Autor Tópico: N52 problemas com as solenóides do VANOS  (Lida 2072 vezes)

joaopedr0

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 16
    • Email
N52 problemas com as solenóides do VANOS
« Online: Janeiro 26, 2019, 12:50:14 pm »
Saudações a todos!

Preciso de auxílio dos já iniciados.
Tomei a iniciativa de realizar a limpeza caseira das solenóides do VANOS da minha 130i 2006. Ela vinha apresentando problemas com a partida, marcha lenta instável e um certo "buraco" na aceleração, na faixa dos 1500rpm. Como já havia trocado o regulador de pressão, e tendo resolvido o problema da partida, decidi que o próximo passo seria limpeza das solenóides.

Após cerca de 2 horas esfriando, iniciei os trabalhos no carro. Retirei a tomada de ar; em seguida soltei os parafusos das solenóides, 1 de cada, 10mm; depois retirei elas e soltei os conectores.
Realizei a limpeza com descarbonizante e jato de ar; até então sem problemas.

Na hora de montar, inverti as solenóides, como indicado em alguns DIY que li, e fui aparafusá-las. Aparafusei a inferior, sem problemas. Quando apertei o parafuso da superior, percebi que a rosca havia ido para o espaço. Retirei o parafuso, o qual estava intacto. Já a rosca no cabeçote... limalhas de metal soltas. Posicionei o parafuso de volta e rosqueei até "encostar", a fim de deixá-la no lugar. A ferramenta que utilizei foi um soquete pequeno, simples. Usei pouca força.

Minha dúvida: alguém já passou por isso? Existe o risco dessa solenóide pular pra fora do cabeçote? Pretendo levar ao mecânico, para resolver isso. Talvez um torneiro... não sei.

Desde já agradeço!

Obs.: o carro está funcionando como antes, sem erros. Porém o buraco a 1500 rpm persiste. Marcha lenta OK.

bernardo774

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 2379
  • OEM Garage
    • Email
Re:N52 problemas com as solenóides do VANOS
« Resposta #1 Online: Janeiro 29, 2019, 05:11:34 pm »
Pode sair do lugar, nao saltar, mas com vibraçao ele se desloca.

Mecanico arruma facilmente, passa um macho e resolve na hora.
Unico detalhe que esse parafuso sera diferente do outro, caso abra numa próxima ocasião, separa os parafusos.

Abs
OEM Garage
_____________

Atual:
X5M E70 Motorsport 2010
328i E46 Manual 1998 - Le Zoeira
528i E39 Highline 1997 - Daily Car

Ex:
330i E46 Top AT 2001
X5 E53 Motorsport 4.4 2001
323ci E46 Mancoupe 2000
330i E46 Motorsport 2002
328i E36 Touring Swap 1996


joaopedr0

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 16
    • Email
Re:N52 problemas com as solenóides do VANOS
« Resposta #2 Online: Janeiro 31, 2019, 05:45:19 pm »
Pode sair do lugar, nao saltar, mas com vibraçao ele se desloca.

Mecanico arruma facilmente, passa um macho e resolve na hora.
Unico detalhe que esse parafuso sera diferente do outro, caso abra numa próxima ocasião, separa os parafusos.

Abs

Muito obrigado! Estou aguardando a junta do carter chegar e vou agendar com meu mecânico! Bom saber que a bronca é resolutível!

Abss

lipecardozo

  • BMW 323Ci E46 2000
  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 4713
    • Email
Re:N52 problemas com as solenóides do VANOS
« Resposta #3 Online: Fevereiro 14, 2019, 10:57:43 am »
Esse buraco que vc sente pode ser problema com a válvula DISA, que acaba quebrando e não fazendo sua função que é distribuir o torque nas faixas de rotação.

A minha eu desmontei o coletor de admissão para trocar a válvula PCV e acabei lavando todo o coletor de admissão para tirar o óleo.. ao retirar a DISA maior (a de fora), vi que ela estava quebrada. Por sorte não caiu dentro do motor.
Atual BMW 325i E91 2006 218cv

Ex BMW 323Ci E46 2000 170cv
Ex BMW 328i Coupé E36 193cv
Ex BMW 328i E46 193cv
Ex Marea Weekend Turbo 420cv Forged
Ex Marea SX 2.0 20v 1xx cv


Cristian Prigol

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 486
  • 325 E36 1995
    • Email
Re:N52 problemas com as solenóides do VANOS
« Resposta #4 Online: Fevereiro 14, 2019, 03:01:55 pm »
Tive um problema assim na tampa de válvulas de outro carro meu.
Levei pra um torneio que usou helicoil com isso continuei usando o parafuso original

joaopedr0

  • Membro Bimmer
  • **
  • Mensagens: 16
    • Email
Re:N52 problemas com as solenóides do VANOS
« Resposta #5 Online: Abril 13, 2019, 04:48:02 pm »
Esse buraco que vc sente pode ser problema com a válvula DISA, que acaba quebrando e não fazendo sua função que é distribuir o torque nas faixas de rotação.

A minha eu desmontei o coletor de admissão para trocar a válvula PCV e acabei lavando todo o coletor de admissão para tirar o óleo.. ao retirar a DISA maior (a de fora), vi que ela estava quebrada. Por sorte não caiu dentro do motor.

Legal cara, obrigado pela dica! De fato meu carro tem todos os sintomas sugestivos de problema com a tal disa, caríssima por sinal. Vou desmontar pra analisar.