Autor Tópico: M3 e92 MT - SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DE FREIO  (Lida 1193 vezes)

Lievore

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 17
M3 e92 MT - SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DE FREIO
« Online: Novembro 23, 2017, 06:08:56 pm »
Boa tarde, Pessoal.
Venho compartilhar algumas soluções que encontrei ao fazer a troca do fluído de freio da minha M3 e92 MT, ano 2008.
Primeiramente esclareço que tenho feito todas as manutenções do carro em casa, como hobby. Até agora não teve nada tão complexo que fosse necessário um serviço especializado.
Para a troca do fluído, comprei uma caneta para testar a qualidade do fluído (R$ 36,00) e uma máquina de sangria da KITEST (R$ 370,00) que deu conta do serviço sem expor o sistema de freio a riscos.
A BMW recomenda a troca do fluído a cada 2 anos. Como não sabia a data da última troca testei com a caneta e constatei que o fluído já estava contaminado. É conhecido que o fluído de freio utilizado (não siliconado) é altamente hidroscópico (absorve a umidade com muita facilidade).
Antes de qualquer serviço de manutenção preventiva, sempre consulto as instruções de reparo da BMW (TIS). Depois complemento as informações com vídeos disponíveis na Internet.
Com relação às peças e material de consumo pesquiso o preço no exterior e em sites no Brasil, bem como nas concessionárias BMW. Lembro que a importação de líquidos inflamáveis é complexa e normalmente os fornecedores não enviam para o Brasil.
Comprei no MercadoLivre os 3 litros de fluído DOT4 LV da PENTOSIN (R$ 76,00 o litro), marca recomendada pela BMW. A quantidade foi indicada pela KITEST, porém já adianto que 1,5 litros já seriam suficientes.
O processo de sangria do freio fica fácil com a máquina pois dispensa o bombeamento do cilindro mestre do freio, que pode danificá-lo. Conforme a BMW informa, a sangria deve ser iniciada na roda traseira direita, depois na traseira esquerda, dianteira direita e dianteira esquerda. A ideia é sangrar as rodas mais distantes primeiro.
Até aqui tudo fácil. Cada roda tem um parafuso de sangria e o processo é igual para qualquer carro. Há vários vídeos que mostram como fazer a sangria, mas o grande segredo é escorrer o fluído velho até a chegada do novo, sem que entre ar no sistema.. Estranhei a demora para sangrar a roda mais distante, mas fui acompanhando pelo fluído que era expelido na roda e depois de uns 300ml a cor do fluído mudou, indicando que já estava saindo fluído novo.
O problema foi para sangrar o sistema de embreagem hidráulica. Lembro que o carro possui transmissão manual e compartilha o fluído de freio para o sistema hidráulico da embreagem. Localizei o parafuso de sangria ao retirar a tampa que protege a embreagem porém mesmo acionando a bomba elétrica nada de sair o fluído antigo.
Resolvi da seguinte maneira: Com a bomba de sangria acionada, pisei na embreagem e retornei o pedal lentamente. Ao pisar no pedal, o fluído saía pela sangria e ao retornar o pedal o cilindro mestre da embreagem era completado com fluído novo pela pressão da bomba elétrica. Quadro pisadas na embreagem e o fluído descartado já havia mudado de cor, indicando que a substituição foi bem sucedida. Como a mangueira de sangria não possuia ar não tinha como retornar ar para o cilindro escravo, o que é importantíssimo.
Depois de tudo pronto umas voltas para testar os freios e a embreagem e aquela olhadinha no chão da garagem para ver se não restaram vazamentos.
Estou anexando algumas fotos para esclarecer melhor. Qualquer coisa é só comentar o artigo. Também já agradeço aos colegas que possuem mais conhecimento e experiência se caso quiserem fazer alguma correção, crítica ou complementação.

Grande abraço a todos.
















Sérgio Lievore
Engenheiro Eletricista
CREA SC 031493-1

Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Re:M3 e92 MT - SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DE FREIO
« Resposta #1 Online: Novembro 23, 2017, 09:20:36 pm »
 Camarada, que top! Esse tipo de post enriquece muito o fórum, parabéns pela empreitada[emoji1319] o texto ficou muito bem explicado e as fotos também. Eu também já troquei fluido de freio da minha M5, troquei o escravo da embreagem e sangrei tudo. Sozinho. Não é fácil como parece.... acho que com essa máquina deve ser bacana de fazer! Continue postando!!!


Sent from my iPad using Tapatalk
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

Kiudog

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 6682
  • 1995 E34///M5 & 1994 E36///M3 EuroSpec - Belzonte.
    • Email
Re:M3 e92 MT - SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DE FREIO
« Resposta #2 Online: Novembro 23, 2017, 09:21:58 pm »
Ah, como fluido de freio eu utilizo o pentosin racing.


Sent from my iPad using Tapatalk
Kiudog
///Madalena Madalena....você é meu bem querer....
Life´s too short to front wheel drive!

Ellwanger

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 606
    • Email
Re:M3 e92 MT - SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DE FREIO
« Resposta #3 Online: Novembro 24, 2017, 09:10:56 am »
Realmente, são tópicos como esse que enriquecem e engrandecem o fórum.

Parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar a experiência!

Lievore

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 17
Re:M3 e92 MT - SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DE FREIO
« Resposta #4 Online: Novembro 24, 2017, 05:34:34 pm »
Obrigado pelos comentários e dicas.
Parabéns "kiudog" pela coragem ao trocar os cilindros da M5. Aí já vai ficando mais complexo. Mas é um hobby muito legal. A gente faz em casa, sem pressa, com as ferramentas adequadas, de olho na segurança e, além de tudo ainda dá um retorno financeiro.
Prá ter uma ideia, já que eu tinha comprado a máquina e fluído demais, acabei trocando o fluído nos outros 2 carros aqui de casa. Só que na M3 foi muuuuiito mais divertido (kkk).

Um grande final de semana a todos...
Sérgio Lievore
Engenheiro Eletricista
CREA SC 031493-1

Kishi

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2373
  • e90 325iA - N52B25 - LCI
Re:M3 e92 MT - SUBSTITUIÇÃO DO FLUÍDO DE FREIO
« Resposta #5 Online: Novembro 24, 2017, 08:44:50 pm »
Excelente post, obrigado por compartilhar.