Autor Tópico: Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?  (Lida 1395 vezes)

v8_super

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 779
    • Email
Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Online: Setembro 11, 2015, 09:46:32 pm »
Bimmeiros, comprei meu carro e já sabia que tinha uma pequena folga na caixa de direção.
Só que a pequena folga foi dando no meu saco até eu decidir olhar o custo de repará-la.
Pesquisei um pouco e fui parar em uma oficina especializada, onde me falaram que tem de tirar a caixa para trocar o reparo (pequeno vazamento de óleo) e regular a caixa.
Pode ser que tenha de trocar um braço axial, mas a certeza só depois de tirar.
Questão:
Alguém já fez?
Qual o resultado?
Quanto foi de peças e de MO?

malro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 851
  • E36 325i Coupe 94/95 - São Paulo -SP
    • Email
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #1 Online: Setembro 11, 2015, 11:45:39 pm »
Seu volante vibra quando passa de 80km também?

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2


Dino

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2886
  • Cordeiro na pele de um lobo...
    • Email
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #2 Online: Setembro 12, 2015, 12:44:26 am »
a minha vaza,,, comecou depois de ficar parada por meses...  vou levar em um cara que mexe com isso aqui em SP,,, mas ja me adiantaram de que para a caixa da E39 nao tem reparos...   tem que trocar ela toda.

andre328

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 120
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #3 Online: Setembro 12, 2015, 12:56:41 am »
fiz faz pouco tempo, ficou R$1200 e nao senti tanta diferença, um pouco mais firme ficou até... troquei tambem os terminais... levei em cotia numa oficina e levaram so a caixa pra fazer em outro lugar, demoro pra caramba... nao sei ao certo oq fizeram

TrIPaZZzz

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 410
    • Email
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #4 Online: Setembro 12, 2015, 02:45:19 am »
A minha eu já fiz tanto a caixa quanto a bomba.

Primeiro foi a caixa com vazamento, vazava somente por um lado dando sinal que era retentor ruim. Estava sempre completando até achar o kit de reparos mas não teve jeito.

Comprei uma caixa de direção usada com o Patrick aqui do forum e fiz de duas uma tudo na garagem de casa mesmo. Rodei legal por 4 meses e o bendito do vazamento voltou junto com o barulho na bomba.
Comprei o kit de reparos e tirei a caixa novamente para mandar trocar somente o reparo, me cobraram R$100,00 por esse serviço. Coloquei a caixa com reparos da cremalheira novos e de tanto vaza vaza, acabou que a bomba também deu problema. Coloquei outra bomba usada e ficou bom por mais 4 meses e agora o problema parece ser nos retentores do pinhão. A direção começa a puxar levemente somente para um lado quando anda em linha reta, a bomba faz barulho que está forçando e o vazamento é pelo lado oposto ao que era no começo.

O cara da oficina de caixa me falou que precisa comprar o kit de reparos original da ZF e era R$600,00 (paguei R$100,00 no que está no carro não original comprado no ML). Vc acha kit de reparo marca GATES para caixa lá fora por volta de 40 doletas.

Conselho, não compre peças usadas sem saber se estão realmente boas.

Se não der jeito mais na caixa eu já tinha colocado na cabeça que iria trazer uma NOVA de fora para não ter mais problemas, mas com o dolar a preço de gasolina pódium.... rsrs

Bom que eu já to expert em tirar caixa de direção, bomba e alinhar volante em casa. E a novela continua... rsrs

MartimLima

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 5796
  • Garage Days
    • Garage Days - Performance e Maintenance
    • Email
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #5 Online: Setembro 12, 2015, 09:15:02 am »
Tem um ponto importante, uma coisa é consertar uma caixa de e36 ou é consertar de e39, e ainda mais complexo das e90, e60 e etc.

Os modelos mais antigos temos bastante sucesso fazendo o reparo em uma parceiro da oficina, porem nos mais novos muitas vezes o que estraga são sensores e ou a parte elétrica das caixas.

Para as mais antigas realmente com um kit de reparo de boa marca já ajuda bem, e muitas vezes a própria bomba pode ser recuperada e ou trocada por modelo nacional, tudo vai da M.O que executa o trabalho.


v8_super

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 779
    • Email
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #6 Online: Setembro 12, 2015, 06:29:10 pm »
Seu volante vibra quando passa de 80km também?

