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E36 - Tabela de manutenção usual para E36

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MatheusS50:
Olá pessoal..

Afim de ajudar a maioria dos proprietários de E36, preparei uma tabela de manutenção usual para nossas Bimmers. Claro que é apenas uma referência e esses itens podem desgastar de forma diferenciada em relação ao uso e período exposto a esse uso. Sinta-se livre em opinar uma divergência que ocorreu em seu carro, citando sempre as condições de uso e a marca da peça que foi utilizada (importantíssimo, pois peça de baixa qualidade pode durar 1/3 de uma OEM):

Motor:
-Bomba d´água original (rotor de plástico ou composto): 70.000km (rotor de metal pode durar mais, porém é mais pesado e gera vazamento no eixo. Para quem pretende trabalhar em regime de rotações elevadas, melhor usar a de plástico/composto original. A versão EURO da M3 tem uma bomba d´água diferenciada e de durabilidade bem acima dos motores M50 based)
-Radiador original: 100.000km
-Mangueiras de arrefecimento originais: 120.000km
-Embreagem viscosa da ventoinha original: 100.000km
-Válvula termostática: 70.000km
-Coxins: 120.000km
-Mangueiras de combustível: 200.000km
-Regulador de pressão: 80.000km
-Esticador superior e inferior da corrente de comando: modelo antigo: 80.000km / modelo novo: 120.000km
-Correia do a/c: 40.000km
-Correia principal dos auxiliares: 40.000km (preventiva)
-Roletes das correias: 100.000km
-Tensionadores hidráulicos que atuam nos roletes: 120.000km
-Junta da tampa de válvulas : 60.000km (coloquei baixo assim, pois até hoje não ví um M50 que não vazasse, ou ao menos "melar" a tampa de válvula)
-Catalisador: 100.000km
-Sonda lambda: 100.000km (relativo, poderá ter lentidão no sinal, assim como perda de confiabilidade do lambda  antes ou depois dos 100.000km, depende diretamente das condições que foi exposta. Em E36 OBD II, são duas sondas, uma antes e outra depois do catalisador. A ECU usa como gerenciamento, somente a primeira sonda, sendo a segunda somente como fator de controle da eficiência do catalisador.)
-Crank sensor: 100.000km ou mais de 10 anos (não é um item que deveria ter vida útil, mas conforme relato do colega Ekipe, não é raro E36 com problemas nesse sensor devido o ressecamento do chicote do mesmo. Evitar também uma curvatura de ângulo muito fechado quando for manusear o chicote desse sensor, pois isso ajuda a trincar o fio internamente. Esse sensor é crítico para o funcionamento do motor, pois quando o mesmo não envia sinal para a ECU, a mesma cortará ignição e combustível. É o único sensor capaz de imobilizar completamente o motor, sem nem permitir que a ECU trabalhe em safe mode.)
-Demais sensores (sensor de posição do comando de válvulas, sensor de temperatura d´água, sensor TPS..etc): Como preventiva, também poderão ser substituídos aos 100.000km ou quando o carro tiver mais de 10 anos. Como não são sensores que chegam a imobilizar o veículo e te deixar na mão, se torna facultativa a troca por pura prevenção. Mesmo porque, é possível checar o bom funcionamento dos mesmos medindo o sinal de retorno para a ECU. Estando dentro do especificado, o sensor ainda opera corretamente.



Transmissão:
-Embreagem (platô, disco e rolamento): 120.000km
-Coxins de suporte do câmbio e diferencial: 100.000km
-FlexDisc: 80.000km (se escorrer óleo do câmbio no mesmo, pode ir embora em 1/3 dessa km.. por isso, sempre cheque sua Bimmer quanto a vazamentos)
-Rolamento de apoio do cardã: 150.000km


Suspensão (item crítico de estimar, pois varia absurdamente em relação ao tipo de uso):
-Amortecedores e molas: 50.000km
-Buchas de bandejas e batentes: 60.000km
-Bieletas: 60.000km
-Buchas das estabilizadoras: 60.000km
-Pivôs: 60.000km


Espero que tenha ajudado.


Abraços,


Matheus

Pedro:
Aproveitando o embalo vou colocar aqui algumas impressões.

