Autor Tópico: [DIY] Code 40 "pressure regulator" na TCM do cambio A4S/270R  (Lida 1532 vezes)

thiago omega

  • Visitante
[DIY] Code 40 "pressure regulator" na TCM do cambio A4S/270R
« Online: Março 02, 2013, 12:01:01 am »
Boa noite confrades!

Venho aqui postar minha experiencia com o temido "code 40" da E36.

Tudo começou quando um belo dia, apos trocar a junta elastica do cardan, o carro não apagar a luz espia da TCM quando a chave colocada em posição 1.

O problema se resumia a luz acender em qualquer situação, a ignição era desligada, aguardava 5 segundos ligada novamente, e a luz apagava.

Apos passar o scanner pelo carro, detectou-se o codigo 40 (pressure regulator).

O cambio que equipa minha bimmer e grande parte das americanas e o A4S/270R (designação BMW) ou 4L30E (designação GM), um cambio fabricado pela GM, que equipa alguns modelos de Honda, Izusu, o GM Omega A e nossas bimmers. E um bom cambio, de fabricação modular.

Existem contradições nas literaturas (grande parte voltada para o Honda Acura e o Omega A), na nomenclatura do regulador de pressão, até que por associação, cheguei ao solenoide de força do motor (EPC force motor solenoid).

Apos duas trocas de oleo, e algumas tentativas e erros na resolução do problema, cheguei a um boletim tecnico BMW, que explicava exatamente a problematica.

Algumas das causas do problema são:

1- Pino 19 da TCM (terra) com mal contato
2- Pino 37 da TCM (sinal da ignição) com baixa voltagem
3- Alternador defeituoso com geração de picos de voltagem (AC mode)
4- Baixa resistencia da solenoide (deve estar por volta de 3,7 a 4,7 ohm)
5- programação sensivel da TCM (trocar o modulo)

No meu caso, descobri o erro, estando no chicote eletrico. o ex-proprietario mexeu na ECU, deixando ela e o modulo TCM soltos no compartimento, o que estava gerando um mal contato na fiação do chicote. tudo no lugar e problema resolvido.

Espero que ajude algum confrade que esteja na mesma situação que eu estava. INFELIZMENTE cambio automatico no brasil ainda é um bixo de sete cabeças... Temos que buscar em literaturas americanas e alemãs para ajudar.

Um forte abraço

 
« última modificação: Maio 23, 2014, 01:43:02 pm por Felipe_Baratto »

flaviocrp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 517
    • Email
Re:(Tutorial) Code 40 "pressure regulator" na TCM do cambio A4S/270R
« Resposta #1 Online: Março 07, 2013, 05:04:26 pm »
Parabens Thiago, feliz em saber que resolveu o problema!!!

Se fosse em um mecanico boqueta ja ia querer abrir o cambio.

Abraços

Flávio
BMW E39 540 Motorsport

thiago omega

  • Visitante
Re:(Tutorial) Code 40 "pressure regulator" na TCM do cambio A4S/270R
« Resposta #2 Online: Março 07, 2013, 05:29:41 pm »
Vlw Flavio!

Agora falta só o radiador... ja vi q minha TCM e meio temperamental, e toda vez q ta um dia muito quente, a luz acende quando vou dar a partida... mas isso é em casos extremos, devo dar uma limpeza no sistema de refrigeração do cambio esse mes ainda

MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:(Tutorial) Code 40 "pressure regulator" na TCM do cambio A4S/270R
« Resposta #3 Online: Março 07, 2013, 05:42:46 pm »
boa Thiago, obrigado por postar.