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2
Volante vibrando é roda empenada, pneu deslocado ou desbalanceado.

v8_super

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 779
    • Email
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #7 Online: Setembro 12, 2015, 06:42:16 pm »
Bom, fui a outra reparadora de direção hidráulica, que também é fornecedora de reparos e etc para a região. Chama DHC direções hidráulicas e DHC reparos, tem na internet.
Lá, em contato com o Junior, proprietário, fui informado que se houvesse um desgaste grande da cremalheira, não havia como reparar pois ele não conseguiu ainda importar estas peças separadamente.
Com o carro no elevador, duas notícias não muito boas, mas já sabidas, os dois terminais axiais estão com pequena folga, o que custará uns 120 reais para cada lado.
A folga da caixa estava realmente lá, mas ela não é de bucha, e sim de regulagem da cremalheira.
E, ao contrário do que foi falado na outra "especializada", não há vazamento nenhum, portanto não era necessária a troca do reparo se não fosse desmontada a caixa.
Mais uns minutos de conversa e o Junior me falou que podia fazer a regulagem da caixa de direção sem retirada, que era tranquilo, e que se não ficasse 100%, poderia minimizar muito a folga.
Ajuste feito, a folga quase sumiu, talvez 95%..... sem desmontar, sem trocar reparo.
Custo da brincadeira: ZERO!!!!!!!
Quem tem amigo não morre pagão.... o que quer que seja que isso signifique.
Resultado, vou trocar o braços axiais e mandar alinhar o carro, minha próxima manutenção rumo ao "defeito zero"....
De todo modo, aos amigos da região, recomendo que se precisarem de arrumar direção hidráulica, levem para o Júnior, se precisarem comprar reparo, liguem pro cara, que é gente fina.   

malro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 851
  • E36 325i Coupe 94/95 - São Paulo -SP
    • Email
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #8 Online: Setembro 12, 2015, 07:08:59 pm »
Onde é essa fonte?

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2


regisjaboticabal

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 26
    • Email
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #9 Online: Setembro 12, 2015, 08:27:53 pm »
Eu fiz a minha ficou bom! Sem.filgas e sem barulhos :)

Regis Moraes


turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #10 Online: Setembro 12, 2015, 08:55:44 pm »
Tem algumas empresas de alinhamento (Suspentecnica) faz ,agora tem que cuidar porque se ele deixar a caixa muito presa ,vc faz uma curva ,solta o volante e ele não volta
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

Pedro

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 1090
    • Pedro Vaz
    • Email
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #11 Online: Setembro 13, 2015, 08:37:57 am »
a minha bomba da dh esta uma bomba, a direcao esta endurecendo e junto com isso acho que a caixa tb vai para o espaco, afinal o carro é blindado e nada é facil... alguem com experiencia no RJ? ou vou abrir e consertar pessoalmente, so preciso achar tempo

Arantes

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 159
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #12 Online: Setembro 30, 2015, 02:54:22 pm »
Minha caixa de DH também estava vazando,foi trocado os reparos. Pude perceber que ela ficou meio quadrada. ( não volta) tipo: se eu viro um quarteirão e solto a direção ela continua virada.
apos trocar os pivôs e braços axiais melhorou uns 30%, mas mesmo assim ela ainda não está certa.
agora já me disseram que pode ser os batentes de amortecedor. Hoje na suspentécnica me falaram que é a qualidade do reparo que usaram (vagabundo) e que teria que refazer.

Agora eu não sei o que fazer, vou esperar um pouco. Trocar os batentes e amortecedores até o final do ano e ver o que acontece.
328i MT 1997 ARKTICSILBER METALIC


v8_super

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 779
    • Email
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #13 Online: Setembro 30, 2015, 06:46:47 pm »
Se ela não esta voltando, deve ser apenas a regulagem muito justa.
Apenas solte um pouco a regulagem.
Reparo, até onde sei, são apenas os O-rings, e vedam apenas contra vazamentos.
No fim, troquei os eixos axiais, mas somente um tinha folga.

Arantes

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 159
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #14 Online: Outubro 01, 2015, 03:30:27 pm »
Se ela não esta voltando, deve ser apenas a regulagem muito justa.
Apenas solte um pouco a regulagem.
Reparo, até onde sei, são apenas os O-rings, e vedam apenas contra vazamentos.
No fim, troquei os eixos axiais, mas somente um tinha folga.

