Autor Tópico: [DIY] Troca de óleo e filtro BMW 320 e90 LCI (motor N46)  (Lida 1591 vezes)

davi.df

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 244
    • Email
[DIY] Troca de óleo e filtro BMW 320 e90 LCI (motor N46)
« Online: Abril 27, 2014, 10:15:53 pm »
Vamos lá pessoal, ontem efetuei a troca de óleo e tirei as fotos para fazer o DIY!
O tutorial serve para todas as 4 cilindros sem turbo motor n46

Troca de Oleo BMW e90 320i LCI
Tempo de serviço: 1 hora
Nivel de dificuldade: Fácil
Nivel de raiva que sua mulher vai ficar de voce: 0 se voce avisar antes e não cagar a garagem toda.

Ferramentas Necessárias:

* Filtro de óleo OEM part number 11427508969
* Óleo a escolha 4.3 Litros - Eu uso Motul 8100 X-Cess 5w40
* Militec - 1 garrafa de 200 ml (Eu comprei uma garrafa de militec, o Dean da Z4M me recomendou. Eu achei uma otima aquisição. O motor n46b20 é um motor muito barulhento, depois que eu usei o militec achei o funcionamento do motor ficou mais suave. Achei que o carro liga frio de maneira mais suave.)
* Torquimetro
* Cabo de força
* Alavanca
* Soquete sextavado numero 17
* Chave allen ajuda, mas não é necessário (não lembro qual o número exato)
* Moeda de 1 real
* Para abertura do receptaculo do filtro de óleo é sugerido mas não completamente necessário usar essa ferramenta azul da foto. Ela é a ferramenta de abertura do receptáculo do filtro. Voce pode usar uma ferramenta genérica de remoção, porem ira marcar a tampa. Fica a criterio da pessoa!
* Os o-rings e o anel de cobre vem no filtro original
* Uma bacia grande para o oleo cair em cima dela. Eu uso uma bacia de misturar cimento, comprei na leroy e custou uns 13 reais.
* Funil
* Galão para depositar o óleo velho
* extensor para o cabo de força
* Luvas de nitrilico (O oleo e quente, e a luva e uma proteção a mais)

- Ferramentas necessárias


- Ferramenta genérica de remoção de filtro


De uma voltinha com o carro para esquentar um pouco o óleo e sair mais rápido, mas não ande muito senão o óleo fica quente demais e se torna perigoso o procedimento.

1: A primeira coisa a se fazer e remover a tampa de óleo

- Tampa de óleo


- Tampa removida


2: a segunda coisa a se fazer e remover o filtro. O filtro fica dentro desse receptaculo. Caso voce nao possua torquimetro o que voce pode fazer e colar uma fita crepe na tampa e no receptaculo. Assim quando a fita rasgar voce pode girar a tampa ate a fita se alinhar de novo, assim voce sabera que a tampa esta mais ou menos com o mesmo torque

- Receptáculo do filtro


- Ferramenta especial de remoção do filtro em sua posição de uso


- Aqui o oleo velho de 4900 km dentro do receptáculo do filtro


3: O proximo passo e remover o dreno do oleo. Ele fica dentro de uma portinha que voce abre usando a moeda. Essa portinha fica embaixo do motor, onde tem o protetor de carter de plástico. Voce enfia a moeda e gira ate abrir. Após aberto a portinha acople o soquete 17 com o cabo de forca e o extensor conectados no dreno. O que eu faço e o seguinte: Afrouxo com o soquete 17 depois uso a alen para ir soltando ate o fim. Eu vou soltando e empurrando pra dentro um pouquinho de forma que quando o dreno cai ele cai de uma vez. Assim a alen, o anel de cobre e o dreno caem dentro da bacia de óleo.

- Dreno já aberto saindo o óleo


- Visão afastada


- Bacia de óleo


4: Despeje o óleo velho no galão com auxilio do funil para não cagar sua garagem inteira e sua mulher não te bater. Repare com o óleo velho estava escuro. Rodou 4900 KM

- Óleo velho já no recipiente



OBS: Eu gosto de fazer esse serviço de noite, pois assim eu deixo o carro a noite inteira escorrendo e no dia seguinte de manhã eu concluo o processo.

5: Agora feche o dreno. Insira o anel de cobre e depois coloque o dreno de volta no carter. O torque do dreno e o mesmo da tampa do filtro de óleo - 25 Nm (18.4 ft-lb)

6: Agora iremos trabalhar no filtro. Para remover o filtro da tampa voce precisa colocar um pano no chao e segurar a tampa com a mão e dar umas pancadinhas no pano. O filtro deve ser segurado na tampa e voce deve bater no pano uma especie de caninho que fica embaixo do filtro

- Filtro separado da tampa. Repare no caninho


7: Com o filtro velho ja removido vamos substituir os O-rings e o filtro em si. Comece de baixo pra cima. O menor o-ring fica embaixo no biquinho, o o-ring de tamanho medio vai no meio e o oring grande vai em cima na rosca. Preste bastante atencao nas posicoes antes de tirar para nao errar onde colocar. O oring grande e crucial para evitar vazamentos depois. Use uma chave de fenda de maneira gentil para remover os o-rings.

- O-rings


8: Agora coloque o óleo novo pela primeira tampa da foto. A tampa preta. despeje 4 litros pela tampa preta. Os 300 ml despeje diretamente no filtro e no receptáculo do filtro de óleo. O militec jogue um pouquinho no receptáculo, e o resto tudo na tampa preta.

- Oleo e militec


9: Feche a tampa do filtro do óleo usando o torque correto - 25 Nm (18.4 ft-lb)

10: Está concluido o serviço. Caso queira efetue o reset do computador de bordo seguindo os passos desse video:



Os passos para reset são:
Insira chave no slot
Ligue o carro
Segure o botao de zerar o hodometro
Ira aparecer uma exclamacao amarela, continue segurando
Ira aparecer um simbolo do oleo, solte o botao
Se aparecer uns trecos escrito em alemao voce apertou demais. Desligue o carro e comece de novo
selecione reset com a alavanca de navegacao do computador de bordo no emblema do oleo
segure o botao ate resetar
pronto

Servico concluido!!
« última modificação: Maio 23, 2014, 01:26:40 pm por Felipe_Baratto »

William

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2351
Re:DIY - Troca de óleo e filtro BMW 320 e90 LCI (motor N46)
« Resposta #1 Online: Abril 27, 2014, 10:45:56 pm »
Davi, pagou quanto no Motul?
BMW M Power: To be first every day

davi.df

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 244
    • Email
Re:DIY - Troca de óleo e filtro BMW 320 e90 LCI (motor N46)
« Resposta #2 Online: Abril 28, 2014, 02:26:01 am »
Paguei bem caro. 60 reais o litro!

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk


Sayão

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 77
    • Email
Re:[DIY] Troca de óleo e filtro BMW 320 e90 LCI (motor N46)
« Resposta #3 Online: Junho 28, 2014, 04:29:18 pm »
Grande Davi, excelente tutorial!

Essa semana troquei óleo, filtro e filtro de ar da minha 118i e seu tópico foi muito útil. Comprei os filtros na concessionária e o óleo coloquei o Motul 8100 X-cess 5w40 também.

Coloquei os 200ml de Militec para ver como ficava mas aparentemente não senti muita diferença.

Abraços!

davi.df

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 244
    • Email
Re:[DIY] Troca de óleo e filtro BMW 320 e90 LCI (motor N46)
« Resposta #4 Online: Julho 07, 2014, 10:26:16 pm »
fico feliz em ter ajudado sayao! Precisando estamos ai!