1. Não há duvida que um dos problemas mais notórios do E36 é a bomba d'agua... até meados de 1997 os carros tinham um rotor de plástico que com grande frequencia quebra prematuramente. O intervalo tipico de manutenção gira em torno de 100-120 mil km's mais eu já tentei substituir por uma não original que durou meros 30 mil km's.

2. Outro defeito comum é o vazamento de óleo da embreagem viscosa que termina por retirar seu rendimento quando o motor mais precisa (marcha-lenta)... na maioria das vezes da um sinal que é o ligeiro aquecimento em marcha lenta logo compensado no menor toque no acelerador. Se trocar sugiro substituir a hélice que também se decompõe com o tempo.

3. por ultimo eu ficaria de olho no radiador cujas laterais, de plastico, tendem a apresentar rachaduras mesmo que aparentemente boas, e por falar em peça plástica, não esquecer de verificar (mesmo que visualmente) a válvula termostatica.

4. recentemente substituí as mangueiras de combustível próximas ao motor pois tendem, com a caloria, endurecer e vazar.... a propósito o defeito ficou tão seriamente conhecido a ponto de gerar um RECALL nos EUA que, contudo, não foi realizado aqui (até onde tenho noticia).

5. barulho de tic-tac no motor dos E36 (tipo diesel) em partida e/ou funcionamento pode acontecer e égeralmente significa má atuação no VANOS por deficiência de lubrificação... isso pode significar também o inicio de processo de engraxamento de motor, algo que acontece com os donos relapsos nas trocas de óleo... a propósito a ocorrência de barulho na partida é considerado pela BMW normal, anormal é a persistência do mesmo.

6. e por falar em ruídos no motor, os E36 equipados com motor M50 (325i) são conhecidos pelo matraque inicial de tucho, fato que até gerou a época do lançamento do carro um Recall pela BMW para troca dos mesmos mais que posteriormente ficou provado ser o "barulho" compatível com a idade do mesmo.

7. para quem esta comprando carro 4cyl com motor 1.8i (M42) este é famoso por apresentar anomalia no tensor da corrente.

8. marcha-lenta irregular ou "pesada" esta geralmente associada a sujeira do atuador de marcha lenta (ou IDLE CONTROL VALVE) ou remotamente a deficiencia na leitura da sonda lambda agora se estiver associada a uma baixa de rendimento que acaba em alto giro significa que pode ser o solenoide do vanos emperrado aberto. Não esquecer que o sensor do modelo 4cyl foi atualizado para o numero 13 41 1 435 846 que não promoverá o assobio na atuação...

9. em todos os modelos E36 (compact, sedã ou coupé) 4 ou 6 cyl voce vai conviver com aquele problema da junta do cabeçote e das velas...

10. algumas variações do E36/M52 de 1996 (foram 410 mil carros europeus) tiveram problema no corpo de borboleta, mais especificamente no suporte de plastico do cabo do acelerador e do piloto automatico ocasionado por uma luva que pode prender o cabo... a solução adotada pela BMW no recall foi trocar a mola e os terminais de ambos os cabos.

11. modelos com VANOS fabricados de 1/92 a 8/94 (o meu inclusive) são barulhentos quando ligados em clima frio... alguns americanos chegam a reclamar (CHECK ENGINE) ou necessitam girar a chave duas vezes para ligar... isso foi resolvido por uma reprogramação no EPROM (MODIC 1.5 ou superior).

Bem, essas são as observações referentes ao motor, posteriormente coloco as da transmissão, ABS e Suspensão.

Abraços
Pedro Vaz

Pedro:
Segue abaixo um esclarecimento sobre o que deve ser verificado para no caso específico do Inspection I


1. Compartimento do Motor

- substituir oleo & filtro de óleo
- verificar fluido de freio/embreagem
- verificar/eliminar corrosão no compartimento de bateria
- verificar nivel de agua e aditivo
- lubrificar engrenagem do corpo de borboleta

2. No elevador

- verificar se há vazamento externo na transmissão e linha de transmissão
- verificar o nivel do oleo de transmissão na caixa manual
- verificar o nivel do oleo do diferencial e completar caso necessario
- verificar a linha de combustível e todas as suas conexãoes por vazamentos
- inspecionar descarga
- verificar caixa de direção, terminais de direção, inspecionar bomba de direção quanto a vazamento e verificar o nivel do fluido.
- inspecionar sistema de freio para eliminar vazamento, linha danificada, desmontar pinças, verificar pastilhas de freio espessura do disco.
-  inspecionar freio de mão
- inspecionar rodas, pneus, estepe e calibra-los.

