Bimmer Brazil
Área Técnica => Do It Yourself (DIY) => Tópico iniciado por: lipecardozo em Maio 17, 2016, 04:27:13 pm
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Fala pessoal!
Devido as nossas curiosidades a gente acaba achando coisas interessantes ehhehe
Descobri que nas E36 que possuei o ar condicionado digital existe um menu escondido que é facilmente acessado.
Para acessar é só apertar o botão AUTO + Desembaçador traseiro simultaneamente. Pronto, o menu está acessado e ai é só navegar por ele através dos botões + e -.
Para sair do menu é só apertar AUTO + Recirculador simultaneamente ou simplesmente desligando a ignição.
Lá dentro existem algumas informações como temperatura interna na cabine, temperatura no evaporador, temperatura dos cores do dual-zone, temperatura externa, velocidade...
Aqui está a lista completa:
Test number
Function
Test 1 - Interior Temp Sensor
Test 2 - Exterior Temp sensor
Test 3 - Left Heater Core Sensor
Test 4 - Right Heater Core Sensor
Test 5 - Evaporator Temp Sensor
Test 6 - Engine Speed Input
Test 7 - Road Speed Input
Test 8 - "Y" Factor Value . . . Não faço idéia o que seja haha
Test 9 - Fresh Air Flap Position in % (99.5% Max.)
Test 10 - AUC Sensor Voltage (if equipped)
Test 11 - Battery Voltage
Test 12 - Software Version
São coisas bobas mas que um dia pode servir para alguma coisa como monitorar a temperatura no evaporador para descobrir algum problema no compressor ou até mesmo diferenças nos núcleos do dual-zone indicando problema na válvula do ar quente.
Lembrando que isso só é possível nas E36 com ar condicionado digital! Por motivos óbvios...
Infelizmente não encontrei nada relativo para os modelos E46, o que é uma pena.
Única coisa que sei que dá pra fazer nas E46 no módulo do ar condicionado é trocar a unidade de medida de Celsius para Farenheit.
Caso alguém queira fazer ou testar, basta apertar os botões AUTO + Desembaçador dianteiro. Para desfazer é só apertar novamente.
Bom, é uma bobeirinha mas é legal ter o conhecimento. Um dia poderá ser útil :D
Valeu galera!
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Acabei de fazer os testes e o meu é exatamente conforme descrito! Muito maneiro!!! Parabéns pela iniciativa.
Uma coisa que eu sempre quis saber era a temperatura da cabine! Hehehehe
Outras 2 coisas me chamaram a atenção:
Test 2 estava marcando 40. Quanto o temp do OBC estava marcando 25 graus celsius. Será que está certo?
Já o teste 3 e 4 estavam com valores diferentes... 65 e 76 e depois começaram a variar, mas sempre mantendo a proporção! Isso é ruim?
Grande abraço!!!
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Acabei de fazer os testes e o meu é exatamente conforme descrito! Muito maneiro!!! Parabéns pela iniciativa.
Uma coisa que eu sempre quis saber era a temperatura da cabine! Hehehehe
Outras 2 coisas me chamaram a atenção:
Test 2 estava marcando 40. Quanto o temp do OBC estava marcando 25 graus celsius. Será que está certo?
Já o teste 3 e 4 estavam com valores diferentes... 65 e 76 e depois começaram a variar, mas sempre mantendo a proporção! Isso é ruim?
Grande abraço!!!
@Nobru A minha também marcava uma temperatura bem alta no test 2, acredito ser um sensor diferente do utilizado no computador de bordo.
Nos testes 3 e 4 pra mim era igual ao seu, aparecia temperatura bem alta e diferente um do outro e com isso o dual temp do ar condicionado não funcionava tão perfeitamente, era bem lento. O seu é assim também?
Tenho amigos que fizeram testes comigo e o deles apareciam temperaturas bem baixas, igual ao setado no ar condicionado para cada lado.
Talvez seja indício de um problema nas válvulas de ar quente (comum) lá no cofre, mas como vendi antes, não pude tentar comprar uma outra pra testar. O dual funcionava mas não era tão preciso, demorava um pouco pra esquentar o lado direito quando solicitado no módulo do ar condicionado.
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@Nobru A minha também marcava uma temperatura bem alta no test 2, acredito ser um sensor diferente do utilizado no computador de bordo.
Nos testes 3 e 4 pra mim era igual ao seu, aparecia temperatura bem alta e diferente um do outro e com isso o dual temp do ar condicionado não funcionava tão perfeitamente, era bem lento. O seu é assim também?
Tenho amigos que fizeram testes comigo e o deles apareciam temperaturas bem baixas, igual ao setado no ar condicionado para cada lado.
Talvez seja indício de um problema nas válvulas de ar quente (comum) lá no cofre, mas como vendi antes, não pude tentar comprar uma outra pra testar. O dual funcionava mas não era tão preciso, demorava um pouco pra esquentar o lado direito quando solicitado no módulo do ar condicionado.
Lipe,
Confesso que nunca fiz o teste.
Vou fazer quando estiver saindo do trabalho e falo aqui.
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Opa, testando !!! Valeu Lipe !
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haha iradinho! Valeu pelas dicas!
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Valeu galera!
É sempre bom ter algumas informações não corriqueiras para ficar fuçando/acompanhando hahah!
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Acho que isso era, tambem, característico em outros modelos de marcas da bavaria
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Vou ver a Voltagem da Bateria na minha..
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Desenterrando.... Na minha não funcionou......whyyyyy???????
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Desenterrando.... Na minha não funcionou......whyyyyy???????
O seu OBC é aquele completo com todas as funções?
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@lipecardozo , sim, meu obc eh o completo. Os códigos do OBC funcionam, sempre dou uma olhada na bateria e no volume no tanque :yes:
Mas como meu ac tá meio broxa, queria ver esses menus escondidos do climate Control pra ver se me dava alguma ideia do que pode ser ...
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@lipecardozo , sim, meu obc eh o completo. Os códigos do OBC funcionam, sempre dou uma olhada na bateria e no volume no tanque :yes:
Mas como meu ac tá meio broxa, queria ver esses menus escondidos do climate Control pra ver se me dava alguma ideia do que pode ser ...
Ahh verdade.. o tópico é do AC ahahhaha
Caramba, que estranho.. achei que funcionasse em todas.
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Se era escondido como descobriram heim?