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Volante

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Leonardo Perez:
Volante

    O volante é onde você recebe a maior parte das informações que os pneus dianteiros, suspensão e freios enviam sobre a superfície da pista. Apesar do volante parecer simples, para máximo controle e suavidade, há certamente algumas técnicas que você deve conhecer.

    Suas mãos passarão um bom tempo no volante, então tanto para o conforto quanto para a sensibilidade, a sensação tátil do volante em suas mãos é importante. Dependendo do tamanho da sua mão, você pode querer um volante que seja mais grosso ou mais fino. O estilo exato, tamanho e construção é uma decisão sua. Se você está pensando em trocar seu volante atual, escolha um que seja confortável quando você segura-lo usando suas luvas de pilotagem.

POSIÇÃO DAS MÃO NO VOLANTE

    A posição adequada para as mãos no volante é com as mãos nas posições das 9 e 3 horas (ou 9 e 15, 15 para as 3, como preferir). Ao contrário da posição “10 para as 2” que você aprendeu na auto-escola, você tem uma gama de movimentos e controle muito maior com suas mãos nas posições das 9 e 3 horas. As palmas devem cobrir a parte externa do aro do volante, com os polegares circundando e repousando em cima do raio do volante. A base da palma da mão deve estar posicionada de forma a aplicar uma leve pressão na parte da frente do volante para estabilizar os movimentos do seu braço – não deixe seus polegares fazerem toda a estabilização. A maioria dos volantes esportivos atuais são desenhados para as posições 9 e 3 horas, com locais esculpidos para os polegares.

    A “pegada” deve ser bem relaxada – apenas firme o suficiente para manter e o bom contato com a sensibilidade do tato. Uma pegada com muita força cansará suas mãos e braços rapidamente, e no mais importante, reduzirá significativamente a sensibilidade às vibrações necessária para sentir o limite de controle do veículo.

    Apesar de uma tendência natural agarrar o volante com força durante as curvas, esse excesso de pressão não vai aumentar a aderência dos pneus! Entretanto quanto mais relaxada a pegada (sem perder o contato com o volante), mais você terá noção dessa aderência. É necessário aprender a manter esse relaxamento (na verdade, do seu corpo inteiro) durante as altas forças G em curvas, e você deve se forçar a aprender tão rápido quanto possível. Isso vai aumentar sua sensibilidade ao limite de aderência, e melhorar sua reação ao comportamento do carro.
 
    Uma coisa para praticar para assegurar que suas mãos, braços e ombros estão relaxados antes de entrar numa curva é respirar fundo durante uma reta imediatamente anterior. Respire fundo, relaxe seus músculos, e expire. Outra coisa a fazer quando você está numa reta longa o suficiente e sem carros por perto, é relaxar uma mão de cada vez e mexer os dedos (deixando a palma e o polegar no volante). Fazer isso com freqüência evitará câimbras nos músculos da mão, pulso e antebraço.

CONTROLE DO VOLANTE

    Quando estiver entrando na curva, “empurre” o volante com a mão oposta à curva (mão esquerda para curva à direita), e estabilize o volante com a outra mão. Empurre a direção até as 12 horas ao invés de puxá-la até as 6 quando estiver virando. Para grandes movimentos do volante como uma curva de 90 graus, o braço que empurra tem mais controle porque o pulso mantém uma posição firme. O pulso oposto ficará muito dobrado e não permitirá um controle suave. “Puxar” o volante funciona para pequenos movimentos de volante, como para mudar de lado na pista, onde a ação está limitada a um movimento de pulso, e não do braço todo. Se você é um “puxador” por enquanto, vai precisar de um pouco de treinamento até que isso se torne confortável, mas a longo prazo você se tornará um piloto que dirige com suavidade.

    Um dos pontos críticos para maximizar a velocidade nas curvas é a suavidade no controle do carro q vem a partir de momentos suaves na direção. Se o carro deve percorrer um arco numa trajetória suave e consistente, então o movimento do volante também deve ser suave e consistente. A utilidade dessa suavidade é maximizar a aderência dos pneus. Para entender isso pegue uma folha de papel e coloque um livro sobre a folha. Puxe o papel lentamente através da mesa e gradualmente aumente a velocidade. O livro continua sobre o papel. Agora comece a arrastar a folha de novo, mas de repente dê um puxão no papel. O livro perde aderência e escorrega pela folha. Nós falaremos mais sobre esse efeito nos pneus, mas por enquanto o movimento de arrastar a folha é igual a maneira que você move o volante. A aderência dos pneus é significativamente influenciada pela sua habilidade de fornecer uma mudança de direção suave. Movimentos rápidos de volante serão como o puxão do papel e o pneu vai escorregar. O piloto mais suave terá mais tração, e atingirá velocidades em curva mais altas.

    É comum pensar que você está contornando a curva suavemente, quando na verdade você está fazendo um raio menor, mais apertado e mais irregular do que precisa. O replay da volta pode ser uma grande ajuda para observar seu traçado, e reconhecer onde você precisa ser mais suave. Uma dica típica de um piloto que precisa ser mais suave é quando o carro tem tendência de sair de frente (understeer) durante a primeira metade da curva. Quase sempre isso acontece mais por falta de suavidade do piloto do que por problemas no ajuste do carro.

    Para cotovelos e hairpins, você precisará usar uma ação mão-sobre-mão. Alguns pilotos gostam de iniciar um grande movimento de volante como esse colocando a primeira mão na posição das 6 horas, e girando 360 graus antes de usar a outra mão. Isso parece simplificar a ação, mas tem o inconveniente de manter apenas uma mão no volante por algum tempo. O controle não será tão suave, a sensibilidade será reduzida à metade e numa situação de tráfego, a habilidade de manter o controle se for tocado por outro carro será reduzida. Movimentos menores e repetidos de mão-sobre-mão são melhores nessa situação.



Rretirado do site: http://www.turnfast.com//tech_driving/driving_steering

Passos:
excelente dica León

Kiudog:
bacana o texto!

vicente:
Eu sou bem neurotico com esse negocio de postura e disciplina de movimentos enquanto guio, em qualquer situacao, mas eu tenho um dificuldade enorme com esse negocio de "empurrar o volante" e nao "puxar o volante". Eu nao consigo empurrar, eu puxo. Tá errado e isso me irrata bem...

Kiudog:
é o hábito....eu tbm puxo masi que empurro no dia a dia...na pista consigo me controlar masi pra tentar fazer uma pilotagem perfeita. Para se ter um comportamento perfeito e bons hábitos é primordial uma postura correta ao volante, tipo piloto de carro de rally....a ergonomia é fundamental...

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