CORTESIA DE NOSSO CONFRADE ANDRE FERRARI:
Pessoal
o post dessa vez não é sobre nenhum upgrade do carro, embora haja um planejamento sendo colocado em prática (reforços das torres dianteiras, rebuild dos amortecedores, molas mais duras, mais perda de peso, etc)... Quanto aos upgrades, vou postar depois do TD de Interlagos do próximo domingo.
Hoje vou falar de um problema que, pelo que vi por aí, é frequente tanto nas E36 quanto nas E46: O computador de bordo fica acusando, intermitentemente, que uma luz traseira está queimada (às vezes é luz de freio, às vezes da lanterna, às vezes as duas). Mas sempre que olho, não tem nada queimado....
Então.... Encontrei um post inglês ensinando um jeito de consertar isso, mas era uma E46. A fiação das luzes traseiras é bem parecida entre as E46 e as E36, então arrisquei no meu carro, e deu certo. Aí vai (as fotos são do lado esquerdo, mas tem que fazer dos dois lados pra garantir):
Dentro do porta-malas, tire a proteção plástica, como se fosse para trocar uma lâmpada. Você vai poder ver a fiação e a parte de trás das lâmpadas.
Solte as quatro porcas que prendem a lanterna na carroceria.
Solte o chicote apertando as laterais do plugue e retire a lanterna. Você vai ver que a "fiação" na verdade não é de fios, e sim um circuito de metal rígido, quase um labirinto de "chapinhas" de metal em contato com todas as lâmpadas e com o encaixe do chicote que vem do carro. Se observar bem, verá que todas as lâmpadas tem 2 metais que a conectam no circuito; um deles é exclusivo dessa lâmpada, que é o que passa o sinal de liga-desliga. O outro, passa por todas as lâmpadas. É esse que passa o sinal pro sensor dizendo se a lâmpada tá queimada ou não.
O que ocasiona o problema é que com o tempo, deixa de passar corrente suficiente entre essa "chapinha" e o fio respectivo do chicote. Então, o que vamos fazer, é um "jump" entre os dois. Pegue um fio elétrico e conecte-o a essa chapa comum a todas as lâmpadas, em qualquer lugar. Eu escolhi esse lugar logo acima do plugue do chicote, porque tem uma abertura na corroceria do carro por onde o fio vai passar mais facilmente. Mas, se quiser fazer do jeito mais difícil, fique à vontade!
Reforcei com solda elétrica pra garantir a condução.....
....e depois isolei com fita isolante.
Encaixe novamente a lanterna no lugar. Veja que o novo fio passa exatamente por um buraco retangular na carroceria.
No chicote, localize o fio que deveria fazer contato com a "chapinha" em que conectamos o novo fio. Imagino que sejam todos iguais, mas a saber, no meu carro era o único fio marrom. Ele é nitidamente mais calibroso que os demais fios. Descasque cuidadosamente cerca de 1cm do fio.
Depois, una o novo fio (o preto das fotos) nesse fio marrom. Eu reforcei com solda elétrica e isolei com fita isolante.
PRONTO!!!!
Basta conectar o chicote novamente e
voilà! Aparafuse novamente a lanterna no local e recoloque a tampa plástica de proteção. Não vai ficar nenhum fio aparecendo e o computador de bordo continuará acusando quando uma lâmpada queimar.... Porém APENAS quando ela queimar! Vai parar de perturbar dizendo que tem lâmpada queimada, quando na verdade não está.
Testei no meu carro e funcionou perfeitamente!
abraços