Galera,
Primeiramente, parabéns pela qualidade técnica do fórum. Me cadastrei mais cedo, dei uma olhada nos fóruns de uma maneira geral e realmente o nível aqui é excelente. Espero tirar todas as minhas dúvidas e ajudar no que for preciso.
Bem...em relação ao tópico, sou entusiasta automotivo e sempre fui apaixonado pelas marcas alemães (principalmente Bmw e Mercedes). Decidi que chegou a hora de pegar um carro com único intuito de me divertir, isto é, viagens de fim semana com a família, passeios com amigos entusiastas e claro, umas esticadinhas de vez enquando. Será o segundo carro da casa e não será usado no dia a dia (salvo raras exceções). Assim sendo, priorizo o prazer em dirigir.
Minha intenção inicial era comprar uma E36, no entanto, pesquisando na OLX/Webmotors da vida, observei que o valor muda muito pouco pra uma 528i. Aí surgem as dúvidas:
- Muda muita coisa em termos de valores de manutenção de uma pra outra?
- E de facilidade de encontrar peças de uma pra outra? Pelo que observei, ambas usam o M52 com Vanos single (só muda nas 528 de 98 pra frente, certo?). Mas e as peças excluisvas de ambas (suspensão, por exemplo), é chato de encontrar?
- No que se refere a mão de obra, dá o mesmo ou é mais chato achar quem mexa com série 5? Tenho a intenção de procurar uma oficina especializada aqui no Rio, pra não ficar levando o carro na mão de curiosos e acabar transformando o sonho em pesadelo.
- Algum defeito crônico nas série 5 que não tenha nas série 3?
- Consumo da 528 é muito maior que da 328? Isso não será fator determinante pra compra porque o carro só será usado em fim de semana, mas é bom esclarecer.
- Desempenho, como fica em ambos? E36 leva vantagem por ser mais leve?
- E a tocada em si, tem diferença de comportamento dinâmico? Qual preferem?
A intenção era ir em alguma MT em ambos os casos, mas tá cada vez mais difícil achar. Comprar AT e fazer o swap pra MT é uma opção viável nos dois casos?
Não tenho intenção de fazer muitas modificações mecânicas em nenhuma das opções. No máximo um escap (os 6 cilindros merecem ganhar voz...rs) e suspensão um pouco mais baixa (molas esportivas...nada exagerado) pra melhorar ainda mais a tocada.
Na estética, vou colocar alguma roda mais estilosa em ambos os casos (rodas OEM BMW somente) e, quem sabe, se conseguir achar e/ou trazer, um Kit M.
Desde já agradeço a ajuda.
Abraços.