Boa noite confrades!
Venho aqui postar minha experiencia com o temido "code 40" da E36.
Tudo começou quando um belo dia, apos trocar a junta elastica do cardan, o carro não apagar a luz espia da TCM quando a chave colocada em posição 1.
O problema se resumia a luz acender em qualquer situação, a ignição era desligada, aguardava 5 segundos ligada novamente, e a luz apagava.
Apos passar o scanner pelo carro, detectou-se o codigo 40 (pressure regulator).
O cambio que equipa minha bimmer e grande parte das americanas e o A4S/270R (designação BMW) ou 4L30E (designação GM), um cambio fabricado pela GM, que equipa alguns modelos de Honda, Izusu, o GM Omega A e nossas bimmers. E um bom cambio, de fabricação modular.
Existem contradições nas literaturas (grande parte voltada para o Honda Acura e o Omega A), na nomenclatura do regulador de pressão, até que por associação, cheguei ao solenoide de força do motor (EPC force motor solenoid).
Apos duas trocas de oleo, e algumas tentativas e erros na resolução do problema, cheguei a um boletim tecnico BMW, que explicava exatamente a problematica.
Algumas das causas do problema são:
1- Pino 19 da TCM (terra) com mal contato
2- Pino 37 da TCM (sinal da ignição) com baixa voltagem
3- Alternador defeituoso com geração de picos de voltagem (AC mode)
4- Baixa resistencia da solenoide (deve estar por volta de 3,7 a 4,7 ohm)
5- programação sensivel da TCM (trocar o modulo)
No meu caso, descobri o erro, estando no chicote eletrico. o ex-proprietario mexeu na ECU, deixando ela e o modulo TCM soltos no compartimento, o que estava gerando um mal contato na fiação do chicote. tudo no lugar e problema resolvido.
Espero que ajude algum confrade que esteja na mesma situação que eu estava. INFELIZMENTE cambio automatico no brasil ainda é um bixo de sete cabeças... Temos que buscar em literaturas americanas e alemãs para ajudar.
Um forte abraço