Autor Tópico: M5 E39 turbinada em sp?  (Lida 4814 vezes)

Hanks

  • Finalmente motorizado!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 264
    • Email
Re:M5 E39 turbinada em sp?
« Resposta #25 Online: Março 16, 2013, 04:18:33 pm »
Na verdade, um charger maior geraria mais pressão em baixa, ou até se você aumentasse a relação das polias e colocasse uma válvula tipo "wastegate" no intake, também teria o mesmo efeito.... O Forte do SC é a progressividade, o que também pode ser feito com uma turbina, o importante é a escolha do compressor certo
"If everything seems under control, you're just not going fast enough."
1993 E34 540i "Judith"
1994 Lada 2105 "Chernobyl"
1977 Maverick GT 351W "Thor"

trackday

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 484
    • Email
Re:M5 E39 turbinada em sp?
« Resposta #26 Online: Março 16, 2013, 04:29:43 pm »
Na verdade, um charger maior geraria mais pressão em baixa, ou até se você aumentasse a relação das polias e colocasse uma válvula tipo "wastegate" no intake, também teria o mesmo efeito.... O Forte do SC é a progressividade, o que também pode ser feito com uma turbina, o importante é a escolha do compressor certo

Hanks, vc chegou a montar algum supercharger maior(adequado para uma potência+alta e pressão baixa) deste tipo rotrex? Caso positivo, qual foi a durabilidade em uso extremo, tem idéia?

Hanks

  • Finalmente motorizado!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 264
    • Email
Re:M5 E39 turbinada em sp?
« Resposta #27 Online: Março 16, 2013, 04:37:10 pm »
Trackday, infelizmente nunca montei um rotrex, mas vontade não falta... A rotrex é uma marca de grife, não acho que os produtos deles tenham problemas com durabilidade. O segredo de tudo é a escolha dos componentes corretos.


P.S: não estou dizendo de forma alguma que o carro do amigo andré não tenha sido bem montado!
"If everything seems under control, you're just not going fast enough."
1993 E34 540i "Judith"
1994 Lada 2105 "Chernobyl"
1977 Maverick GT 351W "Thor"

Hanks

  • Finalmente motorizado!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 264
    • Email
Re:M5 E39 turbinada em sp?
« Resposta #28 Online: Março 16, 2013, 04:39:09 pm »
Por exemplo, andar com um SC maior e um PR (Pressure Ratio) menor, implicaria em ficar BEM perto da linha de surge do mapa de eficiencia do charger, o que pode ser perigoso... Quando se fala em gastos de dezenas de milhares de reais, tudo tem que ser muito bem pensado
"If everything seems under control, you're just not going fast enough."
1993 E34 540i "Judith"
1994 Lada 2105 "Chernobyl"
1977 Maverick GT 351W "Thor"

trackday

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 484
    • Email
Re:M5 E39 turbinada em sp?
« Resposta #29 Online: Março 16, 2013, 05:10:05 pm »
Por exemplo, andar com um SC maior e um PR (Pressure Ratio) menor, implicaria em ficar BEM perto da linha de surge do mapa de eficiencia do charger, o que pode ser perigoso... Quando se fala em gastos de dezenas de milhares de reais, tudo tem que ser muito bem pensado

Fala Hanks, Disse pressão baixa, mas nem tanto(nem o compressor tão grande)...hehehehehe  Estou perguntando, pois não vejo com frequencia estes SC tipo este da rotrex( 1/2 turbina...hehehhehe), instalado em carros de performace, e somado ao relato do andré, fiquei com curiosidade em relação a durabilidade.... sou da época do blower e das apls(diesel)..uahuahuauauhau....

Ps: Compreendo perfeitamente a relação cfm X compressor....

abraços,

Jorni

Hanks

  • Finalmente motorizado!
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 264
    • Email
Re:M5 E39 turbinada em sp?
« Resposta #30 Online: Março 16, 2013, 05:14:34 pm »
Show, preparação "dazantiga"... Quando eu tiver um tempinho livre vou dar uma lida melhor sobre os rotrex
"If everything seems under control, you're just not going fast enough."
1993 E34 540i "Judith"
1994 Lada 2105 "Chernobyl"
1977 Maverick GT 351W "Thor"

Passos

  • ///M Power
  • Administrator
  • Membro Bimmer
  • *****
  • Mensagens: 5681
  • e34 M5 - SP / RO
    • NDA Racing
Re:M5 E39 turbinada em sp?
« Resposta #31 Online: Março 16, 2013, 07:34:53 pm »
Supercharger tipo rotrex soma o defeito do turbo com o defeito do blower mermo, tem o peso da correia com o lag pra encher ......
o contrario.... ele tem a pegada de um supercharger roots com o beneficio da alta potencia especifica do turbo....

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

andre.miyazawa

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 870
  • e36 328i touring pálida
    • Email
Re:M5 E39 turbinada em sp?
« Resposta #32 Online: Março 19, 2013, 02:31:27 am »
André,

Já que o compressor virou "lixo" como diz a fábrica, se você quiser tentar, mande ele pra mim que eu desmonto aqui e vejo o que dá pra fazer, aí te dou um parecer, eu sempre quis desmontar um rotrex. Se for arrumar mesmo, a gente faz o seguinte, se prestar você me paga, se não prestar não paga. E aí coçou?

Hanks,

Tô estudando minhas opções aqui, e agradeço tua oferta.

Assim que decidir aqui, te aviso.

Abs