Vamos lá pessoal, ontem efetuei a troca de óleo e tirei as fotos para fazer o DIY!
O tutorial serve para todas as 4 cilindros sem turbo motor n46
Troca de Oleo BMW e90 320i LCI
Tempo de serviço: 1 hora
Nivel de dificuldade: Fácil
Nivel de raiva que sua mulher vai ficar de voce: 0 se voce avisar antes e não cagar a garagem toda.
Ferramentas Necessárias:
* Filtro de óleo OEM part number 11427508969
* Óleo a escolha 4.3 Litros - Eu uso Motul 8100 X-Cess 5w40
* Militec - 1 garrafa de 200 ml (Eu comprei uma garrafa de militec, o Dean da Z4M me recomendou. Eu achei uma otima aquisição. O motor n46b20 é um motor muito barulhento, depois que eu usei o militec achei o funcionamento do motor ficou mais suave. Achei que o carro liga frio de maneira mais suave.)
* Torquimetro
* Cabo de força
* Alavanca
* Soquete sextavado numero 17
* Chave allen ajuda, mas não é necessário (não lembro qual o número exato)
* Moeda de 1 real
* Para abertura do receptaculo do filtro de óleo é sugerido mas não completamente necessário usar essa ferramenta azul da foto. Ela é a ferramenta de abertura do receptáculo do filtro. Voce pode usar uma ferramenta genérica de remoção, porem ira marcar a tampa. Fica a criterio da pessoa!
* Os o-rings e o anel de cobre vem no filtro original
* Uma bacia grande para o oleo cair em cima dela. Eu uso uma bacia de misturar cimento, comprei na leroy e custou uns 13 reais.
* Funil
* Galão para depositar o óleo velho
* extensor para o cabo de força
* Luvas de nitrilico (O oleo e quente, e a luva e uma proteção a mais)
- Ferramentas necessárias
- Ferramenta genérica de remoção de filtro
De uma voltinha com o carro para esquentar um pouco o óleo e sair mais rápido, mas não ande muito senão o óleo fica quente demais e se torna perigoso o procedimento.
1: A primeira coisa a se fazer e remover a tampa de óleo - Tampa de óleo
- Tampa removida
2: a segunda coisa a se fazer e remover o filtro. O filtro fica dentro desse receptaculo. Caso voce nao possua torquimetro o que voce pode fazer e colar uma fita crepe na tampa e no receptaculo. Assim quando a fita rasgar voce pode girar a tampa ate a fita se alinhar de novo, assim voce sabera que a tampa esta mais ou menos com o mesmo torque- Receptáculo do filtro
- Ferramenta especial de remoção do filtro em sua posição de uso
- Aqui o oleo velho de 4900 km dentro do receptáculo do filtro
3: O proximo passo e remover o dreno do oleo. Ele fica dentro de uma portinha que voce abre usando a moeda. Essa portinha fica embaixo do motor, onde tem o protetor de carter de plástico. Voce enfia a moeda e gira ate abrir. Após aberto a portinha acople o soquete 17 com o cabo de forca e o extensor conectados no dreno. O que eu faço e o seguinte: Afrouxo com o soquete 17 depois uso a alen para ir soltando ate o fim. Eu vou soltando e empurrando pra dentro um pouquinho de forma que quando o dreno cai ele cai de uma vez. Assim a alen, o anel de cobre e o dreno caem dentro da bacia de óleo.- Dreno já aberto saindo o óleo
- Visão afastada
- Bacia de óleo
4: Despeje o óleo velho no galão com auxilio do funil para não cagar sua garagem inteira e sua mulher não te bater. Repare com o óleo velho estava escuro. Rodou 4900 KM- Óleo velho já no recipiente
OBS: Eu gosto de fazer esse serviço de noite, pois assim eu deixo o carro a noite inteira escorrendo e no dia seguinte de manhã eu concluo o processo.
5: Agora feche o dreno. Insira o anel de cobre e depois coloque o dreno de volta no carter. O torque do dreno e o mesmo da tampa do filtro de óleo - 25 Nm (18.4 ft-lb)6: Agora iremos trabalhar no filtro. Para remover o filtro da tampa voce precisa colocar um pano no chao e segurar a tampa com a mão e dar umas pancadinhas no pano. O filtro deve ser segurado na tampa e voce deve bater no pano uma especie de caninho que fica embaixo do filtro- Filtro separado da tampa. Repare no caninho
7: Com o filtro velho ja removido vamos substituir os O-rings e o filtro em si. Comece de baixo pra cima. O menor o-ring fica embaixo no biquinho, o o-ring de tamanho medio vai no meio e o oring grande vai em cima na rosca. Preste bastante atencao nas posicoes antes de tirar para nao errar onde colocar. O oring grande e crucial para evitar vazamentos depois. Use uma chave de fenda de maneira gentil para remover os o-rings.- O-rings
8: Agora coloque o óleo novo pela primeira tampa da foto. A tampa preta. despeje 4 litros pela tampa preta. Os 300 ml despeje diretamente no filtro e no receptáculo do filtro de óleo. O militec jogue um pouquinho no receptáculo, e o resto tudo na tampa preta. - Oleo e militec
9: Feche a tampa do filtro do óleo usando o torque correto - 25 Nm (18.4 ft-lb)
10: Está concluido o serviço. Caso queira efetue o reset do computador de bordo seguindo os passos desse video:Os passos para reset são:
Insira chave no slot
Ligue o carro
Segure o botao de zerar o hodometro
Ira aparecer uma exclamacao amarela, continue segurando
Ira aparecer um simbolo do oleo, solte o botao
Se aparecer uns trecos escrito em alemao voce apertou demais. Desligue o carro e comece de novo
selecione reset com a alavanca de navegacao do computador de bordo no emblema do oleo
segure o botao ate resetar
pronto
Servico concluido!!