação bem acima do estipulado pelo fabricante.. Ou então aquele que prefira ter uma ventoinha elétrica para controlar a mesma via sinal PWM com uma ECU aftermarket 100% stand-alone (como a Motec faz por exemplo).. Enfim, casos específicos, que com certeza não é da maioria desses gringos, que fazem sem ter a menor idéia do que representa na prática.
até a M3 E46 com o motor S54 que gira 8K rpm original utiliza ventoinha mecânica e ainda não ví um S54 descolando a viscosa.. e olha que normalmente quem tem S54, mói sem dó..
Abraços,
Matheus