Bancos de corrida & Posição do banco.Uma das primeiras coisas a acertar, mesmo antes de virar a chave, é uma posição do banco. Normalmente isso é negligenciado, esultando em controle limitado do veículo e cansaço prematuro.Olhando para uma variedade de posições de banco. Nos carros de "roda aberta" como os de fórmula e CARTs, parece que que o piloto está quase deitado com os braços estendidos (mas os braços não estão estendidos). Em um carro carenado como os de NASCAR, você nota o piloto mais ereto e quase esmagado contra o voante. Nenhuma dessas posições é a correta para usar o seu carro de rua em uma pista de corridas.
Um carro de "roda aberta" é muito baixo e o cockpit é estreito. Este formato, em grande parte, determina a posição do piloto. As pernas do piloto ficam relativamente estendidas com uma pequena flexão dos joelhos e com os calcanhares pouco a baixo da linha do quadril. Os pedáis, em muitos desses carros, estão quase encostados um no outro e requerem pouco mais que uma flexão do tornozelo para ir do 0 a 100% do curso. Os braços do piloto têm pouco espaço para movimentar-se, mas o volante requer pouco input do piloto. Em um carro de "roda aberta", função (posição do banco e operação dos controles) segue a forma (o cockpit baixo e estreito).
Em um carro de NASCAR, muitas coisa são o oposto. O piloto fica bem ereto e está muito perto do volante. Na verdade, o piloto chaga quase a poder apoiar todo o antebraço no volante. por que dessa diferença? Os próprios carros são muito maiores, mais pesados e tem pneus dianteiros maiores. Alem disso, mesmo no mais longo dos cirquitos ovais, a porcentagem de tempo gasto virando o carro é muito maior que qualquer cirquito misto. Tudo isso é somado, e significa que o ombro r braço direito do piloto vai ficar cansado muito antes. Sentado mais ereto e perto do volante perti ao piloto utilizar mais da musculatura do ombro e costas.
Quando pilotamos um carro de rua em um cirquito, o carro sendo "stock" ou completamente preparado para corrida, nenhuma das posições descritas é correta. O banco não deve estar deitado como em um carro de fórmula e nem tão perto do volante como um carro de NASCAR.
Existem três aspectos principáis para chegar à posição correta do banco. Cada um dos três é descrito sob as ilustrações a baixo. Em um carro de rua é provável que você tenha que sacrificar um pouco esses três parâmetros, pois a posição fixa dos pedáis e volante pode não a ideal para seu tipo físico. Em um carro de corrida ou em um carro que você altera para usar na pista, os pedáis e a direção podem ser modificados para adequar-se às sua necessidades.
Primeiro: Ao sentar no banco, as costas devem estar retas no encosto e com a bunda bem encostada na junção entre o acento e o encosto do banco. A parte inferior das coxas deve estar em contato com o acento. A idéia nessa posição é garantir o maoir ponto de contato possível do corpo do piloto com o banco. Isso traz benefícios segurança e também fornece um bom feedback tátil (o que você sente do carro).
Segundo: Posição dos braços. Quando o piloto estiver bem seguro ao banco com o cinto de segurança ajustado, os braços, quando completamente esticados, devem permitir que o pulso repousar no topo do volante. Isso permite que os cotovelos fiquem levemente flexionados durante as curvas. O propósito disso é prevenir que os braços fiquem completamente estendidos durante uma curva (os ombros não devem perder o contado com o encosto, mesmo em uma curva onde os braços são "cruzados"). Braços completamente estendidos ficaram cansados mais rápido, fazendo o piloto perder sensibilidade ao feedback e vibrações do volante.
Terceiro: Posição das pernas. Quando qualquer dos um pedáis for completamente acionado (apertado a 100%) usando a "bola" do pé (não os dedos), o joelho deve permanecer flexionado. Isso é para prevenir que as pernas fiquem completamente estendidos (o mesmo que os braços). Alem disso, levando em conta que a maioria dos hobbistas pilotam seus carros de rua, certifique-se de que os joelhos não estão tocando a parte de baixo do painel ou a coluna de direção. Na verdade, é bom manter uma boa distância para evitar ferimentos em caso de acidentes. A perna direita vai precisar de um bom espaço para o joelho para permitir que a "bola" do pé pressione o freio anquanto o calcanhar está sobre o acelerador, durante o punta-taco (heel-toe).
Texto tirado do site:
http://www.turnfast.com