Citando um caso extremo..hehhe Usava o helix 15w50 no Dakar(168hp) em track days com trocas a cada 3.000km peguei o carro com cerca de 140.000km, e vendi com 160.000km ou seja 20.000km de Track days e em pista, lembrando q o carro só saia de casa para "acelerar", o carro hj está com + de 200.000km ainda com motor std, O único problema foi o esticador da correia q o novo dono não trocou e acabou trancando, trocou o cabeçote e esta na pista novamente.... Outro caso extremo é o meu VTS-T usava o mesmo óleo, participando de track days virando em torno de 1.30 em JPA (participei de uns 10 track days com ele), indo e voltando para SP no carro(em torno de 3h e 40mim), Peguei o carro com 76.000km e vendi com 110.000km e o dono continua com a mesma rotina...
Entendo claramente a questão de propriedades e aditivos. Inclusive qt a temperatura e ciclos. Apenas estou citando um caso extremo(MEU), para servir de referência Negativa...hehhehehheheh
Aproveito para comentar o q o Pep falou, Tem óleos que são fabricados para uso ESPECÍFICO ou seja, é o MELHOR para aquela situação ESPECÍFICA... Qd usado em outra situação, pode não ser a melhor escolha...
Ps: Apenas relatei uma situação MINHA(não quer dizer q seja a certa, óbvio..heheheh) e coloquei MINHA opinião sobre o ponto de vista do Pep... Para Usar na BMW, ainda não sei... mas provavelmente vou seguir as especificações do manual e somar aditivos para manter a propriedade em altas temperaturas(caso eu não use o radiador de óleo e use o SC/turbo).
Abraços.