Autor Tópico: M54B30 Full Rebuild - E46 Fanatics  (Lida 1582 vezes)

RicardoBecker

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 3718
  • Becker Motorsport Brasil
    • Grupo Becker
    • Email
M54B30 Full Rebuild - E46 Fanatics
« Online: Maio 31, 2010, 02:09:05 am »
Galera, o rebuild que o caboclo fez no motor da 330i E46 dele é de cair o queixo... vale a pena ver as 36 páginas !

http://forum.e46fanatics.com/showthread.php?t=445340

Matheus, lembrei de você quando achei esse tópico !  ;)

Abraços a todos !

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:M54B30 Full Rebuild - E46 Fanatics
« Resposta #1 Online: Junho 01, 2010, 07:56:35 am »
sensacional.. não tive tempo de ler o tópico inteiro, mas me parece uma preparação de alto nível e investimento..

Só não gostei da parte onde ele comentou de um stroker com vira de 94mm.. que eu saiba a BM não tem nenhum motor série M50/M52/M54 com esse curso de vira na versão ciclo otto..só se ele for utilizar vira de ciclo diesel..

além aumentar a VMP, piorar r/l, o vira de ciclo diesel tem balanceamento precário para trabalhar em regime de rotações elevadas comparado ao vira balanceado dinamicamente para motores ciclo otto.. 

Mas enfim, cada um com seus anseios de performance.. estou curioso para ver o resultado...




Abraços,



Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

Erickloren

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 174
    • Email
Re:M54B30 Full Rebuild - E46 Fanatics
« Resposta #2 Online: Junho 02, 2010, 12:39:20 am »
Muito bacana!!!!!!!

Vendo essas coisas da vontade de jogar tudo pro alto e virar mecânico.

EdSan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1527
  • Carregando...
    • Email
Re:M54B30 Full Rebuild - E46 Fanatics
« Resposta #3 Online: Julho 14, 2010, 09:09:17 pm »
sensacional.. não tive tempo de ler o tópico inteiro, mas me parece uma preparação de alto nível e investimento..

Só não gostei da parte onde ele comentou de um stroker com vira de 94mm.. que eu saiba a BM não tem nenhum motor série M50/M52/M54 com esse curso de vira na versão ciclo otto..só se ele for utilizar vira de ciclo diesel..

além aumentar a VMP, piorar r/l, o vira de ciclo diesel tem balanceamento precário para trabalhar em regime de rotações elevadas comparado ao vira balanceado dinamicamente para motores ciclo otto.. 

Mas enfim, cada um com seus anseios de performance.. estou curioso para ver o resultado...


Abraços,


Matheus

Matheus, acho muito massa teus comentários mas eu preciso de tecla SAP pra algumas coisas hehehe, dá pra , de vez em quando, explicar algumas coisas pros mais leigos?  ;D

Abç
EdSan

MatheusS50

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1497
  • International ASE Certified
    • Email
Re:M54B30 Full Rebuild - E46 Fanatics
« Resposta #4 Online: Julho 14, 2010, 09:36:23 pm »
Matheus, acho muito massa teus comentários mas eu preciso de tecla SAP pra algumas coisas hehehe, dá pra , de vez em quando, explicar algumas coisas pros mais leigos?  ;D

Abç
EdSan

hehehehe.. foi mal Edsan!!

Segue abaixo a tecla SAP:

Stroker = Significa aumentar a capacidade cúbica do motor via aumento do curso do virabrequim
VMP = Velocidade Média dos Pistões (quanto maior a velocidade média dos pistões, maior será o desgaste das partes móveis por atrito e maior será a vibração/harmônicos resultantes, logo, se torna a principal inimiga de motores com preparação aspirada)
R/L = Seria a relação do ângulo de trabalho das bielas. Quanto menor a biela e/ou quanto maior o curso do virabrequim, pior será o ângulo de trabalho das bielas, gerando vibrações e harmônicos críticos principalmente para as bronzinas de bielas, e também gera side-load (esforço lateral) na saia dos pistões.


Logo você percebe que um M50B25 das 325 E36 (vira de 75mm com bielas de 140mm), possuem uma VMP e r/l bem mais vantajosos que uma M3 (mais crítico ainda a EUA 3.2 litros, que tem 89mm de curso para bielas de apenas 135mm).


Abraços,


Matheus
Matheus Almeida
KolberCrank
www.kolbercrank.com

EdSan

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1527
  • Carregando...
    • Email
Re:M54B30 Full Rebuild - E46 Fanatics
« Resposta #5 Online: Julho 15, 2010, 10:36:48 pm »
Obrigadão Matheus, vamos criar um glossário de mecânica



Abç
EdSan