3. Carroceria

- lubrificar porta, abertura do capo
- verificar farol (foco) ajustar se necessário
- verificar operação do farol baixo, alto, luz de estacionamento, luz de ré, luz de placa, luz interior, luz porta luvas, luz do compratimento do motor, luz da mala, setas, luz de emergencia, luz de parqueamento, farol alto e dimer.
- substituir microfiltro do AC e verificar o funcionamento do AC
- verificar a funcionalidade dos cintos de segurança
- verificar sensores de acionamento do AIR-BAG e aperto do mesmo.
- verificar fluido do limpador de parabrisa e concentração do aditivo de limpeza (para quem tem) verificar o estado do limpador de para-brisa.
- apertar parafusos e roscas de portas e fechadura
- substituir bateria de chave/alarme de acionamento remoto (se necessário)

4. Teste de Rua

verificar funcionamento de freio, performance do motor, caixa manual e/ou automatica, direção hidraulica, espelhos retrovisores, aquecimento e ar-condicionado.

5. Reset do intervalo de manutenção

Apagar o indicador de manutenção ISPECTION I

Pronto, cumprida essa rotina de manutenção seu BMW deverá estar funcionando dentro dos parametros da fabrica valendo lembrar caso haja necessidade de efetuar a troca de qualquer outra parte/componente que não esteja elencado nessa rotina, que a mesma seja feita em faturamento a parte de nota, serviço e peça ao cliente.

Abraços,
Pedro

PS - o controle sobre o tipo de fluido (freio/direção/radiador), data de instalação e data de substituição depende de anotação no manual ja que existem diferentes fluidos cujo periodo de troca varia de um para outro.

Pedro:
Para quem esta entrando no BimmerBrazil e não entende nada de BMW e volta e meia se depara com a necessidade de atender aos avisos de manutenção, segue abaixo a descrição da rotina de manutenção padrão para a indicação OIL SERVICE.

1. Compartimento do motor

- Substituir oleo do motor e filtro de óleo (motor deve estar aquecido)
- Verificar nivel dos seguintes fluídos (agua, direção hidraulica, freio/embreagem, ATF)

2. Itens para verificar com o carro no elevador

- verificar braços de direção e caixa de direção para ver se há folga e/ou vazamentos
- verificar pinças, espessura do disco e das pastilhas de freio. Inspecionar mangueiras e linhas de fluidos para eliminar danos e/ou vazamentos. Ajustar cabo do freio de mão (se necessário).
- calibrar pneus & estepe

3. Itens de Carroceria

- Funcionamento e operação de luzes exteriores, interiores incluindo a do porta-luvas, compratimento do motor, porta-malas, painel de instrumentos, buzina, farol (alto e baixo), dimmer & verificar a regulagem do farol.
- verificar o estado e funcionamento dos cintos de segurança
- verificar o estado do fluido do limpador de parabrisa e acrescentar desengordurante se necessario, verificar o estado dos limpadores de para-brisa.
-

4. Teste de Rua

- verificar performance de frenagem, direção, caixa automatica ou manual, acionar aquecimento, ar-condicionado e testar os retrovisores.

5. Intervalo de Manutenção

- zerar o OIL SERVICE

PRONTO, rotina de serviços referentes a OIL SERVICE cumprida, deleite-se usando o carro até o proximo OIL o INSPECTION, valendo lembrar que o controle e durabilidade do fluido de arrefecimento e do freio deve ser feito pela anotação na seção "aceite" no manual do carro.

Abraços,
Pedro

ekipe:
Poxa muito legal este tópico, bem organizado e no mesmo lugar. Parabéns a vocês Matheus e Pedro.

Gostaria de recomendar a troca de alguns sensores de acordo com a Km dos carros também, pois muitas vezes eles perdem eficiência e não acusam no scan fazendo o carro ficar xôxo.

Eu trocaria aos 100.000Km

O2 sensor
Knock Sensor
Crankshfat Sensor
Temp sensor

O comportamento do carro muda muito e fica bem econômico também.

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