Lá na suspentécnica eles soltaram a regulagem, e mesmo assim continua travada, alem de estar um pouco mais dura para virar
328i MT 1997 ARKTICSILBER METALIC


v8_super

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 779
    • Email
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #15 Online: Outubro 01, 2015, 03:36:31 pm »
de ainda estar muito justa. Ela trava virada pois no centro, onde as rodas estão retas, é onde há maior desgaste. Quando as rodas estão muito esterçadas, é onde quase não há desgaste, ai um ajuste que parece correto com as rodas retas, fica muito justo, e tranca a caixa de direção.

Arantes

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 159
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #16 Online: Outubro 01, 2015, 04:04:54 pm »
de ainda estar muito justa. Ela trava virada pois no centro, onde as rodas estão retas, é onde há maior desgaste. Quando as rodas estão muito esterçadas, é onde quase não há desgaste, ai um ajuste que parece correto com as rodas retas, fica muito justo, e tranca a caixa de direção.

Será????

vou experimentar soltar mais um pouco e ver o que acontece então.Não vou perder o alinhamento por isso né?
se soltar de mais o que acontece?
328i MT 1997 ARKTICSILBER METALIC


turbo_sp

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 7705
    • Email
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #17 Online: Outubro 01, 2015, 04:24:34 pm »
Fica com folga
328 1998 sport manual
X3 2004 sport
opala 1971 6cc turbo injetado

v8_super

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 779
    • Email
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #18 Online: Outubro 01, 2015, 04:55:57 pm »
uma pequena folga é natural de uma peça antiga ou muito usada.
Desconheço onde conseguir somente a cremalheira para reposição, então, ou é ficar com a folga, ou comprar uma caixa NOVA.

Pedro Augusto

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 235
  • e36 328i
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #19 Online: Agosto 06, 2017, 02:11:26 pm »
Preferi vir neste tópico para não abrir um outro...

Estou com o mesmo problema relatado pelo Arantes.
Estava vazando óleo e mandei fazer o reparo. O vazamento parou, mas a direção ficou pesada e não está voltando para o centro sozinha, principalmente quando dobro para a esquerda. Para a direita ela volta só, mas acabo dando alguma alguma ajuda.
A bomba chegou a ser trocada.

Minha caixa de DH também estava vazando,foi trocado os reparos. Pude perceber que ela ficou meio quadrada. ( não volta) tipo: se eu viro um quarteirão e solto a direção ela continua virada.

Pedi para folgar um pouco a caixa. O mecânico disse que folgou até o limite de não ficar batendo/com folga.
Acho que ele deixou mais folgada que o limite de não ficar batendo, pois estou ouvindo barulho de ferro com ferro quando passo por partes esburacadas ou vias de paralelepípedos.

uma pequena folga é natural de uma peça antiga ou muito usada.
Desconheço onde conseguir somente a cremalheira para reposição, então, ou é ficar com a folga, ou comprar uma caixa NOVA.

Já fiz o reparo da bomba, mas não sei se dá pra confiar que ficou bem feito. À época achei que era uma boa oficina.

Estou pensando em comprar algum kit de reparos à venda no mercadolivre e mandar refazer o serviço em outra oficina.
Há também opções pelo ebay.
O medo é fazer novo serviço e não ficar bom, jogando dinheiro fora.

Estou meio perdido com isso. O que me aconselham?

Ah. Fui perguntar nos anúncios do ML se o kit de reparo serve pro meu carro, fornecendo o VIN ar04671, mas pediram o número da caixa ZF. Não consegui achar isso pelo RealOEM e nem tenho/sei como ver isso no carro.

Dino

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2886
  • Cordeiro na pele de um lobo...
    • Email
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #20 Online: Agosto 06, 2017, 07:31:44 pm »
Eu com a ajuda do @Patussi peguei um sistema inteiro de uma que estava com 50k no ferro velho...   teve peças que não pude usar como as mangueiras (vieram amassadas) e a bomba (tinha uma orelha de fixação quebrada), mas resolveu meu problema.

Philippechedier

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 8
Re:Caixa de direção... reformou? quanto foi? ficou ninja?
« Resposta #21 Online: Outubro 25, 2017, 06:15:18 pm »
alguém sabe aonde consigo o kit de reparo da caixa de direção das 325i E90 - 2008 ??